Famílias de Carreço
This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões
Famílias de Carreço
Um vez que abusivamente alguns de nós, nos apropriamos do tópico "famílias de Portuzelo" , acho por bem continua-lo aqui.
Na continuação dos filhos de Antónia Ennes e Domingos Fernandes Alves, seu filho Manuel Fernandes Ennes (14/8/1752) tirou Inquirição de Génere em 1777. Exerceu sacerdócio na freguesia do Outeiro.
cumprimentos
luis
Direct link:
RE: Famílias de Carreço
Olá de novo:
Só agora lhe pude responder. Entretanto, tinha aberto um tópico com o título "famílias de Carreço", uma vez que ocupamos o tópico do nosso confrade José Pereira e que era referente a Portuzelo .
Das pessoas que refere, já conhecia essa minha tia Ana Maria (não tenho data). Devo dizer-lhe, pois, foi o que mais me chamou a atenção na minha busca era o nome Ennes. Nos meus ascendentes directos a última pessoa a usa-lo foi a minha avó materna, Amilda Fernandes Ennes Pereira, Martins por casamento (1900/1982) já nascida em Lisboa. Tinha alguns dados de tradição oral, tanto por ela como por um tio-avô (e primo) que se revelaram certos. O meu tio avô relatou-me oralmente por diversas vezes a ascendência da família até onde sabia, e não era pouco. A minha avó salientava o facto de haver sempre um tio Padre...pelo menos. Inteiramente verdade.
Seguinte: O Manuel Filipe Ennes, ou Manuel Filipe Ennes Leytam, leva esse nome de um Padrinho que tem exactamente o mesmo nome. Casa-se com 16 ou 17 anos com a Antónia que tem 22 e têm uma data de filhos. De facto, no casamento o nome dele consta como diz, mas depois, o meu ramo deixa cair o Leitão
Em relação à Maria Afonso vi escrito o nome dela como Maria Afonso Moreira e Moreira da Rua, de quem se diz ser de Carreço, embora nunca tenha encontrado o baptismo dela.
Eu encontrei também um Manoel Fernandes Ennes, além do meu tio Padre ( filho de Antónia Ennes) casado com uma Tereza Gonçalves Lima, irmão dessa minha trisavó.
Em traços largos, descendo de vários ramos diferentes de Ennes (em que é verificável bastante consaguinidade):de Domingos Ennes Leitão, Domingos Ennes Roxo, de Luis Ennes, e há outros Ennes da Cova de Gato.
Estou à disposição para lhe enviar dados que tenho, para isso é que serve o forum.
luis
luis.mtavares@gmail.com
Direct link:
RE: Famílias de Carreço
Caro confrade
Peço perdão pela intromissão mas na sua msg chamou-me a atenção o facto de desconhecer o local de assento de baptismo da dita Maria Afonso Moreira da Rua.
Em tempos (Janeiro 2008), aqui no Forum e a pedido de um confrade, fiz uma pesquisa no ADVC desses apelidos "Enes da Rua" da freguesia de Areosa, freguesia esta contígua a Carreço.
Provavelmente, se pesquisar - se é que ainda não o fez - vai ter uma surpresa, tantos são os Enes da Rua encontrados naquela freguesia.
Mais uma vez peço perdão pela achega mas achei pertinente fazê-lo.
Cordiais cumprimentos,
Costa Maia
Direct link:
RE: Famílias de Carreço
Caro Costa Maia:
Muito obrigado pela sua intervenção. Ao mesmo tempo peço-lhe desculpa de só lhe responder hoje.
A pessoa em questão, minha 4ª avó vem referida no nascimento da filha como sendo natural de Carreço, bem como na certidão de nascimento do meu bisavô. No primeiro caso sem Rua, no segundo com Rua.
Ela e o o marido António Fernandes Ennes (ou Ennes Salgueiro) n. 1796, são tidos com moradores no Troviscoso, Carreço.
Pedi ao Arquivo o assento de baptismo e como não encontraram pedi para ver em Afife, porque na Meadela vi on line.
Realmente é uma hipótese plausível, até porque já encontrei bastantes antepassados na Areosa.
Moro na região de Lisboa e já fiz outras pesquisas na Torre do Tombo e no A.D. de Vila Real.
Para o Arquivo de Viana contei sempre com uma simpatia das pessoas que lá trabalham , para a qual não tenho palavras que a adjectivem...
Tinha as buscas um bocado em banho-maria, mas como me encontro em casa há vários meses em restabelecimento de uma intervenção cirúrgica, estou a procurar até ver em cópias de assentos o quase nada que fica por ver com "olhos
de ver"...
Aqui no GeneAll já vi pessoas Ennes da Rua. Nos meus antecedentes não tenho nenhuns, bem como não tenho aqui nenhuma árvore on line, embora apareçam alguns antepassados meus, mas noutras árvores.
Muito obrigado pela sua intervenção e receba os meus cumprimentos.
luis
Direct link:
RE: Famílias de Carreço
Boa noite.
Após alguns dias de ausência, pois fui operada ao nariz, venho informá-lo e também agradecer o contributo que tem prestado nas minhas buscas.
Ao ler alguns comentários no Forum, onde vi indicação de sites que nos dão informação on-line, comecei a acrescentar algumas datas para os registos no Porto. Como já tinha dito o meu trisavô, António Fernandes Ennes, natural de Carreço, veio para o Porto, onde casou. Tenho quase todos os assentos posteriores a ele do meu ramo, embora tente acrescentar todos os colaterais.
Pena é que Viana do Castelo ainda não tenha on-line os registos que me interessam.
Dos registos do Porto, verifico que há muitos descendentes de Carreço.
Esperando que esteja tudo bem, receba os meus cumprimentos,
mcenes
Direct link:
RE: Famílias de Carreço
Bom dia:
mcenes, espero que se encontre bem. Para mim tem sido o facto de estar em caso a restabelecer-me de uma intervenção cirúrgica que me levou de novo a estas lides.
Relativamente ao seu trisavô, eu não consigo situa-lo em relação aos meus. O facto deriva de eu não ter muitos colaterais tirados. Eu tenho um 4º avô António Fernandes Ennes nascido em 1793. Claro que não é o seu trisavô. Mas ao ver os livros passou por ele concerteza. O seu trisavô é, por certo deste ramo que às vezes aparece como Ennes Salgueiro. Salgueiro é o nome de uma casa que ainda existe em Carreço e que tem importância ainda no mundo rural.
No Brasil ainda encontrei (procurando nas listas telefónicas ,o que hoje é impossível pela net) muita gente com esse nome e que conserva a grafia com os 2 ns , facto que se perdeu com o acordo ortográfico de 1911...e que só os portugueses cumpriram...
Já procurou aqui na caixa ao cimo em Ennes ou Enes- dá resultados diferentes. Está lá o meu 8º avô Domingos Ennes Leitão, mas a árvore de descendência é de outra família, embora ao princípio eu encontre outros ancestrais meus.
Desejando-lhe as melhoras, despeço-me
luis
luis.mtavares@gmail.com
Direct link:
RE: Famílias de Carreço
Boa noite.
Peço desculpa de só hoje lhe responder.
Já estou quase bem, obrigada. Espero que também tudo lhe corra bem.
Quanto às minhas pesquizas o ponto de situação é o seguinte:
Já vi todos os nomes Ennes e Enes mas não encontro nenhum que seja da minha família. Curioso é verificar alguns que se identificam com o lugar, como é o caso de "Enes da Lage".
Passei por um António Fernandes Ennes casado com Maria Affonço, tiveram um filho em 1833, Francisco António.
Os pais eram Manoel Fernandes Trigo e Antónia Ennes. Aqui chamou-me à atenção o facto de o filho, António Fernandes Ennes ter o Fernandes do pai e o Ennes da mãe. Isto acontece também no meu ramo.
O meu trisavô António Fernandes Ennes nasceu em 1833. O meu 5º avô, também António Fernandes Enes casado com Maria Theresa Ramos nasceu em 1766.
É engraçado encontrar, por vezes o nome Ennes, já nessa altura, só com um "n".
Um tio-avô que tive, e ainda hoje o lembro com muita saudade, sempre escreveu o seu nome com Ennes. Para ele o acordo ortográfico não fazia sentido nos nomes. E gostava sempre que nós o fizessemos também. Eu concordo com ele e estou arrependida de não o ter feito.
Cumprimentos,
mcenes
Direct link:
RE: Famílias de Carreço
Boa tarde:
Espero encontrá-la bem.
Por acaso já estive a falar através do forum com uma pessoa que pertence a esses Enes da Lage, que directamente não me são nada.
O António Fernandes Enes e a Maria Afonso são meus 4ºs avós. De facto verifica-se a passagem do nome da mãe em último lugar, mas não é regra. Se no caso da sua família acontecesse dar origem a Ennes Ramos?
Eu penso que o seu trisavô poderia perfeitamente ser da mesma família a que pertenço. Como lhe disse não fiz pesquisa directa neste arquivo. Por isso só encontro a Francisca F.E. e um irmão que usa o Salgueiro. Já viu os livros de casamentos? Era bastante vulgar que as pessoas casassem mais que uma vez depois de ficarem viúvas
Como encontro vários tios Padres, eles usavam nomes que tinham caído em desuso...afinal estes tinham acesso aos registos todos.
Depois há casos de pessoas diferentes (que às vazes são primos e sobrinhos usarem nomes exactamente iguais, ou com o velho e o moço, não implicando que o moço seja forçosamente filho do velho...
Mas vai ver que encontra...
cumprimentos
luis
Direct link:
RE: Famílias de Carreço
Boa tarde.
Obrigada pelos esclarecimentos.
Numa próxima passagem por Viana do Castelo, vou ver os registos dos casamentos, como me indicou. A minha pesquiza foi feita só, em assentos de baptismos.
Espero que continue com boa recuperação.
Cumprimentos,
mcenes
Direct link:
RE: Famílias de Carreço
mcenes:
Pode ainda ver o livro de testamentos (sei que existe) e o rol de confessados.
Dê uma olhadela aos livros da Areosa.
Boa sorte
cumprimentos
luis
Direct link:
Famílias de Carreço
Olá, Embora seja uma mensagem bastante antiga vou colocar a seguinte questão:
Julia Ennes Granhão,n7.4.1906. Porto, frg? e sua irmã Elvira Ennes Granhão, filhas de
2.Alfredo Ferreira Granhão, n.4.4.1877 Ponte da Barca ???+15.5.1957 Porto; frg?
3.Eliza Fernandes Ennes, n.1890 Foz do Douro,frg?
+1.5.1942 Porto frg?
Serão suas parentes ?
Desde já agradeço a sua informação
Maria Oom
Direct link:
Famílias de Carreço
Olá,
estou a estudar uma família que vai dar à sua pelo António fernandes Ennes,n.Sta Maria do Carrêço, Viana do castelo, Braga,mestre trôlha cc Maria Joaquina Pereira de Almeida, n.S João da Foz do Douro, Porto, ele filho de Manuel Ferreira Ennes e de Rosa Pires Moreira e ela filha de António José Pereira d'Almeida e Maria Joaquina.
Vi que tem a ascendência dos Ennes. O meu contacto é mjoomarrobanetcabopontopt.
Estou muito interessada.
Muito obrigada
Maria Oom
Direct link:
Famílias de Carreço
Boa tarde.
Foi com agrado que recebi a sua informação. Embora os meus dados (quanto a datas) sejam diferentes.
Elisa Fernandes Ennes nasceu em 11/08/1875 na Foz do Douro, Porto. Era irmã do meu bisavô.
Casou com Alfredo Ferreira Granhão. Tiveram 3 filhas e 2 filhos ( Adelaide Ennes Granhão, Júlia Ennes Granhão, Elvira Ennes Granhão, Virgílio Ennes Granhão e Alfredo Ennes Granhão).
Não sei as datas de nascimento dos filhos mas talvez consiga descobrir.
Faleceu em 27/05/1941 na freguesia de Ramalde.
Penso que se trata da mesma pessoa pois há dados comuns.
Cumprimentos,
mcenes
Direct link:
Famílias de Carreço
Mais uma vez, boa tarde.
António Fernandes Ennes e Maria Joaquina Pereira d'Almeida são meus Trisavós.
São os pais da Elisa Fernandes Ennes que pelo casamento fica com o sobrenome Granhão.
Cumprimentos,
mcenes
Direct link:
Famílias de Carreço
Olá,
Então estou a estudar os ascendentes de um seu primo o Fernando Wheelhouse Vila Real.
Já cheguei aos trisavós e tetravós, mas com muitas ? nas datas e locais de nascimento.
Pode-me ajudar sff? O meu contactoé mjoomarrobanetcabopontopt, pois daqui para a frente os livros de assentos não estão online.
Muito obrigada
Maria Oom
Direct link:
Famílias de Carreço
Posso enviar-lhe por e mail o que já consegui. Também já tinha conseguido a data de nascimento da Elisa Fernandes Ennes ado falecimento, encontrei no FamilSearch está errada assim como estava errada a do nascimento. Já vou nos tetravós do Fernando Wheelhouse Vila Real, mas com muitas ????
Obrigada
Maria Oom
Direct link:
Famílias de Carreço
o chegar a um casamento de um meu 5 avô vi os seguintes dados:
António Sousa Suzano *1800 cc (1877) Maria Moreira *1792 (em rebordosa)
A Maria Moreira era filha de (Manuel) Félix enes leitão (falecido em rebordosa em 1809)
que casou com outra maria moreira em 1792.
Este (Manuel) Félix Enes leitão era filho Natural de Félix Enes leitão e de Maria Rodrigues, Solteira....(filha de Clemente rodrigues e de Luisa martins)penso que também do carreço embora ainda tenha que pesquisar.
Sendo Manuel Félix Enes leitão neto paterno de Domingos Enes leitão e de Maria Fernandes
perguntava se possuiam mais alguma coisa desta ascendência que era do lugar de montedor - carreço-viana
com os melhores cumprimentos, e agradecendo antecipadamente a atenção tida
Vsuzano
Direct link:
Famílias de Carreço
Bom dia
Por curiosidade, o meu avô, natural de Viana, era afilhado de uma senhora chamada Elisa Ennes Salgueiro (ano de 1895).
Cpts.
João Mamede
Direct link:
Famílias de Carreço
E uma tal de D. Rosa Ennes da Rocha Salgueiro, viúva, foi testemunha, em Viana, no
ano de 1893, do casamento do meu bisavô.
Cpts.
JM
Direct link:
Famílias de Carreço
Boa tarde.
Li a sua mensagem e ainda tentei encontrar mais informação mas não me foi possível.
Féliz Ennes Leitam casou com Maria Alves. Ele filho de Domingos Ennes Leitam e de Maria Fernandes e ela filha de João Alves Casado e de .... Affonso. Não consegui ver o 1º nome.
Tiveram filhos entre eles Leonarda Ennes minha "hexavó".
Tenho indicação que eram de Montedor - Carreço.
mcenes
Direct link:
Famílias de Carreço
eu fiz uma ligeira pausa no ramo que falei acima, pois terei que ler as freguesias uma a uma para ver se consigo mais alguma coisa, mas de Viana ainda há pouco "cousa" digitalizada.... ainda agora encravei nuns "Bieites"da zona de caminha, mas neste encravarei de certeza pois entram por nuestros hermanos adentro... e aí e para já nem me dou ao trabalho de tentar seguir.
cumprimentos, e obrigado
vsuzano
Direct link:
Famílias de Carreço
Olá boa tarde, gostava muito de conseguir alguma informação relativa ao avô de meu filho, tenho muito pouca informação, mas passo a citar: AVÔ: Manuel Alves Enes nascido em 1931, natural de Carreço - Viana do Castelo, filho de Manuel Martins Gonçalves Enes e de Francisca Alves Veloso, neto paterno de José Martins Gonçalves (a esposa não consigo decifrar) avós maternos (Tomé Veloso??? e Maria Rosa???(não consigo decifrar na certidão).
Se alguém conseguir algum dado, agradeço desde já.
Direct link:
Famílias de Carreço
Boa tarde.
A nível de livros digitalizados só encontra assentos de há cerca de cem anos atrás.
Cumprimentos,
mcenes
Direct link:
Famílias de Carreço
Boa tarde,
Também eu descendo de Domingos José Fernandes Ennes, Domingos Ennes, Domingos Ennes Leitão "o novo" , Félix Ennes Leitão, Leonarda Ennes, José Tomás Fernandes Ennes da parte do meu bisavô materno (lado do meu avô).
Direct link:
Famílias de Carreço
Boa noite.
Os assentos que tenho são:
Domingos Enes Leitam casado com Maria Fernandes, filho Félix Enes Leitão casado com Maria Alves. Estes têm vários filhos entre eles, Leonarda Enes (minha 6ª avó) casada com Domingos Fernandes Neves. Deste casamento encontrei vários filhos entre eles o Dominguez Fernandes Enes que casou com Joana Maria Neiva e donde surge o filho José Thomaz Fernandes Enes que casou com Francisca Fernandes Ramos, que têm 4 filhos.
O Dominguez Fernandes Enes é irmão do meu 5º avô António Joseph Fernandes Enes.
Cumprimentos,
Maria do Carmo
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 26 janv. 2025, 06:54