Qual o Governo Civil que emitiu estes passaportes?

This topic is classified in rooms: Arquivos | Regiões

Qual o Governo Civil que emitiu estes passaportes?

#237922 | ksaraujo | 31 août 2009 21:10

Prezados Confrades e Confreiras,

Pretendo pedir uma cópia do processo completo de emissão do passaporte de Albano Fernandes (registo N.º 1008, de 18 de outubro de 1894), porém, pela fotocópia que tenho em mãos (obtida por parte de terceiros), não sei dizer qual foi o Governo Civil responsável pela emissão dos mesmos.

Uma imagem da folha está disponível em http://tinyurl.com/msob6x

Será que foi o Governo Civil de Lisboa? Há naturalidades tão-diversas como Paços de Ferreira, Porto e Lamego...

Agradeço desde já por qualquer indicação que puderem fornecer-me.

Melhores cumprimentos,

Kelson dos Santos Araújo

Reply

Direct link:

RE: Qual o Governo Civil que emitiu estes passaportes?

#237937 | mslm48 | 01 sept. 2009 00:18 | In reply to: #237922

Parece-me que terão sido emitidos pelo Governo Civil do Porto.

Reply

Direct link:

RE: Qual o Governo Civil que emitiu estes passaportes?

#237948 | ksaraujo | 01 sept. 2009 09:09 | In reply to: #237937

Prezado(a) mslm48,

Também assim pareceu-me, mas eu fiz o pedido do processo completo de emissão do passaporte respectivo e o Sr. Rui Esperança, Técnico Superior do Arquivo Distrital do Porto, informou-me que apenas têm os processos dos passaportes emitidos após o ano de 1905 sem, contudo, dizer-me onde poderei encontrar os processos referentes aos anos antes disto...

Contactei o Arquivo Central do Porto e lá disseram-me que os processos estão mesmo no Arquivo Distrital do Porto!

Estou empatado nesta questão! Saberia o(a) confrade(confreira) dizer-me o real paradeiro destes processos de passaportes do ano de 1894?

Desde já agradeço imensamente.

Melhores cumprimentos,

Kelson dos Santos Araújo

Reply

Direct link:

RE: Qual o Governo Civil que emitiu estes passaportes?

#237984 | small | 01 sept. 2009 19:21 | In reply to: #237948

Olá Kelson
Não posso precisar o ano mas se consultar emails que trocamos tem lá essa informação. Efectivamente só a partir de determinada data encontrei processos completos, com o registo de nascimento, atestados de residência etc..., inclusivamente tenho um livro do Arquivo Distrital do Porto que menciona o ano a partir do qual existem "processos" de passaportes mas neste momento não o tenho à mão para consulta.
Inclusivamente dos seus antepassados apenas encontramos estes registos recorda-se? Processo recordo-me de um de 1909 esse sim bem completo.
Pode ter acontecido como em outras localidades, em que o Governo Civil descurou muito o seu acervo, e estão totalmente perdidos, ou quem sabe se se fariam apenas esses "registos"? Talvez algum confrade nos possa elucidar melhor, mas creio que a informação que lhe deu o Técnico do Arquivo está correcta.
Um abraço

Stella

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 29 sept. 2024, 07:22

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen