Origem do sobrenome Marcão

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Origem do sobrenome Marcão

#238931 | mafaldasms | 12 sept. 2009 23:45

Caros participantes,

Na minha pesquisa pela origem do sobrenome Marcão deparei-me com algumas dúvidas. Gostaria pois de saber, se alguém possui algumas pistas acerca do mesmo.

Praticamente todas as pessoas que conhecia com este sobrenome, eram oriundas da aldeia do Pego (uma das freguesias do concelho de Abrantes). Nas restantes freguesias, se o sobrenome existia, era porque de alguma forma, algum ascendente havia nascido na referida aldeia. Quase que parecia que o sobrenome estava circunscrito àquela terra.

Existe inclusive uma lenda, que justifica a origem do sobrenome Marcão na aldeia do Pego. Reza então a lenda de que alguns pescadores da Nazaré, passaram a residir naquela zona. Sendo banhada pelo Tejo, tinha as condições propícias para estes "migrantes" manterem a actividade da pesca. Chamavam-lhe os ciganos de rio ou de mar. Diz-se que é por isso, que ainda hoje costumam chamar os habitantes daquela aldeia, de "descendentes de ciganos". Quanto ao "marcão", diz-se que era uma expressão que estes pescadores trouxeram de quando viviam próximos ao mar. O seu significado tinha a ver com o estado agitado do mar, em dias de tempestade, ou seja o "mar" está "cão", deu origem a "mar+cão".

Um pouco rebuscado? Não sei, mas foi a lenda que consegui descobrir.

Mas na minha pesquisa, qual não foi o meu espanto, ao descobrir tantas pessoas com este sobrenome em Reguengos de Monsaraz. Daí que fiquei completamente confusa. Será que a lenda que descrevi não tem nada de verdadeiro, será que alguma família da aldeia do Pego deu origem aos "Marcões" de Reguengos, ou será que foi o contrário?

Se alguém tiver uma pista, agradecia que me informassem.

Desde já, um muito obrigado.

Mafalda Marcão

Reply

Direct link:

RE: Origem do sobrenome MARCÃO

#238940 | Pedro França | 13 sept. 2009 02:01 | In reply to: #238931

Cara Mafalda:

Tenho lá para trás, do séc. XVII, esse apelido Marcão, que não chegou até mim. Vem da parte da minha mãe e avô materno que era do Gavião (Portalegre), de onde veio esse apelido também.
Se isso ajudar em alguma coisa... é um apelido a atirar mais para o alentejano, não?
Abraço.
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Origem do sobrenome MARCÃO

#238946 | biblos | 13 sept. 2009 03:44 | In reply to: #238931

Boa noite,

Tenho antepassados de apelido Marcão em Mação, no séc. XVII. Refiro-me ao juíz Álvaro Marcão casado com Maria Coelho e sua descendência.

Cumprimentos,
João

Reply

Direct link:

RE: Origem do sobrenome MARCÃO

#238952 | aeiou2 | 13 sept. 2009 07:50 | In reply to: #238931

Julgo que o Marcão de Reguengos de Monsaraz vem por existir um grande Marco, ou quem sabe um grande Menir na zona.
Maria

Reply

Direct link:

RE: Origem do sobrenome MARCÃO

#238953 | LProjecto | 13 sept. 2009 08:52 | In reply to: #238952

Cara Maria e restantes Confrades

Num outro tópico já foi avançado um palpite, que vindo do amigo Pedro Amaral de Carvalho, profundo conhecedor da região e excelente genealogista, me parece bastante plausível sobre a possível origem do apelido "Marcão" de Reguengos de Monsaraz. Carece, naturalmente, de confirmação mas para quem anda atrás da origem deste apelido, será uma referência a considerar.

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=132494#lista

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 05 juil. 2024, 05:09

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen