Dúvida sobre etombo

This topic is classified in rooms: Arquivos | Informática

Dúvida sobre etombo

#240669 | joaopecegueirodias | 29 sept. 2009 21:37

Caros Confrades,

No sítio etombo, muitos dos livros que estão lá não obedecem uma seqüência. Por exemplo, os livros de baptismos de Paredes do anos de 1701 a 1743 e o próximo já é do anos de 1849 a 1859. Por que isto ocorre? O período que não está disponível deve está indisponibilidade a não estarem ainda microfilmados os livros referentes a 1744 a 1848 ou estes livros foram perdidos? Por que não digitalizam os livros na seqüência?

Espero ter-me feito perceber.

Desde já obrigado.

Cumprimentos,

João Dias Rezende Filho

Reply

Direct link:

RE: Dúvida sobre etombo

#240671 | abribas | 29 sept. 2009 22:22 | In reply to: #240669

Caro Confrade,
Se ler com atenção o que lá diz no site etombo:

"Este site pretende agregar todos as fontes em formato digital sobre genealogia portuguesa. Neste momento concentramo-nos nas fontes primárias - os fundos paroquiais. Em curso, por todo o país, decorrem iniciativas diversas, os conteúdos vão sendo disponibilizados nos respectivos sites lentamente. Por aqui tentaremos dar acesso a esses dados de forma mais simples."

Ou seja, não é em si fonte de informação mas apenas um instrumento que facilita o acesso à informação, o que eu pessoalmente agradeço.

Cumprimentos,
António

Reply

Direct link:

RE: Dúvida sobre etombo

#240679 | joaopecegueirodias | 29 sept. 2009 23:46 | In reply to: #240671

Caro Confrade António e demais confrades,

Creio que não me fiz entender bem. Compreendo que é um sítio que pretende agregar fontes primárias (os livros de baptismos, até onde sei, são fontes primárias) e que publica na web estas fontes lentamente, mas o que eu gostaria de saber é se, no caso do exemplo que eu dei com os assentos de baptismo do Concelho de Paredes, Freguesia de Baltar, por que digitalizaram o período que vai de 1701 a 1743 e pularam o período de 1744 a 1848 e digitalizado de 1849 em diante? Será que os livros desse período que não foram digitalizados (1744 a 1848) estão deteriorados? Não existem mais? Ou eles estão digitalizando além de lentamente, aleatoriamente?

Espero que desta vez tenha sido menos obscuro.

Com meus melhores cumprimentos,

João Dias Rezende Filho

Reply

Direct link:

RE: Dúvida sobre etombo

#240680 | abribas | 29 sept. 2009 23:56 | In reply to: #240679

Caro Confrade
Existem sim, só que ainda não foram disponibilizados online, tal como muitos outros!
A ordem pela qual tem vindo a ser disponibilizados pertence a critérios que desconheço mas, da-me a sensação que começaram pelo período mais recente, de 1850 a 1900, e posteriormente vieram os do inicio dos livros até 1750, e a seguir penso que irão unir os dois períodos.
Assim espero!
Cumprimentos,
António

Reply

Direct link:

RE: Dúvida sobre etombo

#240681 | joaopecegueirodias | 30 sept. 2009 00:02 | In reply to: #240680

Obrigado pela resposta.

Cumprimentos,

João Dias Rezende Filho

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 28 juin 2024, 06:57

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen