Os dragões nas armas do reino de Portugal

This topic is classified in rooms: Património

Os dragões nas armas do reino de Portugal

#241394 | Afoito | 08 oct. 2009 10:03

Possível origem:


http://pt.wikipedia.org/wiki/Ofi%C3%BAssa

Alguém aqui sabe quando os dragões passaram a ser representados nas armas de Portugal?

Reply

Direct link:

RE: Os dragões nas armas do reino de Portugal

#241395 | Afoito | 08 oct. 2009 10:14 | In reply to: #241394

http://www.tuvalkin.web.pt/terravista/guincho/1421/bandeira/pt!_sa.htm#dm

Aqui se encontra «a cidade de Braga, outrora capital sueva».Um «autor espanhol seiscentista atribui ao reino suevo, por armas, um dragão verde, com fundo branco. É um típico exemplo de heráldica fabulosa, ou seja, atribuída a uma entidade imaginária, ou real — mas anterior ao uso de brasões de armas,o qual se inicia no séc. XII. Este dragão — que pelo menos um autor português oitocentista atribui, ainda mais fabulosamente, como bandeira, aos... Lusitanos — derivará da figura com a qual, documentadissimamente, desde fins do séc XIV o Rei de Portugal encima o seu elmo: um dragão, ou serpe alada, de ouro, representado, com frequeência, de verde, a partir dos fins do séc. XIV. Teríamos assim para o Entre Douro e Minho um elemento das armas do reino de cujo território é o elemento mais antigo.»

Reply

Direct link:

RE: Os dragões nas armas do reino de Portugal

#241396 | Afoito | 08 oct. 2009 10:15 | In reply to: #241395

O Brasão de Coimbra
Descubra as origens lendárias do brasão da cidade de Coimbra.
Já muito se escreveu sobre este brasão, mas a lenda relatada por Frei Bernardo de Brito é, sem dúvida, a mais bela e a de maior aceitação.

Ataces, rei dos Alanos, depois de destruir completamente a cidade de Conímbriga, decidiu fundar ou restaurar uma outra com o mesmo nome na margem direita do Mondego.

Quando Ataces andava a dirigir a edificação dessa nova Coimbra, eis que subitamente surge o rei suevo Hermenerico com o seu exército, para dela se apoderar e se vingar de derrotas sofridas. O combate que se travou entre as duas facções foi de tal modo sangrento que as águas do Mondego se tingiram de vermelho.

Hermenerico retirou-se para o Norte, mas Ataces foi em sua perseguição e o rei suevo viu-se forçado a pedir a paz. Para tanto, ofereceu ao vencedor a mão da princesa Cindazunda, sua filha. Como é de regra em tais casos, diz a lenda que Cindazunda era extremamente bela e que Ataces logo dela se enamorou. Vem o régio par de noivos a caminho de Coimbra, acompanhado de sogro e pai, e em breve se realizam os esponsais e bodas, com a magnificência devida.

Para comemorar tão extraordinário acontecimento, Ataces concedeu à cidade de Coimbra o brasão que ainda hoje se mantém no fundamental. A donzela coroada é Cindazunda; a taça representa o seu casamento com Ataces; o leão é o timbre de Ataces; o dragão, o timbre de-Hermenerico.

http://mnmachadodecastro.imc-ip.pt/pt-PT/servicoeducativo/Material%20pedagogico/ContentDetail.aspx?id=600

Reply

Direct link:

RE: Os dragões nas armas do reino de Portugal

#241441 | Panonias | 08 oct. 2009 20:18 | In reply to: #241396

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=232320&fview=c#reply

Reply

Direct link:

RE: Os dragões nas armas do reino de Portugal

#241464 | Afoito | 09 oct. 2009 00:15 | In reply to: #241443

Estou à procura fatos citações de fontes confiáveis nao ridículo imbecilidade.

Reply

Direct link:

RE: Os dragões nas armas do reino de Portugal

#241465 | JCC | 09 oct. 2009 00:44 | In reply to: #241464

Boa noite

Há relativamente pouco tempo trocamos opiniões sobre este assunto. A serpe alada surge seguramente com D. João I (cf o pórtico da Batalha e Braamcamp Freire) mas como refere no tópico abaixo Sergio Sodré , Abreu Lima dá-a como presente em D. FernandoI.

Vej o que escrevi, bem como RAAL e Sérgio Sodré em:

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=239162#lista

Cumprimntos

João Cordovil Cardoso

Reply

Direct link:

RE: Os dragões nas armas do reino de Portugal

#241468 | AIRMID | 09 oct. 2009 02:15 | In reply to: #241443

Caro José Maria

Não será um Dinossauro Alado?
Foram encontrados fósséis alados na Mongólia. E Portugal foi Terra de Dinossauros.
E o que é interessante, é que o Fóssil de Dinossauro mais antigo é Brasileiro.

Armid

Reply

Direct link:

RE: Os dragões nas armas do reino de Portugal Fontes

#241472 | AIRMID | 09 oct. 2009 02:47 | In reply to: #241464

Ilustre Afoito

Então aí vão as Fontes:

Revista Nature Junho 2007

Foi encontrado um Fóssil de um Dinossauro Alado com cerca de 11 anos, na Bacia de Erian, na Mongólia.

Revista Nature 2004

Paleontólogos Chineses do Instituto de Paleontologia de Vertebrados e Paleoantropologia de Pequim, encontraram um Fóssil de um Ovo de Pterossauro, com embrião, na Província de Liaoning.

Na Revista Ciência Hoje - 211, de Dezembro de 2004, é noticiada a descoberta de um Fóssil semelhante na Argentina.

Não sei se considera a Nature confiável. Se não considerar, tem a Fonte original, os Paleontólogos Chineses.
Atendendo ao apoio que os EUA, e a UE, dão à China, apesar do Regime Ditatorial que a governa, e subjuga o Tibete, suponho que os considere confiáveis.

Airmid

Reply

Direct link:

RE: Os dragões nas armas do reino de Portugal

#241475 | AIRMID | 09 oct. 2009 04:07 | In reply to: #241464

Ilustre Afoito

Bandeira dos Lusitanos:

Dragão Verde em fundo Branco.
(cerca de 140 A.C.)

Bandeira da Ala dos Namorados, comadada por Dom Nuno Álvares Pereira.
(Batalha de Aljubarrota - 14 de Agosto de 1385)

Dragão em fundo Verde.

Airmid

Reply

Direct link:

RE: Os dragões nas armas do reino de Portugal

#241476 | rafael | 09 oct. 2009 04:20 | In reply to: #241475

Cara Armid.

Julgava que a Ala dos Namorados fora comandada por Mem Rodrigues de Vasconcelos,ainda bem que li esta sua msg.e desfazer o meu equívoco.

A cont. de uma boa noite.
Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Os dragões nas armas do reino de Portugal

#241478 | AIRMID | 09 oct. 2009 04:58 | In reply to: #241476

Ilustre Confrade


Na minha plebeia ignorância, pensei que Dom Nuno Álvares Pereira tivesse sido o Supremo Comandante de todas as Alas.
Peço-lhe que aceite as minhas humildes desculpas, se me equivoquei.

Airmid

Reply

Direct link:

RE: Os dragões nas armas do reino de Portugal

#241479 | AIRMID | 09 oct. 2009 05:53 | In reply to: #241476

Ilustre Confrade

Para que não subsistam dúvidas, retirei da descrição da Batalha de Aljubarrota, do site "Fundação da Batalha de Aljubarrota", o seguinte:

O lado Direito do Quadrado, a Ala Direita, que englobava tropas do Duque de Gant, era chefiada por António Vasques, A sua Bandeira era a de S. Jorge - Cruz Vermelha em Fundo Branco.

O lado Esquerdo do Quadrado, que estaria mais perto do Dom Nuno Álvares Pereira, era a chamada Ala dos Namorados, e chefiavam-na Mem Rodrigues de Vasconcelos e seu irmão Rui Mendes.
A sua Bandeira era um Dragão em Fundo Verde.

Tivemos portanto em Aljubarrota, São Jorge e o Dragão, no famoso Quadrado de Nuno Álvares.

Eu pretendi fazer a ligação entre o simbolismo dos Namorados, referidos por José Maria Ferreira, no Fórum dedicado ao Lusíadas, e o Símbolismo do Dragão, aqui referido.
No contexto em que o fiz, era irrelevante quem subcomandava. Mas como por vezes, nestes Fóruns se toma tudo ao pé da letra, e se considera crime o que se não referiu por ser secundário, aqui fica a correcção.

Melhores Cumprimentos

Airmid

Reply

Direct link:

RE: Os dragões nas armas do reino de Portugal

#241480 | AIRMID | 09 oct. 2009 06:04 | In reply to: #241476

Ilustre

Só mais um pormenor, John of Gant, era Duque de Lancaster, não de Gant.
É só para o caso de pensar ,que eu também não sei quem foi o Duque de Gant.
De Gant, está aqui usado como apelido.
Por exemplo, no caso do distinto Engenheiro eu teria escrito: O Engenheiro de Sousa. Claro que neste último contexto, o tom seria irónico, enquanto que com o Duque de Lancaster, o tom foi respeitoso.

Muito Boa Noite

Airmid

Reply

Direct link:

RE: Os dragões nas armas do reino de Portugal

#241526 | rafael | 09 oct. 2009 15:41 | In reply to: #241478

Ilustre Confrade AIRMID

Eu é que lhe peço desculpa por não ter sabido esperar por mais informações suas.Leio com muito agrado e utilidade as suas msgs. É verdade. De "plebeia ignorância"!... Bem,conheço "plebeus" culturais, se considerarmos esta expressão inserida como classe numa "hierarquia" de graus académicos, os que sendo autodidactas ,sobretudo quando são mais do que isso ,evidentementa, dão meças em certas áreas do conhecimento humano, ou de cultura geral, a muitos com certos graus académicos.
Assim, na minha opinião, não tem "ignorância plebeia" ,pois é nobre na expressão e tenho retirado dela informações interessantes.

Lembrei-me que os "chamorros" , "os ventres ao sol" constituiram um valor que pelo seu amor pátrio e abnegação na consolidação da Independência Nacional. após a batalha denominada de Aljubarrota ,de tal modo que D.João , o rei de Castela considerou a derrota dia de luto nacional .Lenda ou não, acredito; porque segundo Fernão Lopes e tb. o cronista Ayala, este insuspeito, ao relatar que a flor da cavalaria castelhana pereceu na batalha.

Agradeço que aceite a minha elevada consideração.

Rafael Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Os dragões nas armas do reino de Portugal

#241563 | Sérgio Sodré | 09 oct. 2009 23:05 | In reply to: #241475

Cara confrade

Fernão Lopes apenas relata que a ala dos Namorados "tinham uma grande bandeira verde composta à vontade de todos"... Não faz qualquer alusão a um suposto Dragão. Em Portugal, "dragões verdes" parece que só no séc. XVIII como refere a recente obra "A Heráldica em Portugal". Quanto a bandeiras dos Lusitanos, há cada invenção que é de ficar sem palavras.......

Reply

Direct link:

RE: Os dragões nas armas do reino de Portugal

#241566 | AIRMID | 09 oct. 2009 23:25 | In reply to: #241563

Ilustre

Suponho que o Reino Suevo também tenha sido invenção.
"Outra invenção de ficar sem palavras"...

Tenho que reconhecer que realmente Portugal enlouqueceu!
Portugal e o Mundo....

Airmid

Reply

Direct link:

RE: Os dragões nas armas do reino de Portugal

#241588 | AIRMID | 10 oct. 2009 05:09 | In reply to: #241464

Ilustre Afoito

Correndo o risco de o escandalizar, permito-me referir a existência de Duas Serpentes Aladas, que eu juraria estarem intimamente ligadas à nossa Serpente Alada, ou Dragão.

A Serpente Alada de Huxmal, no México, e a Serpente Alada do Vale dos Reis.

Hatchepsut, A Faraó Egipcia que ergueu em 7 Meses dois Obliscos Gravados, mandou construir barcos que viajaram até à Terra de Punt, ou Terra dos Deuses, dobrando o Cabo das Tormentas.
Os Portugueses e Cristóvão Colombo, também eles viajaram até à Terra de Punt. E creio que a razão que os fez atravessar o Atlântico foi a mesma da Rainha Egípcia.
E por ventura a mesma que levou o Almirante Chinês Zheng He, a navegar até à América.

Hatchepsut, foi apagada da História. A sua cartela foi destruida. As pedras picadas, para que a Rainha fosse esquecida.
Zheng He, foi proibido de navegar, e a China desses tempos foi aniquilada.
Os Pré-Incas desapareceram sem deixar rasto. E os Mayas que guardavam os antigos Escritos foram assassinados pela Inquisição e pelos Espanhóis, e os Manuscritos foram destruídos.
Dom João II foi assassinado.
Cristóvão Colombo foi proscrito, e abandonado à morte.
E o Reino de Portugal teve o mesmo destino do império Chinês de Zheng. Foi aniquilado!

Manda portanto o bom senso, Ilustre Afoito, que pondere bem, antes de se aventurar pelos Caminhos da Serpente.

Airmid

Reply

Direct link:

RE: Os dragões nas armas do reino de Portugal

#241711 | Sérgio Sodré | 11 oct. 2009 14:50 | In reply to: #241588

Cara confrade

Se realmente está interessada na origem da serpe do timbre português parece-me (e a outros) que provavelmente radica na serpente de Moisés e, portanto, na história bíblica da transformação do bastão de Moisés numa serpente...

S. Sodré

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 22 juin 2024, 19:24

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen