Falardo - de Redondo
This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Regiões
FALARDO - de Redondo
Caros Confrades
Os "Falardo" representam uma família bastante antiga da vila de Redondo, que encontro documentada desde, pelo menos, a primeira metade do séc. XVI.
Em tempos estudei algumas linhas que, directa ou indirectamente, se relacionaram com indivíduos que usaram o referido apelido. Procurei disponibilizar no Fórum os apontamentos que venho coligindo, todavia, pelo formato do texto tal não me foi possível.
Sei que há Confrades que estudam as famílias de Redondo e que poderão, eventualmente, ter interesse nesse pequeno apanhado, pelo que se assim for basta que me contactem para o meu e-mail que, prontamente, lhes disponibilizarei a informação de que disponho a propósito dessa gente.
Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau
Direct link:
RE: FALARDO - de Redondo
Bom dia
Sou sou Ivo Alexandre Falardo Martins, como se pode concluir pelo nome, tenho uma curiosidade natural pela história dos Falardos.
O Pouco que sei, vai so até ao meu avô materno, que tinha nascimento registado em Reguengos de Monsaraz, mas acerca das origens nada sei.
Através de um casamente que aconteceu à 10 anos nessa mesma localidade, sei tambem que é nas aldeias que a rodeiam que ainda vivem Falardos e descedentes deles que entretanto perderam o nome com o passar das gerações.
Pelo anteriormente descrito, ficaria agradecido se me podesse disponibilizar alguma informação sobre a Geneologia dos Falardos.
Atentamente
Ivo Alexandre Falardo Martins
ivoafmartins@hotmail.com
Direct link:
RE: FALARDO - de Redondo
Ola como se chamava o seu avo materno?
A minha avo paterna e natural de Reguengos de Monsaraz e chama-se Edialinda Falardo Pardal.
O meu bisavo chamava-se Luis Manuel Falardo pelo que sei.
Toda a familia do meu pai e de Reguengos de Monsaraz.
O meu pai chama-se Luis Manuel Falardo Rosado.
Tudo nasceu la.
Tenho familiana na aldeia de cima,que e irma da minha avo,que se chama Jenoveva. E tem mais 2 irmas,que residem no distrito de Lisboa,como a minha avo.
Espero ter ajudado,e pouca informaçao.
Direct link:
RE: FALARDO - de Redondo
Caro Ivo,
Por qualquer motivo que ainda não apurei, a mensagem que me dirigiu passou-me despercebida. Enviar-lhe-ei, brevemente, para o seu e-mail, o "apanhado genealógico" sobre Falardos de Redondo.
Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau
Direct link:
RE: FALARDO - de Redondo
Boa noite.
Desde já peço desculpa pela demora na resposta.
O nome do meu avô era José Falardo, vou falar com a minha mãe, afim de saber mais alguma informação, mais concretamente o nome do meu bisavô.
Sei que a família Falardo directa e indirectamente, é algo extensa, na zona de reguengos e redondo, pelo facto de um casamente que presenciei há uns 11 anos em Reguengos de Monsaraz, em que a noiva era família afastada, pelo lado dos falardos.
Direct link:
RE: FALARDO - de Redondo
Ola
Pergunte alguem da sua familia se conhece a minha avo ou ouviram falar... nome Edialinda Falardo Pardal,e natural de Reguengos de Monsaraz,a minha avo teve 4 irmaos,um irmao ja morreu ha muitos anos,ha 25 anos,as outras irmas,ainda ao vivas,uma delas vive em Reguengos de Monsaraz.
Os nomes sao Jenoveva,Bernadete e Rosa e claro a minha avo.
Se souber algo,avise-me.
Obrigado.
Direct link:
RE: FALARDO - de Redondo
caro sr. luis calhau
tambem tenho um ramo falardo no redondo, manuel falardo casado com catª lopes , casal este que não consegui encontrar o casamento . so encontrei um filho manuel falardo (religioso) que casou a 27-4-1670 com filipa roiz e do qual tenho descendencia . o ref. manuel f. religioso foi bat. a 17-4-1641 na matriz do redondo . uma das filhas deste ,
apolonia roiz casa com jose pereira (pelado) a 4-3-1698 e a outra ana roiz casa a 4-8-1694 com manuel pereira .
sera que o sr. no seu estudo tem alguma informação sobre o casal em causa ?
cumprimentos
luis
Direct link:
RE: FALARDO - de Redondo
Caro Luís,
Infelizmente, nada posso acrescentar à filiação desse Manuel Falardo, também não me foi possível a localização do seu assento de casamento, como tal, tenho-o desentroncado da linha mais antiga de Falardos de Redondo, todavia, tudo indica que seriam dos mesmos, pois não creio que tivessem existido mais que uma linha distinta desse apelido, sobretudo se tivermos em conta a época na qual são reportados. Da mesma forma não consigo entroncar um tal Manuel Falardo Rei, que casa a 14.9.1664 com Maria Gonçalves, Familiar de Santo Ofício, que tem sepultura de mármore no portal da sacristia da capela de S. Pedro, que se encontra em:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1236733
Tenho um título de Falardo em:
http://genealogiasdoalentejo.blogspot.com/2011/01/falardo.html
trata-se de um excerto de um título mais abrangente que resultou de uns apontamentos que em tempos coligi.
Já agora, que outras linhas tem estudado da zona de Redondo?
Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau
Direct link:
RE: FALARDO - de Redondo
Caro Confrade L. Projecto
antes de mais quero agradecer-lhe pela atenção dispensada , tive de ir consultar os meus apontamentos e de facto cheguei a mesma conclusão que o confrade -Diogo falardo apresenta-se como um dos nomes mais antigo conjuntamente com mais 2 casais ( andre falardo/isabel pires e manuel filipe /guiomar falarda ). num pequeno estudo que efectuei aos paroquiais , ate ao ano de 1600 encontrei 11 casais (5 dos quais inicialmente não tinhão o nome falardo ) . o obejectivo era encontrar o ref. casamento ,infelismente sem sucesso .de todos so me restou um manuel fal. filho de outro manuel fal. e de andreza gonçalves que se casou na SE a 3-12-1627 com catª. da cruz filha de joão figueira e de margarida pires ( este manuel foi candidato as ordens -1626 )-sera possivel que seja este ? e que agora e que verifiquei que esta cat º era de sousel e nos meus a bisneta casa com antº martins viuvo de maria de figueredo de sousel ( ano de 1719 ). tenho tambem pereiras e gomes atravez de apolonia roiz ( neta do ref. falardo ) casa a 4-3-1698 com jose pereira (pelado) filho de antº.gomes / antª. pereira ( casam no redondo a 9-10-1661) ,neto paterno de antº. martins e de brites vaz e neto materno de francisco roiz e de margarida pereira ( casamentos não encontrados ).
retirei tambem alguns dados sobre o apelido ""lobato "", tenho uma margarida lobata casada com pedro thome a casar uma filha em reguengos em 1640 ,como não detetei mais ninguem com este apelito deve ser doutro lado.
ainda sobre os falardos desconhecia o testamento de catª.pires falarda ,e curioso que constatei que alguns dos nomes referidos reltivos as irmas e sobrinhas da dita Catª com o meu estudo alguns dos nomes parecem encaixar ,Sobre isso se o confrade entender ou tiver interesse poderemos analizar posteriormente .
cumprimentos
luis
Direct link:
RE: FALARDO - de Redondo
Caro Confrade
referente a falardos ;
1.Andre Falardo casado com Isabel Pires, pais de;
1.2. Bento Falardo c.c. Redondo 14-1-1590 Maria Roiz filha de Gaspar Roiz e de Domingas Fernandes, testemunham Jorge da Silva e Padre Mateus Falardo
1.2.1.Mateus Falardo que se casa a 23-9-1612 com maria Jorge filha de Manuel Jorge e de Maria Falarda (esta filha de Diogo Falardo). O casal para alem do filho Bento Falardo ( Ordens Menores nº 262 maço 9 do ano de 1643 ), tiveram ;
1.2.1.1.Matias Falardo que se casa a 5-8-1646 com Maria Roiz filha de Antonio Roiz e de Brites Mendes, testemunham Sebastião Falardo e Leonor Mendes.
O casal Manuel Filipe e Guiomar Falarda são pais de Manuel Falardo ( Procurador, segundo o obito de Guiomar Falarda +8-7-1604 ) casa no Redondo a14-1-1590 com Guenera Lourenço filha de Cristovão Lourenço e de Helena Martins, testemunham Jorge da Silva e o Padre Antonio Gonçalves e Brites Palmeira, (este casamento foi celebrado no mesmo dia do ja referido no 1.2. ).
O casal Manuel Falardo e Guenera Lourença são pais de Sebastião Falardo que casa a 30-4-1617 com Maria Pires filha de Antonio Pires e de Isabel Gonçalves
Cumprimentos
Luis
Direct link:
RE: FALARDO - de Redondo
Caro Luís,
Agradeço mais esse seu contributo para o estudo dos Falardos de Redondo.
Quanto a Brites Palmeira, cronologicamente poderia ser a mesma natural de Redondo que em 1651, então residente em Estremoz, teve processo da Inquisição por culpas de judaísmo, filha de Diogo Moreno Franco e de Francisca Varela.
Relativamente aos Pina Ravasco aos quais alude numa mensagem anterior, certamente dos "Pina", "Ravasco" e "Xara" que circularam entre Portel, Évora, Reguengos e Vila Viçosa.
Em 7.11.1726 casa na Sé de Évora Joana Bernarda de Pina Ravasco, filha de Domingos Álvares da Veiga, de Évora, e de Maria Soares Xara, de Portel, com Gregório Pestana de Carvalhal e Pina, viúvo de catarina Josefa Freire de Abreu, e filho de Vicente de Carvalhal e Pina e de Inês Camacho de Oliva, que se encontram em:
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1046366
Joana Bernarda teve, pelo menos, mais uma irmã, D. Paula Joaquina Xara, que casou com José Pimentel Estaço, de Moura.
Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau
Direct link:
RE: FALARDO - de Redondo
Caro L.Projecto
eu e que lhe agradeço a muita e importante informação que tem referido sobre os demais em causa, quer neste quer noutros Topicos.
Ja tomei tambem nota da Brites Palmeira, que pelo que observo tem uma costela Varela. Tenho tambem muitos dados recolhidos sobre os Varelas porque tenho Varelas em São Gregorio.
Sobre os Falardos deixo aqui no forum a informação aos que da mesma tiverem interesse que o registo mais antigo que encontrei nos Paroquiais de Casamentos sobre este Apelido e de Manuel Pires Falardo que se casa com Iria Pires a 31-8-1586 em São Miguel de Machede.
Cumprimentos
Luis
Direct link:
RE: FALARDO - de Redondo
Caro L.Projecto
por acaso não tem algum apontamento ou referencia ao apelido Pelado, e que quando via os meus apontamentos de Arraiolos e de São Gregorio reparei num casamento de Andre Dordio com Ines Pillada e de repente associei este ultimo apelido, ao meu Jose Pereira Pelado do Redondo.
Cumprimentos
Luis
Direct link:
RE: FALARDO - de Redondo
Caro Luís,
Nos meus apontamentos nada consta sobre indivíduos desse apelido. Em todo o caso, se me deparar com algum, logo lhe darei conta.
Aproveito para agradecer os elementos sobre os "Pina". Suponho que aquele Jorge de Pina, Cavaleiro Fidalgo, seja o mesmo Jorge Fernandes de Pina, que consta em: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1166647
mas, evidentemente, não passa de mera suposição.
Existem também na Biblioteca Pública de Évora, na colecção Manizola, algumas genealogias manuscritas que tratam dos Pinas, de Évora e Estremoz. Já em tempos consultei esses documentos, mas por falta de disponibilidade não tirei muitos apontamentos, precisava de o fazer novamente.
Cumprimentos,
LPC
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 25 nov. 2024, 11:53