procura de bisavó

This topic is classified in rooms: Arquivos | Bibliografia | Brasil | Famílias

procura de bisavó

#242056 | Maria Marcelino | 15 oct. 2009 23:12

Caros Amigos,

Tenho vindo a fazer uma pesquisa, desta vez particular, sobre a família do meu marido.

Chegando ao ano de 1883 tudo pára, ano de nascimento , 8 de Outubro , mas esta data não se trata do dia de nascimento mas sim do dia de baptismo de uma criança em Vila Viçosa, onde o pai não consta, uma mãe de acolhimento ( madrinha ) com o nome Gestrudes da Conceição ........ que tomaria conta desta criança.

A verdadeira mãe, jovem, não casada, fui levada para o Brasil por a família para esconder a vergonha, pais onde se casou e teve uma nova família.

Soubemos que no final dos anos 10 até aos 30 ( Não temos o ano preciso ) esta senhora tentou entrar em contacto com o filho por carta através do Ministério da Guerra ( General J. E. P. de Magalhães mas não teve qualquer contacto.

Como não se tratava de um documento oficial esta carta foi destruído.

Hoje 15 de Outubro de 2009 a família gostava de saber quem era esta mulher e gostava-mos que de completar esta história, pois o meu sogro está muito velhinho e o seu irmão tem quase 100 anos.

não posso dar mais dados, porque deste modo a família da bisavó é a única que conhece e pode contar a verdadeira história e completa- la, deste modo a salvaguarda-se a família edste lado e do Brasil.

Espero ter noticias em breve, pois a história deste lado do Atlântico e muito interessante e cheia de acontecimentos.

Obrigado,

Maria Marcelino

Reply

Direct link:

RE: procura de bisavó

#242059 | cverde | 15 oct. 2009 23:43 | In reply to: #242056

Cara Maria Marcelino

Não compreendi muito bem se tem, ou não, conhecimento da senhora em questão que foi levada para o Brasil por volta de 1883.

Uma hipótese a explorar seria talvez a pesquisa, no Arquivo Distrital de Évora, dos registos de emissão de passaportes para o Brasil. Ou, eventualmente, no Arquivo Distrital de Lisboa.


Luis Figueira

Reply

Direct link:

RE: procura de bisavó

#242060 | cverde | 15 oct. 2009 23:44 | In reply to: #242056

agora bem

Cara Maria Marcelino

Não compreendi muito bem se tem, ou não, conhecimento DO NOME da senhora em questão que foi levada para o Brasil por volta de 1883.

Uma hipótese a explorar seria talvez a pesquisa, no Arquivo Distrital de Évora, dos registos de emissão de passaportes para o Brasil. Ou, eventualmente, no Arquivo Distrital de Lisboa.


Luis Figueira

Reply

Direct link:

RE: procura de bisavó

#242101 | Maria Marcelino | 16 oct. 2009 14:28 | In reply to: #242060

Bom Dia,
Luis Figueira

Realmente não sei o nome da senhora, pois foi escondido pelas familias, tanto do pai como da mãe da criança mas atravez das dicas que eu dou na minha 1ª mensagem quem souber da historia sabe responder ( assim espero ).

De qualquer maneira muito obrigado pela ajuda talvez haja luz ao fundo do tunel dessa maneira.

Espero que alguem do outro lado saiba da história e tente contactar comigo atravez do forum.

Mais uma vez obrigado,

Maria João Marcelino

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 01 juil. 2024, 15:32

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen