Penela

This topic is classified in rooms: Regiões | Arquivos

Penela

#242595 | Lourval | 23 oct. 2009 10:09

Caros colegas,

Gostaria de saber se alguém mais tem antepassados em Penela, Coimbra, ou esteja estudando seus registros.

Cumprimentos
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Penela

#242618 | Maria Montoya | 23 oct. 2009 16:19 | In reply to: #242595

Att Lourval;
Os meus antepassados, por parte de Mãe, são dessa região e há muito tempo que procuro saber mais sobre eles. Tenho um pressentimento que eram filhos únicos ou solteiros sem geração, daí haver poucos parentes.
De qualquer maneira digo-lhe, com todo o gosto, o que tenho.

Bernardina Amélia do Céu Quaresma de Almeida, natural de Penela, Stª. Eufémia, nascida a 14 de Maio de 1820 e bptizada nesse mesmo lugar a 14 de Junho de 1820.
Filha legitima de Adriano da Costa Quaresma e Silva, de Penela - Stª. Eufémia e de Custódia Maria Teixeira de Almeida, de Arouca.
Neta paterna de Miguel da Costa Quaresma, capitão de ordenanças de Penela (natural de Vilarinho da Lousã) e de Maria Bernardina da Silva, de Penela.
Neta materna de Manuel de Oliveira de Sta. Eulália, e de Josefa Maria Teixeira, da mesma freguesia, concelho de Arouca. ------ Será que o Manuel de Oliveira não seria Manuel de Almeida, pois é o apelido que consta no nome da minha Bisavó.
Casou com José Brandão Pereira de Mello, tabelião de notas, estante em Soure, a 29 de Setembro de 1856 na vila do Espinhal. Tenho fotocópia da certidão de casamento. Foram testeminhas Jerónimo Casimiro (?) Quaresma e Augusto Quaresma de Almeida (irmão da noiva???) ambos do Espinhal.
A Mãe - Custódia Mª. Teixeira de Almeida, segundo a certidão de casamento, era secular no Convento de Nofea (???), Senhora do Carmo da vila de Tentugal.
A Familia Brandão Pereira de Mello viveu em Soure e era oriunda de Montemor-o-Velho/Quinta da Mata - tenho mais informção sobre eles.
Será muito util trocarmos informação, pois como anteriormente disse é um ramo que tenho andado a estudar, mas com certa dificuldade.
Cumprimentos
Maria Montoya
Cumprimentos.

Reply

Direct link:

Penela

#242632 | Lourval | 23 oct. 2009 17:32 | In reply to: #242618

Cara Maria Montoya,

Já conheço centenas de antepassados em Penela e curiosamente nenhum Silva, Teixeira, Almeida ou Oliveira. Embora eu já tenha visto os apelidos na região.

Lembro de um Feliciano Teixeira e de um Francisco da Silva em Penela, bem antigos, meados do século dezessete. Há também família Quaresma, poucos, mas há.

Não faz muito tempo, se não me falha a memória, acredito ter lido uma troca de mensagens entre você e alguém que falava de uma família Cavaleiro. Esta família Cavaleiro já existia em São Miguel no final do século dezesseis. Desta época é o casal Bastião Cavaleiro e Lucrécia João, pais de Manuel Cavaleiro casado com Maria Duarte, minha antepassada que ficando viúva de Manuel Cavaleiro, casa-se com meu antepassado António Fernandes Corpas, em 1636.

Vou ficar atento aos nomes que cita.

Cumprimentos
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Penela

#242640 | CCS1953 | 23 oct. 2009 19:19 | In reply to: #242595

Caro primo,

Acabei de te enviar uma mensagem para o teu PC sobre esse assunto.

Vou continuando a fazer os contactos.

Beijos,

Celeste

Reply

Direct link:

RE: Penela

#242671 | henrdias | 24 oct. 2009 00:23 | In reply to: #242618

Cara Maria Montoya,

posso-lhe confirmar o Augusto Quaresma de Almeida como irmão da noiva, pois efectivamente ela teve um irmão chamado Aires Augusto Quaresma de Almeida, nascido em 24.03.1828 em Santa Eufémia, e aí baptizado em 22 de Abril, tendo como padrinhos: Aires Guedes Coutinho Garrido, proprietário, e sua esposa D. Maria Augusta de Apoim Rangel de Meneses de Mesquita.
Teve ainda outra irmã, a Ana Fortunata Quaresma de Almeida que foi freira.

Tenho alguma (mas pouca) descendência desse Aires Augusto, e sei quem eram os avós do Adriano da Costa, portanto se estiver interessada, é só dizer.

O Adriano, não sei se já terá reparado, mas já consta no Geneall, e quanto aos outros espero colocá-los em breve.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1196141

Com os melhores cumprimentos,
Henrique Dias

Reply

Direct link:

RE: Penela

#242704 | Maria Montoya | 24 oct. 2009 18:26 | In reply to: #242671

Att Henrique Dias:
Obrigada pelas informações,
Se puder gostaria de ter todas as informações (descendência) sobre o Aires Augusto Quaresma de Almeida.
Quanto ao Adriano da Costa só sei o nome dos Pais - Miguel da Costa Quaresma e Maria Bernardina da Silva. Não tenho mais informação sobre datas de nascimento, casamento ou morte, nem nomes dos seus antepassados.
Através do "etombo" tenho tentado obter as certidões de baptismo, casamento e morte, mas os livros, escritos com letra rebuscada são dificeis de ler através do computador. Deste modo só consegui a certidão de casamento da Bernardina Amélia. Haverá outra maneira, mais clara de consultar os referidos registos? Desculpe fazer-lhe esta pergunta mas creio-o mais conhecedor do manejo na Internet.
Cumprimentos

Att Lourval,
Ficarei muito satisfeita, se puder partilhar comigo, dados sobre a minha família, sempre que estes lhe surjam numa investigação.
Cumprimentos.
Maria Montoya

Reply

Direct link:

RE: Penela

#242715 | henrdias | 24 oct. 2009 20:28 | In reply to: #242704

Cara Maria Montoya,

quanto à pergunta que me coloca, creio que haverá outros confrades mais habilitados para lhe responder, uma vez que eu, até agora, infelizmente ainda não tive necessidade de recorrer aos registos on-line, porque a região que estou estudando ainda não foi contemplada.
Os dados que eu possuo, foram retirados da obra de João Manuel Saraiva de Carvalho, intitulada "ESPINHAL - 800 anos de história", e devo dizer que não se tratam de familiares meus. É apenas curiosidade minha, dada a proximidade com a região que estou estudando, as Cinco Vilas.

Posso adiantar que os pais de Miguel da Costa Quaresma são o Manuel da Costa Quaresma e a Josefa Correia, ambos n. de Vilarinho, Lousã. E os pais de Maria Bernardina da Encarnação e Silva, são o António José da Silva, Capitão, n. de Vila Flor, Miranda do Corvo, e Maria da Encarnação n. de Penela.

Deixo aqui a lista de descendentes de Manuel da Costa Quaresma, tal como é do meu conhecimento actual. Só não coloco os descendentes da Bernardina Amélia, pois já constam no Geneall, e presumo que seja esse o seu ramo familiar.

MANUEL DA COSTA QUARESMA c.c. JOSEFA CORREIA, tiveram:

1. MIGUEL DA COSTA QUARESMA c.c. MARIA BERNARDINA DA ENCARNAÇÃO E SILVA (n. Santa Eufémia, Penela), tiveram:

1.1. BERNARDINA ADELAIDE QUARESMA

1.2. MARIA JOSÉ QUARESMA

1.3. FORTUNATA QUARESMA

1.4. MARIA RITA QUARESMA

1.5. JOSÉ MIGUEL QUARESMA (n. Santa Eufémia, Penela 25.3.1810)

1.6. FRANCISCO AUGUSTO QUARESMA (* 5.7.1815) c.c. MARIA JOANA DE SERPA FARIA CHAMBEL, que tiveram:

1.6.1. FRANCISCO ADELINO DE SERPA FARIA QUARESMA (n. Santa Eufémia, Penela 11.10.1846)

1.7. JERÓNIMO CASIMIRO QUARESMA

1.8. ADRIANO DA COSTA QUARESMA E SILVA c.c. CUSTÓDIA MARIA TEIXEIRA DE ALMEIDA, tiveram:

1.8.1. BERNARDINA AMÉLIA DO CÉU QUARESMA DE ALMEIDA c.c. JOSÉ BRANDÃO PEREIRA DE MELO (no Geneall)

1.8.2. ANA FORTUNATA QUARESMA DE ALMEIDA, Freira.

1.8.3. AIRES AUGUSTO QUARESMA DE ALMEIDA c.c. MARIA DA PIEDADE DIAS SIMÕES FEIO

1.8.3.1. ANTÓNIO ALFREDO (* 23.6.1854 Espinhal, Penela)

1.8.3.2. MARIA (* 17.10.1855 Espinhal, Penela)

1.8.3.3. ANTÓNIO (* 20.5.1857 Espinhal, Penela)

1.8.3.4. MARIA DA ASSUNÇÃO QUARESMA FEIO (n. 9.3.1860, f. 1889) c.c. JOSÉ DA COSTA FEIO (n. 1887), tiveram:

1.8.3.4.1. MARIA ERNESTINA QUARESMA FEIO (n. Lisboa, 1888, f. 10.2.1975 Espinhal, Penela)

E pronto, é tudo o que eu sei, espero tenha sido do seu agrado,

ao seu dispor,

Henrique Dias

Reply

Direct link:

RE: Penela

#242803 | san1 | 25 oct. 2009 17:08 | In reply to: #242595

Bom dia,

Seguem aqui meus antepassados em Penela :

Antonio Ferreira Bernardo (nasc c1794, Santo Estevão, Santa Eufémia, Penela)

Filho de
1 Francisco Ferreira (1759, Carvalhais, Penela)
2 Anna Joaquina (1760, Santo Estevão, Santa Eufémia, Penela)

neto de :
3 Manuel Ferreira (c1720, Portela Miranda do Corvo)
4 Bernarda Ferreira (c1725, Carvalhais, Penela)

5 Francisco Rodrigues (c1740, Carvalhais, Penela)
6 Francisca Maria (c1740, Santo Estevão, Santa Eufémia, Penela)


bisneto de :

7 Antonio Rodrigues (c1700, Pereira, Miranda do Corvo)
8 Illena Francisca (c1700, Portela, Miranda do Corvo)
9 Bernardo Ferreira (c1700, Carvalhais, Penela)
10 Eugenia Maria (c1700, Avelar, Ansião, Aveiro)

11 Joam Luis (c1720, Carvalhais, Penela)
12 Antonia Dias (c1720, Carvalhais, Penela)
13 Domingos Simões (c1240, Silveira, Espinhal, Penela)
14 Isabel Francisca (c1240, Santo Estevão, Santa Eufémia, Penela)


trisneto de :

15 Paschoal Rodrigues (c1670, Pereira, Miranda do Corvo)
16 Maria Francisca (c1670, Pereira, Miranda do Corvo)
17 Miguel Fernandes (c1680, Portela, Miranda do Corvo)
18 Maria Francisca (c1680, Portela, Miranda do Corvo)



Espero que lhe seja util.
Cumprimentos,

Sandra Carvalho
França

Reply

Direct link:

Penela

#242821 | Lourval | 25 oct. 2009 20:34 | In reply to: #242803

Cara Sandra Carvalho,

Obrigado.

Somente reconheci o casal João Luís e Antónia Dias. Eles se casaram em Santa Eufémia em 02-02-1712. João Luís era filho de Domingos Francisco e de Maria Luís, de Santa Eufémia, lugar de Santo Estêvão. Antónia Dias era filha de André Dias e de Domingas Dias, de Santa Eufémia, lugar de Carvalhais.

João Luís nasceu em Santa Eufémia em 04-07-1677 e Antónia Dias nasceu em Santa Eufémia em 11-07-1688.

João Luís é neto de meus antepassados Pedro Francisco e Maria Francisca, pais de Domingos Francisco.

Conheço até a quinta geração de João Luís e até a quarta geração de Antónia Dias.

Posso lhe passar tudo. Você trabalha com o paf?

Achei interessante o casal Pascoal Rodrigues e Maria Francisca. Pois tenho antepassados Pascoal Rodrigues e Maria Francisca porém ele é de Alvoco da Serra (Seia) e ela é da Erada (Covilhã). Calculo que eles se casaram cerca de 1650. Aparentemente é um casal homônimo.

Cumprimentos
Lourval
Brasil

Reply

Direct link:

RE: Penela

#242908 | san1 | 26 oct. 2009 21:35 | In reply to: #242821

Bom dia,

Obrigada pela sua resposta.
E sempre maravilhoso quando se pode conhecer mais sobre seus antepassados. So escrevi ontem, e hoje ja descubro novas informações !!!

Eu não utiliso PAF, mas um programa chamado « Heredis », mas ele aceita os ficheiros Gedcom.
Seria-lhe imensamente grata se você me passasse suas informações sobre o casal João Luis e Antonia Dias. ( ourenta @ live.fr )

Do meu lado, se quiser, posso dar-lhe uma parte da descendência desse casal, pelo menos o que conheço, (Antonio Ferreira Bernardo casou em Sepins, Cantanhede, Coimbra).

Se tiver antepassados no concelho de Cantanhede, também não hesite em pedir (meus antepassados provêm essencialmente da parte Leste desse concelho)…

Cumprimentos,
Sandra Carvalho
França

Reply

Direct link:

RE: Penela

#242915 | Maria Montoya | 26 oct. 2009 23:21 | In reply to: #242908

Att Henrique Dias,
Muitissimo obrigada pelas informações que me enviou. Finalmente consigo ligar o parentesco entre o meu Tio Luis e a sua mulher (que era tida como prima) que presume descende do casal Francisco Augusto Quaresma e de sua mulher Maria Joana de Serpa Faria Chambell. Encontrei tambem uma prima, que sabia ter tido, mas nãp sabia o apelido - Maria Ernestina.
Vou tentar atraves do "etombo" chegar às certidões.
Sempre que encontrar mais referências a esta família gostaria que me enviasse os dados.
Cumprimentos
Maria Montoya

Reply

Direct link:

RE: Penela

#242918 | henrdias | 26 oct. 2009 23:50 | In reply to: #242915

Cara Maria Montoya,

fico satisfeito que estes dados lhe tenham servido, e prometo ficar atento aos demais.

Com os melhores cumprimentos,
H. Dias

Reply

Direct link:

Penela

#242925 | Saba | 27 oct. 2009 03:59 | In reply to: #242803

Cara Sandra,

Estou lhe enviando o gedcom. Adianto-lhe que o pai de Francisca Maria é Domingos Simões da Silva. De Cantanhede eu procuro pelo batismo de um Basílio, filho de José da Silva Cordeiro e Ana Pereira. Ele nasceu em 13.06.1882. Porém não conheço a freguesia. Desconfio que seja Murtede pois lá há muitos Cordeiros. Se souber de algo, me avise.

Cumprimentos
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Penela

#243211 | henrdias | 31 oct. 2009 18:22 | In reply to: #242915

Cara Maria Montoya,

acabei de verificar que já temos aqui no Geneall, um irmão de JOSÉ DA COSTA FEIO, o JOÃO DIAS DA COSTA FEIO, comerciante, tal como o irmão.

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=259031

São filhos de JOAQUIM DOS SANTOS COSTA e de TERESA EMÍLIA DIAS FEIO, e netos maternos de MANUEL MENDES FEIO e de MARIA TERESA. Curiosamente a mulher do JOSÉ DA COSTA FEIO, a MARIA DA ASSUNÇÃO QUARESMA FEIO é bisneta de MANUEL MENDES FEIO, pois descende da sua filha MARIA DELFINA DA PURIFICAÇÃO, ao passo que o marido descende da irmã, a TERESA DIAS EMÍLIA FEIO.

Espero ter sido claro.
Cumprimentos,
H. Dias

Reply

Direct link:

RE: Penela

#243212 | henrdias | 31 oct. 2009 18:39 | In reply to: #242915

Cara Maria Montoya,

há que fazer duas correcções:

aqui no Geneall a mãe do João Dias da Costa Feio, vem referida como Teresa Emília Dias Feio, e na bibliografia que eu referi consta como Teresa Dias Emília Feio.

na minha intervenção de 24-10-2009, tenho o JOSÉ DA COSTA FEIO (n. 1887), mas esta é a data de casamento, mais concretamente em 14-08-1887. Desconheço a data de nascimento.

Cumprimentos,
H. Dias

Reply

Direct link:

RE: Penela

#245278 | MartaV | 01 déc. 2009 15:20 | In reply to: #242595

Caro Louval, ainda hoje coloquei neste fórum (num outro tópico) um "pedido de ajuda" que agora, para aqui transcrevo. Devo dizxer que tenho investigado as raízaes da minha família e que, em parte, balançam entre Coimbra e Penela.

"Gostaria de saber se algum dos participantes neste fórum tem informações acerca de:

Maria Guilhermina Sousa Peres Faria (minha trisavó) ou de seu 1.º marido, Cândido Augusto de Araújo e Sá. Maria Guilhermina enviuvou e voltou a casar, com alguém de apelido Faria (de quem também gostaria de ter informações). Viveu, até ao início do século XX (provavelmente até aos anos 30) no Convento de Sto António (Convento de Penela) em Penela.

O seu filho (não sei se único), meu bisavô, chamava-se João Peres de Araújo e Sá e era fruto de seu 1.º casamento.

Agradeço qualquer informação."

Com os melhores cumprimentos,

Marta Vasconcelos

Reply

Direct link:

RE: Penela

#317400 | Maria Montoya | 17 nov. 2012 16:29 | In reply to: #245278

Caro Henrique Dias,
Ja la vao 3 anos desde que recebi a sua mensagem (24OUT2009) enviando-me nomes dos meus antepassados e, como lhe disse na altura, os mesmos me iriam ajudar imenso para encontrar os restantes em falta.
Finalmente ao fim de muitas horas de busca atraves do etombo, trabalho louvavel do Arquivo da Universidade de Coimbra, tive a sorte de conseguir chegar ao meu 7 avo com uma data de casamento de 1/10 (?) de Outubro de 1689.
Investigando aqui e acola acabei por ter uma grande arvore, com parentes directos e colaterais.
So lhe queria dizer que, algumas datas e ordem de nascimento que me enviou, nao estao correctas, mas creio que retirou isso tudo de uma obra publicada???? Nao havera hipotese se corrigirmos os mesmos? Eu tenho as fotocopias de todas as certidoes de baptismo, casamento e obito da grande maioria desta familia Quaresma (directos e colaterais). Por ser um nome comprido e pouco vulgar, as referidas certidoes foram mais faceis de detectar.
Os meus agradecimentos pela sus grande ajuda.
Cumprimentos
Maria Montoya

Reply

Direct link:

RE: Penela

#317460 | henrdias | 19 nov. 2012 01:00 | In reply to: #317400

Cara Maria Montoya,

Concordo plenamente com a correcção das datas, uma vez que os seus dados foram obtidos através das fontes primárias e está devidamente documentada. Não entendi bem, onde pretende fazer a dita correcção, por isso diga-me onde e como pretende fazê-la. Se entender, pode deixar aqui a correcção dos mesmos, para eu poder confrontar com a respectiva fonte.
A obra de onde foram extraídos, é a seguinte:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=144910708948317&set=a.144686218970766.24262.140541056051949&type=3&theater
Cumprimentos,
H. Dias

Reply

Direct link:

RE: Penela

#317520 | Maria Montoya | 19 nov. 2012 23:52 | In reply to: #317460

Att Henrique Dias,
Tenho 2 paginas A4 com informacao. Talvez fosse melhor enviar-lhas em anexo num email? Que acha? Meu endereco de email:
elopez@iol.pt.
Ja dei uma espreitadela no livro. Obrigada.
Cumprimentos

Maria Montoya

Reply

Direct link:

RE: Penela

#317522 | PAIVAMANSO | 20 nov. 2012 00:09 | In reply to: #317520

Cara Maria Montoya, enviei um email mas não obtive resposta. Diga por favor se recebeu ou não. Já estou a juntar os endereços de email das pessoas que costumam andar a pesquisar sobre o Concelho de Penela, para enviar para todos com muito menos dificuldade. Aproveito para sugerir a alguém que leia esta minha mensagem e queira receber o Livro sobre a História do Concelho de Penela, por favor indique o endereço de email. Informo que foi o nosso estimado Confrade Cacalmei, Francisco P.A. quem me ensinou a enviar esse Livro (548 páginas A5, em 274 páginas A4) e Ele próprio já ontem recebeu o Livro completo. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Penela

#317527 | henrdias | 20 nov. 2012 01:12 | In reply to: #317520

Cara Maria Montoya,

Muito lhe agradeço se puder enviar para:
henrdias@gmail.com

Com os melhores cumprimentos,
H. Dias

Reply

Direct link:

RE: Penela

#317528 | henrdias | 20 nov. 2012 01:18 | In reply to: #317522

Caro confrade Jorge Santos,

Muito lhe agradeço se puder enviar para:
henrdias@gmail.com

Quero ainda salientar que tem feito um trabalho meritório em prole da genealogia desta região, aliás como o nosso estimado confrade Francisco P.A., para o qual eu me sinto um devedor.

Com os melhores cumprimentos,
H. Dias

Reply

Direct link:

RE: Penela

#317534 | PAIVAMANSO | 20 nov. 2012 10:44 | In reply to: #245278

Cara Marta, vou enviar por email, o tal Livro muito antigo sobre a História do Concelho de Penela, Distrito de Coimbra. Tenho uma lista de 21 endereços de email, mas falta o seu. Por favor queira informar aqui o seu endereço de email, ou contactar-me em paivamansoebelisariopimenta@gmail.com Por agora é tudo. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Penela

#317543 | Maria Montoya | 20 nov. 2012 13:29 | In reply to: #317522

ATT Jorge Santos,
Peco desculpa de nao ter respondido de imediato mas, como ja lhe tinha enviado o meu endereco de email, estava na lista para ser respondido mais tarde. Obrigada pelo seu interesse e parabens pelo excelente trabalho, pois sei como isso nos toma imenso tempo.
Endereco de email: elopez'@iol.pt
Logo que receba o livro informa-lo-ei.
Cumprimentos
Maria Montoya

Reply

Direct link:

RE: Penela

#317544 | Maria Montoya | 20 nov. 2012 13:32 | In reply to: #317527

Att Henrique Dias,
Assim farei mais tarde, pois ainda me falta descobrir uma data.
Cumprimentos
Maria Montoya

Reply

Direct link:

RE: Penela

#317616 | PAIVAMANSO | 21 nov. 2012 16:45 | In reply to: #317544

Informo que o estimado Confrade Cacalmei, após receber o Livro em formato JPEG e dividido em 3 pastas, teve o gosto, o cuidado e a simpatia, de transformar em formato PDF, tudo numa só pasta. Não compreendo nada disto mas percebo que deve ser muito melhor assim. Peço então mais 3 dias para receber a versão final em CD, (via CTT) a fim de poder enviar por email aos meus Amigos e a quem estiver interessado. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

Penela

#317620 | Lourval | 21 nov. 2012 17:25 | In reply to: #317616

Caríssimo Jorge Santos!

Antecipadamente grato.

Abraços
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Penela

#317706 | henrdias | 23 nov. 2012 01:35 | In reply to: #317616

Caro confrade Jorge Santos,

Informo que acabo de receber as "Notícias de Penela", em óptimas condições. E agora, espero poder-me deliciar com a sua leitura.
Uma vez mais lhe agradeço por esse esforço desmesurado. Bem haja.

Com os melhores cumprimentos,
H. Dias

Reply

Direct link:

Penela

#317713 | Lourval | 23 nov. 2012 04:13 | In reply to: #317534

Caríssimo Jorge Santos.

Acabo de receber cópia digital deste livro sobre a História do Concelho de Penela. Muito obrigado!

Grande abraço
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Penela

#317773 | Maria Montoya | 24 nov. 2012 00:04 | In reply to: #317713

Caro Jorge Santos,
Ja fiz o downloaded do livro e fiquei maravilhada com a tecnica. Gostaria nao so de lhe dar os parabens pelo trabalho que teve em o digitalizar, como tambem ao outro confrade que colocou o livro em ficheiro PDF. Li-o ja "atravessado" e é muito curioso. Lá encontrei uns antepassados meus Quaresmas e referencias a outros Azambuja na qual me faltava uma ligacao. Tambem encontrei antepassados de uma sobrinha por afinidade - Garridos, Tudella, etc.
Mais uma vez muito obrigada
Maria Montoya

Reply

Direct link:

Muito obrigado!

#317784 | PP | 24 nov. 2012 11:37 | In reply to: #317534

Caro confrade Jorge Santos,

Muito lhe agradeço a sua gentileza, preocupação e o trabalho que teve em disponibilizar o referido livro.
E o trabalho que deve ter dado...

É pela partilha que evoluímos nas nossas investigações e colaboramos uns com os outros nesse sentido.

De que interessa ter «tesouros» e não os partilharmos?

Aqui fica um bom exemplo de um confrade que não se limitou apenas a dizer «eu tenho» ou «eu sei»!

Bem haja.

Cordiais cumprimentos, PP.

Reply

Direct link:

RE: Penela

#318149 | PAIVAMANSO | 25 nov. 2012 23:56 | In reply to: #242908

Cara Sandra Carvalho Gostei muito da ajuda que a Sandra deu em tempos ao Celso Lambert, que vive no Brasil, mas é descendente dos Lambert da Lousã. A Sandra foi excelente na parte da pesquisa da ascendência Francesa. Neste tópico vi que a Sandra também estuda ascendentes Seus de Penela e por isso, tomei a liberdade de lhe enviar o Livro digitalizado sobre a História do Concelho de Penela, para esse endereço de email que aqui deixou, mas possivelmente a Sandra não terá recebido. Por favor diga (caso queira) o endereço de email para onde lhe devo enviar esse Livro. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Penela

#326047 | falucia | 25 mars 2013 00:42 | In reply to: #242595

Olá, boa noite!

Toda minha família por parte de mãe é de Penela, mais especificamente do Espinhal. Minha mãe ainda é viva. Os registros que possuo dos meus antepassados foram feitos na Conservatória do Registro Civil de Penela (nascimentos, casamentos). Não tenho informações além de meus bisavós e gostaria muito de obtê-las. Os pais de meu avô materno eram José Cordeiro e Maria Olinda Nunes. Meu avô chamava-se Armênio do Sacramento Cordeiro (tinha um irmão, o qual não tenho irformações). Era casado com Maria Clotilde, filha de Antônio Albano do Sacramento e Maria Alzira Pereira. Gostaria de obter informações de meus bisavós.

Atenciosamente.

Reply

Direct link:

Penela

#326052 | Lourval | 25 mars 2013 04:14 | In reply to: #326047

Olá.

Os livros de Penela estão praticamente todos online. Já é muito tarde agora mas amanhã vou dar uma olhada para você.

Até lá

Reply

Direct link:

RE: Penela

#326060 | falucia | 25 mars 2013 11:41 | In reply to: #326052

Caro Lourval, estou esperançosa. Estive no Espinhal algumas vezes, inclusive cheguei a conhecer a casa onde minha mãe nasceu. Procurando na internet, vi que a Universidade de Coimbra possui muitos arquivos, mas não consegui fazer a busca. Se precisar de datas de nascimento, endereços ou outros nomes de familiares, posso enviar.

Muito obrigada,

Fátima L.

Reply

Direct link:

Penela

#326091 | Lourval | 25 mars 2013 17:23 | In reply to: #326047

Fátima.

Tem alguma ideia do ano que nasceu Armênio?

Reply

Direct link:

RE: Penela

#326112 | f4b2 | 25 mars 2013 20:53 | In reply to: #326091

Caro Lourval

Deixo-lhe esta nota,cito Anuário de Portugal de 1909:

- JOSÉ CORDEIRO de OLIVEIRA - Thesoureiro da Misericórdia de Penella e proposto da Recebedoria em Penella,1909

- ALBINO MARIA CORDEIRO -Provedor da Misericórdia de Penella,Advogado,Productor de Azeite,Lavrador ou Agricultor em Penella,1909.

Cumprimentos

João Barroca

Reply

Direct link:

RE: Penela

#326118 | falucia | 25 mars 2013 22:21 | In reply to: #326091

Passarei informações mais detalhadas de minha família:

ARMENIO DO SACRAMENTO CORDEIRO, NASCIDO EM 03 DE OUTUBRO DE 1918, NO ESPINHAL, PENELA (NASCEU E RESIDIU. BATIZOU-SE E CASOU-SE NA IGREJA PAROQUIAL DA FREGUESIA DO ESPINHAL)

FILHO DE JOSÉ CORDEIRO E MARIA OLINDA NUNES, ELE, AGRICULTOR, ELA, DOMÉSTICA (NÃO TENHO MAIS INFORMAÇÕES REFERENTES À DATAS DOS MEUS BISAVÓS POR PARTE DE MEU AVÔ ARMÊNIO)


ARMÊNIO CASOU-SE COM MARIA CLOTILDE, NASCIDA EM 07 DE MAIO DE 1921, NO ESPINHAL, PENELA. ERA FILHA DE ANTÔNIO ALBANO DO SACRAMENTO, DISTRIBUIDOR RURAL (NASCIDO NO ESPINHAL) E DE MARIA ALZIRA PEREIRA, JÁ FALECIDA A ALTURA DO CASAMENTO (NASCIDA EM SANTA EUFEMIA DE PENELA)

MARIA CLOTILDE TINHA MAIS TRÊS IRMÃOS: ELMANO PEREIRA ALBANO, ALBERTINA ALBANO PEREIRA E ANTÔNIO ALBANO PEREIRA.

DO CASAMENTO DE ARMÊNIO COM MARIA CLOTILDE NASCEU MARIA ODETE ALBANO CORDEIRO, FILHA ÚNICA (MINHA MÃE), E ATÉ ONDE SEI, A ÚNICA VIVA DESTAS GERAÇÕES, PORÉM ARMÊNIO TEVE UM ÚNICO IRMÃO DE NOME EDGAR, QUE TEVE FILHOS, QUE PROVAVELMENTE AINDA MORAM EM PORTUGAL, MAS NÃO TEMOS A LOCALIZAÇÃO DELES.

TENHO FOTOS E LIVROS DO ESPINHAL ONDE CONSEGUI LOCALIZAR A CASA ONDE VIVERAM, MAS EM RELAÇÃO AOS MEUS FAMILIARES, NÃO TENHO MUITAS INFORMAÇÕES.

AGRADEÇO A ATENÇÃO,

FÁTIMA L.

Reply

Direct link:

RE: Penela

#326119 | MCNN | 25 mars 2013 22:39 | In reply to: #326118

Boa noite Fátima


Por que penso que poderá ser do seu interesse, aqui seguem os links para a ficha de emigração do seu avô

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1942-22427-62402-78?cc=1932363&wc=M9SZ-WPK:93203334


e a da sua avó (que menciona igualmente a sua mãe)

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1951-22427-40323-23?cc=1932363&wc=M9SZ-WLB:n1892179090

Consultando o verso das duas fichas (para o fazer, clique na seta para a direita), constata-se que o seu avô foi primeiro para o Brasil em 1946, e a sua avó foi ter com ele em 1948 levando consigo a sua mãe.


Cumprimentos

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Penela

#326123 | falucia | 25 mars 2013 23:19 | In reply to: #326119

Muito obrigada!

São meus avós maternos! Desconhecia estas fotos destes documentos e minha mãe está emocionada. Meu avô é falecido há mais de 35 anos e minha avó, há 2. Como minha família era toda de Penela (Espinhal), e, desta família só tenho minha mãe, estou tentando resgatar os registros dos genitores de meus avós e até mesmo saber se minha mãe ainda tem primos em Portugal.

Muito grata pela atenção.

Cumprimentos, Fátima Lúcia Cordeiro

Reply

Direct link:

RE: Penela

#326126 | MCNN | 25 mars 2013 23:26 | In reply to: #326123

Boa noite


Entretanto encontrei as fichas de imigração de dois irmãos e de uma irmã da sua avó

Assim, temos:

Elmano Pereira Albano, que emigrou em 1954:

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1942-22427-9610-97?cc=1932363&wc=M9SZ-WDK:639978633

Maria Albertina do Sacramento, que foi para o Brasil junto com o seu irmão Elmano:

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1951-22423-44584-82?cc=1932363&wc=M9SZ-7PP:872768451

António Pereira Albano, que emigrou em 1959:

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1942-22426-45766-86?cc=1932363&wc=M9SZ-W8R:n1599173455

Cumprimentos


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Penela

#326139 | Lourval | 26 mars 2013 06:01 | In reply to: #326112

Caro João Barroca,

Pelo que diz, então a Fátima terá de recorrer primeiro à conservatória para recuar pelo menos uma geração. Aí então terá acesso aos livros paroquiais online.

Cumprimentos
Lourval

Reply

Direct link:

Penela

#326140 | Lourval | 26 mars 2013 06:07 | In reply to: #326047

Fátima,

O mais recente livro de batismos online é, salvo erro, de 1885 (falo de Penela). Então você terá de recuar pelo menos mais uma geração via Conservatória. A não ser que alguém aqui possa ver isso para você. Aparentemente os seus bisavós nasceram perto de 1885 mas precisamos dos nomes dos pais deles para localizar os batismos. Então aguardemos.

Reply

Direct link:

RE: Penela

#326167 | falucia | 26 mars 2013 17:31 | In reply to: #326140

Obrigada. Vamos tentar também por aqui, via Consulado. O problema é que temos poucas informações de datas. Mais uma vez, obrigada.
Fátima L. Cordeiro

Reply

Direct link:

RE: Penela

#326178 | falucia | 26 mars 2013 19:44 | In reply to: #326126

Obrigada!

Atenciosamente,

Fátima L. Cordeiro

Reply

Direct link:

RE: Penela

#330337 | AQF | 04 juin 2013 03:10 | In reply to: #317706

Caro Henrique Dias,

Espero que esteja tudo bem consigo.

Só hoje dei conta deste assunto sobre as "Notícias de Penela" de que também gostaria de dar uma olhadela, pelo que, se não lhe der muito trabalho e puder ser enviado pelo correio electrónico, pedia-lhe uma cópia.

Um abraço,

Ângelo da Fonseca

Reply

Direct link:

RE: Penela

#330396 | henrdias | 05 juin 2013 00:24 | In reply to: #330337

Olá Ângelo da Fonseca, tudo bem.

Ainda não tive oportunidade de ler esta obra que entretanto publicitei na minha página:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=306329479473105&set=a.144686218970766.24262.140541056051949&type=3&theater

O ficheiro está em formato pdf e ocupa 222 MB, não sendo por isso, viável o envio através de correio electrónico.
Na altura chegou-me através do "wetransfere", mas julgo que só fica ali alojado durante algum tempo.

Como sei que se mexe bem nos meandros informáticos, diga-me como poderei proceder para lhe fazer chegar a dita obra.

Um abraço amigo,
H. Dias

Reply

Direct link:

RE: Penela

#330406 | AQF | 05 juin 2013 04:23 | In reply to: #330396

Caro Henrique,

Agradeço a boa vontade, mas com esse tamanho é melhor esquecer a minha curiosidade !

Abraço amigo,

Ângelo

Reply

Direct link:

RE: Penela

#330432 | henrdias | 05 juin 2013 17:52 | In reply to: #330406

Caro Ângelo,

Mas há certamente outras soluções para além do correio electrónico.
Eu trabalho junto à Gare do Oriente, portanto posso colocar numa pen ou num DVD e deixar lá na portaria e o meu amigo passa por lá a levantar. Outra solução poderá ser na "estaca". Ainda lá vai? Eu tenho de lá voltar, mas na próxima semana vou estar fora, mas diga qualquer coisa, e depois combinamos.
Abraço amigo,
H. Dias

Reply

Direct link:

RE: Penela

#332604 | Norma | 18 juil. 2013 00:50 | In reply to: #242595

Meus parentes são Maria Clotilde Albano, Albertina Pereira, Elmano Pereira Albano e Antônio Pereira Albano nascidos em Penela e vieram para o Brasil, atualmente, todos são falecidos. Norma.

Reply

Direct link:

Penela, Rabaçal, Podentes

#384456 | jliberato | 14 sept. 2017 12:16 | In reply to: #242595

Caros confrades,
Venho chamar a atenção para o tópico que lancei "Árvore de costados de Bernardo Fernandes Casanova, da Póvoa de Varzim" em
http://geneall.net/pt/forum/172129/arvore-de-costados-de-bernardo-fernandes-casanova-da-povoa-de-varzim/#a384302
Contém elementos de São Miguel de Penela e Podentes. Também de Rabaçal
Cumprimentos
JLiberato
Lisboa

Reply

Direct link:

Penela

#432263 | Gregório_Menor | 25 mars 2021 21:02 | In reply to: #326047

Muito boa noite. Já vem com alguns anos de atraso, mas tenho informações sobre seus antepassados. O José Cordeiro era irmão da minha bisavó. Posso partilhar mais informações sobre antepassados se desejar.

Reply

Direct link:

Penela

#432274 | PAIVAMANSO | 26 mars 2021 09:27 | In reply to: #330337

Caro Senhor Ângelo da Fonseca
Só agora há poucos minutos do dia 26-03-2021 ao vir revisitar o Fórum do Geneall para matar saudades, vi que o Amigo Sr. Dr. Ângelo Fonseca, solicitou há muitos anos uma cópia digital do Livro NOTÍCIAS DE PENELA. que eu há cerca de 8 anos fotocopiei e enviei para vários Confrades para os ajudar a obterem dados, nomes, datas, e notícias antigas daquele Concelho. Acredito que passados tantos anos o Senhor já tenha de algum modo lido a referida Obra, mas se acaso assim não foi e se ainda estiver interessado, terei todo o gosto em falar ao Dr. Francisco para lhe enviar a mesma por via WEBTRANSFER coisa que eu nunca soube fazer e por isso lhe pedi para Ele enviar sempre que necessitei. Acontece que o Dr. Francisco em causa também tem uma boa base de dados daquela região, que por simpatia oferece a quem lhe solicita. Peço desculpa por esta mensagem tão atrasada no tempo, mas por falta de saúde já há vários anos deixei de interagir neste Fórum do Geneall. Fico a aguardar a resposta do Senhor. Respeitosamente. Jorge Santos

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 03 mai 2024, 17:54

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen