Soalhães

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Regiões

Soalhães

#243754 | 2570 | 08 nov. 2009 21:55

Caros Confrades
Tenho ascendentes na freguesia de Soalhães (S. Martinho de), são meus 7ºs avós, e se bem que não possuo ainda datas concretas, presumo que tenham nascido por volta de 1740.
De nome: Manoel Nogueira e Maria Pereira.
Migraram para o concelho de Baião, Freguesia de Campelo, onde postariormente tiveram descendência, que se cruzaram familiarmente com nomes de familia tais como: Moreira; Soares; Machado (estes últimos oriundos da freguesia de Oliveira do Douro).
Posteriomente, e já na cidade do Porto, o meu Bisavô casou-se com uma senhora, também ela com ascendência (por parte paterna), em Baião, na freguesia de Santa Marinha do Zêzere e Gestaçô.
Agradeço aos confrades que tenham ancestrais em comum, ou informações que me possam servir de complemento, o favor de me contactarem aqui no fórum.
Desde já agradecido
Martins

Reply

Direct link:

RE: Soalhães

#244012 | macp | 12 nov. 2009 13:42 | In reply to: #243754

Caro Martins
Não tem dados mais concretos nos indivíduos de Gestaçô e Santa Marinha do Zêzere? Eu "movo-me" por essas pesquisas de Santa Marinha do Zêzere e Gestaçô.
Já viu também as publicações de Manuel Abranches Soveral sobre Santa Marinha do Zêzere ( estão on-line)?
Outra pista: já estão on-line os assentos de baptismo, casamento e óbitos do Arquivo Distrital do Porto, relativos a essas freguesias de Baião.
Cumprimentos
Maria A. Pinto

Reply

Direct link:

RE: Soalhães

#244030 | JAVSO | 12 nov. 2009 21:33 | In reply to: #243754

Caro Martins

Há várias pessoas em Soalhães, no Séc. XVIII, com os apelidos Nogueira e Pereira. Seria importante que conseguisse referir o respectivo lugar (morada ou naturalidade).

Com esses apelidos e nomes próprios muito comuns nessa freguesia, encontramos gente em Marecos, S. Salvador, Poço, Oliveira, Eiró, Telhe, Vinheiros, etc..

Se conseguir essa informação, será mais fácil a busca. Lembro-lhe que Soalhães é uma frguesia muito grande e populosa, que já foi concelho.

Melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Reply

Direct link:

RE: Soalhães

#244033 | 2570 | 12 nov. 2009 21:59 | In reply to: #244012

Cara maria Pinto
Tenho muito gosto em trocar informações consigo de novo.
Recordarse-á por certo, de hà uns meses atrás termos estado em contacto, e inclusive termos contactado em comum, com um senhor do Brasil, de nome Plinio, que infelizmente já não se encontra entre nós.
Lembro-me perfeitamente que as suas pesquisas se situavam muito no concelho de Baião.
Hoje, pelo adiantar da hora já não me atrevo a prolongar mais, mas se não fôr maçada, amanhã envio-lhe os dados que possuo, numa tentativa de cruzar-mos informação.
Cumprimentos
Martins
P.S. Tenho pesquisado ONLINE, mas existe um espaço de tempo precioso, que não se encontra digitalizado, referente a Gestaçô.

Reply

Direct link:

RE: Soalhães

#244035 | 2570 | 12 nov. 2009 22:08 | In reply to: #244030

Caro José Oliveira
Até ao momento, as informações que possuo relativamente a soalhães, são somente as que coloquei no fórum.
São informações retiradas ONLINE, e siceramente ainda não consegui perceber o lugar da freguesiase Soalhães, de onde são provenientes os meus ancestrais.
De qualquer forma, e se não se importar de deixar em aberto este canal de troca de informações, mal eu consiga algo mais volto a contactá-lo.
Já agoram e talhe de foice, permita que lhe pergunte:
"SOARES" de onde?
Tenho o nome "Soares", como ancestral, até ao momento com proveniência de Campelo-Baião, mas com fortes probabilidades de ser proveniente de: Bitarães-Lousada.
Cumprimentos
Martins

Reply

Direct link:

RE: Soalhães

#244045 | Marco | 12 nov. 2009 23:46 | In reply to: #244030

Meu caro,

Não pude ir aquele sitio na 2ª nem na 3ª, vou ver se consigo para a semana.
Estou a preparar um texto com Soares da Quintã de Baixo, também tem lá ascendentes?

Um abraço do

José António Reis

Reply

Direct link:

RE: Soalhães

#244047 | Dsousa | 12 nov. 2009 23:54 | In reply to: #243754

Caro Martins,

Tenho, entre os meus ascendentes, um casal Manuel Pereira - Helena Soares, de Soalhães. Devem ter nascido por volta de 1730 e viveram no lugar do Casal, dessa freguesia.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Reply

Direct link:

RE: Soalhães

#244049 | JAVSO | 13 nov. 2009 03:38 | In reply to: #244045

Caro José António Reis

O meu apelido "Soares" é originário de Quintã, na mais recuada geração que conheço, que aí viveu em meados do séc. XVII - casal António Fernandes/Ana Soares da Mota, "moradores em Quintã".

Aquele António Fernandes nasceu em Quintã, Soalhães, em 12-1-1611. Ela faleceu em 5-1-1673.

Não sei onde é que ela nasceu, mas consta como sendo de Quintã, nos assentos de baptismo de vários filhos, sendo eu descendente do João, bp. a 25-8-1648, e do Domingos, bp. a 21-9-1655.

Penso que nos assentos é só referido Quintã, não Quintã de Baixo.

Logo que me seja possível, enviar-lhe-ei todos os elementos que já recolhi.

Um abraço,

José Alfredo Soares de Oliveira

Reply

Direct link:

RE: Soalhães

#244050 | JAVSO | 13 nov. 2009 03:43 | In reply to: #244035

Caro Martins

A origem do meu apelido Soares, na mais recuada geração que conheço, é do lugar de Quintã, em Soalhães. Sou descendente do casal António Fernandes/Ana Soares da Mota, que aí viveu no séc. XVII.

Também há Soares, em Ancede, oriundos de Soalhães.

Melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Reply

Direct link:

RE: Soalhães

#244067 | macp | 13 nov. 2009 12:40 | In reply to: #244033

Caro Martins
Estou lembrada , sim senhor. A notícia que me dá sobre o sr. Plínio deixouu-me estupefacta, não fazia a mínima ideia. Lamento imenso a desaparição das pessoas que connosco se cruzam nestes caminhos virtuais e que, em dado momento, foram de grande ajuda ou tiveram palavras de incentivo.
Faça o favor de me enviar os dados. Terei todo o gosto em vê-los e, se for caso disso, partilhar as informações que tiver.
Sobre os assentos que não estão ainda digitalizados, já se informou: existem. Ou não existem e por isso não estão digitalizados? É que , às vezes, por motivos vários, não existem simplesmente.
Fico a aguardar então.
Cumprimentos
Maria A. Pinto

Reply

Direct link:

RE: Soalhães

#244069 | macp | 13 nov. 2009 12:45 | In reply to: #244035

Martins
Também tenho alguns antepassados de apelido Soares, mas estes situam-se ou em Passos ou em S. Pedro, Santa Marinha do Zêzere e apenas um em Santa Cruz do Douro ( lugar de Eiras ou Quintela).
Cumprimentos.
Maria A. Pinto

Reply

Direct link:

RE: Soalhães

#244094 | 2570 | 13 nov. 2009 18:46 | In reply to: #244067

Cara Maria Pinto
Pois é vida tem partes menos boas, e o que aconteceu ao nosso confrade foi deveras brutal, pois foi vítima de assasinato. Foi uma grande perda, pois fiquei com a ideia que ele era uma excelente pessoa, existindo imclusive a hipotese de eu ele sermos parentes.
Mas a vida continua, e após este desabafo, envio-lhe os dados que possuo relativamente aos meus ascendentes de Santa Marinha do Zêzere e de Gestaçô.
Os dados que possuo são poucos, pois o meu tempo não me permite pesquisas mais aprofundadas.
Se não se importar posteriormente envio-lhe os dados relativos à Freguesia de Campelo.
Santa Marinha do Zêzere: ALBANO PEREIRA PINTO (n.28/12/1869) filho de:ANTÓNIO PEREIRA (2/11/1840) e de ANNA RIBEIRO.
O António Pereira é filho de : ANTÓNIO PEREIRA(nome igual) e com pais incógnitos e de: MARGARIDA RITA filha de lUÍS DA COSTA e JOANNA DE ALMEIDA, estes últimos são os avós maternos e são naturais de Gestaçô.
A ANNA RIBEIRO, Mãe do ALBANO é filha de:FRANCISCO RIBEIRO e RITA MARIA

Da freguesia de Gestaçõ, é também uma trisavô paterna de nome:MARIA JOSÉ MOREIRA, (terá nascido por volta de 1770), filha de ANTÓNIO JOSÉ DE CARVALHO e CARLOTA DE JESUS.
Muito Obrigado
Cumprimentos
Martins

Reply

Direct link:

RE: Soalhães

#244096 | 2570 | 13 nov. 2009 18:50 | In reply to: #244050

Caro José Oliveira
Relativamente aos Soares, os dados que possuo foi o que indiquei anteriormente, mas caso me surjam mais alguns contactálo-ei. Neste momento, e apesar de possuir poucas datas, ainda só cheguei ao sec. XVIII
Cimprimentos
Martins

Reply

Direct link:

RE: Soalhães

#244098 | 2570 | 13 nov. 2009 18:53 | In reply to: #244069

Cara Maria Pinto
Relativamente aos Soares, as informações mais recuadas que possuo, colocam o nome em Bitarães-Lousada.
Poderá ser antepassado comum????
Existe lógicamente a hipotese de após o ""Nome"" ""Chegar"" a Baião se ter espalhado por várias freguesias.
Ser um caso interessante de averiguar.
Cumprimentos
Martins

Reply

Direct link:

RE: Soalhães

#244099 | 2570 | 13 nov. 2009 19:03 | In reply to: #244047

Caro D.Sousa
Relativamente aos Soares, peço-lhe o favor de ler a mensagem que coloquei neste fórum em resposta à Confrade Maria Pinto.
Só muito recentemente me ""Surgiu"" Soalhães, como terra de origem de alguns dos meus ancestrais.
São uns meus 7ºs avós, que teram nascido por volta de 1750 (é um cálculo muito superficial), e de nome:MANOEL NOGUEIRA cassado com MARIA PEREIRA
Cumprimentos
Martins

Reply

Direct link:

RE: Soalhães

#244100 | macp | 13 nov. 2009 19:05 | In reply to: #244094

Caro Martins
Estou pasmada. Que drama terrível! Nem sei que diga...

Soou-me por aqui uma campainha ou uma lampadazinha maravilhosa, mas foi sol depouca dura . Ou quem sabe? Foi o apelido de Albano. Pereira Pinto é o apelido de meu pai, dos irmãos (era o de meu avô paterno), bem como dos seus tios e primos, mas eram todos dos lugares da Presa, Belga ou Cadeade, na freguesia de Santa Marinha do Zêzere. O assento só diz a freguesia não indica nenhum lugar? Diga-me qual o assento para eu ver na net. Meu avô chamava-se José Pereira Pinto, nasceu em Cadeade, em 1897, filho de António Pereira Pinto ( este , por sua vez, filho de José Pinto Pereira e Ana Joaquina) e Ana de Jesus ( Exposta na Roda de Resende, embora se conheça o nome do pai - este nunca a reconheceu como filha - e da mãe, que consta no óbito, cujo assento tenho em meu poder).

Será que há aqui algum elo de ligação? Será? mas eu tenho os nomes todos dos irmãos de meu avô e não consta nenhum Albano. Temos que verificar isso melhor.

Bom fim de semana.
Maria Pinto

Reply

Direct link:

RE: Soalhães

#244102 | macp | 13 nov. 2009 19:07 | In reply to: #244098

Caro Martins
A que data se refere, que os "meus" Soares andam já por lá no século XVII.
Cumprimentos
Maria Pinto

Reply

Direct link:

RE: Soalhães

#244103 | 2570 | 13 nov. 2009 19:16 | In reply to: #244102

Cara Maria Pinto
Os Soares na minha familia vêem até ao sec. XX, a data mais antiga que possuo, é a do nascimento de meu trisavô (03/08/1859-em Campelo).
Mas como possuo o nome do pai, do avó e do trisavô dele, esta último somente com José Moreira....fazendo um cálculo julgo que este ultimo terá nascido por volta de 1780, em Bitarães
Cumprimentos
Martins

Reply

Direct link:

RE: Soalhães

#244105 | 2570 | 13 nov. 2009 19:38 | In reply to: #244100

Cara Maria Pinto
Na cópia de certidão de nascimento do Albano (Nº 1 de 1870), que possuo diz que ele é natural do lugar de Passos, assim como os pais e avós paternos.
Os avóa Maternos são naturais de AMORSINA??? (não percebo bem)
Cumprimentos
Martins

Reply

Direct link:

RE: Soalhães

#244127 | macp | 14 nov. 2009 11:34 | In reply to: #244103

caro Martins
Pois parece então que os Soares da minha família não têm nada a ver com os seus. Veremos. O outro assunto do Pereira Pinto. Vou consultar e depois digo-lhe alguma coisa.
Maria A. Pinto

Reply

Direct link:

RE: Soalhães

#244132 | macp | 14 nov. 2009 14:17 | In reply to: #244105

Caro Martins
Em Santa Marinha do Zêzere, os assentos de baptismo dessa data não estão on-line e os de Campelo também não. Só se fizer o favor de digitalizar o documneto e mo enviar pintoalexandrinaarrobasapopontopt
Bom fim de semana.
Cumprimentos.
maria A. Pinto

Reply

Direct link:

RE: Soalhães

#244148 | 2570 | 14 nov. 2009 18:22 | In reply to: #244132

Cara Maria Pinto
Acabei de lhe enviar a digitalização do documento para o seu mail.
Cumprimentos
Martins

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 24 juin 2024, 23:32

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen