Ascendentes de Alcains

This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Ascendentes de Alcains

#243914 | MFMG | 11 nov. 2009 01:28

Toda a familia da minha mãe é de Alcains.

Minha mãe é Maria Belmira Mendes casada com Manuel Gonçalves de Lisboa;

Os meus avós maternos são Maria da Luz Oliveira, mais conhecida como Maria da Luz Rita (*13.05.1912) e José Mendes(*05.09.1913);

Do lado da minha avó Maria da Luz, os seus pais eram:
José Martins d'Oliveira (*08.01.1884) casado com Maria do Espírito Santo (*24.05.1884) (meus bisavós).

Os pais de José Martins d'Oliveira eram:
Simão Martins Mingacho casado em 2ªs núpcias com Maria da Anunciação Rita (meus trisavós).

Os pais de Simão Martins Mingacho eram:
José Martins Mingacho casado com Helena Nunes (meus tetravós)

Os pais de Maria da Anunciação Rita eram:
José Martins d'Oliveira casado com Rita da Conceição (meus tetravós)

Os pais de Maria do Espírito Santo (casada com José Martins d'Oliveira) eram:
António Roxo Marreco casado com Teresa de Jesus Godinho (meus trisavós).

Os pais de António Roxo Marreco eram:
Jacinto Roxo Marreco casado com Maria Jacinta Leandro (meus tetravós).

Os pais de Teresa de Jesus Gidinho eram:
José Godinho casado com Antónia Jacinto Bicho (meus tetravós)

.........................................................................................................................................................................
Do lado do meu avô materno José Mendes, que poderá ser também José dos Reis Mendes, os seus pais eram:
Pai incógnito e mãe Maria do Rosário (Gomes ?) (* em 1886/87) (minha bisavó).

Os pais de Maria do Rosário (Gomes?) eram:
José Mendes casado com Maria da Cruz Victória (meus trisavós).


Sobre todas estas pessoas gostaria de saber se alguém sabe mais alguma coisa, pois estou sem datas para continuar as minhas investigações.

Os irmãos da minha avó Maria da Luz Mendes também eram, e aínda é um deles pois está vivo, de Alcains.

Sei que se referiam a alguns como sendo da "familia dos Borregos", sem que até hoje alguém me tenha explicado o porquê (devem ser alcunhas de terra pequena).

A quem souber algo, o meu muito obrigado.
Miguel Gonçalves

Reply

Direct link:

RE: Ascendentes de Alcains

#243919 | CCS1953 | 11 nov. 2009 02:32 | In reply to: #243914

Caro Miguel Gonçalves,

Também tenho meus antepassados paternos na Beira Baixa (Alcains... e por aí fora).
Tenho antepassados com apelidos por vós mencionados. Veja, ou melhor vár clicando na seguinte página: http://www.geneall.net/P/per_page.phd?id=1234921.

Veja o que encontra.

Cumprimentos,

Celeste Correia Saraiva

Reply

Direct link:

RE: Ascendentes de Alcains

#243927 | henrdias | 11 nov. 2009 10:01 | In reply to: #243919

Cara Celeste Correia Saraiva,

desculpe a intromissão mas parece-me que o link correcto será:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=1234921

É sempre preferível fazer copy/paste das ligações, em vez de digitar letra a letra, pois assim não há hipótese de engano.

Cumprimentos,

H. Dias

Reply

Direct link:

RE: Ascendentes de Alcains

#243940 | CCS1953 | 11 nov. 2009 11:58 | In reply to: #243927

Caro(a) H. Dias,

Obrigada pela sua "intromissão", mas realmente eu quiz fazer copy/paste e o sistema não me estava a permitir.

Um bom dia e reitero os meus agradecimentos,

Celeste Correia Saraiva

Reply

Direct link:

RE: Ascendentes de Alcains

#243941 | marco pereira | 11 nov. 2009 12:37 | In reply to: #243914

Olá.
Apesar de ser de Alcains não tenho qualquer ascendente natural de lá. Desses nomes mais actuais não tenho associação a pessoas de lá, mas tendo deixado a dica, da "família dos borregos" posso garantir-lhe que ainda hoje existem descendentes de " borregos" sem serem "Borregos".
Sendo um ramo ainda presente não deve ser difícil conseguir mais dados.
Continuação de boas pesquisas.
Ab Marco Pereira

Reply

Direct link:

RE: Ascendentes de Alcains

#243978 | CCS1953 | 11 nov. 2009 20:29 | In reply to: #243941

Olá Marco Pereira,

Há "montes de tempo" que não o "ouvia"!

Tudo bem?

Escreva-me para o meu e-mail. Neste momento estou sem messenger.

Um beijo,

Celeste (Borrega ): )

Reply

Direct link:

Ascendentes de Alcains

#243995 | Lourval | 12 nov. 2009 00:32 | In reply to: #243914

Caro Miguel Gonçalves,


É preciso confirmação mas acredito que Jacinto Roxo Marreco seja filho de António Joaquim Roxo e de Catarina Maria Marreca os quais se casaram em Alcains em 24-12-1816. Se assim for, segue a ascendência de Jacinto Roxo Marreco:

1- Jacinto Roxo Marreco

2- António Joaquim Roxo
3- Catarina Maria Marreca

4- Carlos José Roxo (casou-se em Alcains em 01-03-1778)
5- Joana Maria
6- Manuel Pedroso
7- Apolónia da Silva Marreca

8- Domingos Gonçalves Roxo (nasceu em Alcains em 04-10-1710)
9- Maria Vaz Relvas
10- Bernardino Fernandes Preto (nasceu em Alcains em 20-05-1717)
11- Maria Bernarda (nasceu em Alcains em 15-03-1721)

16- António Simão
17- Maria Gonçalves Roxo
18- Manuel Gonçalves Ascensão
19- Ana Vaz Relvas
20- Leandro Fernandes Preto (nasceu em Alcains em 20-03-1692)
21- Ana Antunes
22- Bernardo João (casou-se em Alcains em 19-01-1718)
23- Maria Leitão

32- António Simão
34- Domingos Gonçalves Matias
35- Maria Fernandes
36- Manuel Esteves
37- Isabel Gonçalves
38- Manuel Gonçalves Formiga
39- Francisca Vaz Relvas
40- Pedro Fernandes Formiga
41- Isabel Martins Preto
42- João Rodrigues Leonardo
43- Ana Antunes
44- José João
45- Joana Barreiro
46- António Simões
47- Catarina de Almeida Leitão

76- Domingos Gonçalves
77- Catarina Fernandes
78- Francisco Antunes
79- Ana Antunes

152- João Gonçalves
153- Inês Anes
154- Julião Álvares (nasceu em Alcains em 15-08-1607)
155- Francisca Vaz
156- Manuel Antunes
157- Maria Martins
158- João Vaz Relvas
159- Isabel Antunes

308- Pedro Álvares
309- Catarina Duarte
310- Pedro Rodrigues
316- João Vaz
317- Maria Vaz
318- António Antunes (casou-se em Alcains em 15-08-1603)
319- Simoa Gonçalves

636- António Antunes
637- Graça Antunes
638- Pedro Gonçalves
639- Catarina Gonçalves

1272- António Antunes


Caro Miguel. Eu não sei se você conhece este sistema de informação dos ascendentes. Por exemplo: António Antunes tem o número 318. Dobre este número (636) e tem o pai de António Antunes. Some uma unidade a este número (637) e tem o nome da mãe de António Antunes.

Lourval

Reply

Direct link:

Ascendentes de Alcains

#243996 | Lourval | 12 nov. 2009 00:41 | In reply to: #243914

Miguel,

Há um entroncamento entre os Mingachos e os Borregos que tenho aqui anotado.

Manuel Nunes Borrego casou-se com Catarina Nunes Mingacho em Alcains em 16-02-1719. Ele filho de Domingos Vaz e Domingas Luís. Ela filha de Francisco Fernandes Mingacho e Maria Nunes.

O seu ramo poderá vir deste casal.

Lourval

Reply

Direct link:

RE: Ascendentes de Alcains

#243999 | MFMG | 12 nov. 2009 02:05 | In reply to: #243995

Caro Lourval
Estou espantado por haver tantos estudos sobre os "marrecos" de Alcains.
Fico-lhe muito grato pelas informações dadas.

Só preciso de confirmar se o "seu" Jacinto Roxo Marreco é o "meu" Jacinto Roxo Marreco, pois só tenho datas confirmadas da neta dele, Maria do Espírito Santo, nascida em Alcains a 29.5.1884, necessitando de mais estudos.

No entanto será que tem o nome da mulher de Jacinto Roxo Marreco?
Se for Maria Jacinta Leandro, então devemos estar perante a mesma pessoa, pois ele foi casado com essa senhora.

De qualquer modo agardeço a sua atenção.
Um grabde bem haja

Atenciosamente
Miguel Gonçalves

Reply

Direct link:

RE: Ascendentes de Alcains

#244000 | MFMG | 12 nov. 2009 02:09 | In reply to: #243996

Caro Lourval devia era publicar as suas pesquisas sobre as familias de Alcains :)
Tem uma grande quantidade de informação.
Mais uma vez agradeço a ajuda prestada.
Vou anotar esta informação pois necessita de verificação e confirmação.
Atenciosamente
Miguel Gonçalves

Reply

Direct link:

Ascendentes de Alcains

#244015 | Lourval | 12 nov. 2009 15:04 | In reply to: #243999

Caro Miguel Gonçalves,

Por algum motivo que já não me lembro mais, não anotei o nome da esposa de Jacinto Roxo Marreco. Tenho anotado as datas de nascimento de dois irmãos dele: João Roxo Marreco nascido em 22-11-1829 e Brízida nascida em 24-11-1839.

Posto que você me diz que uma neta de Jacinto Roxo Marreco nasceu em 1884 e um avô normalmente é cerca de 50 anos mais novo que seus netos.....Jacinto Roxo Marreco deve ter nascido cerca de 1834. Tudo aponta para que Jacinto, seu ascendente, seja este que tenho anotado como irmão de João e Brízida.

A família Roxo Marreco foi uma família de construtores civis de Alcains conforme diz José Sanches Roque em seu livro "Alcains e a sua História".

Lourval

Reply

Direct link:

RE: Ascendentes de Alcains

#244019 | aeiou2 | 12 nov. 2009 17:10 | In reply to: #243919

Olá Celeste,

Recebi uma mensagem sua mas perdi-a e não tenho o seu e-mail.
Bjs
Maria

Reply

Direct link:

RE: Ascendentes de Alcains

#244039 | agp | 12 nov. 2009 22:54 | In reply to: #243914

Caro Miguel Gonçalves,

Há um casal em Alcains, de que tenho notas de alguns filhos nascidos entre 1817 1834, de nomes José Martins Mingacho e Helena Antunes (ou Pereira), esta dos Cebolais de Cima, que deve corresponder aos seus antepassados José Martins Mingacho e Helena Nunes, pais de Simão Martins Mingacho. Se assim é, este seu trisavô Simão é neto paterno de Manuel Martins Mingacho, da Póvoa de Rio de Moinhos, e de Maria Gonçalves Mingacho, de Alcains, e materno de Joaquim Francisco e de Maria Antunes, estes dos Cebolais de Cima que pertencia então à freguesia de Santa Maria do Castelo, de Castelo Branco.

Por outro lado, Maria da Anunciação Rita, filha de José Martins de Oliveira e de Rita da Conceição, é neta paterna de Matias de Oliveira e de Águeda Simoa, e materna de Marcelino Rodrigues e de Antónia da Conceição, todos de Alcains.
Temos, eu e principalmente o Lourval, mais alguns dados sobre os seus ascendentes. Por exemplo, aquele Marcelino Rodrigues é trineto de Hilário Fernandes e de Ana Rodrigues, meus antepassados:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=316621

Também descendo de Bernardino Fernandes Preto e de Maria Bernarda referidos pelo Lourval na árvore de costados que aqui apresentou. Este Bernardino está em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=326711

Cumprimentos,
António G. Pereira

Reply

Direct link:

RE: Ascendentes de Alcains

#244048 | MFMG | 13 nov. 2009 02:42 | In reply to: #244039

Boa noite
caro António G. Pereira

Em 1º lugar devo referir um lapso por mim indicado, que a mulher de José Martins Mingacho se chama Helena Antunes e não Helena Nunes como escrevi. Tenho esta informação na cópia do assento de baptismo de um neto deles chamado José Martins d'Oliveira (*8.1.1884) e meu bisavô materno, filho de Simão Martins Mingacho e de Maria da Anunciação Rita d'Oliveira.

Sobre a naturalidade de Helena Antunes também está conforme a sua informação, pois na referida cópia do assento de baptismo desse neto (o referido José Martins d'Oliveira) vem bem perceptivel que ela é natural dos Cebolais de Cima.

Posto isto tenho a agradecer-lhe a amabilidade da partilha destas informações.

Sobre os filhos de José Martins Mingacho e de Helena Antunes sei que:

- Há confirmado um Simão Martins Mingacho (meu trisavô) e que foi casado em 2ªs núpcias com Maria de Anunciação Rita d'Oliveira (1ªs núpcias dela) e que tiveram um filho confirmado chamado José Martins Mingacho (meu bisavô).

- Na referida cópia do assento de baptismo desse José Martins Mingacho vem referido que foram padrinhos José Martins Mingacho e Maria do Espírito Santo, casados.

- Será este José Martins Mingacho cc Maria do Espírito Santo, irmão do Simão?

Tem alguma informação sobre os irmãos do Simão?

Mais uma vez agradeço-lhe a amabilidade da partilha destas informaçõse, pois iniciei este estudo geneológico no verão passado e morando eu nos Açores, estou bastante longe para fazer "in loco" as pesquisas que gostaria de fazer.

Atenciosamente
Miguel Gonçalves

Reply

Direct link:

RE: Ascendentes de Alcains

#244061 | agp | 13 nov. 2009 11:14 | In reply to: #244048

Caro Miguel Gonçalves,

Os outros filhos de José Martins Mingacho e de Helena Antunes (ou Pereira) de que sei apenas a data de nascimento são:

- João, nascido a 22 de Novembro de 1817;
- José, nascido a 14 de Julho de 1819;
- Manuel, nascido a 3 de Dezembro de 1821;
- Ana, nascida a 9 de Dezembro de 1823;
- Maria, nascida a 17 de Dezembro de 1825;
- José, nascido a 1 de Janeiro 1834.

Não sei a data de nascimento do Simão. Também não sei se o José nascido em 1819 é o José Martins Mingacho casado com a Maria do Espírito Santo.

Dê uma vista de olhos na minha página:

http://genealogia.netopia.pt/0185/

onde pode ver, entre outros, o Bernardino Fernandes Preto de que descendemos. É de admitir que a sua antepassada Maria Jacinta Leandro seja também descendente do pai de Bernardino de nome Leandro Fernandes Preto, hipótese a confirmar.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Reply

Direct link:

Ascendentes de Alcains

#244075 | Lourval | 13 nov. 2009 14:45 | In reply to: #244048

Caro Miguel Gonçalves,

Sobre os Mingachos:

Em decorrência do que postou António da Graça Pereira, José Martins Mingacho casado com Helena Antunes só pode ser aquele nascido em 16-08-1795, filho de Manuel Martins e Maria Gonçalves Mingacho. Neto paterno de João Martins e Vicência Gonçalves. Neto materno de Manuel Martins Bogalheiro e Maria Rodrigues. Tenho muitos antepassados anotados de José Martins Mingacho pois descendo de João Martins e Vicência Gonçalves casados na Póvoa de Rio de Moinhos em 22-05-1744. João Martins nasceu na Lardosa em 20-01-1707 e faleceu na Póvoa de Rio de Moinhos em 25-03-1762.

Lourval

Reply

Direct link:

Ascendentes de Alcains

#244076 | Lourval | 13 nov. 2009 14:47 | In reply to: #244048

Miguel,

A página do casal João Martins e Vicência Gonçalves: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=592715


Abraços
Lourval

Reply

Direct link:

Ramalho Eanes

#244085 | Lourval | 13 nov. 2009 16:45 | In reply to: #244039

Caro Primo António Pereira,

Sabemos que Ramalho Eanes é natural de Alcains. No entanto não há nada publicado aqui no Geneall para além dos pais dele. Será que a família dele é antiga em Alcains? Sendo ele Ramalho poderá descender, como nós, de Jorge Rodrigues Ramalho e Catarina Lopes.

Abraços
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Ascendentes de Alcains

#244086 | MFMG | 13 nov. 2009 16:58 | In reply to: #244076

Caro Lourval
depois da sua mensagem e da de António.G.Pereira fiquei confuso.

Li que na página de João Martins cc Vicência Gonçalves, está referênciado apenas uma filha Vitória Maria.

Pelo que me disseram, João Martins cc Vicência Gonçalves, eram pais de Manuel Martins, nascido na Póvoa rio de moinhos cc Maria Gonçalves Mingacho e que por sua vez tiveram um filho José Martins Mingacho nascido em 16.08.1795, que seria o meu tetravô.

Como conseguiram fazer essa ligação? (sou um iniciado nestas questões)

Reply

Direct link:

Ascendentes de Alcains

#244097 | Lourval | 13 nov. 2009 18:53 | In reply to: #244086

Oi Miguel,

É que nem tudo que temos já está publicado no Geneall. Vitória Maria é a filha pela qual descendo de João Martins e Vicência Gonçalves. João Martins e Vicência Gonçalves tiveram:

José, nascido em 10-06-1751
João, nascido em 29-03-1754
Vitória, nascida em 23-10-1756
Domingas, nascida em 30-12-1759

e Manuel Martins de quem não anotei seu batismo mas somente seu casamento em 16-05-1776 com Maria Gonçalves Mingacho.

Há ainda outros filhos que não anotei pois João Martins e Vicência Gonçalves se casaram em 22-05-1744.

O casamento de João Martins e Vicência Gonçalves aponta os nomes dos pais. Daí a ligação.

Por outro lado, os filhos de José Martins Mingacho e de Helena Antunes citados pelo António da Graça Pereira, declaram nomes dos avós. Daí a ligação.

Portanto não tenha dúvidas de que você descende de João Martins e de Vicência Gonçalves através do filho Manuel Martins. Eu descendo deles através da filha Vitória Maria.

Muita informação já está publicada no Geneall mas há muito mais em nossos arquivos particulares que vamos pouco a pouco lançando.

Falando em arquivo particular, tenho tudo em um arquivo de extensão ´paf´ baixado do sítio do Family Search (Igreja dos Mórmons) e é gratuíto. Se você o baixar, posso lhe passar tudo o que tenho sobre os seus ascendentes, inclusive irmãos, tios, etc.

Lourval

Reply

Direct link:

RE: Ascendentes de Alcains

#244104 | MFMG | 13 nov. 2009 19:19 | In reply to: #244097

Caro lourval
Agradeço-lhe a sua enorme disponibilidade e paciência, tidas comigo. Agora percebi as ligações.

Estou espantado com tanta informação sobre os assuntos que investigo, pois só comecei a fazer isto em Agosto passado, e já consegui chegar tão longe.

O mais engraçado é que foi o Lourval que me indicou um livro sobre Alcains (Alcains e a sua história) de José Sanches Roque, e descubro que também tenho ligações a ele.

Já encomendei o livro num alfarrabista do Porto e estou com curiosidade.

Apenas mais uma pergunta por agora, disse-me que tinha estado na posse dos microfilmes da Alcaisn, há pouco tempo. Como é que conseguiu? Esteve em Castelo Branco? ou o Arquivo faz cópias dos microfilmes?

Mais uma vez lhe agradeço a disponibilidade e simpatia s tidas comigo.
Um grande bem haja para si e para a família toda.
Atenciosamente
Miguel Gonçalves

Reply

Direct link:

RE: Ramalho Eanes

#244109 | agp | 13 nov. 2009 20:44 | In reply to: #244085

Caro primo Lourval,

Na minha próxima ida a Castelo Branco (quando não sei) vou tentar descobrir quem são os avós do general Ramalho Eanes.

Quanto aos Marrecos, descobri hoje que o Jacinto Roxo Marreco casado com Maria Jacinta é de facto filho de António Joaquim Roxo e de Catarina Maria Marreca. A Maria Jacinta (do Vale) é filha de Manuel Joaquim Leandro e de Jacinta Maria do Vale. São todos de Alcains. Jacinto Roxo Marreco e Maria Jacinta do Vale foram também pais de Jacinta nascida a 25.11.1849 e de Maria nascida a 21.12.1851.

Outro filho de António Joaquim Roxo e de Catarina Maria Marreca foi Joaquim Roxo Marreco casada com Inês da Conceição, pais de Maria nascida a 21.9.1849. Inês da Conceição é filha de Carlos Simão e de Maria da Conceição.

Tenho mais novidades, que interessam particularmente ao Miguel Gonçalves, e que vou aqui deixar ainda hoje.

Abraço,
António G. Pereira

Reply

Direct link:

RE: Ascendentes de Alcains

#244115 | agp | 13 nov. 2009 23:01 | In reply to: #244048

Caro Miguel Gonçalves,

Após alguma pesquisa, tenho a adiantar:

- Simão Martins Mingacho nasceu a 11.12.1827, em Alcains. Localizei dois irmãos de Simão, com filhos. Um é João Martins Mingacho Antunes casado com Antónia da Conceição, pais de Francisco nascido a 21.1.1849. O outro é Manuel Martins Mingacho casado com Maria dos Reis, pais de Ana nascida a 21.1.1850.

- Do seu ramo dos Marreco, deixei notas noutra mensagem.

- Localizei o nascimento de uma filha de José Godinho e de Antónia Jacinta (Bicho) de nome Joaquina nascida a 30.5.1848. No assento consta que José Godinho é natural da freguesia da Coja (concelho de Arganil), filho de Florindo Manuel e de Florinda Delfina, também naturais e moradores na Coja. Por sua vez, Antónia Jacinta é filha de José Maria Bicho e de Angélica de Jesus (ou da Conceição), estes de Alcains.

- A Antónia, filha de José Maria Bicho e de Angélica de Jesus (ou da Conceição) nasceu em Alcains a 23.5.1826, neta paterna de Martinho José Bicho e de Jacinta Maria e materna de Fernando Afonso e de Teresa de Jesus, todos de Alcains. Fernando Afonso (Quelindo) e Teresa de Jesus (Corujeiro) têm, segundo julgo, alguma ascendência no livro de Sanches Roque, por serem antepassados de João da Costa Riscado, mas de momento não tenho o livro aqui à mão.

Do seu ramo da Coja pode fazer pesquisa on-line, a partir do site:

http://etombo.com/

Por exemplo, no livro de baptismos, em:

http://193.137.201.197/pesquisa/ImageFullScreen.aspx?DOId=1537&FileID=130108

consta no 1º assento da direita o nascimento de Manuel, a 27.11.1827, filho de Florindo Maria e de Florinda Luíza (Florinda Delfina, em Alcains), neto paterno de Manuel Inácio e de Ana Cardosa, e materno de José Godinho e de Luíza Gomes, todos da Coja.

Não deve ser difícil recuar umas quantas gerações na Coja.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Reply

Direct link:

RE: Ascendentes de Alcains

#244145 | MPeq | 14 nov. 2009 17:43 | In reply to: #244109

Olá,

eu também descendo do casal António Joaquim Roxo e Catarina Maria Marreca, por via da filha Antónia Roxo Marreco, minha tetravó.
Comecei a fazer a minha árvore em meados de 2004, mas tenho estado parada há algum tempo (anos). Foi com grande surpresa e felicidade que esta semana resolvi visitar este fórum e descobri este fio condutor que reacendeu a vontade de continuar as minhas pesquisas.
Os meus antepassados são quase todos de Alcains, mas também tenho alguns ramos em Castelo Branco, Escalos de Cima, Lousa, São Miguel D'Acha, Lardosa, Oleiros.


Obrigada a todos

M. Pequenão

Reply

Direct link:

RE: Ascendentes de Alcains

#244146 | agp | 14 nov. 2009 18:00 | In reply to: #244145

Cara M. Pequenão,

Não tinha conhecimento da Antónia Roxo Marreco. Se como diz é filha de António Joaquim Roxo e Catarina Maria Marreca então é neta paterna de Carlos José Roxo e de Joana Maria. Esta Joana Maria é irmã do meu antepassado José Fernandes Preto, cuja ascendência pode ver a partir de:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=325725

ou a partir da minha página:

http://genealogia.netopia.pt/0185/costados.php?id=1015330

com dados que se complementam.

Gostava de conhecer o seu ramo. Se o desejar tem um link para o meu contacto na minha página pessoal.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Reply

Direct link:

RE: Ascendentes de Alcains

#244161 | CCS1953 | 14 nov. 2009 21:03 | In reply to: #244097

Oi Lourval,

Mais um primo para "NÓS"???

Um beijo,

Celeste

Reply

Direct link:

RE: Ascendentes de Alcains

#244162 | marco pereira | 14 nov. 2009 21:15 | In reply to: #244146

olá!
Desculpa a intromissão e eu estar off topic.
Como andam as coisas Lourval?
"Prima" Celeste logo dou noticias, espero que esteja tudo bem.
"Primo" António quando for al ADCB diga, par ver se nos encontra-mos por lá, e tenho de combinar uma visita pois estou perto de S. Miguel.
Amiga Marlene essa árvore é para continuar tudo bem? Qd passares pela terra avisa.
Ab e jocas a todos.
Marco

Reply

Direct link:

RE: Ascendentes de Alcains

#244170 | MPeq | 14 nov. 2009 22:30 | In reply to: #244146

Caro António G. Pereira,

de facto, assim é. Da Joana Maria para trás tenho todos estes antepassados em comum consigo. Obtive estes dados no livro «Alcains e a sua História», de Sanches Roque.
Esta minha tetravó, Antónia Roxo Marreco, casou com José Antunes do Val, nascido em Alcains a 28/12/1820.

Cumprimentos,

M.Pequenão

Reply

Direct link:

RE: Ascendentes de Alcains

#244171 | MPeq | 14 nov. 2009 22:32 | In reply to: #244162

Olá Marco!
O tempo é pouco, como sabes... mas tenho de ver se encarrilho!
Um beijinho!!

Reply

Direct link:

Ascendentes de Alcains

#244177 | Lourval | 15 nov. 2009 00:10 | In reply to: #244161

Cara Prima Celeste,

Sim e não um só mas agora mais dois novos primos.

O retorno é grande quando publicamos no Geneall.

Beijos
Lourval

Reply

Direct link:

Ascendentes de Alcains

#244178 | Lourval | 15 nov. 2009 00:13 | In reply to: #244162

Olá Marco.

Está tudo bem. Espero que com você também.

Abraços
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Ascendentes de Alcains

#244237 | agp | 15 nov. 2009 22:26 | In reply to: #244162

Caro primo Marco,

Como tem passado? Continua pelo Alto Ribatejo?

Não tenho ido muitas vezes a Castelo Branco, mas prometo avisar aquando da próxima ida. Ultimamente tenho ido mais vezes ao arquivo de Portalegre à procura dos costados maternos do meu neto Henrique. E as suas pesquisas como vão e por onde?

Abraço,
António G. Pereira

Reply

Direct link:

RE: Ascendentes de Alcains

#244248 | CCS1953 | 16 nov. 2009 00:05 | In reply to: #244177

LOurval,

Quem é o outro primo?

Celeste

Reply

Direct link:

RE: Ascendentes de Alcains

#244254 | MFMG | 16 nov. 2009 01:21 | In reply to: #244170

Olá e boa noite.
Então, M.Pequenão e eu, MFMG (Miguel Gonçalves) estamos relativamente próximo, pois Antónia Roxo Marreco era irmâ do meu tetravô Jacinto Roxo Marreco.

Cumprimentos
Miguel Gonçalves

Reply

Direct link:

RE: Ascendentes de Alcains

#244258 | MFMG | 16 nov. 2009 01:53 | In reply to: #244115

Caríssimo António
é com a maior estima que lhe agradeço estas informações.
Posso confimar-lhe que:
- A naturalidade de José Godinho é mesmo na "Coja, bispado de Coimbra";
- A naturalidade de Antónia Jacinta Bicho é mesmo em Alcains.

Esta confirmação está presenta da cópia do assento de baptismo/nascimento da minha bisavó Maria do Espírito Santo (*24.5.1884) em Alcains, filha de António Roxo Marreco e de Teresa de Jesus Godinho, e neta materna de José Godinho e Antónia Jacinta Bicho, acima mencionados.

Muito obrigado pelas informações e vou consultar o etombo e ver o que acontece...
Mais uma vez grato por tudo
Cumplimentos
Miguel Gonçalves.

Reply

Direct link:

RE: Ascendentes de Alcains

#244263 | MFMG | 16 nov. 2009 03:15 | In reply to: #244115

Boa noite António

Peço desculpa pela entrada por aqui mas queria que visse uma coisa.

Quando lancei este tema no forúm, lancei também um outro com título "mingachos" e, tal como aqui, encontrei o Lourval com quem comecei a trocar informações.

Numa dessa trocas ele diz-me que encontrou um José nascido em Alcains em 8.2.1847, filho de João Martins Mingacho cc Maria dos Santos da Silva, neto paterno de Domingos Martins Mingacho cc Inês Maria e neto materno de João Santos da Silva cc Joana Duarte.
O que perguntei ao Lourval, e também lhe pergunto a si é que será que poderemos entender que:

- Se o avô desse José nascido em 1847 é Domingos MARTINS MINGACHO, será filho de um lado MARTINS e de outro lado MINGACHO;

- Poderá ser este Domingos Martins Mingacho, filho de Manuel Martins cc Maria Gonçalves Mingacho?

- Então este Domingos poderia seria irmão de José Martins Mingacho cc Helena Antunes (meus tetravós) e irmão de Manuel Martins Mingacho cc Maria Teresa Vaz (antepassados do Sr. José Sanches Roque autor de Alcains e sua história)?

Obrigado mais uma vez
Cumprimentos
Miguel Gonçalves

Reply

Direct link:

Domingos Martins Mingacho

#244298 | Lourval | 16 nov. 2009 16:54 | In reply to: #244115

Caro Primo António Pereira,

O Miguel Gonçalves está certo em suas conclusões. Se olhar o meu paf perceberá que Domingos Martins Mingacho casado com Inês Maria está duplicado o que resolverei hoje.

Abraços
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Ascendentes de Alcains

#244336 | MPeq | 16 nov. 2009 21:43 | In reply to: #244254

Boa noite,

caro Miguel Gonçalves, na verdade estamos relativamente próximos e não somente através dos Roxo Marreco. Eu também descendo dos Mingacho. Este é um ramo que tenho pouco desenvolvido, sei somente que o meu trisavô é Joaquim dos Santos Mingacho casado com Maria da Conceição Faia, o meu tetravô é João Martins Mingacho casado com Maria dos Santos Silva e o pai deste é Domingos Martins Mingacho casado com Inês Maria.

Cumprimentos,

M.Pequenão

Reply

Direct link:

RE: Domingos Martins Mingacho

#244343 | agp | 16 nov. 2009 22:51 | In reply to: #244298

Caro Primo Lourval,

Obrigado, também os tinha em duplicado. Essa duplicação tinha-me escapado. A Inês Maria (Tabaco) é portanto filha de Domingos Dias Grencho, de Alcains, e de Maria Nunes, de Cafede.

Abraço,
António G. Pereira

Reply

Direct link:

RE: Ascendentes de Alcains

#244346 | agp | 16 nov. 2009 23:34 | In reply to: #244263

Caro Miguel Gonçalves,

O Lourval já aqui deixou a informação relativa ao Domingos Martins Mingacho que é de facto filho de Manuel Martins e de Maria Gonçalves Mingacho.

Por outro lado, quanto à ascendência da Angélica de Jesus (ou Angélica da Conceição) o que consta no livro de Sanches Roque é o seguinte:

1. Angélica de Jesus (da Conceição)

2. Fernando Afonso Quelindo nasceu em 13.10.1762 em Alcains. Faleceu a 6.3.1819 em Alcains. Casou com Teresa de Jesus Corujeiro a 26.9.1787 em Alcains.
3. Teresa de Jesus Corujeiro nasceu em 29.1.1759 em Alcains. Faleceu a 21.9.1836 em Alcains.

4. Simão Rodrigues Quelindo ou Chindro nasceu a 9.12.1732 em São Vicente da Beira. Faleceu a 9.9.1780 em Alcains.
5. Maria Vaz Muacho nasceu a 11.5.1734 em Tinalhas.
6. Manuel Nunes Corujeiro, de Castelo Branco.
7. Catarina Nunes Gil, de Alcains.
8. Manuel Rodrigues Quelindo nasceu a 10.2.1709 em São Vicente da Beira.

9. Maria Rodrigues, de São Vicente da Beira.
10. Manuel Dias Muacho nasceu em 9.4.1707 em Lardosa.
11. Maria Gonçalves nasceu em 5.11.1716 em Tinalhas.
12. Francisco Xavier nasceu a 25 Mar 1704 em Vila Fernando.
13. Teresa Nunes Corujeiro nasceu a 14.2.1713 em Castelo Branco.
14. Damião de Proença, da Covilhã, Aldeia do Mato.
15. Catarina Nunes nasceu a 13.4.1710 em Alcains. Faleceu a 26.7.1787 em Alcains.

16. Lázaro Rodrigues, de São Vicente da Beira.
17. Maria Rodrigues, de São Vicente da Beira.
18. Pedro Afonso, de São Vicente da Beira. Casou com Maria Rodrigues a 26.10.1698.
19. Maria Rodrigues, de São Vicente da Beira.
20. Afonso Vaz nasceu a 28 Mar 1671 em Alcains. Casou com Maria Vaz Muacho (Dias) a 18.1.1699 em Alcains.
21. Maria Vaz Muacho (Dias), da Lardosa.
22. Manuel Lourenço Pardino nasceu em Tinalhas.
23. Catarina Gonçalves .
24. Francisco Fernandes nasceu em Vila Fernando.
25. Maria Gonçalves .
26. Manuel Vaz Maia, de Castelo Branco. Casou com Maria Nunes Corujeiro a 14.4.1712.
27. Maria Nunes Corujeiro, de Castelo Branco.
28. Manuel de Campos, de Alcongosta.
29. Isabel de Proença, da Orca.
30. Amaro Antunes Gil nasceu em 25.1.1675 em Alcains. Faleceu a 9.9.1751 em Alcains.
31. Maria Gonçalves, de Alcains. Faleceu a 18.12.1712 em Alcains.

36. Pedro Afonso, de São Vicente da Beira.
37. Maria Mendes, de São Vicente da Beira.
38. Manuel Gonçalves Leitão, de São Vicente da Beira.
39. Ana Rodrigues, de São Vicente da Beira.
40. Afonso de Cáceres, de Alcains. Casou com Maria Vaz a 1.11.1666 em Alcains.
41. Maria Vaz, de Alcains.
42. Manuel Vaz Muacho, da Lardosa.
43. Maria Lopes.
44. Manuel Lourenço Pardino, de Tinalhas.
45. Maria Gonçalves, de Tinalhas.
46. João Simão, de Tinalhas.
47. Maria Gonçalves, de Tinalhas.
48. Francisco Gonçalves, de Vila Fernando.
49. Domingas Gonçalves, de Vila Fernando.
50. Bernardo Gonçalves,de Vila Fernando.
51. Maria Gonçalves .
52. Manuel Dias Maia, de Castelo Branco.
53. Maria Vaz, de Castelo Branco.
54. Manuel Martins Coelho, de Castelo Branco.
55. Catarina Pires Corujeiro, de Castelo Branco.
60. Manuel Antunes Gil.
61. Maria Nunes.

80. Domingos Carrilho, de Alcains.
81. Ana de Cáceres, de Alcains.
82. Domingos Vaz, de Alcains.
83. Maria Martins, de Alcains.
120. Rodrigo Gil, de Alcains.
121. Isabel Dias, de Alcains.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Reply

Direct link:

RE: Ascendentes de Alcains

#244350 | MFMG | 17 nov. 2009 00:59 | In reply to: #244336

Olá e muito boa noite
Então cá vamos...

Os seus 6º avós, Manuel Martins cc Mª Gonçalves Mingacho, tiveram, pelo menos 3 filhos identificados, a saber:

1 - José Martins Mingacho cc Helena Antunes (natural dos Cebolais de Cima), de onde eu descendo:

2 - Domingos Martins Mingacho cc Inês Maria, de onde você descende:

3 - Manuel Martins Mingacho cc Mª Teresa Vaz, de onde descende o genealogista José Sanches Roque e autor do livro "Alcais e sua história".

Aínda sobre a sua ascendencia o deu trisavô Joaquim dos Santos Mingacho cc Mª da Conceição Faia, tinha um irmão chamado José Martins Mingacho nascido a 8.1.1847, segundo informações do Lourval e do António G. Pereira.

Atenciosamente
Miguel Gonçalves.

Reply

Direct link:

RE: Domingos Martins Mingacho

#244352 | MFMG | 17 nov. 2009 01:14 | In reply to: #244343

Olá e muito boa noite

Recebi um contacto de M.PEQUENÃO que indicava alguma da sua ascendencia.

Concluindo:

Manuel Martins cc Mª Gonçalves Mingacho, tiveram, pelo menos 3 filhos identificados, a saber:

1 - José Martins Mingacho cc Helena Antunes (natural dos Cebolais de Cima), de onde eu Miguel Gonçalves descendo:

2 - Domingos Martins Mingacho cc Inês Maria, de onde M.PEQUENÃO descende:

3 - Manuel Martins Mingacho cc Mª Teresa Vaz, de onde descende o genealogista José Sanches Roque e autor do livro "Alcais e sua história".

Aínda sobre a ascendencia de M.PEQUENÃO o deu trisavô Joaquim dos Santos Mingacho cc Mª da Conceição Faia, tinha um irmão chamado José Martins Mingacho nascido a 8.1.1847, informações dadas pelo Lourval ou pelo António G. Pereira (já não me lembro).

Atenciosamente a todos.
Miguel Gonçalves.

Reply

Direct link:

Ascendentes de Alcains

#244354 | Lourval | 17 nov. 2009 01:25 | In reply to: #244336

Cara M.Pequenão,

M. de Maria?

Maria dos Santos da Silva é filha de João dos Santos da Silva cc Joana Duarte. Meu antepassado Francisco dos Santos da Silva casou-se com Maria Duarte. Francisco é irmão de João e Maria é irmã de Joana. Duplo casamento em família.

Francisco e João são filhos de Inácio dos Santos e Maria da Silva. Maria e Joana são filhas de Boaventura Ribeiro e Josefa Maria Gonçalves Goulão.

Cabe dizer aqui que este ´Santos da Silva´ de sua antepassada Maria dos Santos da Silva é o mesmo ´Santos da Silva´ que carrego. Meu nome é Lourval dos Santos da Silva. Aqui no Brasil nós só passamos a omitir a preposição ´da´.

Abraços
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Domingos Martins Mingacho

#244355 | MFMG | 17 nov. 2009 01:35 | In reply to: #244343

Boa noite

No assento de baptismo do meu bisavô José Martins de Oliveira (*8.1.1884, Alcains) vem indicado que "Foi padrinho José Martins Mingacho, cazado, pastor, e madrinha sua mulher Mª do Espírito Santo Tabaca(o)?".

Terá esta alguma coisa a ver com a Mª Inês Tabaco, acima referido?

Obrigado
Miguel Gonçalves

Reply

Direct link:

RE: Ascendentes de Alcains

#244356 | MFMG | 17 nov. 2009 01:43 | In reply to: #244097

Olá Lourval

Boa noite

Já descarreguei o programa da Family Search e já me pode enviar o seu "paf".

Grato por tudo
Atenciosamente
Miguel Gonçalves.

Reply

Direct link:

RE: Ascendentes de Alcains

#244359 | CCS1953 | 17 nov. 2009 02:01 | In reply to: #244356

Olá Miguel Gonçalves,

Cá estou novamente.

Também sou prima do Lourval e do António Pereira.

Cumprimentos,

C.C.S.

Reply

Direct link:

RE: Ascendentes de Alcains

#244362 | MFMG | 17 nov. 2009 02:17 | In reply to: #244359

Cara Celeste

Até k enfim consigo entrar em contacto consigo...

Já tinha tentado para o outro post dos mingachos, mas nunca me respondeu...

Por onde seremos parentes?

Atenciosamante
Miguel Gonçalves

Reply

Direct link:

Ascendentes de Alcains

#244388 | Lourval | 17 nov. 2009 14:50 | In reply to: #244356

Oi Miguel,

Posso sim enviar o paf. Escreva para o meu e-mail: lourval arroba hotmail ponto com


Abraços
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Ascendentes de Alcains

#244399 | MFMG | 17 nov. 2009 17:50 | In reply to: #244388

Assim farei
Muito obrigao
Atenciosamente
Miguel Gonçalves

Reply

Direct link:

RE: Domingos Martins Mingacho

#244481 | agp | 18 nov. 2009 16:26 | In reply to: #244355

Caro Miguel Gonçalves,

Quando revi a semana passada os paroquiais de Alcains da primeira metade do século XIX deparei-me com tantos Mingachos que não tive hipótese alguma de tomar notas de todos e por isso nada sei do casal José Martins Mingacho e Maria do Espírito Santo Tabaco. Sendo assim, não conheço a mais que provável ligação entre a Maria do Espírito Santo Tabaco e a Maria Inês Tabaco.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Reply

Direct link:

Domingos Martins Mingacho

#244483 | Lourval | 18 nov. 2009 16:39 | In reply to: #244355

Caro Miguel Gonçalves,

Era muito comum o casamento de filhos de um casal com filhos de outro casal. Uma hipótese é que falecida Helena Antunes, José Martins Mingacho tenha se casado com a cunhada do irmão. Mas temos de confirmar.

Lourval

Reply

Direct link:

RE: Domingos Martins Mingacho

#244499 | MFMG | 18 nov. 2009 19:56 | In reply to: #244481

Caro António
Agradeço a investigação.
Vou ver o que consigo descobrir.
Quando souber de algo logo lhe digo.
Atenciosamente
Miguel Gonçalves

Reply

Direct link:

RE: Domingos Martins Mingacho

#244500 | MFMG | 18 nov. 2009 20:02 | In reply to: #244481

Caro António

Já agora como consegiu obter os paroquiais?
Tem-nos em microfilme, livro ou cópias? e onde consegui obtê-los?
Era uma grande ajuda para mim, puder investigá-los uma vez que vivo nos Açores e tenho poucas oportunidades de ir ao Arquivo de Castelo Branco.

Obrigada
Miguel Gonçalves.

Reply

Direct link:

RE: Domingos Martins Mingacho

#244506 | agp | 18 nov. 2009 23:11 | In reply to: #244500

Caro Miguel Gonçalves,

Eu estive na Torre do Tombo em Lisboa na passada semana e foi lá que consultei os microfilmes de Alcains.

Eu tenho alguns microfilmes digitalizados, mas não os de Alcains. Na TT os microfilmes são vendidos ao preço de 21 euros. Depois, com muita paciência, usando um bom scanner e uma boa resolução é possível "ter" os livros nas nossas casas.

De Alcains são 6 ou 7 os microfilmes respeitantes aos livros que estão em Lisboa.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Reply

Direct link:

RE: Ascendentes de Alcains

#244564 | MPeq | 19 nov. 2009 21:58 | In reply to: #244350

Caro Miguel Gonçalves,

muito obrigada, já é uma grande ajuda.

Cumprimentos,

M. Pequenão

Reply

Direct link:

RE: Ascendentes de Alcains

#244566 | MPeq | 19 nov. 2009 22:03 | In reply to: #244354

Caro Lourval,

é "M" de Marlene.

Muito obrigada pela informação dispensada, já tinha acompanhado várias intervenções suas neste fórum, mas nunca pensei que tínhamos antepassados em comum. O mundo é, de facto, muito pequeno. Estes são ramos que tinha pouco desenvolvidos e, de repente, encontro este fio condutor que me permite avançar novamente. É muito gratificante.

Cumprimentos,

M. Pequenão

Reply

Direct link:

RE: Ramalho Eanes

#244572 | MFMG | 19 nov. 2009 23:42 | In reply to: #244109

Caro António
Relativamente a este post, saberá alguma data relativa a Jacinto Roxo Marreco? Nascimento? casamento ou óbito?

Obrigado
Atenciosamente
Miguel Gonçalves.

Reply

Direct link:

RE: Ramalho Eanes

#244635 | agp | 20 nov. 2009 22:33 | In reply to: #244572

Caro Miguel Gonçalves,

Não tenho esses dados. Dos Marreco passei-lhe, aliás, toda a informação que possuo.

Só revendo os microfilmes de Alcains lhe poderei dar mais alguma pista. Mas, como moro a 150 Km de Lisboa, as minhas deslocações à Torre do Tombo não são muito frequentes. Se tiver novidades comunico.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Reply

Direct link:

RE: Ramalho Eanes

#244774 | MFMG | 23 nov. 2009 00:56 | In reply to: #244635

Caro António.
Agradeço-lhe a disponibilidade pois eu vivo a 1500 km de Lisboa, nos Açores...
Vou aí apenas em férias...
Atenciosamente
Miguel Gonçalves

Reply

Direct link:

INFORMAÇÃO

#244970 | MFMG | 25 nov. 2009 23:05 | In reply to: #244635

Caros confrades...

Além de Mingachos, Marrecos, Roxos, Bichos, Leandros, Martins e Oliveiras (do lado da minha avó materna) também procuro agora, pelo lado do meu avô materno, familias Mendes Rapozo, Ruiva, Barata, Dias Grencho.

O que sei:

- A minha bisavó era Maria do Rosário e nasceu a 28.01.1886 em Alcains, Castelo Branco, filha de Maria da Cruz Vitória ou Ruiva e de José Mendes Rapozo.

- Maria da Cruz Vitória ou Ruiva, filha de Victória da Conceição Barata e de Francisco José Dias Grencho, todos de Alcains;

- José Mendes Rapozo, filho de Maria Joana Rapozo e de Manuel Mendes Paulo, todos de Alcains, Castelo Branco.

Sou primo afastado do Lourval, António G. Pereira, Celeste, Pequenão e Sanches Roque.

Grato pelas informações que me puderem dar, pois vivo nos Açores e é muito difícil de ter acesso aos arquivos no continente.

Bem hajam.

Miguel Gonçalves.

Reply

Direct link:

INFORMAÇÃO

#244972 | MFMG | 25 nov. 2009 23:07 | In reply to: #244354

Caro Lourval

Além de Mingachos, Marrecos, Roxos, Bichos, Leandros, Martins e Oliveiras (do lado da minha avó materna) também procuro agora, pelo lado do meu avô materno, familias Mendes Rapozo, Ruiva, Barata, Dias Grencho.

O que sei:

- A minha bisavó era Maria do Rosário e nasceu a 28.01.1886 em Alcains, Castelo Branco, filha de Maria da Cruz Vitória ou Ruiva e de José Mendes Rapozo.

- Maria da Cruz Vitória ou Ruiva, filha de Victória da Conceição Barata e de Francisco José Dias Grencho, todos de Alcains;

- José Mendes Rapozo, filho de Maria Joana Rapozo e de Manuel Mendes Paulo, todos de Alcains, Castelo Branco.

Sou primo afastado do António G. Pereira, Celeste, Pequenão e Sanches Roque.

Gostaria de saber se tem agumas informações pois vivo nos Açores e é muito difícil de ter acesso aos arquivos no continente.

Bem haja mais uma vez.
Atenciosamente.
Miguel Gonçalves.

Reply

Direct link:

INFORMAÇÃO

#244973 | MFMG | 25 nov. 2009 23:09 | In reply to: #244359

Cara Celeste

Além de Mingachos, Marrecos, Roxos, Bichos, Leandros, Martins e Oliveiras (do lado da minha avó materna) também procuro agora, pelo lado do meu avô materno, familias Mendes Rapozo, Ruiva, Barata, Dias Grencho.

O que sei:

- A minha bisavó era Maria do Rosário e nasceu a 28.01.1886 em Alcains, Castelo Branco, filha de Maria da Cruz Vitória ou Ruiva e de José Mendes Rapozo.

- Maria da Cruz Vitória ou Ruiva, filha de Victória da Conceição Barata e de Francisco José Dias Grencho, todos de Alcains;

- José Mendes Rapozo, filho de Maria Joana Rapozo e de Manuel Mendes Paulo, todos de Alcains, Castelo Branco.

Sou primo afastado do Lourval, António G. Pereira, Pequenão e Sanches Roque.

Gostaria de saber se tem alguma informação, pois vivo nos Açores e é muito difícil de ter acesso aos arquivos no continente.

Bem haja.
Atenciosamente
Miguel Gonçalves.

Reply

Direct link:

INFORMAÇÃO

#244974 | MFMG | 25 nov. 2009 23:10 | In reply to: #244566

Cara Marlene

Além de Mingachos, Marrecos, Roxos, Bichos, Leandros, Martins e Oliveiras (do lado da minha avó materna) também procuro agora, pelo lado do meu avô materno, familias Mendes Rapozo, Ruiva, Barata, Dias Grencho.

O que sei:

- A minha bisavó era Maria do Rosário e nasceu a 28.01.1886 em Alcains, Castelo Branco, filha de Maria da Cruz Vitória ou Ruiva e de José Mendes Rapozo.

- Maria da Cruz Vitória ou Ruiva, filha de Victória da Conceição Barata e de Francisco José Dias Grencho, todos de Alcains;

- José Mendes Rapozo, filho de Maria Joana Rapozo e de Manuel Mendes Paulo, todos de Alcains, Castelo Branco.

Sou primo afastado do Lourval, António G. Pereira, Celeste e Sanches Roque.

Gostaria de saber se tem alguma informação, pois vivo nos Açores e é muito difícil de ter acesso aos arquivos no continente.

Bem haja.
Atenciosamente
Miguel Gonçalves.

Reply

Direct link:

INFORMAÇÃO

#244979 | Lourval | 26 nov. 2009 00:14 | In reply to: #244974

Caro Miguel Gonçalves,

Seu antepassado Francisco José Dias Grencho provavelmente descende de Pedro Dias Grencho e sua mulher Maria Rodrigues Tabaca, casados em Alcains em 28-09-1746.

Eu descendo deste casal através do filho Domingos Dias Grencho. Mas Domingos tem muitos irmãos.

Já os Raposos que conheço de Alcains, poderá haver outros, descendem dos filhos de Diogo Fernades Raposo e de Leonor Nunes, ambos de Idanha-a-Nova. Duas de suas filhas casaram-se em Alcains. Eu descendo de Isabel Nunes Raposo casada com Manuel Fernandes Tabaco.

Abraços
Lourval

Reply

Direct link:

RE: INFORMAÇÃO

#244986 | CCS1953 | 26 nov. 2009 02:41 | In reply to: #244973

Caro Miguel Gonçalves,

Nós também somos primos ):

Sou prima também das pessoas que menciona. Descobri aqui no Fórum.
Falo muitas vezes pelo messenger com o Lourval e trocamos e-mails. É o Lourval que me tem ajudado nas minhas pesquisas paternas (que são os que os que nos ligam).

Quem tem todos esses dados é como já disse o Lourval, no entanto sugiro que procure aqui no Genea (Pessoas) por:

Riscado, em seguida vá pesquisando em Amaro José da Costa Riscado que é um avoengo meu. Vá navegando nessa linhagem e vai encontratr muitos do que procura.

Também sou Barata, além de ter todos os apelidos que menciona.

Boa sorte e um beijo,

Celeste Correia Saraiva (prima)

Reply

Direct link:

RE: Ascendentes de Alcains

#245000 | codeceda | 26 nov. 2009 11:36 | In reply to: #243914

EMAIL DE PARIS

Bom dia, boa tarde, boa noite, consoante a hora/local na leitura deste correio,

É o seguinte: não sendo eu de Alcains, ando a fazer uma árvore genealógica para o meu amigo, que ele sim é de Alcains, chama-se José Roxo Bemposta, filho de Maria da Graça Conceição dos Santos Roxo, neto de João dos Santos Roxo. Será que alguns dos confrades tem algo sobre os ascendentes deste meu Amigo?

Com os meus agradecimentos desde Paris

Antonio Amorim

Reply

Direct link:

RE: Ascendentes de Alcains

#245001 | codeceda | 26 nov. 2009 11:37 | In reply to: #243995

EMAIL DE PARIS

Bom dia, boa tarde, boa noite, consoante a hora/local na leitura deste correio,

É o seguinte: não sendo eu de Alcains, ando a fazer uma árvore genealógica para o meu amigo, que ele sim é de Alcains, chama-se José Roxo Bemposta, filho de Maria da Graça Conceição dos Santos Roxo, neto de João dos Santos Roxo. Será que alguns dos confrades tem algo sobre os ascendentes deste meu Amigo?

Com os meus agradecimentos desde Paris

Antonio Amorim

Reply

Direct link:

RE: INFORMAÇÃO

#245016 | MFMG | 26 nov. 2009 15:24 | In reply to: #244986

Cara prima Celeste

Se tem esses apelidos nos seus avoengos, como poderei ver essas informações?

O meu mail é miguelgoncalves70@sapo.pt (talvez seja mais fácil para comunicar)

Bem haja
Miguel Gonçalves

Reply

Direct link:

RE: INFORMAÇÃO

#245018 | aeiou2 | 26 nov. 2009 15:49 | In reply to: #244986

Olá Celeste, como vão todos?
Bjs
Maria

Reply

Direct link:

RE: INFORMAÇÃO

#245037 | MPeq | 26 nov. 2009 22:02 | In reply to: #244974

Caro Miguel Gonçalves,

estive a verificar a minha árvore e tenho alguns antepassados com apelidos iguais aos dos seus, mas por serem ramos que tenho pouco desenvolvidos, não encontro relação entre eles. No entanto, aqui ficam:

Manuel Félix Raposo (meu trisavô) nascido a 17/11/1852 é filho de Manuel Martins Raposo e de Maria do Rosário Coelho e neto de José Martins Raposo e de Joana Duarte Morcela, todos de Alcains.

Maria dos Reis Ruiva (minha trisavó) nascida a 27/11/1857 é filha de João Gonçalves Gregório e de Joaquina Duarte Ruiva; neta paterna de José Gonçalves Gregório e de Maria Duarte dos Reis e neta materna de Simão Lopes e de Maria Duarte Ruiva.

Cumprimentos,

M. Pequenão

Reply

Direct link:

RE: INFORMAÇÃO

#245039 | CCS1953 | 26 nov. 2009 22:42 | In reply to: #245018

Olá Maria Oom,

Tudo bem?
Como está?

Aqui, da outra "anda", estamos todos bem.
Nós e os seus primos.
O meu e-mail: celeste.correia.saraiva@hotmail.com. Pediu-me outro dia e eu não lho tinha dado.
Um beijo para si e para a Matilde.

Celeste

Reply

Direct link:

RE: INFORMAÇÃO

#245040 | CCS1953 | 26 nov. 2009 22:43 | In reply to: #245039

Maria Oom,

Corrijo: da outra "banda".

Celeste

Reply

Direct link:

RE: Simão Lopes de Aguiar

#245045 | manuelr | 26 nov. 2009 23:53 | In reply to: #245037

Caro M. Pequenão

Simão Lopes de Aguiar é filho de Máximo Lopes de Aguiar e de Joaquina Maria Quelinda Muacho.
Por ele entronca nos Matos Leitão da Soalheira. Tem toda a sua ascendência no livro Famílias da Beira Baixa, Raízes e Ramos.

Cumprimentos
Manuel da Silva Rolão

Reply

Direct link:

RE: Simão Lopes de Aguiar

#245119 | MPeq | 28 nov. 2009 16:37 | In reply to: #245045

Caro Manuel da Silva Rolão,

desconhecia por completo essa informação, muito obrigada.

Cumprimentos,

M.Pequenão

Reply

Direct link:

RE: Ascendentes de Alcains

#245864 | codeceda | 11 déc. 2009 11:44 | In reply to: #243995

EMAIL DE PARIS

Caro confrade Lourval,

É o seguinte: não sendo eu de Alcains, ando a fazer uma árvore genealógica para o meu amigo, que ele sim é de Alcains, chama-se José Roxo Bemposta, filho de Maria da Graça Conceição dos Santos Roxo, neto de João dos Santos Roxo. Será que alguns dos confrades tem algo sobre os ascendentes deste meu Amigo?

Com os meus agradecimentos desde Paris

Antonio Amorim

Reply

Direct link:

Ascendentes de Alcains

#245872 | Lourval | 11 déc. 2009 14:47 | In reply to: #245864

Caro António Amorim,

Eu e mais algumas pessoas que frequentam este fórum temos muitas informações sobre Alcains. Porém meus dados concentram-se basicamente a partir de cerca de 1890 para trás posto que meu antepassado mais recente de Alcains casou-se em 1885. Precisaria então que você recuasse algumas gerações para que eu possa entroncar os seus dados com os meus.

Cumprimentos
Lourval

Reply

Direct link:

Ascendentes de Alcains

#245873 | Augusto Tavares | 11 déc. 2009 15:43 | In reply to: #245872

Caro Lourval,

Terá alguma informação sobre:

1- Genoveva Maria da Conceição, natural de Alcains c. 1750, casada com João Franco, de Tinalhas. Filha de:

2- José Martins Bicho, natural de Alcains
3- Maria Gonçalves, natural de Sarnadas, Castelo Branco


e

1- Francisco Fernandes, natural de Alcains, casado com Maria Duarte, natural de Cafede, pais de:

Agostinho Fernandes, natural de S. Vicente da Beira.

Todas estas pessoas são ascendentes dos meus filhos pela parte da Mãe.

Agradecia qualquer informação,

Augusto

Reply

Direct link:

Ascendentes de Alcains

#245888 | Lourval | 12 déc. 2009 03:09 | In reply to: #245873

Caro Augusto,

Lamentavelmente não os tenho anotados. Mas José Martins Bicho com certeza descende de Manuel Martins Bicho e Maria Gonçalves Feijão. Estes se casaram em Alcains cerca de 1677. Por enquanto é só o que posso dizer.

Cumprimentos
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Ascendentes de Alcains

#245937 | Augusto Tavares | 13 déc. 2009 15:42 | In reply to: #245888

Caro Lourval,

Muito agradecido pela informação.

Já é uma pista.

Cordiais saudações,

Augusto

Reply

Direct link:

Ascendentes de Alcains

#246152 | agp | 17 déc. 2009 23:01 | In reply to: #245873

Caro Augusto Tavares,

A Genoveva, ascendente dos seus filhos, nasceu em Alcains (B5, fl 69) a 18.10.1748, filha de José Martins Moutoso e de Maria Gonçalves, das Sarnadas, neta paterna de Manuel Fernandes Frade e de Maria Gonçalves, de Alcains, e materna de Pedro Gonçalves e de Isabel Martins, das Sarnadas. No nascimento de uma irmã de Genoveva, Catarina a 18.2.1745 (B5, fl 2V), consta que a avó materna é Maria Gonçalves Bicha.

Talvez lhe possa adiantar mais alguma coisa sobre a Maria Gonçalves, mãe de Genoveva, quando estiver de posse das minhas notas das Sarnadas (de Ródão) na próxima semana. E talvez encontre também alguma coisa sobre o Agostinho Fernandes.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Reply

Direct link:

RE: Ascendentes de Alcains

#246183 | Augusto Tavares | 18 déc. 2009 12:18 | In reply to: #246152

Caríssimo António G. Pereira,

Muitíssimo obrigado pela informação e pela PARTILHA.
É que, de facto, me encontro impossibilitado de prosseguir com essa ascendência devido à distãncia que me separam das fontes e como ainda não estão on-line...

Qualquer outra informação será muito bem vinda.

Desejando-lhe UM SANTO E FELIZ NATAL, apresento-lhe os meus cordiais cumprimentos,

Augusto

Reply

Direct link:

Sarnadas de Ródão

#246278 | agp | 20 déc. 2009 12:16 | In reply to: #246183

Caro Augusto Tavares,

Muito obrigado pelos seus votos natalícios que retribuímos para si e para todos os seus entes queridos.

Quanto às Sarnadas de Ródão, de que tenho notas obtidas em colaboração com o confrade Carlos Machado, há o registo do casamento a 19.11.1716 de Pedro Gonçalves, filho de Pedro Gonçalves e de Isabel Esteves, já defunta, do Monte dos Amarelos, freguesia de Santa Maria do Castelo, de Castelo Branco, com Isabel Martins, filha de Manuel Martins, já defunto, do Monte do Gardete, freguesia do Fratel, e de Maria Lopes, esta das Sarnadas.

Pedro Gonçalves e Isabel Martins foram pais de Manuel (30.3.1719) e de Isabel (21.11.1720), constando nos dois assentos que os avós paternos são do Monte do Salgueiral, freguesia das Sarzedas. Não tenho nota do nascimento de Maria mas esta foi seguramente a primeira filha do casal, nascida em 1717 ou 1718, já que o pai Pedro Gonçalves morreu em 27.11.1720, isto é, logo após o nascimento de Isabel.

Isabel Esteves, casada com Pedro Gonçalves, do Monte da Carrapatosa, faleceu em 31.3.1713. Pedro Gonçalves, provavelmente o viúvo de Isabel Esteves, do Monte dos Amarelos, faleceu em 28.5.1718. Como pode observar, resultam algumas dúvidas quanto às naturalidades de Pedro Gonçalves e de Isabel Esteves. Uma hipótese é que pelo um deles seja oriundo das Sarzedas e que tenham vivido nos Amarelos e /ou no Monte da Carrapatosa.

Voltando à Isabel Martins, teve já viúva um filho de nome João a 15.3.1726. No assento consta que a mãe não quis indicar o nome do pai. Isabel Martins teve pelo menos três irmãos:

- Domingos Martins, casado com Catarina Martins (dos Lentiscais, filha de João Martins e de Maria Esteves), pais de Manuel (27.4.1720) e de outro Manuel (28.2.1724).
- Maria Lopes casada com Domingos Mendes (de Seia, filho de Domingos Mendes e de Ana Gomes), pais de Catarina (12.4.1722).
- Margarida, solteira, mãe de Maria (14.12.1721).

Os registos das Sarnadas não devem permitir recuar mais gerações. Os mais antigos são de 1704. Talvez os registos das Sarzedas ou de Santa Maria do Castelo permitam saber algo mais sobre Pedro Gonçalves e Isabel Esteves. Quanto ao Manuel Martins, do Monte do Gardete, é possível que seja o Manuel que ali nasceu a 21.6.1672, filho de Pedro Martins e de Maria Fernandes, mas não sei.

Mais logo, vou ver se encontro alguma coisa relativa a São Vicente da Beira.

Abraço,
António G. Pereira

Reply

Direct link:

RE: Sarnadas de Ródão

#246289 | Augusto Tavares | 20 déc. 2009 16:10 | In reply to: #246278

Caro António G. Pereira,

Muitíssimo obrigado por mais estas informações.

Extraordinário como estava na posse precisamente dos dados que me interessavam. Também descende desta família?

Sobre S. Vicente, tudo me interessa porque muitos ramos da ascendência da minha mulher eram daquela vila e há relações entre quase todos eles. Muita da informação que aqui consta referente a S. Vicente fui eu que a coloquei.

Cordiais saudações,

Augusto

Reply

Direct link:

São Vicente da Beira

#246316 | agp | 20 déc. 2009 23:51 | In reply to: #246289

Caro Augusto Tavares,

Não, não descendo dessa família. As Sarnadas de Ródão interessam-me dado que a minha nora tem lá raízes.

Quanto a São Vicente da Beira, o Agostinho (Fernandes) nasceu a 13.8.1776, filho de Francisco Fernandes, de Alcains, e de Maria Duarte, de Cafede, neto paterno de Francisco Fernandes, dos Badamalos, concelho do Sabugal, e de Maria Pires, de Alcains, e materno de Domingos Duarte e de Isabel Martins, ambos de Cafede.

Agostinho Fernandes casou a 2.12.1795, portanto com 19 anos, com Maria Joaquina. Esta Maria Joaquina nasceu a 27.7.1775 em São Vicente da Beira, filha de Ângelo Rodrigues, de São Vicente da Beira, e de Maria Joaquina, do Sobral do Campo, neta paterna de António Rodrigues Salvador, de São Vicente da Beira, e de Maria Lopes, de Sobral do Campo, e materna de Manuel Francisco e de Maria Nunes, estes do Sobral do Campo.

Cordiais saudações,

António G. Pereira

Reply

Direct link:

RE: São Vicente da Beira

#246325 | Augusto Tavares | 21 déc. 2009 09:03 | In reply to: #246316

Caro António G. Pereira,

Mas o meu Amigo (permita-me o tratamento) sabe tudo?!...

Muito obrigado por mais estas informações.

Aproveito para perguntar: tem uma grande base de dados de famílias de S. Vicente?

Cordiais saudações,

Augusto

Reply

Direct link:

RE: São Vicente da Beira

#246365 | agp | 22 déc. 2009 00:04 | In reply to: #246325

Caro Augusto Tavares,

É claro que não sei tudo, que ideia a sua. Os dados da Genoveva e da irmã Catarina, por exemplo, foram obtidos na 5ª Feira na TT, em Lisboa, já depois de ter lido o seu pedido de ajuda. Já agora, quando antes escrevi "no nascimento de uma irmã de Genoveva ... consta que a avó materna é Maria Gonçalves Bicha" devia ter escrito " ... avó paterna ...".

De São Vicente da Beira tenho de facto uma boa base de dados, embora tenha ainda muita informação por tratar. Mas posso já adiantar-lhe qualquer coisa sobre o casal António Rodrigues Salvador e Maria Lopes (esta pode ser de São Vicente da Beira ou do Sobral do Campo): ele é filho de Salvador Rodrigues, do lugar dos Castelões, freguesia de Vale de Besteiros, e de Ana Rodrigues Anjo, de São Vicente da Beira, e ela de Mateus Fernandes, de Castelo Branco, e de Domingas Lopes, do Alcaide.

Se tiver mais casais de São Vicente da Beira de que precise informação, diga, que eu vejo isso. Se quiser pode contactar-me em privado a partir da minha página:

http://pagfam.geneall.net/0185/

Cordiais saudações,

António G. Pereira

Reply

Direct link:

RE: São Vicente da Beira

#246396 | Augusto Tavares | 22 déc. 2009 17:47 | In reply to: #246365

Caro António G. Pereira,

Não sei como lhe agradecer mais estas informações.
Na realidade, tenho curiosidade sobre a ascendência de Isabel Maria da Conceição, filha de José Antunes Raposo e de Inês Antunes, que deve ter nascido em São Vicente antes de 1787 (um dos filhos nasceu em 1802). Ela foi casada com João Leitão (Canuto). Tenho quase a certeza que essa ascendência se cruza com as dos Hipólito Raposo, mas não a conheço. SE tiver alguma informação sobre isso... é mais um favor que lhe fico a dever.

Cordiais saudações,

augusto

Reply

Direct link:

São Vicente da Beira

#246419 | agp | 23 déc. 2009 00:18 | In reply to: #246396

Caro Augusto Tavares,

Segue ascendência de Domingos José Leitão filho de João Leitão e de Isabel Maria da Conceição:

1. Domingos José Leitão nasceu em 7.8.1802 em São Vicente da Beira.

2. João Leitão nasceu em 16.2.1777 em São Vicente da Beira.
3. Isabel Maria da Conceição nasceu em 19.7.1758 em São Vicente da Beira.

4. Manuel Leitão Canuto nasceu cerca de 1740 em São Vicente da Beira.
5. Francisca Maria nasceu cerca de 1745 no Fundão.
6. José Antunes Raposo nasceu em São Vicente da Beira.
7. Inês Antunes nasceu em 10.6.1728 em São Vicente da Beira.

8. Manuel Dias Leitão nasceu cerca de 1710 em São Vicente da Beira.
9. Maria Rodrigues nasceu cerca de 1715 em São Vicente da Beira.
10. Francisco Antunes Carvonito nasceu cerca de 1715 no Fundão.
11. Maria Marques Sengo nasceu cerca de 1720 no Fundão.
12. António Jorge nasceu em São Vicente da Beira.
13. Maria Antunes nasceu em São Vicente da Beira, Casal da Serra.
14. Manuel Antunes nasceu em São Vicente da Beira.
15. Isabel Fernandes nasceu em Proença-a-Velha.

24. Pedro Jorge nasceu cerca de 1650 em São Vicente da Beira ou no Monte da Carqueijosa. Casou com Messia (ou Mécia) Carvalho em 1676 em São Vicente da Beira.
25. Messia Carvalho nasceu cerca de 1655 em São Vicente da Beira.
26. Domingos Fernandes nasceu em Castelo Novo.
27. Catarina Luís nasceu em Castelo Novo.
28. Miguel Antunes nasceu em São Vicente da Beira.
29. Maria Nunes Pequeno nasceu em São Vicente da Beira.
30. Manuel Fernandes nasceu em Monsanto.
31. Catarina Gonçalves nasceu na Aldeia de João Pires.

48. Manuel Dias nasceu cerca de 1620 no Monte da Carqueijosa.
49. Maria Fernandes nasceu cerca de 1625 no Monte da Carqueijosa.
50. António Jorge nasceu cerca de 1615 em São Vicente da Beira. Faleceu a 29.5.1676 em São Vicente da Beira. Casou com Simoa Carvalho a 26.12.1640 em São Vicente da Beira.
51. Simoa Carvalho nasceu cerca de 1620 em São Vicente da Beira. Faleceu a 2.10.1673 em São Vicente da Beira.

100. Pedro Gonçalves nasceu cerca de 1585 em São Vicente da Beira.
101. Catarina Jorge nasceu cerca de 1590 em São Vicente da Beira.
102. Manuel Carvalho nasceu cerca de 1590 em São Vicente da Beira.
103. Isabel Gaspar was born in 1595 em São Vicente da Beira.

Devo ter possibilidade de conseguir mais dados, inclusivamente a de descortinar a eventual ligação aos Hipólitos Raposos. Volto a ver isso depois da quadra natalícia.

Eu descendo do casal 24-25, por dois dos seus filhos. Ver:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=504141

Temos assim mais uma ligação dos meus costados aos da sua esposa.

Cordiais saudações,
António G. Pereira

Reply

Direct link:

RE: São Vicente da Beira

#246717 | Augusto Tavares | 29 déc. 2009 21:24 | In reply to: #246419

Caro António,

Muitíssimo obrigado pelas numerosas gerações que acrescentou à ascendência dos meus filhos.

É impressionante a quantidade de informação que detém...


Um excelente Ano Novo,

Augusto

Reply

Direct link:

São Vicente da Beira

#246783 | agp | 30 déc. 2009 13:17 | In reply to: #246717

Caro Augusto Tavares,

No livro "Famílias da Beira Baixa" da autoria do confrade Manuel Rolão, temos o seguinte:

- Em Carvalho $8 (pág. 268) consta que Isabel Gaspar (nº 103 da minha mensagem anterior) é natural do Salgueiro.
- Em Dias $19 (pág. 391 e seguintes) o nº 100 aparece como Pedro Gonçalves Benespera que o confrade Manuel Rolão admite ser filho de outro Pedro Gonçalves Benespera e de Maria Nunes (estes casados a 16.8.1587, ela falecida a 4.9.1633, tudo em S. Vicente da Beira), neto paterno de Incenso Pires e de Isabel Gonçalves e materno de Manuel Nunes.

Cumprimentos,
António G. Pereira

Reply

Direct link:

RE: São Vicente da Beira

#246836 | Augusto Tavares | 31 déc. 2009 11:54 | In reply to: #246783

Caro António Pereira,

Agradecendo as últimas informações, venho perguntar-lhe se, por acaso, também terá na sua base de dados alguma informação sobre:

- António Rodrigues c.c. Rita Maria (pais de Diogo Gomes n. cerca de 1800), todos de S. Vicente

- António Marques c.c. Domingas Antunes (pais de Ana Rita n. cerca de 1800), todos de S. Vicente

- João José c.c. Maria Lourença (pais de José Caetano n. cerca de 1785), todos de S. Vicente

- Ambrósio de Oliveira c.c. Isabel das Neves (pais de Inês Maria de Oliveira n. cerca de 1767) todos de S. Vicente (Casal da Serra)

- Teodósio Duarte (de Atalaia, Castelo Novo) c.c. Maria das Candeias, de S. Vicente (pais de Ana dos Santos Candeias , n. cerca de 1778)


Aproveito ainda para lhe desejar um excelente Ano Novo, com os meus cordiais cumprimentos,

Augusto

Reply

Direct link:

RE: São Vicente da Beira

#246855 | manuelr | 31 déc. 2009 19:12 | In reply to: #246836

Caro Augusto Tavares

Não tenho elementos sobre as pessoas que indica, a não ser sobre o marido de Inês Maria de Oliveira, Brás Marques Valente.

Cordiais cumprimentos e Bom Ano.

Manuel da Silva Rolão

Reply

Direct link:

RE: São Vicente da Beira

#246856 | agp | 31 déc. 2009 19:45 | In reply to: #246836

Caro Augusto Tavares,

Eu julgo que o José Caetano consta simplesmente como Caetano no assento de baptismo. Nasceu a 7.8.1773 em São Vicente da Beira filho de José João, do Fundão, e de Maria Lourença, de Castelo Novo, neto paterno de Francisco Antunes e de Maria Martins, ambos de Alcongosta, e materno de Lourenço Nunes e de Ana dos Santos, ambos de Castelo Novo.

Destes não sei mais nada. Dos outros darei notícias brevemente.

Um Bom Ano Novo para si e todos os seus.

Cordiais cumprimentos,

António G. Pereira

Reply

Direct link:

RE: São Vicente da Beira

#246913 | Augusto Tavares | 02 janv. 2010 11:47 | In reply to: #246856

Caro Amigo,

Embora em termos temporais, o José Caetano por mim referido possa ser o Caetano a que se refere, noto que o o nome e a naturaidade do pai não coincidem com os dados de que disponho. Eu tenho-o como filho de João José, natural de S. Vicente da Beira...

Cordiais saudações,

Augusto

Reply

Direct link:

RE: São Vicente da Beira

#246917 | agp | 02 janv. 2010 15:21 | In reply to: #246913

Caro Augusto Tavares,

No assento de casamento de José Caetano com Ana Rita (16.8.1797) consta de facto que o noivo e seus pais, João José e Maria Lourença, são de São Vicente da Beira.

Nos assentos de nascimento de Maria (30.4.1798), Ana (13.10.1800), de outra Ana (6.6.1804) e de Narcisa (2.4.1807) filhos de José Caetano e de Ana Rita, consta que o avô paterno João José é de São Vicente da Beira mas a avó materna Maria Lourença já aparece como sendo de Castelo Novo. Finalmente, no assento de José (1.8.1810), filho dos mesmos, consta que o avô paterno João José é do Fundão.

No nascimento de Caetano (7.8.1773) consta que o pai João José é do Fundão e a mãe Maria Lourença é de Castelo Novo.

Como vê, há muitos erros nos registos paroquiais quanto a naturalidades de pais e avós. Muitas vezes quando os padres escreviam "todos desta freguesia" estavam simplesmente a querer dizer "todos residentes nesta freguesia", o que nos conduz, por vezes, a perder o rasto de determinadas linhas.

Os padres também se enganavam muitas vezes nos nomes, principalmente dos avós. Por exemplo, o Diogo Gomes que procura não é filho de António Rodrigues e de Rita Maria mas sim de Joaquim Rodrigues (Camejo) e de Rita Maria. No nascimento de Umbelina (26.10.1822) e de Ana (28.7.1825), filhos de Diogo Gomes e de Ana Rita, consta de facto que os avós paternos são António Rodrigues e Rita Maria. Contudo, no nascimento de Maria (15.1.1828), filha dos mesmos os avós paternos são Joaquim Rodrigues e Rita Maria. E o Diogo (6.9.1792), que é único Diogo a nascer por essa altura em São Vicente da Beira aparece então como filho de Joaquim Rodrigues Camejo, do Sobral do Campo, e de Rita Maria, de São Vicente da Beira, neto paterno de Francisco Rodrigues Camejo, de Sobral do Campo, e de Maria Vaz, do Palvarinho (que julgo pertencer à freguesia de Salgueiro do Campo), e materno de José da Fonseca, de Belmonte, e de Maria Rodrigues, do Casal da Ladeira da freguesia das Bogas de Baixo.

Continuo a tratar da informação que me pediu, pelo que darei mais informações logo que me seja possível.

Cordiais saudações,
António G. Pereira

Reply

Direct link:

RE: São Vicente da Beira

#247031 | agp | 03 janv. 2010 23:00 | In reply to: #246836

Caro Augusto Tavares,

Segue ascendência de Umbelina Augusto filha de Diogo Gomes e de Ana Rita. Como lhe disse em mensagem anterior o pai de Diogo é Joaquim Rodrigues Camejo e não António Rodrigues.

1. Umbelina Augusto nasceu a 26.10.1822 em São Vicente da Beira.

2. Diogo Gomes nasceu a 6.9.1792 em São Vicente da Beira, sendo padrinhos Diogo Gomes Calmão e sua filha Antónia, solteira
3. Ana Rita nasceu a 6.10.1794 em São Vicente da Beira.

4. Joaquim Rodrigues Camejo nasceu cerca de 1760 em Sobral do Campo. Casou com Rita Maria.
5. Rita Maria nasceu em Outubro de 1755 em São Vicente da Beira.
6. António José dos Santos Marques ou Lobo nasceu a 8.7.1756 em São Vicente da Beira.
7. Domingas Antunes nasceu cerca de 1770 em Lardosa, Vale da Torre.

8. Francisco Rodrigues Camejo nasceu cerca de 1730 em Sobral do Campo.
9. Maria Vaz nasceu cerca de 1735 em Salgueiro do Campo, Palvarinho.
10. José da Fonseca nasceu cerca de 1710 em Belmonte.
11. Maria Rodrigues nasceu cerca de 1725 em Bogas de Baixo, Casal da Ladeira.
12. José Rodrigues Marques ou Lobo nasceu cerca de 1720 no Paul. Casou com Antónia Rodrigues Marques a 22.4.1748 em São Vicente da Beira.
13. Antónia Rodrigues Marques nasceu cerca de 1725 em São Vicente da Beira.
14. João de Sousa.
15. Maria Rolão.

20. Custódio Gomes nasceu cerca de 1680 em Belmonte.
21. Maria Salgueiro nasceu cerca de 1685 em Belmonte.
22. José Rodrigues nasceu cerca de 1695 em Almaceda.
23. Maria Rodrigues nasceu cerca de 1700 no Orvalho, Monte da Ladeira.
24. Manuel Rodrigues Lobo nasceu cerca de 1690 no Paul. Casou com Maria Vaz a 13.6.1718 em São Vicente da Beira.
25. Maria Vaz nasceu cerca de 1695 no Souto da Casa.
26. Pedro Rodrigues nasceu cerca de 1695 em São Vicente da Beira. Casou com Maria Marques a 2.10.1718 em São Vicente da Beira.
27. Maria Marques nasceu cerca de 1695 em São Vicente da Beira.

48. Manuel Fernandes nasceu cerca de 1660 no Paul. Faleceu antes de 1718.
49. Maria Fernandes nasceu cerca de 1665 no Paul. Faleceu antes de 1718.
50. Manuel Vaz nasceu cerca de 1665 no Souto da Casa. Faleceu antes de 1718.
51. Maria Gomes nasceu cerca de 1670 no Souto da Casa. Faleceu antes de 1718.
52. António Rodrigues nasceu cerca de 1665 em São Vicente da Beira. Faleceu antes de 1714.
53. Maria Rodrigues nasceu cerca de 1670 em São Vicente da Beira.
54. António Francisco nasceu cerca de 1665 em São Vicente da Beira. Casou com Isabel Rolão a 20.1.1685 em São Vicente da Beira.
55. Isabel Rolão nasceu cerca de 1665 em São Vicente da Beira.

108. António Francisco nasceu cerca de 1635 em São Vicente da Beira.
109. Isabel Pires nasceu cerca de 1640 em São Vicente da Beira.
110. António Jorge nasceu cerca de 1630 em São Vicente da Beira. Casou com Bárbara Marques a12.1.1654 em São Vicente da Beira.
111. Bárbara Marques nasceu cerca de 1635 em São Vicente da Beira.

220. Jacinto Dias nasceu cerca de 1600 em São Vicente da Beira.
221. Sebastiana Jorge nasceu cerca de 1605 em São Vicente da Beira.
222. Pedro Cristóvão nasceu cerca de 1605 em São Vicente da Beira.
223. Maria Rolão nasceu cerca de 1610 em São Vicente da Beira.

Os outros dou depois.

Cordiais cumprimentos,
António G. Pereira

Reply

Direct link:

RE: São Vicente da Beira

#247108 | agp | 04 janv. 2010 23:50 | In reply to: #246836

Caro Augusto Tavares,

Em relação à minha mensagem de ontem acrescento que o nº 10 também aparece como José da Fonseca Gomes (por exemplo no nascimento de filha Joana a 21.4.1751) e que a nº 13, Antónia Rodrigues Marques, nasceu a 27.12.1721 em São Vicente da Beira.

Quanto aos costados de Inês de Oliveira, tenho o seguinte

1. Inês de Oliveira.

2. Ambrósio de Oliveira. Casou com Isabel Antunes das Neves a 1.6.1772 em São Vicente da Beira.
3. Isabel Antunes das Neves nasceu a 21.3.1744 em São Vicente da Beira.

4. José de Oliveira nasceu cerca de 1710 no Souto da Casa.
5. Maria Ribeiro nasceu cerca de 1715 no Louriçal do Campo.
6. António Martins nasceu cerca de 1715 no Souto da Casa, Chão do Cordeiro (ou em Almaceda, Casal da Ribeira de Eiras). Casou com Joana das Neves a 2.9.1737 em São Vicente da Beira.
7. Joana das Neves nasceu a 10.8.1716 em São Vicente da Beira.

12. Francisco Martins nasceu cerca de 1685 no Souto da Casa. Faleceu antes de 1737
13. Domingas Fernandes nasceu cerca de 1690 em Almaceda, Ribeira de Eiras. Faleceu antes de 1737.
14. António Antunes Raposo nasceu em São Vicente da Beira, Casal da Serra (dado também como natural de Vale de Prazeres).
15. Maria da Ascensão nasceu cerca de 1690 em Leiria, São Pedro (dada também como natural de Góis, Cadafaz, lugar da Sandinha).

28. Miguel Antunes Raposo, de Alpedrinha.
29. Catarina Antunes, de São Vicente da Beira, Casal da Serra.
30. António Rodrigues de Oliveira, de Leiria, São Pedro.
31. Maria da Ascensão Mendonça, de Góis, Cadafaz, lugar da Sandinha.

Sou descendente do casal 14-15, pela filha Isabel Antunes, casada com João Mendes:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=988108

O nº 14 pode ser o António, filho de Miguel Antunes e de Catarina Antunes, que nasceu no lugar do Casal da Serra, da freguesia de São Vicente da Beira, a 20.6.1647. Se assim, António Antunes Raposo foi pai de Joana aos 70 anos. Sei que teve casamento anterior.

Quanto a Ana dos Santos Candeias:

1. Ana dos Santos Candeias nasceu a 1.11.1764 em São Vicente da Beira. Casou com Manuel Marques (nascido a 27.7.1758 em São Vicente da Beira) filho de José Rodrigues Marques (ou Lobo) e de Antónia Rodrigues Marques.

2. Teodósio Duarte nasceu cerca de 1735 na Póvoa da Atalaia. Casou com Maria das Candeias a 9.7.1760 em São Vicente da Beira.
3. Maria das Candeias nasceu a 2.2.1745 em São Vicente da Beira.

4. João Francisco nasceu cerca de 1705 na Póvoa da Atalaia. Faleceu antes de 1760.
5. Maria Duarte nasceu cerca de 1710 na Póvoa da Atalaia.
6. Matias Nunes de Abreu nasceu a 23.2.1718 em São Vicente da Beira. Faleceu antes de 1760. Casou com Rita Antunes (Maria) a 17.2.1744 em São Vicente da Beira.
7. Rita Antunes (Maria) nasceu cerca de 1720 em São Vicente da Beira. Faleceu antes de 1760.

12. Manuel Nunes de Abreu (Manuel Nunes da Neta, de alcunha) nasceu em Castelo Novo.
13. Maria Antunes nasceu em São Vicente da Beira.
14. Manuel Nunes Colaço nasceu em Sertã.
15. Maria de Sousa nasceu em Arganil, Celavisa.

24. António Jorge, de Castelo Novo. Faleceu antes de 1715.
25. Marta Nunes , de Castelo Novo. Faleceu antes de 1715.
26. Manuel Rodrigues Babão nasceu cerca de 1670 em São Vicente da Beira.
27. Maria Antunes nasceu cerca de 1675 em São Vicente da Beira.

A nº 15 poderá ser Isabel Sousa e não Maria Sousa. E os pais do nº 14 podem ser Simão Nunes e de Maria Colaço. É o que deduzo da análise dos dois nascimentos seguintes em São Vicente da Beira.

- de Maria a 12.10.1715, filha de Manuel Nunes Colaço, o moço, do Alcaide, e de Maria Antunes, neto paterno de Manuel Nunes Colaço, da Sertã, do 1º matrimónio, e de Isabel de Sousa, de Celavisa, e materno de Manuel Leitão Sacalhão e de Catarina Rodrigues.

- de Manuel a 27.10.1715, filho de Manuel Nunes Colaço, da Sertã, 2º matrimónio, e de Luzia Lopes, de Vilarinho da Castanheira, neto paterno de Simão Nunes e de Maria Colaço, e materno de Francisco Lopes e de Maria Gonçalves, ambos de Vilarinho da Castanheira (Carrazeda de Ansiães).

É possível que venha a descobrir mais alguma coisa. Diga-me se tem mais algum ramo por estudar.

Cordiais cumprimentos.

António G. Pereira

Reply

Direct link:

RE: Família Granada, de Alcains

#247224 | mjmventura1972 | 06 janv. 2010 15:03 | In reply to: #243914

Boa tarde a todos,

Alguém tem alguma informação sobre a Família / apelido GRANADA, de Alcains?

Obrigado,

José Martins

Reply

Direct link:

RE: São Vicente da Beira

#247300 | Augusto Tavares | 07 janv. 2010 15:31 | In reply to: #247108

Caro António Pereira,

Não sei o que dizer... A não ser agradecer-lhe profundamente a disponibilidade e a generosidade desinteressada com que partilha o muito que sabe.

Ainda não tive oportunidade de "digerir" toda a informação, mas assim que o consiga fazer, direi.

Cordiais situações,

Augusto

Reply

Direct link:

Ascendentes de Alcains

#384536 | Isabel Goulao | 17 sept. 2017 16:58 | In reply to: #243914

Boa Tarde,

Tenho ascendencia Alcains, no entanto, tenho algumas duvidas. Alguem podia esclarecer-me quem são os pais de António Martins Goulão (nascido a 1568 e falecido a 1634).. Já vi referência de Francisco Fernandes Goulão (falecido a 1600) como de Fernão Gonçalves Goulão (também falecido em 1600).
Agradecia que me esclarecessem pois estou a fazer um estudo da familia Goulão oriunda de Alcains.
Grata

Reply

Direct link:

Ascendentes de Alcains

#384538 | Isabel Goulao | 17 sept. 2017 17:08 | In reply to: #247224

Boa Tarde,

Tenho ascendencia em Alcains, no entanto, tenho algumas duvidas.podia esclarecer-me quem são os pais de António Martins Goulão (nascido a 1568 e falecido a 1634).. Já vi referência de Francisco Fernandes Goulão (falecido a 1600) como de Fernão Gonçalves Goulão (também falecido em 1600).???? :/ e a mãe D.Maria Clara Martins (1540-1625)
Agradecia que me esclarecessem pois estou a fazer um estudo da familia Goulão oriunda de Alcains.
Grata

Reply

Direct link:

Ascendentes de Alcains

#384545 | Isabel Goulao | 17 sept. 2017 23:01 | In reply to: #243914

Boa noite, peço desculpa pelo abuso mas estou a fazer um trabalho sobre a familia goulão e está a ser algo complicado.
Pedro Martins Goulão é neto via paterna do Capitão António Martins Goulão (1568-1634) e de D.Maria Gomes (falecida a 1663)? Se sim , qual a data do casamento de ambos?
Quais sao os pais do Capitão António Martins Goulão. Francisco Fernandes Goulão (1525-1600) e D.Maria Martins ou Fernão Gonçalves Goulão e D.Maria Martins? é que já vi registo de ambos. E quando é que eles se casaram e quando?
Se me pudessem ajudar estaria muito agradecida.
Isabel Goulão

Reply

Direct link:

Ascendentes de Alcains

#384546 | Isabel Goulao | 17 sept. 2017 23:05 | In reply to: #243914

p.s- Gostaria também de saber se Maria Sanches, ( nascida a 2 de Fevereiro de 1677) nascida em Monforte da beira, é filha de Pedro Martins Goulão e se esta teve uma filha com o seu nome nascida a 10 de Agosto de 1698????
oxala me possam ajudar

muito agradecida

Isabel Goulão

Reply

Direct link:

Ascendentes de Alcains

#384586 | Isabel Goulao | 19 sept. 2017 13:04 | In reply to: #243914

Pedro Martins Goulão casou com Maria Gonçalves Nabais em Alcains????



muito agradecida

Reply

Direct link:

Ascendentes de Alcains

#384621 | GP Porto | 20 sept. 2017 10:17 | In reply to: #243914

Bom dia caros confrades,

Tenho informações que me foram transmitidas acerca de algumas pessoas de Alcains que me interessam, mas para as quais não tenho suporte documental. Agradecia ser contactado por quem possa ter informação acerca de :

- Manuel Fernandes Themudo (N 1652?) que casou com Maria Gonçalves Ranito (1657?) em 1675(?)

- Manuel Martins Ranito (1672?) que casou com Ana Antunes (1672?) em 1697(?)

- Manuel Martins Ranito (1654?) que casou com Isabel Fernandes Faia (1659?) em data incerta

Obrigado,
GP Porto

Reply

Direct link:

Ascendentes de Alcains

#384632 | Isabel Goulao | 20 sept. 2017 15:22 | In reply to: #384621

Caro, GP Porto,

Eu não tenho dados sobre essas pessoas de Alcains. Eu estou a procurar informação sobre a familia Goulão. Concretamente gostaria de saber :

- Se Pedro Martins Goulão (1617-1685), filho de Simão Martins Goulão (1593-1658) e D. Francisca Lopes casou em Alcains com Maria Gonçalves Nabais (esta de Monforte da Beira).

- Se os pais de Simão Martins Goulão são o Capitão António Martins Goulão e D.Maria Gomes, caso sejam qual a data de nascimento de D.Maria Gomes.

- e quais os pais de Capitao Antonio Martins Goulão.. já vi referência a Fernao Gonçalves Goulão e a Francisco Fernandes Goulão (ambos falecidos a 1600) o que me deixou um pouco confusa.

Espero que me possam ajudar pois estou a elaborar um trabalho sobre a familia Goulão de Alcains.

Agradecida
Isabel Goulão

Reply

Direct link:

Ascendentes de Alcains

#384635 | GP Porto | 20 sept. 2017 15:52 | In reply to: #384632

Cara Sra. Isabel Goulão,

O que me levou a deixar o meu comentário neste post foi o título, "Ascendentes de Alcains", pelo que aproveitei para verificar se alguém que esteja a analisar a informação de Alcains pudesse ter algum dado acerca das pessoas que refiro. Fora isso não tenho quaisquer dados que a possam ajudar, lamento.

GP Porto

Reply

Direct link:

Ascendentes de Alcains

#384686 | Isabel Goulao | 21 sept. 2017 19:51 | In reply to: #243914

Caro GP Porto,

Entendo agora o seu ponto de vista. Eu sou nova aqui e possivelmente não tinha entendido, agradeço ter-me respondido.

No que precisar, estarei ao Dispor.

Agradecida e oxalá alguem me possa esclarecer quanto à familia Goulão, oriunda de Alcains.

Cumprimentos
Isabel Goulão

Reply

Direct link:

Ascendentes de Alcains

#384698 | marco pereira | 22 sept. 2017 13:58 | In reply to: #243914

Olá
Boa tarde, na obra de Sanches Roque, "Alcains e a sua história" sei que está a genealogia e é falada a família Goulão, conhece a obra de que falo?

Atentamente.
Marco Pereira

Reply

Direct link:

Ascendentes de Alcains

#384718 | Isabel Goulao | 22 sept. 2017 17:42 | In reply to: #243914

Caro Marco Pereira,

Desconheço tal referência, tenho feito as minhas pesquisas sobretudo na Torre do Tombo mas está a ser complicado interpretar a caligrafia de registos com mais de 2 séculos....

Irei pesquisar e ver que obra é essa.

Muito agradecida pela sua ajuda

Ao dispor,

Cumprimentos
Isabel Goulão

Reply

Direct link:

Ascendentes de Alcains

#384737 | agp | 23 sept. 2017 16:20 | In reply to: #384632

Cara Isabel Goulão,

Simão Martins (Goulão) e Francisca Lopes casaram em Alcains no dia 29.12.1616. Se frequenta a Torre do Tombo pode ver o assento no livro Mistos 1 (página 451V). Nele consta que o noivo era filho de António Martins (Goulão) e de Maria Gomes e a noiva de Pedro Lopes, o Mariano, e de Beatriz Gomes, todos de Alcains. Há referência a consanguinidade entre os noivos.

Antonio Martins (Goulão) e Maria Gomes casaram a 9.1.1592 em Alcains (Mistos 1, pág. 366V). Ele filho de Fernão Gonçalves (Goulão) e Clara Martins e ela de Gregório Gomes e Apolónia Vaz.

O apelido Goulão não aparece nesses registos.

O resto não sei.

Desculpe a pergunta, mas de onde tirou a informação de que Pedro Martins Goulão é filho de Simão Martins Goulão e de D. Francisca Lopes?

Reply

Direct link:

Ascendentes de Alcains

#385162 | Lourval | 07 oct. 2017 06:52 | In reply to: #384621

Caro colega,

É possível que Manuel Martins Ranito casado com Isabel Fernandes Faia, seja o mesmo que Manuel Martins Frade casado com Isabel Fernandes Faia em Alcains em 14.01.1691. Neste caso ele seria filho de Diogo Martins e de Ana Martins. Um dos fatos que me levam a esta hipótese é de que Maria Gonçalves Ranita casada com Manuel Fernandes Temudo em 06.01.1675 em Alcains é filha de Diogo Martins Ranito e mãe não declarada.

Cumprimentos
Lourval

Reply

Direct link:

Ascendentes de Alcains

#385234 | GP Porto | 09 oct. 2017 12:12 | In reply to: #385162

Bom dia caro confrade Lourval,

Agradeço a resposta. Tem por acaso algum ficheiro com esta informação acerca dos Ranito que possa partilhar? Tenho largas centenas de elementos paroquiais acerca do apelido que terei muito gosto em partilhar, caso tenha interesse, mas são praticamente todos do século XIX em diante e quase todos da Covilhã.

Obrigado e cumprimentos,
GP Porto

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 30 avril 2024, 02:46

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen