Família Santos

This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Pessoas

Família Santos

#244397 | ibotelho | 17 nov. 2009 16:42

Boa tarde,

Tenho antepassados relativamente recentes em Chaves e também em Vila Pouca de Aguiar.

O meu Avô materno foi João Manuel Álvares de Sousa Santos, de Soutelinho do Monte, Vila Pouca de Aguiar.
A minha Avó Materna Cesaltina Reis Santos, de Faiões.
Moravam logo no início do "Jardim do Bacalhau", do lado direito para quem está voltado para o monumento.

Tiveram duas filhas:
- Maria Augusta Reis Santos (minha Mãe) que faleceu este ano e morava em Lisboa
- Maria Helena Reis Santos que tanto quanto sei vive em Chaves. Tem dois filhos da minha geração
- Maria Teresa dos Santos Silva
- Raul Manuel dos Santos Silva

Tenho praticamente concluída a minha árvore genealógica do lado do meu Avô. Já do lado da minha Avó, de Faiões, não tenho conseguido informações aqui no forum.

Agradeço qualquer tipo de informação sobre esta família.

Cumprimentos

Isabel Botelho

Reply

Direct link:

RE: Família Santos

#244447 | MCNN | 18 nov. 2009 00:51 | In reply to: #244397

Boa noite Isabel

Em primeiro lugar, e consultando o site do Arquivo Distrital de Vila Real, podemos encontrar dois pedidos de passaporte que devem, quase de certeza, dizer respeito à sua tia Maria Helena.

Entidade detentora
Arquivo Distrital de Vila Real
- Código de referência
PT/ADVRL/AC/GCVR/H-D/010/1660/33
- Cota original
20
- Título
Registo de passaporte
- Datas
Vila Real, 04/03/1953
- Nível de descrição
Documento Simples
- Dimensão e suporte
105x220 mm.; Papel
- Âmbito e conteúdo
Requerente: Maria Helena Reis dos Santos
Bilhete de identidade número: 422832A (Porto)
Filiação: João Manuel Álvares dos Santos e Cesaltina Pereira dos Reis
Data de nascimento: 20/07/1931
Freguesia: Bornes
Concelho: Chaves
Distrito: Vila Real
Destino: Espanha


--------------------------------------------------------------------------------

- Entidade detentora
Arquivo Distrital de Vila Real
- Código de referência
PT/ADVRL/AC/GCVR/H-D/010/1660/779
- Cota original
31
- Título
Registo de passaporte
- Datas
Vila Real, 23/03/1957
- Nível de descrição
Documento Simples
- Dimensão e suporte
105x220 mm.; Papel
- Âmbito e conteúdo
Requerente: Maria Helena Reis dos Santos
Bilhete de identidade número: 422832A (Porto)
Filiação: João Manuel Álvares dos Santos e Cesaltina Pereira dos Reis
Data de nascimento: 20/07/1931
Freguesia: Bornes
Concelho: Vila Pouca de Aguiar
Distrito: Vila Real
Destino: Espanha


Caso se confirme que se trata dos pedidos de passaporte da sua tia, isso quererá dizer que o nome de solteira da sua avó seria Cesaltina Pereira dos Reis.

Não chegou, na sua mensagem, a adiantar a data de nascimento da sua avó.

No entanto, uma vez que a sua tia terá nascido em 1931, e uma vez que a freguesia de Faiões só foi criada (por desanexação da freguesia de Santo Estevão) em 1925, deverá procurar o assento de baptismo da sua avó nos livros paroquiais de Santo Estevão.

O arquivo distrital de Vila Real tem à sua guarda, de acordo com o seu site, os livros paroquiais de baptismo até 1903.

Se a sua avó nasceu depois dessa data, o seu assento de baptismo deve estar na Conservatória do Registo Civil.

Caso tenha nascido antes, o assento de baptismo estará no Arquivo Distrital de Vila Real.

Se fôr esse o caso (a sua avó ter nascido antes de 1903), procure ver no site se o livro de baptismo onde, em princípio, constará o assento de baptismo da sua avó estará já disponível para consulta online.

Se já estiver, pode consultá-lo sem sair de casa.

Caso não esteja digitalizado, pode sempre pedir ao Arquivo Distrital de Vila Real que procure o assento de baptismo da sua avó.

Para finalizar, antes de escrever esta mensagem experimentei consultar um livro paroquial de Santo Estevão, só para confirmar se os assentos de Faiões constavam ou não nesses livros.

Experimentei consultar o livro disponível mais recente de casamentos de Santo Estevão e, por um acaso engraçado, deparei-me com um assento de casamento em que a noiva era de Faiões, celebrado em 04/10/1900, de António Pereira dos Reis com Augusta Maria Leite.

Obviamente que não sei se se trata do casamento dos seus bisavós, isso só poderá saber quando consultar o assento de baptismo da sua avó.

Mas atendendo aos apelidos do noivo ("Pereira dos Reis"), pode ser, quem sabe, um familiar próximo. Nunca se sabe ...

Boa sorte


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Família Santos

#244467 | ibotelho | 18 nov. 2009 12:10 | In reply to: #244447

Bom dia Mário,

Agradeço imenso a sua achega ao meu pedido formulado ontem.

Realmente, a ficha pessoal da minha Avó materna já consta aqui no geneall, com as datas de nascimento e morte.

Também confirmo que os meus bisavós foram António Pereira dos Reis (de Vila Nova da Gaia) e Augusta Maria Leite, de Faiões que conheci muito bem, não sabendo, no entanto, as datas de nascimento e morte, nem sequer os antepassados respectivos.

Não consigo aceder ao assento de baptismo da minha Avó que nasceu em 1901. Deve ser "nabice" minha!

Só posso ter acesso aos Livros Paroquiais de 1901 de Santo Estevão "in loco", não é verdade?

Continuo a agradecer uma possível ajuda.

Cumprimentos,

Isabel

Reply

Direct link:

RE: Família Santos

#244508 | MCNN | 18 nov. 2009 23:41 | In reply to: #244467

Olá Isabel

Que grande pontaria !!!! Afinal o registo que eu vi era mesmo o do casamento dos seus bisavós.

Agora quero dizer-lhe que tem sorte, porque o livro que contém o assento de baptismo da sua avó também está já disponível para consulta online.

Para o consultar, vá ao site do Arquivo Distrital de Vila Real, faça clique com o rato onde diz Documentação, na página seguinte escolha "Pesquisar Documentação" e na página seguinte (do lado esquerdo do ecran) carregue no sinal de "+" ao lado de "paroquiais".

Ao carregar no "+", ele vai apresentar-lhe uma longa lista de paróquias (não estão por ordem alfabética).

Procure Santo Estevão e clique no "+" ao lado de Santo Estevão.

Vai-lhe abrir uma lista com o tipo de livros que tem.

Clique no "+" ao lado de Livros de Baptismos, e vai-se abrir uma lista com todos os livros de baptismo existentes no Arquivo Distrital de Vila Real para a paróquia de Santo Estevão.

Carregue onde diz Livro de Baptismos á frente de "019" e, no lado direito do ecran, vai-lhe dar a informação que tem sobre esse livro.

Ao lado do Código de Referência deste Livro (que é PT/ADVRL/PRQ/PCHV31/001/019 ) vai encontrar dois icones.

Se carregar no primeiro abre apenas um documento PDF com a descrição do livro,

Se carregar no segundo ícone, ele vai abrir uma janela nova com as imagens digitalizadas deste livro.

Nessa janela pode escolher directamente (na parte de cima)o número de "ecran" que quer ver.

Para o caso do baptismo da sua avó, escolha "101".

E ser-lhe-á apresentada a imagem com o baptismo da sua avó, que teve lugar em 04/08/1901.

Esse registo contém diversos averbamentos na margem que decerto serão do seu interesse.

Para ver o casamento dos seus bisavós, no lado esquerdo escolha agora "casamentos" e depois escolha o livro 38.

Volte a carregar no ícone que lhe dá o livro digitalizado, e agora na parte de cima escolha "93"

Aparecer-lhe-á a imagem do casamento dos seus bisavós, com informação sobre a idade com que casaram, de onde eram naturais, o nome dos pais deles, etc. Este assento também contém averbamentos.

Como é óbvio, o ecran de visualização dos livros dispõe da possibilidade de andar para a frente e para trás no livro.

Uma última coisa. Se o ícone de digitalização não aparecer na descrição de algum livro, isso quer dizer que ele ainda não está digitalizado e/ou disponível para consulta online.

Para o consultar, ou espera que o digitalizem e o disponibilizem on-line, ou então só o poderá consultar no próprio Arquivo Distrital de Vila Real.

Desculpe o "testamento", mas como fiquei com dúvidas sobre se sabia ou não como consultar os livros digitalizados no site ...

Boa sorte


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Família Santos

#244527 | ibotelho | 19 nov. 2009 11:19 | In reply to: #244508

Bom dia Mário,

Muito e muito obrigada pela ajuda que me deu na descoberta de antepassados de quem nem sabia os nomes ao certo.

Realmente, só com uma grande boa vontade da sua parte consegui vislumbrar uma parte da minha família que não conhecia.

Mais uma vez, obrigada.

Isabel

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 25 sept. 2024, 18:26

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen