Testamento - Chaves

This topic is classified in rooms: Arquivos | Regiões

Testamento - Chaves

#244625 | João Mamed | 20 nov. 2009 19:38

Caros confrades

Alguém me sabe dizer onde posso encontrar um testamento de um individuo de Chaves, da segunda metade do sec. XVIII?

Agradeço a V. atenção.

Meus cumprimentos,

joão mamede

Reply

Direct link:

RE: Testamento - Chaves

#244674 | vbriteiros | 21 nov. 2009 14:59 | In reply to: #244625

Caro João Mamede,
Segundo a experiência vivida na consulta de alguns testamentos(Porto e Braga),estes podiam ser de duas categorias: Fechados ou Abertos!
Os 1ºs tinham que ser abertos logo após a verificação do óbito(lógico) e na presença de testemunhas ou(?) Autoridade ( encontrei Pároco, Junta de Freguesia , Regedor...) e encontrei-os no Arquivo Municipal respectivo (Porto muito fácil, mas Braga difícil); quanto aos 2ºs, estão nos Arquivos dos Tabeliães ou Notários onde foram feitos .
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Reply

Direct link:

RE: Testamento - Chaves

#244687 | João Mamed | 21 nov. 2009 18:43 | In reply to: #244674

Caro Vasco Briteiros

Agradeço imenso a sua mensagem.

Deduzo então, que pelo facto de no assento do óbito não especificar o tipo de testamento, nem mencionar o Tabelião que o efectuou, que talvez esteja no Arquivo Municipal, neste caso de Chaves (no ADVR não consta). Vou iniciar por aí as minhas pesquisas. Já agora o testamento é do Dr. Miguel Lopes de Eiró e Azevedo.

Meus cumprimentos,

joão mamede

Reply

Direct link:

RE: Testamento - Chaves

#244689 | vbriteiros | 21 nov. 2009 19:12 | In reply to: #244687

Caro João Mamede,
Como cita uma pessoa com apelido fora do vulgar, digo-lhe que encontrei uma foto dos antigos alunos do Colégio Espirito Santo -Braga 1910 ? 1920? onde está um Padre Eiró, suponho que pessoa muito conhecido nessa altura, em Braga.
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Reply

Direct link:

RE: Testamento - Chaves

#244692 | João Mamed | 21 nov. 2009 20:41 | In reply to: #244689

Caro Vasco Briteiros

Na região de Chaves, pelo menos nos séculos XVII e XVIII, o nome Eiró não é assim tão invulgar.
Invulgar, talvez tenha sido a vida deste Miguel Lopes Eiró e Azevedo (aparece nesta base de dados como Miguel Lopes Azevedo e como Miguel Lopes de Eiro), foi médico, teve carta de armas, teve pelo menos 22 filhos, de 3 mulheres, teve disputas graves com algumas das pessoa mais importantes da altura de Chaves, com inclusivé acusações de judaismo, etc., etc.

Mais uma vez obrigado.
Meus cumprimentos,

jm

Reply

Direct link:

RE: Testamento - Chaves

#244727 | manelsp | 22 nov. 2009 15:40 | In reply to: #244625

Caro JoÃO Mamede
na Biblioteca municipal de Chaves encontram-se alguns livros antigos de testamentos. Pelo menos encontravam-se: mal catalogados e meios perdidos nos documentos antigos. Isto previamente à mudança de instalações dos serviços. Já viu se lá se encontra o que lhe interessa?
Cumprimentos
Manel Sarmento Pizarro

Reply

Direct link:

RE: Testamento - Chaves

#244763 | João Mamed | 22 nov. 2009 21:35 | In reply to: #244727

Caro Manel

Obrigado pela sua dica. Aínda não tentei em lado nenhum (apenas no ADVR, e sem sucesso). Espero um dia, brevemente, ter disponibilidade para ir até Chaves, e com tempo e muita calma, procurar o que pretendo.

Um abraço,
joão

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 24 juin 2024, 00:14

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen