Manuel de Anciães/ João Braz

This topic is classified in rooms: Pessoas

Manuel de Anciães/ João Braz

#245619 | Nelita | 05 déc. 2009 19:35

Caro João Braz:

Como está? Envio uma nota para verificar quando puder.

Manuel de Anciães, f. no Castanheiro a (6/9/1727) de quem já falamos, casado com Maria da Costa,, filha de Domingos Duarte e de sua mulher Isabel da Costa, de Trevões., casaram no Castanheiro a (19/2/1719)

1º Casamento:

Maria da Costa casou com Francisco de Távora.

Esta informação está correcta, só não sei se o Francisco de Távora é o que eu penso ser. Hoje penso que não estava viúva, mas dispensada do casamento anterior pelo Padre Provisor.

Naturalmente o 1º casamento foi realizado em Trevões.

Quando tiver um minuto veja se resolve o problema.

Cumprimentos
Nelita

Reply

Direct link:

RE: Manuel de Anciães/ João Braz

#245687 | jaboo | 06 déc. 2009 21:38 | In reply to: #245619

Cara Nelita,

Recebi a sua mensagem via o João Azevedo. Obrigado.

Quanto à Maria da Costa: ela casou de facto com Francisco de Távora, de quem foi sua segunda esposa (foi casado primeira vez com Maria Rodrigues Brusca). Esse Francisco de Távora faleceu no Castanheiro a 4/9/1715, e era filho de outro Francisco de Távora da Pesqueira e de sua segunda mulher Serafina de Azevedo do Castanheiro (veja no segundo livro de Albano Chaves sobre os Donas-Boto da Pesqueira na p.249).

Em Trevões não encontrei nenhum rasto sobre Domingos Duarte e Isabel da Costa, pais da Maria da Costa.

Cumprimentos,
JOAO

Reply

Direct link:

RE: Manuel de Anciães/ João Braz

#245689 | Nelita | 06 déc. 2009 22:37 | In reply to: #245687

Caro João Braz:

Sabia essas ligações, mas há qualquer coisa que não bate certo. Pode ser que lá cheguemos.

Domingos Duarte, natural de Trevões faleceu no Castanheiro em 1727.


Cumprimentos
Nelita

Reply

Direct link:

RE: Manuel de Anciães/ João Braz

#245717 | jaboo | 07 déc. 2009 16:49 | In reply to: #245689

Cara Nelita,

O que é que não bate certo?

Cumprimentos,
JOAO

Reply

Direct link:

RE: Manuel de Anciães/ João Braz

#245757 | Nelita | 08 déc. 2009 18:03 | In reply to: #245717

Caro João Braz:

Ainda não me foi possivel reler, mas o pároco no casamento de Manuel de Anciães com Maria da Costa refere-se a um documento que gostaria visse com atenção. Dá a impressão de ter havido uma dispensa de um casamento anterior de Maria da Costa com Francisco de Távora, rarissima nessa época. Também não poderá ser o Francisco de Távora que pensamos. Só me aparece o baptismo de um filho do 1º casamento de Maria da Costa , de nome Francisco, mas haveria mais.
Tenho a impresão de que tudo isto não está bem estudado, mas sem cruzamento de fontes é impossível fazê-lo.
Será que o 1º casamento foi realizado em Trevões? Se sim dá alguma outra informação?
Penso que só ligando os dados de Paredes, Pereiro, Espinhosa, Castanheiro, Várzeas e Trevões será possível chegar a algumas conclusões.
Cumprimentos
Nelita

Reply

Direct link:

RE: Manuel de Anciães/ João Braz

#245775 | Nelita | 09 déc. 2009 10:15 | In reply to: #245757

Caro João Braz:

Jerónimo de Lemos, natural de Trevões, casa a 18 de Outubro de 1818, em S. Bartolomeu de Casal de Loivos, termo de Favaios com Maria de S. Pedro, natural de Paipenela.
Test. Luís Bernardo Álvares Mourão e José Manuel de Quintela
Padre José Caetano Cabral de Mendonça

Cumprimentos
Nelita

Reply

Direct link:

RE: Manuel de Anciães/ João Braz

#246030 | jaboo | 15 déc. 2009 03:08 | In reply to: #245757

Cara Nelita,

Sendo a Maria da Costa natural de Trevoes seria logico ter casado a primeira vez em Trevoes. Mas eu não encontrei esse registo nos paroquiais de Trevoes. Infelizmente, existem hiatos por isso esse registo deve estar perdido.

So não percebo a sua duvida quanto ao Francisco de Távora. Esses Távoras do Castanheiro têm sem duvida origem nos Tavoras da Pesqueira.


Cara Nelita, vou aproveitar para desejar-lhe umas optimas festas de fim de ano pois eu a partir do dia 17 de Dezembro estarei de férias na Europa até ao dia 6 de Janeiro 2010. Por isso Feliz Natal e votos de Bom Ano Novo!

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Reply

Direct link:

RE: Manuel de Anciães/ João Braz

#246036 | Nelita | 15 déc. 2009 08:40 | In reply to: #246030

Caro João Braz:

As dúvidas surgem e vão sendo colmatadas aos poucos.
Desejo-lhe umas ´boas férias e Boas Festas

Com amizade
Nelita

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 19 mai 2024, 13:53

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen