Família Fernandes - Montemor-o-Velho

This topic is classified in rooms: Arquivos | Pessoas | Famílias | Regiões

Família Fernandes - Montemor-o-Velho

#245635 | ferher | 06 déc. 2009 02:52

Boa noite, bom dia, boa tarde,

Sou brasileiro e estou buscando informações quanto a minha ascendência em Portugal. Mais especificamente busco o registo (ou registro) de nascimento de meu avô materno, José Fernandes.
Transcrevo os dados que disponho abaixo, todos foram retirados de documentos brasileiros. Agradeço a todos que puderem e quiserem colaborar.

JOSÉ FERNANDES (registo desejado)
Suposta data de nascimento: 08/01/1921
Suposto local de nascimento: Montemor-o-Velho (não encontrei informação quanto a freguesia)
Chegada ao Brasil: 24/05/1922 em Santos no navio Almanzora, procedente de Lisboa.
Chegou junto com irmão, Antonio Fernandes, de 4 anos que, portanto, deve ter nascido por volta do ano 1918.

Filiação:
JOAQUIM FERNANDES (nascido por volta do ano 1897, chegou ao Brasil (Santos) em 24/05/1922 com 25 anos, local desconhecido).
MARIA RAFAEL (nascida por volta do ano 1896, chegou ao Brasil (Santos) em 24/05/1922 com 26 anos, local desconhecido).

Avós paternos:
MANOEL FERNANDES
TERESA CARIJONAS

Não obtive sucesso na busca do assento de nascimento (José Fernandes) na Conservatória de Montemor-o-Velho e outras tantas que solicitei por meio de e-mail. Pergunto: o registo de nascimento era obrigatório a essa época, ou poderia ser substituido pelo de Baptismo?

Acho difícil que meu avô, com um ano de idade, tenha viajado sem ter sido batizado, visto que nossa família é católica e, nessa época, havia o tal temor das crianças morrerem antes do baptismo.

Bom, mas e se ele só tiver sido batizado onde posso iniciar minhas buscas? Paróquias, Igrejas? Elas tem banco de dados na Internet? hehe...

Obrigado mais uma vez, e sucesso a todos em suas buscas.

Fernando Hernandez
PS: O Hernandez é espanhol... Mas isso vai ser uma outra busca.

Reply

Direct link:

RE: Família Fernandes - Montemor-o-Velho

#245695 | A-Pereira | 06 déc. 2009 23:34 | In reply to: #245635

Caro Fernando Hernandez

Do pouco que sei, deixe-me dizer-lhe que Montemor-o-Velho tem as seguintes freguesias:

Abrunheira
Arazede
Carapinheira
Ereira
Gatões
Liceia
Meãs do Campo
Montemor-o-Velho
Pereira
Santo Varão
Seixo de Gatões
Tentúgal
Verride
Vila Nova da Barca

Tem forma de saber concretamente em qual delas nasceu o seu avô? è que se não tem... deixe-me dizer-lhe que terá de andar às "apapadelas", no escuro.

Quanto ao que sugere sobre a possibilidade de os registos religiosos substituirem os registos civís, não se verifica. Na realidade é sempre necessário o registo civil. (isto a partir da implantação da República - 1910 - bem entendido)

Sei tembém que no e-tombo existem registos que podem ser consultados on.line, e sei que muitos deles são dessa região. O que não sei é se as datas abrangem os seus familiares.

Não leve a mal se lhe disser que lhe estou responder pela correcção com que escreve, Habituei-me, a ver neste site textos num Português de tal maneira mau que nem tenho vontade de responder. E, mais uma vez não leve a mal, a maioiria vêm do Brasil.

Disponha
Cumprimentos

António Alferes Pereira

Reply

Direct link:

RE: Família Fernandes - Montemor-o-Velho

#245769 | san1 | 08 déc. 2009 21:55 | In reply to: #245635

Bom dia,

Os assentos On-line do Concelho de Montemor-o-Velho estão disponiveis a traves do site Etombo : http://etombo.com/concelho/montemorovelho.html

mas os baptismos so vão até os anos 1869 para a maioria das freguesias (às vezes mesmo so até 1859...).

Esse site pode-lhe ser util mais tarde, quando tiver avançado um pouco mais...

Por enquanto, tem de encontrar outra pista.

Cumprimentos

Sandra Carvalho
França

Reply

Direct link:

RE: Família Fernandes - Montemor-o-Velho

#246876 | Aveiro | 01 janv. 2010 13:58 | In reply to: #245635

Boa tarde,

Por acaso não tem o passaporte do avô? Nesse documento deverá ter a freguesia de nascimento e o dia....

Como deduziu o dia 8.01.1921, como provável dara de nascimento?

Gostaria de poder ajudar!

aveiro ( Carapinheira, Montemor-o-Velho)

Reply

Direct link:

RE: Família Fernandes - Montemor-o-Velho

#246935 | MontDias | 02 janv. 2010 18:59 | In reply to: #245635

Caro Fernando Hernandez,

Eu dou-lhe o conselho de começar por procurar o registo de pedido de passaporte do seu bisavô Joaquim Fernandes. Com certeza, pediu passaporte familiar.
O registo costuma ter a freguesia de origem do suplicante.

Ora, sendo Montemor-o-Velho do distrito de Coimbra, é provável que ele o tenha pedido no Governo Civil de Coimbra. Não tenho a certeza se os registos dessas datas se encontram já no Arquivo da Universidade de Coimbra, mas vale a pena tentar!

Com os melhores cumprimentos,
Tiago Monteiro Dias

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 28 mai 2024, 21:35

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen