Pesquisa a partir de 1870

This topic is classified in rooms: Arquivos | Formação

Pesquisa a partir de 1870

#246086 | matos70576 | 16 déc. 2009 13:20

boa tarde,

já me encontro a algum tempo, a pesquisar sobre a minha familia paterna e materna. esta última tem sido um pouco complexa. Já tenho em meu poder os assentos de baptismo dos meus bisavós com os respectivos anos de nascimento ( 1870, 1881, 1887 e 1888 ). a minha questão é como poderei recuar mais nas datas dos tetravós e anteriores, apenas dispondo dos nomes? estes antepassados em questão a sua zona de residência era nos concelhos de lamego e castro Daire, nas freguesias de britiande, Mmelcões, cepões e gosende.

agradeço atenção dispensada
cláudia de matos

Reply

Direct link:

RE: Pesquisa a partir de 1870

#246088 | shadlan | 16 déc. 2009 15:23 | In reply to: #246086

Boa tarde

Se tem os assentos de baptismo dos seus bisavós, procure os de casamento dos seus trisavós. Pode ser que contenham, a idade quando casaram, senão só lhe resta procurar manualmente com as heurísticas habituais (+/- 20 anos por geração)

Atentamente
Abel Figueiredo

Reply

Direct link:

RE: Pesquisa a partir de 1870

#246096 | matos70576 | 16 déc. 2009 17:39 | In reply to: #246088

Boa tarde, Sr. Abel
Em dois dos casos, está presente no assento de baptismo a designação " primeiro do nome", não sei se poderi fazer as contas a partir desta pista, pois interpreto como sendo o primeiro filho do casal, mas mesmo assim tenho dúvidas. Num dos casais de bisavós existia uma diferença de idades de 11 anos, poderá ser um indicador de outra união? Nos assentos de óbito poderam constar 2 casamentos?
De qualquer forma já pedi ao arquivo distital de Viseu os respectivos assentos de óbito, caso obtenha resposta positiva, peço os de casamento, tal como o Sr. Abel sugeriu. É que da 1ª vez que iniciei a pesquisa, a sra que recepcionou o pedido mandou-me procurar nas conservatórias civis de Lamego e Castro Daire, só a 2º tentativa e já com as respostas das conservatórias é que a sra do arquivo me enviou o pedido. Entretan já tinha requisitado as certidões de obito novamente as conservatórias, por serem já em 1937, 1970, etc, os quais me remeteram de novo para a sra do arquivo, que qual não é o meu espanto manda-me pedir as conservatórias. Não sei se já percebeu, mas isto é uma verdadeira novela.
Outra questão é se poderei obter mais informações através dos questionários dos censos? Em Inglaterra obtêm-se muita informação acerca de uma familia através destes documentos.

Antentamente
Cláudia de Matos

Reply

Direct link:

RE: Pesquisa a partir de 1870

#246098 | LBonifacio | 16 déc. 2009 19:30 | In reply to: #246096

Cara Claúdia
Nos Arquivos distritais estão os livros de assentos com mais de 100 anos. Basta consultar o registo dos fundos para ver quais no Arquivo Distrital para ver quais os livros mais recentes que lá estão depositados. Todos os outros até ao dia de hpje encontram-se nas Conservatórias Municipais.
A diferença de idades não quer dizer absolutamente nada, pode ser indicativa de um segunda casamento de um dos conjuges ou não (sobretudo se for homem).

Reply

Direct link:

RE: Pesquisa a partir de 1870

#246099 | shadlan | 16 déc. 2009 19:34 | In reply to: #246096

Boa noite

Poderá ser primeiro filho do casal, se bem que já encontrei situações com mais do que um "primeiro do nome".
Quando existe uma união prévia o pároco escreve "viuvo/a de", portanto poderá não ser o caso.

Atentamente
Abel Figueiredo

Reply

Direct link:

RE: Pesquisa a partir de 1870

#246113 | roz | 16 déc. 2009 23:44 | In reply to: #246096

Cara Claudia

Quando diz: "primeiro do nome" nao quer dizer que fosse o primeiro filho. Quer somente dizer que foi o primeiro a ter aquele nome. Como antigamente muitas criancas morriam ainda pequenas, os pais davam o mesmo nome a outro bebe' que viesse mais tarde.

Com referencia aos censos em Portugal nunca ouvi dizer que se possam pesquisar. Sei o que quer dizer pois vivo em Inglaterra e tambem ja' os pesquisei.

Cumprimentos.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Pesquisa a partir de 1870

#246134 | matos70576 | 17 déc. 2009 17:36 | In reply to: #246113

Obrigada a todos. Com as vossas dicas vou aprofundar mais a forma de pesquisa.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 26 juin 2024, 17:55

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen