Ascendentes de Manuel Caetano de Andrade e Carvalho- Molares, Celorico de Basto

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Regiões

Ascendentes de Manuel Caetano de Andrade e Carvalho- Molares, Celorico de Basto

#247425 | CAPICUA | 09 janv. 2010 21:30

Boa noite.

Alguém no fórum que tenha estudado a freguesia de Molares, terá os acendentes de Manuel Caetano de Andrade e Carvalho, casado com Maria Teresa Teixeira Andrade? Foram pais de outro Manuel Caetano de Andrade e Carvalho, de Lourido (Portas?), que casou em 16 de Outubro de 1814 em Molares com Rosa Maria Teixeira Carvalho, filha de Manuel José Teixeira e Isidora Maria Carvalho, do lugar do Vale-Molares.
Foram padrinhos deste casamento: Manuel José Alvares Fonseca e seu irmão Manuel António Alvares Lima, da Fonte Coberta e Bernardo Jsé Ferreira Silva Lobo, da residência paroquial.
Cumprimentos,

Ana

Reply

Direct link:

RE: Ascendentes de Manuel Caetano de Andrade e Carvalho- Molares, Celorico de Basto

#247448 | JAVSO | 10 janv. 2010 03:47 | In reply to: #247425

Cara Ana

Nada tenho para informar relativammente à ascendência solicitada. Contudo, relativamente à sua mensagem, por poder ter interesse para investigação futura ou conexa, lembro-lhe que a casa de Fonte Coberta, em Molares, foi herdada, de seu pai e avô paterno, pelo meu Avô materno, pertencendo, hoje, a primos direitos meus. Na respectiva ascendência encontro o apelido Fonseca, que veio de São Miguel de Lobrigos.

Melhores cumprimentos

José Alfredo Soares de Oliveira

Reply

Direct link:

RE: Ascendentes de Manuel Caetano de Andrade e Carvalho- Molares, Celorico de Basto

#247472 | CAPICUA | 10 janv. 2010 21:14 | In reply to: #247448

Caro José Alfredo,

Ando há algum tempo a tentar localizar António Pires da Fonseca que aparece em vários baptismos em Gémeos"....baptizou, com minha licença o Rev. Mestre Schola de Velença do Minho António Pires da Fonseca....".
Algumas vezes apenas realiza os baptismos e noutras ocasiões é mesmo o padrinho. Encontrei agora uma cópia de 1683, em que realiza o baptismo sob licença do cura da freguesia e, é madrinha da criança Maria Fonseca Velosa, solteira, filha do mesmo Mestre Schola de Valença do Minho, da Lavandeira de Sta Tecla e João da Fonseca Cura na freguesia de S.Miguel de Carvalho e natural de S.João de Arnoya, todos desta Vila de Basto." A avó paterna desta criança é Sezília Pires da Fonseca, casada com Silvestre Álvares da Casa da Lage em S. Miguel de Gémeos.

Por algum acaso estes Fonsecas, dizem-lhe alguma coisa?
Cumprimentos
Ana

Reply

Direct link:

RE: Ascendentes de Manuel Caetano de Andrade e Carvalho- Molares, Celorico de Basto

#336460 | Jotesil | 08 oct. 2013 16:23 | In reply to: #247472

Chamo-me José Teixeira da Silva, tenho 75 anos e vivo em Mondim de Basto. Descendo da família "Carvalho", que viveram no século XVIII em Ourilhe e mais tarde na Casa de Fonte Coberta em Molares. Manuel de Carvalho natural de Ourilhe, casou em Mondim de Basto com Maria Branco, dando lugar ao tronco dos "Carvalho Branco" a que pertenço. Gostaria de saber alguma informação sobre a Casa de fonte coberta e a quem a habitava no século XVIII.
Obrigado. JTS

Reply

Direct link:

Ascendentes de Manuel Caetano de Andrade e Carvalho- Molares, Celorico de Basto

#364764 | Canuta | 02 janv. 2016 15:16 | In reply to: #336460

Boa tarde

Vi aqui a referência a uma senhora de apelido Branco... provavelmente nem terá ligação alguma com a pessoa de quem procuro informações e que tenho procurado em Celorico de Basto.

Procuro informações sobre Domingos Branco. Nada sei sobre ele,apenas que teve uma filha, de nome Balbina Lopes (em 25/06/1838). No assento de batismo da Balbina (freguesia de Carvalho - Celorico de Basto) diz que é filha natural de Luísa Lopes (lugar de Cabreira - Carvalho), no entanto, no assento de batismo de um filho de Balbina diz que ele é neto materno de Domingos Branco.

Já procurei nos livros da freguesia de Carvalho (e mesmo em livros de outras freguesias do concelho), no entanto, nunca me deparei com ninguém de sobrenome Branco.

Assim, se me conseguir fornecer dados sobre esta Maria Branco, será uma grande ajuda...

Os meus agradecimentos!

Canuta

Reply

Direct link:

Ascendentes de Manuel Caetano de Andrade e Carvalho- Molares, Celorico de Basto

#365189 | mauro_esteves | 17 janv. 2016 19:26 | In reply to: #247472

Prezada Ana,

Possivelmente o Pe João da Fonseca a que referes, fez sua Inquisição de Genere no ano de 1685, conforme pode ser constado na Pasta 1241 - ano 1685, de Arnoya. Ele é filho de Antonio de Affonseca e Comba João, que são justamente os personagens da mensagem que postei recentemente solicitando informações sobre a casa senhorial Charrisca, de onde é oriundo Lourenço Nunes, avô paterno do Pe. João de Affonseca.

Veja minha mensagem sobre a Casa Charrisca, postada dia 04.01.2016, e vais encontrar diversas informações acerca dos ascendentes do Pe João de Affonseca.

Sds, Mauro Esteves.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 16 juin 2024, 15:15

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen