Francisco Araújo - Abade de S. Martinho da Barca, falecido na fregª da Sé sassitente na Rua Chã
This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas
Francisco Araújo - Abade de S. Martinho da Barca, falecido na fregª da Sé sassitente na Rua Chã
Caros Confrades
Buscando um Francisco de Araújo da Rua Chã no Porto, que teve ilegitimo de Domingas Francisca ,de Guidões, a João Francisco,e que seria já falecido em 1676 (data de casamento do filho), vim a encontrar na freguesia da Sé e antes daquela data os assentos de óbito de dois Franciscos de Araújo. Um chamado Francisco de Araújo Pinto (creio que em 1668+) morador na Ferraria de Cima e outro Francisco de Araújo falecido em 1673 , sendo assistente na Rua Chã , sepultado na Sé , sendo Abade de S. Martinho da Barca. Num dos livros de S. Martinho da Barca, vem, um apontamento feito pelo dito Francisco de Araújo Costa , dizendo que tomou posse da igreja em 1650 e era filho de Afonso de Araújo, e de Maria da Costa, cidadão da cidade do Porto, e irmão de João Araújo Costa , Arcediago de Oliveira.
Tenho para mim que o Abade poderá ser o pai do João Francisco. Na verdade tudo coincide... Datas, nome, a Rua, proximidade das localidades etc. Só estranho o facto de no assento de casamento do João Francisco não se mencionar que o Francisco de Araújo era Abade....Teria o pároco que lavrou o assento algum pudor de o dizer...?
Agradeço os elementos que possam disponibilizar bem como a vossa opinião sobre esta possibilidade de se tratar do mesmo Francisco de Araújo...
Direct link:
RE: Francisco Araújo - Abade de S. Martinho da Barca, falecido na fregª da Sé sassitente na Rua Chã
Renovo o pedido
ReplyDirect link:
RE: Francisco Araújo - Abade de S. Martinho da Barca, falecido na fregª da Sé sassitente na Rua Chã
Prezado Godinho
/www.geneall.net/P/per_page.php?id=214067
NFP-vol. I-pg. 485 (Aranhas)
Siga estes dados esta tudo o que procura
Abraços
Fernando GArrido
Direct link:
Caro Fernando Garrido
Agradeço a resposta. No entanto já conhecia esses dados, além de que na fonte que refere apenas se dá conhecimento da filha de Afonso de Araújo e de Isabel da Costa, e da sua descendência. Nada adianta quanto à ascendência nem quanto ao Abade e ao Arcediago.
Cumprimentos
António Godinho de Carvalho
Direct link:
Rectifico: Afonso de Araújo e de Maria da Costa
ReplyDirect link:
Caro António Godinho
Eu também descendo destas pessoas de Guidões
Na revista da faculdade de letras do porto ,elementos para a História artista da sé do Porto.há uma referencia ao arcediago de oliveira do douro o João Araújo Costa num contrato par uma obra na sé do Porto este reverendo tinhaum certo poder na Igreja nessa altura .
O pai do abade Francisco de Araújo era uma pessoa ilustre na cidade era procurador da cidade do Porto , como era uma Família ilustre dificilmente o padre Francisco de Araújo iria assumir o filho João Francisco .
Os estudos vão no sentido de investigar os filhos do João Francisco se algum veio para o Porto se tiveram contactos com os Araujos algum testamento etc.
Abraços
Fernando Garrido
Direct link:
Caro Fernando Garrido
Obrigado pela sua resposta.
De facto o caminho que indica é o correcto, no entanto estou a centenas de km do Porto o que , para já, inviabiliza a investigação em notariais, judiciais etc.
Pode ser que um dia arranje um tempinho para isso ou que entretanto essas fontes sejam disponibilizadas on-line.
Sou descendente ( pelo lado da minha mãe) do referido João Francisco.
Se entretanto o Fernando encontrar algo agradeço , se possivel, a informação respectiva.
Abraço
António Godinho de Carvalho
Direct link:
Caros António Godinho de Carvalho e F. Garrido
Estou muito interessado neste tópico, uma vez que estudo a circulação de elites entre o cabido do Porto e a vereação da cidade nos séculos XVII-XVIII, para uma cadeira do meu mestrado em História. É um trabalho sem pretensões. Gostaria nomeadamente de saber de que modo, por exemplo, conseguem traçar até vós a descendência de Francisco de Araújo e que cargos de vulto os seus descendentes desempenharam na cidade; em que é que se baseiam para dizer que Afonso de Araújo, supostamente pai do sobredito Francisco, era membro de uma família ilustre no Porto- e se podem confirmar a existência da família em Vila Real, como consta no Geneall. Desculpem-me só pedir esclarecimentos, e em nada poder contribuir, por enquanto, mas espero que o meu atrevimento seja perdoado à conta da minha ignorância.
Com os melhores cumprimentos,
Joao Liberato Pinto
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 14 nov. 2024, 17:43