A Taxa Camarae do Papa Leão X
This topic is classified in rooms: Direito
A Taxa Camarae do Papa Leão X
Caros Confrades
Fizeram-me chegar esta "maravilha" que deve ser lida tendo em atenção à epoca em que ocorreu:
A Taxa Camarae é um tarifário promulgado, em 1517, pelo papa Leão X (1513-1521) destinado a vender indulgências, ou seja, o perdão dos pecados, a todos quantos pudessem pagar umas boas libras ao pontífice. Como veremos na transcrição que se segue, não havia delito, por mais horrível que fosse, que não pudesse ser perdoado a troco de dinheiro. Leão X declarou aberto o céu para todos aqueles, fossem clérigos ou leigos, que tivessem violado crianças e adultos, assassinado uma ou várias pessoas, abortado… desde que se manifestassem generosos com os cofres papais.
Vejamos o seus trinta e cinco artigos:
1. O eclesiástico que cometa o pecado da carne, seja com freiras, seja com primas, sobrinhas ou afilhadas suas, seja, por fim, com outra mulher qualquer, será absolvido, mediante o pagamento de 67 libras, 12 soldos.
2. Se o eclesiástico, além do pecado de fornicação, quiser ser absolvido do pecado contra a natureza ou de bestialidade, deve pagar 219 libras, 15 soldos. Mas se tiver apenas cometido pecado contra a natureza com meninos ou com animais e não com mulheres, somente pagará 131 libras, 15 soldos.
3. O sacerdote que desflorar uma virgem, pagará 2 libras, 8 soldos.
4. A religiosa que quiser alcançar a dignidade de abadessa depois de se ter entregue a um ou mais homens simultânea ou sucessivamente, quer dentro, quer fora do seu convento, pagará 131 libras, 15 soldos.
5. Os sacerdotes que quiserem viver maritalmente com parentes, pagarão 76 libras e 1 soldo.
6. Para todos os pecados de luxúria cometido por um leigo, a absolvição custará 27 libras e 1 soldo; no caso de incesto, acrescentar-se-ão em consciência 4 libras.
7. A mulher adúltera que queira ser absolvida para estar livre de todo e qualquer processo e obter uma ampla dispensa para prosseguir as suas relações ilícitas, pagará ao Papa 87 libras e 3 soldos. Em idêntica situação, o marido pagará a mesma soma; se tiverem cometido incesto com os seus filhos acrescentarão em consciência 6 libras.
8. A absolvição e a certeza de não serem perseguidos por crimes de rapina, roubo ou incêndio, custará aos culpados 131 libras e 7 soldos.
9. A absolvição de um simples assassínio cometido na pessoa de um leigo é fixada em 15 libras, 4 soldos e 3 dinheiros.
10. Se o assassino tiver morto a dois ou mais homens no mesmo dia, pagará como se tivesse apenas assassinado um.
11. O marido que tiver dado maus tratos à sua mulher, pagará aos cofres da chancelaria 3 libras e 4 soldos; se a tiver morto, pagará 17 libras, 15 soldos; se o tiver feito com a intenção de casar com outra, pagará um suplemento de 32 libras e 9 soldos. Se o marido tiver tido ajuda para cometer o crime, cada um dos seus ajudantes será absolvido mediante o pagamento de 2 libras.
12. Quem afogar o seu próprio filho pagará 17 libras e 15 soldos [ou seja, mais duas libras do que por matar um desconhecido (observação do autor do livro)]; caso matem o próprio filho, por mútuo consentimento, o pai e a mãe pagarão 27 libras e 1 soldo pela absolvição.
13. A mulher que destruir o filho que traz nas entranhas, assim como o pai que tiver contribuído para a perpetração do crime, pagarão cada um 17 libras e 15 soldos. Quem facilitar o aborto de uma criatura que não seja seu filho pagará menos 1 libra.
14. Pelo assassinato de um irmão, de uma irmã, de uma mãe ou de um pai, pagar-se-á 17 libras e 5 soldos.
15. Quem matar um bispo ou um prelado de hierarquia superior terá de pagar 131 libras, 14 soldos e y6 dinheiros.
16. O assassino que tiver morto mais de um sacerdote, sem ser de uma só vez, pagará 137 libras e 6 soldos pelo primeiro, e metade pelos restantes.
17. O bispo ou abade que cometa homicídio põe emboscada, por acidente ou por necessidade, terá de pagar, para obter a absolvição, 179 libras e 14 soldos.
18. Quem quiser comprar antecipadamente a absolvição, por todo e qualquer homicídio acidental que venha a cometer no futuro, terá de pagar 168 libras, 15 soldos.
19. O herege que se converta pagará pela sua absolvição 269 libras. O filho de um herege queimado, enforcado ou de qualquer outro modo justiçado, só poderá reabilitar-se mediante o pagamento de 218 libras, 16 soldos, 9 dinheiros.
20. O eclesiástico que, não podendo saldar as suas dívidas, não quiser ver-se processado pelos seus credores, entregará ao pontífice 17 libras, 8 soldos e 6 dinheiros, e a dívida ser-lhe-á perdoada.
21. A licença para instalar pontos de venda de vários géneros, sob o pórtico das igrejas, será concedida mediante o pagamento de 45 libras, 19 soldos e 3 dinheiros.
22. O delito de contrabando e as fraudes relativas aos direitos do príncipe contarão 87 libras e 3 dinheiros.
23. A cidade que quiser obter para os seus habitantes ou para os seus sacerdotes, frades ou monjas autorização de comer carne e lacticínios nas épocas em que está vedado fazê-lo, pagará 781 libras e 10 soldos.
24. O convento que quiser mudar de regra e viver com menos abstinência do que a que estava prescrita, pagará 146 libras e 5 soldos.
25. O frade que para sua maior conveniência, ou gosto, quiser passar a vida numa ermida com uma mulher, entregará ao tesouro pontifício 45 libras e 19 soldos.
26. O apóstata vagabundo que quiser viver sem travas pagará o mesmo montante pela absolvição.
27. O mesmo montante terá de pagar o religioso, regular ou secular, que pretenda viajar vestido de leigo.
28. O filho bastardo de um prior que queira herdar a cura de seu pai, terá de pagar 27 libras e 1 soldo.
29. O bastardo que pretenda receber ordens sacras e usufruir de benefícios pagará 15 libras, 18 soldos e 6 dinheiros.
30. O filho de pais incógnitos que pretenda entrar nas ordens pagará ao tesouro pontifício 27 libras e 1 soldo.
31. Os leigos com defeitos físicos ou disformes, que pretendam receber ordens sacras e usufruir de benefícios pagarão à chancelaria apostólica 58 libras e 2 soldos.
32. Igual soma pagará o cego da vista direita, mas o cego da vista esquerda pagará ao Papa 10 libras e 7 soldos. Os vesgos pagarão 45 libras e 3 soldos.
33. Os eunucos que quiserem entrar nas ordens, pagarão a quantia de 310 libras e 15 soldos.
34. Quem por simonia quiser adquirir um ou mais benefícios deve dirigir-se aos tesoureiros do Papa que lhos venderão por um preço moderado.
35. Quem por ter quebrado um juramento quiser evitar qualquer perseguição e ver-se livre de qualquer marca de infâmia, pagará ao Papa 131 librase15 soldos. Pagará ainda por cada um dos seus fiadores a quantia de 3 libras.
No entanto, para a historiografia católica, o Papa Leão X, autor desta Taxa, passa por ser o protagonista da «história do pontificado mais brilhante e talvez o mais perigoso da história da Igreja». Atenção, pois temos de compreender a época...
(Fonte: Rodríguez, Pepe (1997). Mentiras fundamentais da Igreja católica. Terramar – Editores, Distribuidores e Livreiros - (1.ª edição portuguesa, Terramar, Outubro de 2001 – Anexo, pp. 345-348)
NOTA: Esta é a primeira vez que a Taxa Camarae do papa Leão X aparece na NET em português.
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo
PS: poderei dizer, como vi escrito na revista Pública que "tal ponto de vista em nada coincide com o meu, tratando-se do ponto de vista de um personagem (especialmente cabotino) ficcional."
Direct link:
RE: A Taxa Camarae do Papa Leão X
Caro Ricardo:
Permite-me que recomende aos confrades um simples "googlar" sobre a Taxa Camarae antes de a tentarem digerir...
e claro sempre tendo em conta o teu PS !
Abraço,
Vasco
Direct link:
RE: A Taxa Camarae do Papa Leão X
Caro Vasco
Efectivamente é um tema muito interessante. Tenho alguns documentos com uma figura religiosa, de ha uns 100 anos que davam indulgencias a quem os comprasse e rezasse em frente deles. Assim podia "evitar", por exemplo jejuar...
Mas o que se encontra ma Taxa Camarae ´´e muito mais "forte".
Efectivamente na net encontra-se muita coisa nomeadamente esta que quer explicar: http://www.apologetica.org/taxa/english/taxa-fotos-en.htm
Um abraço
Ricardo
Direct link:
RE: A Taxa Camarae do Papa Leão X
Caros Confrades , li essa lista de Indulgências, com o mesmo texto e os mesmos preços, na obra ; « O LIVRO NEGRO DO CRISTIANISMO , Dois mil anos de crimes em nome de Deus » , da Editorial Magnólia, 1ª Edição portuguesa em Março de 2009. Sendo a lista igual, em nada acrescentaria a este tópico, mas acontece que não resisto á tentação de sugerir a leitura integral deste livro. São cerca de 250 páginas arrepiantes, que seria bom não passarem de um conjunto de mentiras, mas que sabemos serem amargas verdades históricas, que trazem até nós, rios de sangue de milhões de vítimas , de indignos e escusados sofrimentos. Termino transcrevendo “meia dúzia” de palavras , que se podem ler na contra capa; « Numa fascinante introdução á história do Cristianismo, os autores debruçam-se sobre os seus maiores pecados. A inquisição, a escravidão, o colonialismo, a pedofilia, o apoio a ditaduras – Estes e outros actos são por eles analisados, confirmando que estamos diante de um horror de proporções bíblicas.»
Cumprimentos. Jorge Santos
Direct link:
RE: A Taxa Camarae do Papa Leão X
Caro confrade
Efectivamente tudo nesta lista parece muito "forte", mas parece possível tendo em atenção à época a que se refere.
Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo
Direct link:
RE: A Taxa Camarae do Papa Leão X
Não deixo de me interrogar sobre que contributo tem este tópico para a genealogia...
ReplyDirect link:
RE: A Taxa Camarae do Papa Leão X
Pois contribui para a compreensão do contexto histórico/cultural em que viviam os nossos antepassados. Ou acha que a genealogia não tem nada a ver com a história?
ReplyDirect link:
RE: A Taxa Camarae do Papa Leão X
Disse bem.
São "crimes em nome de Deus", não "crimes de Deus." Uma coisa é o Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo e outra é a "Religião de Constantino." As religiões monoteístas são, de fato, responsáveis por grandes atrocidades, mas, não é a única, vide a "Fé Maometana." Mas, não se pode julgar o bom vinho por estar num cálice enferrujado...
KHRISTOS ANESTI!
Granada
Direct link:
RE: A Taxa Camarae do Papa Leão X
Caros Confrades. Fui eu que escrevi mas não fui eu que disse. É o livro que diz , logo na capa, no título principal ; O LIVRO NEGRO DO CRISTIANISMO. O sub-título é ; Dois mil anos de crimes em nome de Deus. O que eu digo é que a esmagadora maioria daqueles que se dizem cristãos, não o são de facto. O mínimo que um cristão tem de fazer, é seguir rigorosamente, os ensinamentos de Jesus Cristo e isso nem a hierarquia da Igreja Católica faz integralmente, pois ela própria em seu proveito, os reescreveu no passado. Entendo este livro não como um ataque ao verdadeiro Cristianismo, e a meu ver, quem quiser perceber a fundo o mundo em que viveram os nossos antepassados, tem de conhecer a história, que os homens fizeram em nome de Deus. Felizmente o que sabemos dela não são só horrores, mas o que todos desejaríamos é que eles nunca tivessem acontecido. Os erros do passado ninguém os apaga, mas talvez estejamos a viver um momento de verdadeira viragem , no sentido de refrear o que resta de comportamentos intoleráveis a quem se diz cristão, semeando novas esperanças de justiça e de coerência, entre aquilo que se diz e aquilo que se faz. Cumprimentos. Jorge Santos
ReplyDirect link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 14 nov. 2024, 15:32