André de Azevedo e Francisco de Almeida

This topic is classified in rooms: Pessoas

André de Azevedo e Francisco de Almeida

#254201 | Nelita | 04 mai 2010 21:14

Caro João Braz:

Dr. Francisco de Almeida Rebelo, filho de António da Costa Paiva, teve como padrinho de baptismo, um tio, Padre Francisco de Almeida, natural do castanheiro.

Este Francisco de Almeida em 1693 é padinho de baptismo na Desejosa junto com seu irmão André de Azevedo. Tem mais alguma informação deste Francisco de Almeida? Se conseguirmos ia Habilitação de genere de Francisco de Almeida, sabemos mais dos Azevedos.

Cumprimentos
Ñelita

Reply

Direct link:

RE: André de Azevedo e Francisco de Almeida

#254221 | jaboo | 05 mai 2010 02:37 | In reply to: #254201

Cara Nelita,

Realmente a pista é boa. Mas infelizmente muitas inquiricoes de genere de padres do bispado de Lamego desapareceram. Que eu saiba, não estão em Lamego.

Aquele Francisco de Almeida padrinho na Desejosa em 1693 já é indicado como padre?

Curioso é eu não ver nenhum Azevedo na ascendência proxima (pais, avos) desses Almeidas do castanheiro.



Cumprimentos
JOAO

Reply

Direct link:

RE: André de Azevedo e Francisco de Almeida

#254225 | Nelita | 05 mai 2010 09:20 | In reply to: #254221

Caro João Braz:

No baptizado da Desejosa ainda não é indicado como padre. Mas no baptizado em Várzeas em 1700, , de seu sobrinho, que viria a ser padre sim. Não tenho ido a Lisboa, mas penso que talvez procurando na Torre do Tombo encontremos.
Sabemos que André de Azevedo era irmão de Rodrigo de Azevedo e de Francisco de Almeida. Pode ser que Trevões dê também alguma pista. Entretanto eu procurarei no Pereiro e Espinhosa, logo que possível.
Cumprimentos
Nelita

Reply

Direct link:

RE: André de Azevedo e Francisco de Almeida

#254260 | jaboo | 05 mai 2010 18:25 | In reply to: #254225

Cara Nelita,

Se não é indicado como padre, como saber se se trata do mesmo Francisco de Almeida?
E como sabe que aquele André de Azevedo é irmão de Rodrigo de Azevedo?

Cumprimentos,
JOAO

Reply

Direct link:

RE: André de Azevedo e Francisco de Almeida

#254266 | Nelita | 05 mai 2010 20:22 | In reply to: #254260

Caro João:

Estudando a população inteira e comparando com as paróquias mais próximas, apontando sempre os nomes dos padrinhos, chega-se a certas conclusões, pois muitas vezeas diz. Posso quase ter a certza de que se trata do mesmo Francisco de Almeida, mas só tendo mais informação da Desejosa. ´
Da Desejosa e Balsa há Registos de parte do sec. XVI e todo o sec. XVII. Não tenho oportunidade de ir a Lamego, mas como muitas pessoas do Castanheiro se casaram na Desejosa conseguimos chegar a algumas conclusões, embora com algumas dúvidas.
Gostava de estudar o Pereiro e Espinhosa, pois teriamos muita informação, mesmo do Castanheiro.
Os Azevedos de Paredes, Riodades, Ervedosa, Desejosa, Balsa, Pesqueira, etc. eram todos familiares. Se cada um estudasse uma destas paróquias seria fácil fazer as ligações.
Hoje tirei bastante informação da História da Cidade e Bispado de Lamego, de M. Gonçalves da Costa.

Quando puder ir ao Arquivo de Lamego, vou tentar pedir uma cópia do testamento de António de Almeida, que faleceu na Desejosa e que suponho nos trará alguma luz sobre os Almeidas e Azevedos, segundo se depreende da obra citada.

Cumprimentos
Nelita

Reply

Direct link:

RE: André de Azevedo e Francisco de Almeida

#254282 | Nelita | 05 mai 2010 23:14 | In reply to: #254266

João:

O João há algum tempo mandou..., José, nascido em Paredes, filho de André Ferreira de Azevdo e de Mariana de Sousa
Foram padrinhos de baptismo Francisco de Almeida e Ana de Azevedo, do Castanheiro.

Rodrigo de Azevedo é irmão de Francisco de Almeida, irmão de Domingos de Azevedo e irmão (baptizado na Desejosa) de André de Azevedo.

O padre Serafim da Veiga, filho de Domingos de Azevedo e de Maria Veiga, contempla no seu testamento, seus primos José e Manuel da Costa, filhos de Rodrigo de Azevedo e de Maria da Costa

Apenas algumas ligações

Cumprimentos
Nelita

Reply

Direct link:

RE: André de Azevedo e Francisco de Almeida

#254334 | jaboo | 07 mai 2010 06:24 | In reply to: #254282

Cara Nelita,

Esse André Ferreira de Azevedo e seus filhos José de Sousa Rebelo, Maria de Sousa e Luisa de Paredes foram contemplados no testamento de sua tia Ana de Azevedo do Castanheiro falecida em 1729. Será essa Ana irmã também do André? Penque que eram também irmãs uma Maria de Azevedo casada em Trevoes com Domingos Rebelo, com geração em Trevoes e uma Serafina de Azevedo cc Domingos Teixeira de Azevedo.

Consegue dar-me a filiação dum André Ferreira que faleceu no Castanheiro em 1705?

Cumprimentos,
JOAO

Reply

Direct link:

RE: André de Azevedo e Francisco de Almeida

#254336 | Nelita | 07 mai 2010 09:22 | In reply to: #254334

Caro João:

Vou rever mas não tenho os pais desse André. O que penso é que eram todos irmãos e o André Ferreira de Azevedo, falecido no Castanheiro em 1705, seria pai deles. Não sei quem era a mãe, mas o André Ferreira de Azevedo, pai de José, Luísa e mais filhos, era capitão-mor de Paredes da Beira em 1709. Também tem filhos até 1717. Não tenho data de óbito. O que faleceu em 1705, tinha muitos bens espalhados por várias freguesias, como pode confirmar.
Por isso, seria muito bom encontrar a habilitação de genere do Francisco de Almeida (padre), o que nos permitiria ir mais longe.
Quem são os padrinhos de baptismo dos filhos de Domingos Rebelo? É Domingos Rebelo ou Domingos Rabelo?
assim que souber mais alguma informação aviso
Cumprimentos
Nelita

Reply

Direct link:

RE: André de Azevedo e Francisco de Almeida

#254359 | Nelita | 07 mai 2010 19:11 | In reply to: #254336

Caro João Braz:

O Padre José de Sousa, a que se refere Ana de Azevedo no seu testamento deve ser filho de André Ferreira de Azevedo, mas não sei quem eram seus pais destes irmãos.

Pode ser que nos baptizados de Trevões ou Riodades descubra alguma informação.


Lourenço de Azevedo, filho de Tomé de Azevedo, foi pároco de Riodades. Todos estes são familiares dos mesmos ascendentes e ou descendentes.

Cumprimentos
Nelita

Reply

Direct link:

RE: André de Azevedo e Francisco de Almeida

#254377 | jaboo | 08 mai 2010 02:28 | In reply to: #254336

Cara Nelita,


Maria de Azevedo, do Castanheiro (irmã de Ana de Azevedo e de Serafina de Azevedo) casa em Trevoes com Domingos Rebelo (e não Rabelo). Filhos baptizados em Trevoes:
1- Maria bp 16.12.1685, padrinhos Maria da Costa tia e André Luis Ferreira do Castanheiro
2- Domingos bp 20.1.1690
3- Ana bp 3.11.1691
4- José bp 18/.8.1694, padrinhos sua tia Serafina de Azevedo e Manuel de Amaral

Aquele André Luis Ferreira é diferente do André Ferreira de Azevedo e do André Ferreira falecido em 1705. Aquele André Luis Ferreira deve ser o pai ou o avô da Paula de Sequeira de Almeida cc Antonio da Costa Paiva.

Infelizmente, tive recentement problemas com o meu computador (virus) e perdi muitos documentos, entre os quais os paroquiais de Castanheiro que eu tinha digitalizado.

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Reply

Direct link:

RE: André de Azevedo e Francisco de Almeida

#254382 | Nelita | 08 mai 2010 08:14 | In reply to: #254377

Caro João:

André Luís Ferreira, é o pai de Paula de Sequeira de Almeida, cc António da costa Paiva. Está correcto.

André Ferreira de Azevedo, faleceu em 1729. Este é irmão de Ana de Azevedo, Serafina de Azevedo, Maria de Azevedo, Francisco de Almeida e mais (?).
Destes é que não sabemos os pais.

Maria da Costa, madrinha da 1ª filha de Maria de Azevedo e de Domingos Rebelo, deve ser irmã deste Domingos Rebelo. Já tinha estes padrinhos, mas não tenho os de Domingos (bp 1690) e de Ana (bp 1691).

Também se tiver os casamentos ou filhos destes pode ser que saibamos mais. Sabe quem eram os pais de Domingos Rebelo?

O filho de André Ferreira de Azevedo, n. em Paredes da Beira é chamado no testamento da tia Ana de Padre José de Sousa. Não é pois o Padre José de Sousa Rebelo, pároco do Castanheiro na mesma época e filho de André Luís Ferreira Rebelo.
Se necessitar de mais dados envio.

Cumprimentos
Nelita

Reply

Direct link:

RE: André de Azevedo e Francisco de Almeida

#254406 | jaboo | 08 mai 2010 19:11 | In reply to: #254382

Cara Nelita,

Não sei quem foram os pais de Domingos Rebelo nem se teve mais filhos para além desses 4. Também não conheço a descendência desses 4 filhos. Devido aos hiatos nos paroquiais é dificil saber quem é quem. E Rebelo era um apelido muito comum em Trevoes ... Houve vários casamentos entre Rebelos e Costas em Trevoes. De certo que esse Domingos Rebelo e sua irmã Maria da Costa provêm de um desses casamentos.

O Padre José de Sousa, de Paredes, também era Rebelo pois ele tinha uma tia materna chamada Angela de Sousa Rebelo (cc Baltazar de Almeida Rebelo da Sarzeda).

Cumprimentos,
JOAO BRAZ

Reply

Direct link:

RE: André de Azevedo e Francisco de Almeida

#265997 | Peña Rey | 28 nov. 2010 19:00 | In reply to: #254225

Nelita:
Tenho procurado e não encontro informações em relação às origens de meus componentes da nossa familia Almeida.

Minha busca é para esclarecer as origens minha bisavó FRANCISCA CÂNDIDA DE ALMEIDA (que nasceu 1978 em Antonina – Paraná – Brasil ).

Francisca era filha de Joaquim (ou João) Antonio de Almeida e de Maria Almeida – não sei o sobrenome de solteira de Maria.

Francisca Cândida casou com João Antonio Moreira, cerca de 1890, o pai de João Antonio tinha o mesmo nome dele e a mãe chamava-se Maria Marques da Annunciação. Viveram sempre no estado do Paraná – Brasil

Peço por favor alguma informação / orientação.

Agradeço penhorado sua por sua ajuda.

Clovis Manoel Pena
clovispena@terra.com.br - Curitiba, Paraná - Brasil

Reply

Direct link:

RE: André de Azevedo e Francisco de Almeida

#266002 | Nelita | 28 nov. 2010 22:05 | In reply to: #265997

Manuel:

Se me der mais alguns dados e me disser se seus antepassados Almeida são de alguma povoação de Portugal dir-lhe-ei se há alguma ligação aos meus.
Não sei quem é Francisca Cãndida de Almeida. Pode enviar mais informação?
Cumprimentos
Nelita
.

Reply

Direct link:

RE: André de Azevedo e Francisco de Almeida

#266009 | Peña Rey | 28 nov. 2010 23:45 | In reply to: #266002

Nelita:
Minha esperança era que pelo nome, apelido e data de nascimento fosse possivel identificar minha bisavó Francisca Candida de Almeida com alguma familia portuguesa que emigrou para o Brasil - estado do Paraná.

E por não saber as origens e nomes de outros parentes que estou pesquisando e pedindo informações.

Muito agradecido por sua atenção.

Clovis Manoel Pena - Curitiba, Brasil

Reply

Direct link:

RE: André de Azevedo e Francisco de Almeida

#266011 | Nelita | 29 nov. 2010 00:10 | In reply to: #266009

Manuel:

A parte da minha família que emigrou para o Brasil e que tenho alguma infornação são "Almeida Frias". Têm aí Váris descendentes. Deles apenas conheço um que vem a Portugal todos os anos.
Veja se consegue os documentos de bapismo, casamento e falecimento desses familiares. Dvem trazer mais informações.

Cumprimentos
Nelita

Reply

Direct link:

RE: André de Azevedo e Francisco de Almeida

#266012 | Peña Rey | 29 nov. 2010 00:21 | In reply to: #266011

Até onde cheguei acho que ainda pouco resolve. Achei na igreja o batismo do meu bisavo João Antonio Moreira, onde fala que ele nasceu em Campo Laro, Paraná - Brasil em 1869 e o nome dos pais dele : João Antonio Moreira (o mesmo do filho) e Maria Marques Annunciação.

Pelo lado de minha bisavó Francisca Cândida de Almeida (Moreira depois de casada) não encontrei documentos em Antonina, onde está dito que ela nasceu.

Parece que aquelas familias mudavam constantemente de lugar.

Agradecido.

Clovis Manoel

Reply

Direct link:

RE: André de Azevedo e Francisco de Almeida

#268431 | Peña Rey | 12 janv. 2011 08:07 | In reply to: #265997

Estou atualizando as informações.

Francisca Cândida Pires - "de Almeida" depois que casou, nasceu em 1878 em Antonina, e foi Batizada em Curitiba, Paraná , Brasil.

Era filha de Joaquim Antonio de Almeida e de Maria Cândida Pires.

Peço por favor alguma informação / orientação.

Agradeço penhorado sua por sua ajuda.

Clovis Manoel Pena
clovispena@terra.com.br - Curitiba, Paraná - Brasil

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 28 mai 2024, 22:25

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen