Familia Folgado / Rodrigues / Catanas (Castelo Branco)

This topic is classified in rooms: Famílias

Familia Folgado / Rodrigues / Catanas (Castelo Branco)

#256400 | fcatanas3 | 12 juin 2010 19:15

Caros confrades

Sou um recém-chegado a este assunto da genealogia e, suponho, que o peso dos anos me vão despertando para o facto de ter, como qualquer pessoa, antepassados.

As origens do senhor meu Pai estão na região de Castelo Branco, em particular no Rosmaninhal e Salvaterra do Extremo. Os meus antepassados são Folgados, Rodrigues e Catanas, mas a memória tem sido passada verbalmente

Segue-se o muito pouco que sei sobre eles, baseado na memória do meu Pai:

> meu Pai: Fernando Geraldes Rodrigues Catanas (nascido em Lisboa em 1927)

> O meu avô paterno: Joõo Rodrigues Catanas (militar em Lisboa (reg. Infantaria I) e Setúbal, destacado em Goa onde faleceu em 1951, nascido para os lados de Castelo Branco, segundo o meu pai em Salvaterra do Extremo em 1903)

> Os meus tios-avô paternos (irmãos do meu avô): Diogo Folgado Catanas; Luísa Folgado Catanas; Maria Folgado Catanas; Augusto Folgado Catanas (este, aparentemente, faleceu jovem)
Note-se que apenas o meu avô não tomou o nome Folgado, mas Rodrigues, de acordo com o senhor meu Pai.

> O meu bisavô paterno: Manuel Folgado Catanas
A minha bisavó paterna: Isabel Martins Rodrigues
A minha tia bisavó (irmã da minha bisavó paterna): Jacinta Martins Rodrigues

> A minha avó : Ermelinda Geraldes (nasceu em Braço-de-Prata
em 1905, casou com João Rodrigues Catanas na Igreja da Boa Hora por volta de 1925-26)

> A minha bisavó materna: Ana Catarina (nascida no Ribatejo) - não sei o apelido nem a localidade

> O meu bisavô materno: Gerónimo Geraldes (nascido no Rosmaninhal, veio para Lisboa para a Guarda Fiscal e encontrou a minha bisavo "a caminho de Lisboa")


Pouco mais sei ...

Se tiverem a disponibilidade para me ajudar a preencher as lacunas, ficar-lhes-ia muitíssimo grato.

Agradeço-lhe antecipadamente,
Atentamente,
Fernando Catanas

Reply

Direct link:

Familia Folgado / Rodrigues / Catanas (Castelo Branco)

#347898 | jocatanas | 03 juil. 2014 14:31 | In reply to: #256400

Sou neto de José Dias Catanas, nascido em 1895 de Salvaterra do Extremo. Bisneto de José Dias, nascido em 1853, Trineto de João Catanas(1830) e consegui chegar até ao meu tetravô paterno, João Catana.
Toda esta informação consta nos registos paroquiais de Salvaterra do Extremo, disponíveis no arquivo distrital de Castelo Branco.

Reply

Direct link:

Familia Folgado / Rodrigues / Catanas (Castelo Branco)

#415975 | fcatanas3 | 30 juin 2019 17:18 | In reply to: #347898

Caro,
Julgo poder-se recuar um pouco mais, por recurso aos registos de Salvaterra do Extremo:

Jose Dias e' filho de Joao Catana(s) - 1805-1897 e Ana Dias;
Por sua vez, Joao Catana (1805-13Nov1897) e' filho e Joao [Lourenco?] Catanas (1797 - 20Jul1868) e Justina [Maria] Ramos (1803-02Out1873;
Justina e' filha de Jose Ramos de Brito e Francisca Saraiva, ambor de Idanha-a-Nova.

Julgo que o meu ramo provem de Ana Catana (1820-14Out1864) tambem filha Joao Catana e Justina Ramos e portanto irma do seu bisavo Joao (1805-1897)

Se tiver um endereco de correio electronico posso mandar-lhe a minha pesquisa (em Excel)

sem mais,
atentamente,
fernando catanas

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 30 juin 2024, 22:29

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen