"Magalhães" Pontes
This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Pessoas
"Magalhães" Pontes
Boa tarde
A minha bisavó paterna Maria Henriqueta de Magalhães Pontes (nascida e baptisada em Vila Real de Stº António) é filha de António Corrêa Pontes(n. Tavira) e de Maria Jacyntha Pontes (n.de Setubal). Viveu na freguesia de S. Salvador, Odemira, a partir de 1901 (data do Casamento) a 1912 (data do óbito).
Pedi ao arquivo distrital do algarve assentos de baptismo que aguardo.
Pretendia ajuda no sentido de perceber de onde vem o Magalhães, já que os pais não têm esse nome. Alguém pode ajudar-me?
Agradecida antecipadamente,
Cumprimentos,
Maria Lança
Direct link:
RE: "Magalhães" Pontes
Cara Maria Lança,
Permita-me que lhe pergunte que garantias tem de que os pais não usaram esse apelido?
Provavelmente o "Magalhães" virá pela parte de Maria Jacinta, pois embora não tenha sido referida com tal apelido no(s) assento(s) / informação a que teve acesso, também nada garante que não o tenha usado.
É até muito provável que o "Pontes" da Maria Jacinta seja apelido que lhe adveio por via do casamento. Quem redigia os assentos não tinha obrigatoriamente que fazer referência ao nome completo dos indivíduos que participavam no evento, e a verdade é que muitas vezes não o faziam. Mas também se pode dar o caso de os pais de Henriqueta não terem, efectivamente, usado esse apelido e vir a encontrá-lo num ascendente próximo, embora tal hipótese me pareça menos provável.
Julgo, com efeito, que essa dúvida se dissipará à medida que consiga avançar no seu estudo, talvez até já no acesso ao assento de baptismo que solicitou ao Arquivo Distrital de Faro e não, como certamente por lapso referiu, ao Arquivo Distrital do Algarve.
Já agora, aproveito para lhe desejar boa sorte para o seu estudo.
Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau
Direct link:
Caro Luis Projecto
Óbviamente que tem toda a razão! É fruto da inexperiência esta minha dúvida... Vou então esperar pelos assentos que pedi ao Arquivo Distrital de Faro como referiu.
Muito obrigada pela pronta ajuda
Cumprimentos,
Maria Lança
Direct link:
Caros Senhores (as)
Há uns meses que fiz um pedido de assentos para o ADF mas está a ser um bocadinho demorada a resposta, ou os dados que enviei não serão os suficientes. Será que alguém tem alguns dados acerca de:
Maria Henriqueta de Magalhães Pontes: nascida e baptizada em Vila Real de Stº António (1880-1882 ?), filha de António Corrêa Pontes (natural de Tavira) e de Maria Jacyntha (natural de Setubal), casada com António Maria da Lança.
Muito obrigada
Maria Lança
Direct link:
"Magalhães" Pontes
Caros Senhores
Alguém tem alguma informação sobre estas pessoas? continuo sem resposta do ADF.
Maria Henriqueta de Magalhães Pontes, nascida e baptizada em Vila Real de Stº António (1880-1882 ?),
filha de António Corrêa Pontes Soares(natural de Tavira)
e de Maria Jacyntha de Magalhães Pontes (natural de Setubal),
casada com António Maria da Lança (tenho tudo sobre ele para que necessite).
Cumprimentos,
Maria Lança
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 14 nov. 2024, 19:43