Busca de paentes e ascendentes

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas

Busca de paentes e ascendentes

#260033 | paulopaixao | 06 août 2010 04:14

Procuro por um irmão de nome: Victor Manuel Paixão da Silva, filho de Manuel Augusto da Silva e Maria Isabel Ramalho Paixão da Silva, meu avós maternos são: Alvaro de Jesus Paixao e Maria Augusta Ramalho
Minha Mãe nascida em Vila Viçosa em 03 de Dezembro de 1931. Se alguém puder me ajudar agradeço.

Reply

Direct link:

RE: Paixão, de Vila Viçosa

#260035 | LProjecto | 06 août 2010 09:25 | In reply to: #260033

Caro Paulo Paixão,

Se a sua participação neste fórum tiver como único objectivo encontrar esse seu irmão, lamento mas não me é possível ajudá-lo, no entanto, pode ser que algum confrade lhe consiga dar alguma ajuda - embora me pareça que a informação disponibilizada para tal fim seja consideravelmente escassa, na medida em que seria importante saber, por exemplo, qual a idade desse seu irmão, em que área geográfica possivelmente se encontrará, em que ramo profissional poderá operar, etc. Pois não me parece que a informação sobre quem eram, por exemplo, os seus avós possa contribuir para que alguém consiga relacionar um dado indivíduo com o seu irmão, sobretudo se ele estiver deslocado da região de onde eram naturais os seus pais e avós (talvez eu esteja erradamente a partir do pressuposto de que é esse irmão que está deslocado quando, possivelmente, estará deslocado quem o procura).

Todavia, se pretender estudar a sua ascendência, com mais alguns elementos que possa eventualmente arranjar, talvez lhe possa dar uma ajudinha, pois tenho alguns apontamentos sobre esses "Paixão" de Vila Viçosa e Borba.

Já agora, permita-me que lhe sugira que sempre que inicie um novo tópico escolha um título mais sugestivo que, de alguma forma, esteja relacionado com o teor da sua mensagem, para que dessa forma seja mais fácil para quem pesquisa no fórum ir ao encontro da informação contida nessa mesma mensagem. Para o presente tópico sugeria, por exemplo, "Procuro indivíduo - Ramalho Paixão, de Vila Viçosa".

Queira desculpar se, por ventura, a minha intervenção não correspondeu às suas expectativas mas o meu intento foi unicamente o de ajudar.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Reply

Direct link:

Paixão, de Vila Viçosa

#260043 | LProjecto | 06 août 2010 11:37 | In reply to: #260033

Caro Paulo Paixão,

É sempre uma agradável surpresa quando encontramos mais gente a interessar-se pelo estudo das famílias da zona que trazemos em estudo, sobretudo quando se tratam de famílias com raízes alentejanas.

Numa leitura mais atenta à sua mensagem e ao título do respectivo tópico apercebi-me que, para além de procurar notícias sobre o seu irmão também procura estudar a sua ascendência, pelo que alguns aspectos que referi na mensagem anterior deixarão assim de fazer sentido. Em todo o caso, reitero a minha disponibilidade para o ajudar.

Nesse caso, e tendo em conta o quadro que descreveu, para estudar a sua ascendência sugiro que contacte a Conservatória do Registo Civil de Vila Viçosa e solicite uma cópia não certificada do assento de nascimento da sua mãe, informando o respectivo nome, data de nascimento, freguesia de naturalidade e filiação. Nesse documento (que lhe custará 0,50 ¤ ou 1 ¤ conforme tenha 1 ou 2 páginas) deverá constar, entre outros elementos, o nome dos pais da sua mãe (seus avós), possivelmente a idade dos mesmos e a sua naturalidade, e o nome dos respectivos avós (paternos e maternos). Com esse documento já deverá conseguir recuar uma geração, ou seja, conseguirá informação sobre os seus bisavós.

Nessa fase, depara-se com 2 hipóteses:

a) Os pais da sua mãe tinham, na data de nascimento da filha (sua mãe), mais de 33 anos, sendo por isso nascidos em data anterior a 1898. Nesse caso, o assento de baptismo deles já se encontrará no Arquivo Distrital de Évora. Com efeito, é nesta fase que poderei dar-lhe alguma ajuda para impulssionar o seu estudo, pois a informação de que disponho relaciona-se com os registos paroquiais que se encontram no referido arquivo distrital.

b) Os pais da sua mãe tinham, na data de nascimento da filha, menos de 33 anos, ou seja, os registos dos seus nascimentos ainda se encontram na Conservatória. Nesse caso, será necessário que repita o mesmo procedimento, junto da respectiva Conservatória, para os assentos de nascimento dos pais da sua mãe, de modo a obter o nome dos respectivos avós (nesse caso, seus trisavós).


Posso, desde já, e meramente a título de curiosidade, referir-lhe que o primeiro indivíduo de que existe notícia na região como tendo usado o apelido "Paixão" foi António Fernandes Paixão, que terá nascido pelos meados do séc. XVII e vivido em Borba, onde casou 3 filhos entre 1700 e 1715. Desse ficou larga descendência em Vila Viçosa, Borba, Rio de Moinhos, e arredores.

Para estudar a sua ascendência, pela via paterna, o procedimento será igual.

Sugiro que logo que tenha essa informação regresse com ela ao presente tópico e não inicie outro, para que a informação não se disperse.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Reply

Direct link:

RE: Paixão, de Vila Viçosa

#260044 | LProjecto | 06 août 2010 11:52 | In reply to: #260043

Corrigenda:

Nem com o novo acordo ortográfico a palavra "impulsionar" se escreverá de outra forma.

LPC

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 03 juil. 2024, 01:03

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen