PROCURANDO Família GOMES DE CARVALHO - de BRAGA

This topic is classified in rooms: Famílias

PROCURANDO Família GOMES DE CARVALHO - de BRAGA

#260549 | Odettebc | 16 août 2010 01:33

Caros Colegas,
Sou descendente de Bernardo Gomes de Carvalho e Maria da Conceição que vieram para o Brasil numa Nau Inglesa próximo ao ano 1875. Morreram 2 anos após a chegada, deixando os filhos: Domingos Gomes de Carvalho (que nasceu no navio e é meu Bisavô) e Maria (Maricota).
A filha de Domingos Gomes de Carvalho tem 101 anos!! e ficaria imensamente feliz em saber notícias de seus antepassados.
Obrigada!
Odette

Reply

Direct link:

RE: PROCURANDO Família GOMES DE CARVALHO - de BRAGA

#260835 | SaMenezes | 21 août 2010 19:07 | In reply to: #260549

Cara Odette

Não sabe de que freguesia são? Posso tentar alguma coisa.
Cpts
José Menezes

Reply

Direct link:

RE: PROCURANDO Família GOMES DE CARVALHO - de BRAGA

#261250 | Odettebc | 28 août 2010 18:57 | In reply to: #260835

Caro José Menezes,
Agradeço muito o interesse.
Estou a pesquisar qual seria a freguesia. Postarei alguma notícia em breve.
Cpts
Odette

Reply

Direct link:

RE: PROCURANDO Família GOMES DE CARVALHO - de BRAGA

#261258 | Odettebc | 28 août 2010 22:48 | In reply to: #261250

Meus caros,

Há registros de Gomes de Carvalho que receberam títulos do governo brasileiro na região em que viveu minha avó. Não são parentes diretos dela, mas é possível que o parentesco esteja aí em Portugal.

Mathias GOMES DE CARVALHO e Marianna Josefa Martins tiveram filhos nascidos na freguesia de SANTIAGO (ou São Tiago) DE AMORIM, Arc. Braga. Esse filhos deixaram descendencia no Brasil, conforme abaixo:

{16-08-1815 na Matriz de Resende pelo Padre Jose Antonio Martins de Sá, Antonio Gomes de Carvalho, n. na freg. de Santiago de Amorim Arc. Braga, f.l. de Mathias Gomes de Carvalho e Marianna Martins; = cc. Maria Josefa de Souza, n. e bat. aos 12-04-1799 em S. João del Rei, f.l. do Capitão Manoel Ferreira Leite e Josefa de Souza Monteiro. (Acervo Itamar Bopp, ficha 1164- Primeiros Casamentos de Resende)}

{Nascido em 21/2/1788 em São Tiago de Amorim, Portugal, Manoel Gomes de Carvalho, tenente-coronel do Corpo de Cavalaria das Milícias, veio ao Brasil com 13 anos de idade para ser criado por parentes, ficando os pais em Portugal. Era filho do português Mathias Gomes de Carvalho e de Marianna Josefa Martins. Casou-se com Francisca Bernardina Leite, filha de seu vizinho Capitão-mor Manoel Ferreira Leite, com quem teve três filhos, João Gomes de Carvalho,
Visconde de Barra Mansa; Manuel Gomes de Carvalho Filho, Barão do Rio Negro; e Joaquim Gomes Leite de
Carvalho, segundo Barão do Amparo.}

Entretanto parece-me que a freguesia de Amorim já pertenceu a Braga, mas hoje Amorim é uma freguesia de Póvoa de Varzim.
De acordo com a Wikipidia:

{AMORIM:
Paróquia muito antiga que se estendia por um vasto território até ao mar. O Censual de BRAGA (do século XI) regista-a sob o título "De Sancto Jacobi de Amorim" na Terra de Faria.

É das poucas paróquias que tem o privilégio de ainda ter de pé a sua antiga Igreja paroquial, um Templo de três naves, datado de 1595. Esta igreja situa-se na extrema da freguesia com Terroso em sentido contrário ao do desenvolvimento urbano.

No início do século XX, uma família de brasileiros, naturais de Amorim, ofereceu à Paróquia uma monumental igreja, inaugurada em 1921, mais centralizada, para onde foram transferidos os serviços paroquiais. A elaboração do risco da Igreja Nova é do Arquitecto Adães Bermudes, que nela recria os estilos clássicos.}


Bem desculpem-me pelo tamanho da mensagem.
Qualquer ajuda é bem vinda para informações sobre o meu ascendente Bernardo Gomes de Carvalho.
Não sei se a pesquisa seria em Braga ou em Póvoa de Varzim.

Alguma sugestão?

Muito obrigada!

Cumprimentos,
Odette

Reply

Direct link:

RE: PROCURANDO Família GOMES DE CARVALHO - de BRAGA

#261268 | SaMenezes | 29 août 2010 11:41 | In reply to: #261258

Cara Odete

De facto Amorim pertence ao concelho da Póvoa de Varzim, Distrito do Porto. O seu orago é Santiago (confirma-se).
Assim sendo os assentos paroquiais encontram-se no Arquivo Distrital do Porto.
Dado que setes arquivos estão (julgo eu) on line, procure em:
http://etombo.com/paroquia/amorim.html

cumprimentos
José Menezes

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 21 juin 2024, 06:57

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen