Pedido ao Dr. Pedro França, UC (Fam. Malafaia)

This topic is classified in rooms: Famílias

Pedido ao Dr. Pedro França, UC (Fam. Malafaia)

#262198 | pinheirov | 14 sept. 2010 22:22

Prezado Dr. Pedro França

Imagino que já terá regressado de férias e que estas terão sido de bom repouso e proveito.
Sem resposta a uma sua promessa anterior, suponho que terá esquecido ou não terá tido oportunidade de dar seguimento ao meu pedido do passado 27.08. Sem querer incomodar de novo, permito-me reiterar o pedido e precisar a razão que o motiva, embora que sem qualquer urgência na resposta.
Agradecendo, com os melhores cumprimentos,

Victor M. Pinheiro

Prezado Dr. Pedro França
Permita-me este segundo contacto para vos pedir uma pequena ajuda em relação a uma anterior mensagem neste tópico. Na investigação que elaborei sobre os meus ascendentes Malafaia, aparecem em 1751 dois individuos com matrícula na Univ. de Coimbra, de nome António Nazoni Barberim Mascarenhas Malafaia e José Nazoni Barberim Mascarenhas Malafaia que ilustram o nome do conhecido artista-arquitecto toscano Nicolau Nazoni casado em primeiras núpcias com Isabel Castriotto Ricardi, e em segundas, com Antónia Mascarenhas Malafaya. Desta segunda união teve cinco filhos nascidos entre 1731 e 1737, todos de nomes conhecidos, dos quais um António nascido em 1732, mas nenhum com o nome de José. Ora Nazoni teve um primeiro filho do seu primeiro casamento, chamado José, nascido em 1730, e daí o interesse em saber porquê este primeiro filho (se se trata dele) terá usado os apelidos da sua segunda mulher, Mascarenhas Malafaia, informação que, se se averiguar certa, será de grande interesse para o estudo que venho elaborando desde há anos.
Por residir no estrangeiro, sem querer abusar da sua habitual disponibilidade, muito grato ficaria por qualquer oportunidade que tenha de verificar, se possível, nos registos das matrículas da UC, a filiação dos ditos António e José Nazoni Barberim Mascarenhas Malafaia.

Agradecendo antecipadamente, com os meus melhores cumprimentos,

Victor Malafaia Pinheiro

Reply

Direct link:

RE: Pedido ao Dr. Pedro França, UC (Fam. Malafaia)

#262277 | Pedro França | 15 sept. 2010 22:23 | In reply to: #262198

Oi, Victor:

Tenho uma resposta para lhe dar:
- Da pesquisa feita entree os verbetes dos estudantes da UC, localizei sim, o José em José Nazoni Mascarenhas com remissiva para Malafaia: apresenta que é filho de Nicolau Nazoni, natural do Porto e que saiu bacharel em Cânones a 15.05.1752.

Abraço,
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Pedido ao Dr. Pedro França, UC (Fam. Malafaia)

#262287 | JBdeS | 16 sept. 2010 01:58 | In reply to: #262277

Meu caro Pedro França,

Deveria logicamente ter escrito um tópico em seu nome, fi-lo em nome do conselheiro Pereira dos Santos., que era muito mais distraído do que eu.

Lamento incomodá-lo e muito mais pedir-lhe que leia o tópico que iniciei.
Peço-lhe que aceite um abraço agradecido

Vianna

Reply

Direct link:

RE: Pedido ao Dr. Pedro França, UC (Fam. Malafaia)

#262288 | pinheirov | 16 sept. 2010 02:17 | In reply to: #262277

Caro Dr. Penha França

Venho agradecer a informação enviada, a qual parece confirmar o que eu pensava. De facto, revela ser uma curiosidade que vou tentar desvendar junto do ADPorto através dos Reg.Nasc-Bapt. Ano 1730). É estranho que este filho José não use os apelidos italianos da mãe, provavelmente morta do parto, e use os apelidos dos seus co-irmãos nascidos da segunda mulher.
Segundo a biografia de Nazoni, de Flávio Gonçalves, em «Notas sobre descendentes de Nicolau Nasoni» confirmadas pelos registos que consegui recuperar:

«Casou no Porto em 31.06.1729 com a napolitana Isabel Castrioto Ricciardi. Tinha então, 38 anos de idade. Deste matrimónio nasceu no dia 8 de Junho de 1730 um filho a quem foi dado o nome de José, baptizado no dia 11 do mesmo mês. Em 25 de Junho, 17 dias depois deste nascimento, morreu D. Isabel Castrioto. No dia 3 de Setembro, não tinham passado três meses sobre o falecimento da primeira esposa, casou em segundas núpcias com Antónia Mascarenhas Malafaia» (segue o registo de casamento)
(tirado do Boletim da Biblioteca Pública Municipal de Matosinhos, N°20, Agosto de 1973, p. 237-264, de Flávio Gonçalves, autor)

Sei que esta informação não o interessará, mas devo-lhe pelo menos esta gentileza em justificação do incómodo que causei.
Com os melhores agradecimentos,

Victor M. Pinheiro

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 23 juin 2024, 02:18

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen