Conselheiro Pereira dos Santos

This topic is classified in rooms: Pessoas

Conselheiro Pereira dos Santos

#262260 | JBdeS | 15 sept. 2010 18:25

Meu caro Pedro França,

Há muito que não o contacto, tentando não abusar da sua enorme paciência e boa vontade.
Faço-o para lhe perguntar se será possível saber elementos e em que ano se formou Pereira dos Santos, estudante em Coimbra nos meados do século XIX, tendo vindo a ser ministro das Obras Públicas de D. Carlos, que acompanhou na viagem de Sua Majestade a Inglaterra, e conselheiro, casado com uma senhora da Figueira, ligada aos Carriço e Gavicho. Deste casamento nasceu uma única filha, que morreu solteira, D. Maria Luiza, grande proprietária na região da Figueira da Foz e de enorme extensão de salinas na zona.

Peço desculpa deste abuso e peço-lhe que aceite um abraço

Vianna

Reply

Direct link:

RE: Conselheiro Pereira dos Santos

#264565 | Zelper | 30 oct. 2010 01:35 | In reply to: #262260

O Conselheiro Pereira dos Santos formou-se na Universidade de Coimbra (Faculdade de Mathemática) em 1874. A esposa chamava-se Jesuína da Costa Pereira dos Santos.
Cumprimentos
ZP

Reply

Direct link:

RE: Conselheiro Pereira dos Santos

#264573 | JBdeS | 30 oct. 2010 14:12 | In reply to: #264565

Caro ZP,

Muito lhe agradeço a sua informação. Era mais a família da mulher de Pereira dos Santos e suas ligações à Figueira da Foz que eu procurava. Tendo sido o Conselheiro colega de curso em Coimbra, amigo e inquilino de um trisavô meu, conheci muito bem a filha do referido casal.

Mais uma vez obrigado
Vianna

Reply

Direct link:

RE: Conselheiro Pereira dos Santos

#265486 | Zelper | 18 nov. 2010 01:09 | In reply to: #264573

Será que possui fotos do Conselheiro ou cartas que ele tenha trocado com o seu trisavô?
Não sei que factos conhece relativos à vida dele. Posso indicar-lhe alguma bibliografia se tiver interesse. A filha Maria Luisa foi madrinha da casamento da minha mãe e era solteira quando faleceu. O irmão do Conselheiro, Manuel Pereira dos Santos, era meu bisavô, mas lamento ter pouca informação sobre ele. Sei que também era militar e faleceu cedo.
Se puder dar-me alguma informação sobre o Conselheiro agradeço muito, porque continuo a minha pesquisa. Sei que tenho um longo caminho pela frente...
Os meus cumprimentos
ZP

Reply

Direct link:

RE: Conselheiro Pereira dos Santos

#265524 | JBdeS | 18 nov. 2010 16:59 | In reply to: #265486

Caro confrade,

Penso ter um retrato do Conselheiro com farda de gala, tirada antes da viagem a Inglaterra em que fez parte da comitiva d'El Rei D. Carlos. Conheci muito bem a Filha, que foi madrinha de casamento de minha Mãe e de baptismo de uma prima direita de minha Mãe. O Conselheiro foi amigo de sempre de meu trisavô, colegas em Coimbra, e mais tarde viveu com a Mulher e Filha numa casa da minha família, cujo jardim tinha acesso ao nosso através de um portão. A filha, Maria Luisa, depois da morte dos Pais ficou a viver na referida casa com duas criadas, Júlia e Maria Cristina, herdeiras da casa dos Pereira dos Santos na Figueira da Foz. Ambas já morreram, mas penso que a casa da Figueira era na Rua ou Travessa Nova, número 6. Poderá ser um bom ponto de partida. Sei que Maria Luisa Pereira dos Santos tinha uma prima, casada e com filhos, que foram os seus principais herdeiros, das propriedades e salinas, familiares do lado materno. Frequentavam diariamente o clube de ténis. Maria Luisa tinha além da minha Bisavó duas grandes amigas, Anita Carriço, nome do marido, e Madre de Deus Nápoles de Carvalho. Infelizmente já nenhuma está entre nós.
Vou tentar saber o nome do marido da prima, Maria da Graça.

Quanto a histórias do Conselheiro, muito distraído e divertido, sei várias, mas preferia que me contactasse directamente. O moderador dar-lhe-á o meu email.

Cumprimentos
Vianna

P.S. O Conselheiro foi Ministro das Obras Públicas.

Reply

Direct link:

RE: Conselheiro Pereira dos Santos

#265618 | JFMenéndez | 20 nov. 2010 00:47 | In reply to: #265524

Caros Confrades

... e possíveis conterrâneos figueirenses


José Gonçalves Pereira dos Santos nasceu nos Carvalhais de Lavos a 27-XII-1855, tendo falecido em Lisboa a 3-VII-1927.

Cursou a UC tendo-se formado em Matemáticas. Deve ter depois seguido a carreira militar (nunca investigamos o seu processo no AHM), chegando no final a tenente-coronel de engenharia. Mas quase ao mesmo tempo que iniciava a carreira militar, filiava-se no Partido Regenerador, começando como deputado, na legislatura de 1882, precisamente pelo círculo da Figueira da Foz. Mais tarde, noutras legislaturas, sê-lo-ia de novo várias vezes, em representação dos círculos de Leiria, Soure e Coimbra. Foi lente da Escola do Exército e do Instituto Industrial de Lisboa.

Aquando do 2.º governo regenerador de Hintze Ribeiro, a 26 de Junho de 1900, o então ainda capitão Pereira dos Santos, foi pela 1.ª vez ministro das Obras Públicas. Voltaria a ocupar essa pasta em 1906, após a queda do governo progressista do José Luciano e sê-lo-ia novamente em 1910, nos escassos três meses do último governo da monarquia presidido por Teixeira de Sousa. Foi ainda ministro de Estado honorário, do conselho de sua majestade, e par do Reino, em 1910, de que não chegou a tomar assento na Câmara dos Pares devido à implantação da República.

E é tudo o que consegui coligir sobre essa figura figueirense, cidade cuja câmara o homenageou dando o seu nome a um dos seus largos .

Cumprimentos,

José Filipe Menéndez

Reply

Direct link:

RE: Conselheiro Pereira dos Santos

#265809 | Zelper | 25 nov. 2010 00:29 | In reply to: #265618

Caro José Filipe Menéndez

Agradeço a sua colaboração e acho muito curioso este intercâmbio. Há cerca de 15 anos um amigo da família que tinha acesso a Arquivos reuniu uma série de fotocópias do Álbum Figueirense com os dados que refere e enviou-os à minha avó. Por falta de tempo nunca pude corresponder ao pedido que ela me fazia, no sentido de aprofundar o conhecimento sobre a figura do Conselheiro. Recentemente decidi fazer alguma pesquisa começando por confirmar os dados que possuía (idênticos aos que cita na sua mensagem). A carreira foi longa e a pesquisa, felizmente, não tem prazo.
Aguardo neste momento resposta de algumas entidades (Arquivo Militar, por exemplo, como sugere), não apenas sobre ele, mas também sobre o meu bisavô, irmão dele, Manuel Maria Pereira dos Santos, residente na Regalheiras de Lavos, que segundo sei, também era militar e foi durante algum tempo seu secretário.
Os meus cumprimentos
ZP

Reply

Direct link:

RE: Conselheiro Pereira dos Santos

#265811 | Zelper | 25 nov. 2010 00:49 | In reply to: #265524

Caro Senhor Vianna
A única foto que conheço deve ser essa que refere, apenas de meio corpo. Constava das fotocópias que a minha avó (falecida em 2005) possuía, que lhe tinham sido enviadas por um amigo da família há cerca de 15 anos.
Também conheço a casa da Figueira onde morava a prima Maria Luísa, no Bairro Novo, cheguei a visitá-la com a minha avó. A minha família vive na Figueira e conhece os parentes da prima que refere (eu só conheço alguns nomes...).
Neste momento tenho várias "pistas" e aguardo respostas a e-mails que enviei a algumas entidades para confirmar dados que possuo.
Acho curiosa essa faceta de "distraído e divertido".
Os meus cumprimentos
ZP

Reply

Direct link:

RE: Conselheiro Pereira dos Santos

#265849 | JFMenéndez | 25 nov. 2010 20:22 | In reply to: #265809

Caro ZP

A propósito da sua referência ao "Album Figueirense", também tenho ideia de ter lido algo sobre o conselheiro, mas como não possuo o dito Album, apenas fotocópias de vários artigos dessa magistral obra do prof. João Coelho (para a história da Figueira e de algumas das suas principais individualidades), debalde procurei nas minhas pastas-arquivo, consagradas à Figueira, pelo Pereira dos Santos. Além disso, tenho quase a certeza de também ter recortado um artigo sobre o mesmo, num dos semanários que assino. Só que não devo ter arquivado e deve fazer parte dos muitos recortes que tenho "a monte", à espera de serem ordenados e arquivados.

Parte da informação com que compus o texto, que anteriormente deixei aqui, pertence a um repositório de gente da Figueira, cujo título agora não me recordo (estou a escrever da UNL), mas que posso ver e deixar aqui, embora o texto não tenha sido copiado. Tive de percorrer uns tantos, artigos sobre esse período da monarquia constitucional, para minimamente o escrever.

Melhores cumprimentos,

José Filipe Menéndez

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 22 juin 2024, 14:17

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen