Apelido Morim

This topic is classified in rooms: Famílias | Genética | Heráldica | Hispânia | Património

Apelido Morim

#262597 | goncalosimoes | 21 sept. 2010 16:41

Boa tarde,

Sou Morim por parte materna, mas a verdade é que tirando mãe e avó, nunca conheci ninguém com este apelido. Alguém me poderá ajudar a descobrir a origem do mesmo?

Obrigado
Gonçalo Morim Simões

Reply

Direct link:

RE: Apelido Morim

#262613 | aguerreiro | 21 sept. 2010 21:48 | In reply to: #262597

é corruptela de Amorim, freguesia desse nome que pertence á Póvoa do Varzim. ao dispôr aguerreiro

Reply

Direct link:

RE: Apelido Morim

#262631 | goncalosimoes | 22 sept. 2010 10:11 | In reply to: #262613

Obrigado Caro Aguerreiro,
Sempre achei que o nome viesse de França, onde Morin é bastante vulgar.
Obrigado uma vez mais
Gonçalo

Reply

Direct link:

RE: Apelido Morim

#262636 | codeceda | 22 sept. 2010 12:08 | In reply to: #262597

Caro Confrade,

Não ponho em duvida a explicação que deu ao confrade Gonçalo Morim simões, sobre o nome, mas dizer que o nome Amorim vem da Freguesia Amorim, Povoa do Varzim? (Já lá fui visitar e tirei fotos, “aos bonitos de Amorim”) ponho certas reticencias…….pois nas minhas pesquisas sobre esse meu nome, e já vou em 1600, ainda não encontrei nenhum da Freguesia Amorim, mas sim em freguesias de Vila Verde, Arcos de Valdevez, e noutros concelhos do pais.

Mas, aqui também vai uma explicação, vale o que vale!

AMORIM
Família do reino da Galiza onde tinha solar na aldeia de S. João de Amorim,
na região de Tui, cuja existência se conhece desde 1212 por ter tomado parte na batalha das navas de Tolosa.
Hilário de Amorim passou a Portugal ao serviço do duque de Lancastre no
reinado de D. João I e fixou-se no Minho, onde casou com uma filha de Garcia Lopes de Calheiros.
Parece ter sido o 1º senhor da Torre de Amorim, junto de Ponte de Lima e deste casal procederão os Amorins portugueses
ARMAS
De vermelho, com cinco cabeças de mouros, fotadas de prata e ensanguentadas.
Timbre: um braço armado de prata suspendendo pelos cabelos uma cabeça de mouro.
Em Espanha, os Amorins usam armas completamente diferentes:
De vermelho, com três castelos, postos 2 e 1, sendo os primeiros de ouro e o último de prata.

Cumprimentos, vou comer uma pèra.............Amorim

Paris/Antonio Amorim

Reply

Direct link:

RE: Apelido Morim

#262637 | joão pombo | 22 sept. 2010 12:27 | In reply to: #262597

Caro Gonçalo Morim Simões,

Não tenho quaisquer conhecimentos e muito menos dados concretos, mas, no seguimento do que já lhe foi respondido, confirmo que as únicas pessoas de apelido Morim que conheci foram efectivamente na Póvoa de Varzim, eventualmente um ou outro em Vila do Conde, que é o concelho vizinho.
E os que conheci estavam ainda ligados ao mar, nomeadamente à pesca ou à indústria das conservas de peixe.

Aliás, Póvoa e Vila do Conde são zonas com apelidos muito característicos, facilmente identificáveis com a região.

Cumprimentos,
João Pombo

Reply

Direct link:

RE: Apelido Morim

#262638 | goncalosimoes | 22 sept. 2010 12:38 | In reply to: #262637

Obrigado a todos pela informação.
Pelo menos já é bom sinal haver mais morins em Portugal.
Obrigado uma vez mais

Reply

Direct link:

RE: Apelido Morim

#262640 | goncalosimoes | 22 sept. 2010 12:51 | In reply to: #262638

Boa tarde uma vez mais,
Acabei agora mesmo de reparar que o 1º Conde de Castro Minas, têm Morim como sobrenome. Refiro não por querer achar qualquer parentesco fidalgo, mas simplesmente por poder alguém ter já estudado este nome na família do referido fidalgo e daí poder achar uma conclusão ou origem do referido nome em Portugal.
Obrigado uma vez mais pela ajuda.
Gonçalo

Reply

Direct link:

RE: Apelido Morim

#262653 | aguerreiro | 22 sept. 2010 14:42 | In reply to: #262631

Caro confrade Amorim
A informação que prestei foi alicerçado na opinião dada por um ilustre clínico, de seu nome Morim, que sabe da origem do seu nome bem mais que eu e cujos ancestros são da freguesia de Amorim da Póvoa. Os amorins de que fala não são estes. Já agora diga-me onde consegue encontrar as peras de Amorim? E as de Baguim? Pois não as consigo encontrar e gostava de as ter no meu pomar. Ao dispôr, Aguerreiro.

Reply

Direct link:

RE: Apelido Morim

#262655 | aguerreiro | 22 sept. 2010 15:10 | In reply to: #262653

Caro confrade Amorim
Por favor consultar Whttp://PTwilkipedia.org/wiki/Amorim

Reply

Direct link:

RE: Apelido Morim

#279828 | tdmatos | 30 juin 2011 02:13 | In reply to: #262597

Caro Gonçalo,

Acredito que o apelido Morim, tem em última análise origem na freguesia de Amorim, Póvoa de Varzim, dado ser relativamente frequente na Póvoa de Varzim, onde esta freguesia se inclui, e por facilmente poder ter surgido por derivação do nome da freguesia ou do apelido Amorim (o qual está concerteza relacionado com a freguesia). Para ilustrar melhor, segui o apelido Morim na minha família, até chegar a um assento de uma senhora, com muito forte probabilidade de ser uma ascendente directa da primeira pessoa com apelido Morim na minha família. Essa senhora vinha referida como Maria da Morim (e era da freguesia de Amorim). Facilmente se poderá pensar que equivale fonologicamente a d'Amorim", e que o padre ou quis escrever d'Amorim, como sendo um apelido, ou quis referir-se a Maria de Amorim, i.e., Maria da freguesia de Amorim, ou do lugar de Amorim, da freguesia como o mesmo nome. Imagine este caso repetido várias vezes ao longos dos anos; poderão assim ter resultado várias famílias, que poderão
até não estar relacionadas entre si, com o mesmo apelido, Morim. Outro exemplo, D. Joana Clara da Morim de Sousa era filha de D. Lourenço Manuel Amorim e neta de D. António de Amorim Pereira (esta família está no Geneall). Neste caso quem escreveu o registo de D. Joana parece ter querido escrever de Amorim (como se fosse dito d'Amorim) e
escreveu da Morim. Não foi o caso mas esta situação poderia ter iniciado uma nova linha com o apelido Morim (sem o da).
Também já vi um assento de um "Morim" filho de um "Amorim". Provavelmente por erro, o A de Amorim caíu.

Existe também a forma "de Morim". Por exemplo, Joaquim de Sousa Pereira Pimenta de Castro Cirne de Morim, descendente de António Soeiro de Sousa Morim. O Morim, do primeiro, vem da sua avó Joana Cleofa Pereira de Sousa Morim e Castro Godinho, que não tinha o "de" antes de "Morim. Seguindo este "Morim" chega-se a António Soeiro de
Sousa Morim, não sendo possível (no Geneall) recuar mais, para investigar a origem deste "Morim".

Existem também "Morim" na região de Coimbra.

O meu avô (Morim), nasceu em Terroso, Póvoa de Varzim. O meu trisavô era natural de Beiriz, Póvoa de Varzim, assim como os "Morim" seus antepassados até ao meu 7º avô, inclusivé (o meu antepassado mais antigo que tinha comprovadamente o apelido Morim).

Desejo-lhe sorte nas suas pesquisas.
Talvez até tenhamos algum antepassado em comum.

Cumprimentos

Tiago Morim de Matos

Reply

Direct link:

RE: Apelido Morim

#279915 | goncalosimoes | 01 juil. 2011 08:36 | In reply to: #279828

Caro Tiago Morim de Matos,

Obrigado pela excelente explicação. Efectivamente parece derivar de Amorim. Sempre achei que tivesse outra origem pois nunca conheci outros Morins, mas a que parece mais lógica é sem dúvida a sua.
Quanto às investigações estão de momento paradas por falta de tempo, mas espero retomá-las em breve.
Desde já obrigado por se ter disponibilizado a ajudar,

Gonçalo Morim Simões

Reply

Direct link:

RE: Apelido Morim

#279916 | tmacedo | 01 juil. 2011 08:45 | In reply to: #279915

Caro confrade Gonçalo Simões,

Venho confirmar a informação que já lhe foi dada.

No final do século XV, e início de XVI, os Amorins da região de Coimbra eram referidos indistintatamente como Amorins ou como Morins.

Cumprimentos,

António Taveira

Reply

Direct link:

RE: Apelido Morim

#280441 | tdmatos | 02 juil. 2011 23:40 | In reply to: #279915

Ora essa Diogo.

Um abraço e boa sorte na investigação.

Tiago

Reply

Direct link:

RE: Apelido Morim

#280506 | tdmatos | 03 juil. 2011 17:27 | In reply to: #280441

Caro Gonçalo,

Hoje tive a sensação de que me tinha enganado no seu nome na minha última mensagem. Vim verificar e confirma-se. Peço desculpa. O erro deve-se concerteza ao facto de eu ter uma amiga com dois filho, um Gonçalo e um Diogo... e ao escrever a mensagem de algum modo troquei os nomes.

Peço desculpa novamente.

Abraço.

Tiago

Reply

Direct link:

RE: Apelido Morim

#282155 | xavierguimaraes | 18 juil. 2011 23:28 | In reply to: #262597

Caro Confrade Gonçalo Simões,

Querendo alertá-lo para outras origens que não somente a da freguesia de Amorim na Póvoa de Varzim, devo informá-lo que possuo parentes de apelido Amorim que tiveram a sua origem no "Lugar de Morim", em Santa Marta de Bouro - Amares - Braga.

Fernando Xavier Guimarães

Reply

Direct link:

RE: Apelido Morim

#283700 | AnaBorges | 03 août 2011 14:53 | In reply to: #282155

Caro Fernando Xavier Guimarães,

a minha avó materna tem o apelido Amorim e nasceu em Santa Marta de Bouro - Amares - Braga.
Chama-se Júlia Amorim da Silva (nasceu em 16-10-1935), filha de Domingos José da Silva e Ludovina da Silva Amorim.

Iniciei recentemente a minha pesquisa genealógica e por isso ainda possuo poucas informações.
Existe ainda muita família dela, a viver em Santa Marta, não sei bem se a quinta onde moram é a quinta de Amorim, mas vou investigar. A minha avó tem muitas recordações, além do que ainda contactamos frequentemente essa parte da família.


Se tiver mais algumas informações sobre esta família agradeço que as partilhe, assim como o farei.
Obrigada

Ana Borges

Reply

Direct link:

RE: Apelido Morim

#283713 | xavierguimaraes | 03 août 2011 16:38 | In reply to: #283700

Cara Ana Borges,

Obrigado pela sua mensagem. Deixou-me praticamente com a certeza de que somos parentes, ainda que afastados (talvez não muito...).
O meu Bisavô paterno (que é simultaneamente o meu Trisavô materno) chamava-se Custódio José da Silva Amorim. Nasceu em Santa Marta de Bouro, em 14/10/1829. Este meu antepassado veio para Braga, onde casou em 1858, tendo fundado uma casa comercial que, até há pouco tempo, era uma das mais antigas de Braga: A "Paramentaria Amorim".
A descendência deste meu antepassado é muito grande e está espalhada por Braga, Porto, Lisboa, Brasil.... Há até na Família Amorim o hábito de realizar, anualmente, a 8 de Dezembro, um almoço no Centro Apostólico do Sameiro. Lembro-me que num desses almoços marcou presença uma Prima que não era descendente do meu Bisavô, mas cujas origens familiares entroncavam na Quinta de Morim em Santa Marta de Bouro. Lembro-me que esta Prima estava muito interessada em saber informações sobre a sua Avó ou Bisavó "Ludovina". Cheguei a deslocar-me à Quinta de Morim de onde saiu o meu Bisavô e verifiquei que decorrido mais de um século, ainda se encontrava na posse da Família. Fui recebido por um primo de nome "Júlio" que possui um negócio de floricultura. Curiosamente os nomes que a Ana Borges refere na sua mensagem são justamente "Ludovina" e "Júlia". Júlia era aliás o nome da filha mais velha do meu Bisavô Custódio!
Estou mesmo muito interessado em toda a informação que a "Prima" Ana Borges me possa adiantar em relação à sua ascendência, de forma a permitir identificar qual o nosso grau de parentesco, bem como gostaria de saber o que a Senhora sua Avó recorda sobre a Família.
Se ainda está a iniciar a sua investigação genealógica, creio que também poderei ser-lhe bastante útil quanto ao ramo materno, pois possuo uma árvore que recua já algumas gerações e poderei facultar-lhe muitos pormenores (que possuo ainda que sem a organização devida...) sobre a Família Amorim. Agradeço me indique um endereço de e-mail para que possamos trocar informação.
Na expectativa de um próximo contacto, apresento os meus cumprimentos,

Fernando Xavier Guimarães

Reply

Direct link:

RE: Apelido Morim

#283886 | AnaBorges | 04 août 2011 21:36 | In reply to: #283713

Caro Fernando Xavier Guimarães,

Da conversa com a minha avó Júlia fiquei a saber que o sr. Júlio é seu primo direito, filho de Manuel da Silva Amorim e Alcina (esposa de segundas núpcias). Manuel da Silva Amorim é irmão de Ludovina da Silva Amorim, que é a minha bisavó.

Conto passar lá em Santa Marta este fim de semana, para conversar e obter informações sobre esta parte da família que depois lhe facultarei com todo o gosto.

Aproveito para deixar o meu contacto: anasof.borges@gmail.com

Espero ter mais novidades da próxima vez.


Melhores cumprimentos.
Ana Borges

Reply

Direct link:

Apelido Morim

#350930 | CELEGHINI | 07 oct. 2014 13:04 | In reply to: #262597

Bom dia! Também sou Amorim com descendência em Santa Maria (Távora). Gostaria muito de poder participar desta troca de informações se autorizada for.

Reply

Direct link:

Apelido Morim

#356341 | mercurio | 31 mars 2015 19:51 | In reply to: #262597

E Amorins do Porto, haverá por aqui alguns?

Grato.

Reply

Direct link:

Apelido Morim

#356344 | CELEGHINI | 31 mars 2015 20:55 | In reply to: #262636

Boa tarde! Eu me encaixo neste início de descendência . Poderíamos trocar algumas informações? Sigo depois por Santa Maria de Távora.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 30 avril 2024, 08:25

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen