Ajuda sobre uniforme militar

This topic is classified in rooms: Cargos | Património | Títulos

Ajuda sobre uniforme militar

#264712 | didbor | 02 nov. 2010 15:39

Caros confrades,
Venho or este meio pedir ajuda para descobrir a que regimento ou batalhão militar pertencia meu bisavô materno Manoel Joaquim Ribeiro.
Foto: http://imagik.fr/view-rl/319650
Agradecia se me pudessem informar sobre o corpo do exército ao qual pertence, e eventualmente o posto ou grau militar...
Didier Borrego

Reply

Direct link:

RE: Ajuda sobre uniforme militar

#264840 | marco pereira | 04 nov. 2010 22:39 | In reply to: #264712

Ola Caro confrade
Pela foto posso dizer que o 5 do chapeu e gola designa a unidade (5 Regimento, 5 Batalhão),posto não parece ter nada que o identifique no uniforme, mas por ter sabre, revela alguma graduação.
Não tem mais dados? Anos da foto? caderneta militar, pelo nome contactar o Arquivo Militar?
Ab Marco

Reply

Direct link:

RE: Ajuda sobre uniforme militar

#264841 | aguerreiro | 04 nov. 2010 23:04 | In reply to: #264840

Caro confrade:
Penso ser a farda de cavalaria, pelas botas, o espadim que ostenta seria de quem ainda não tinha direito a espada. Sargento aluno? Cadete? Cavalaria 5 existiu, salvo erro em Èvora.
Ao dispôr- Aguerreiro

Reply

Direct link:

RE: Ajuda sobre uniforme militar

#264859 | didbor | 05 nov. 2010 11:10 | In reply to: #264840

Caros confrades,
Muito obrigado pelas informações. Realmente não disponho de muita informação sobre esse meu antepassado, recuperei essa foto da minha avó sem detalhes militares.
As informações que disponho são as seguintes:

Manoel Joaquim Ribeiro, nascido entre 1860 e 1870 em Castelo Melhor, VN Foz Côa.
Filho de Francisco António Ribeiro e Anna Pedrana, ambos naturais de Castelo Melhor.
Casou com Anna Joaquina Seródia Reis.
Foi Pastor.
Não conheço a data da foto, mas suponho que foi tirada quando ele tinha entre 25 e 30 anos, por isso, cerca dos anos 1875 a 1900.

A razão deste meu pedido de ajuda é para ter algumas pistas de pesquisa, para que as possa fornecer ao Arquivo Militar, derivado ao facto de meu bisavô ter um nome muito corente, e de não dispor de sua data de nascimento precisa.

Muito obrigado pela ajuda.
Didier Borrego

Reply

Direct link:

RE: Ajuda sobre uniforme militar

#264921 | NISGM | 06 nov. 2010 22:50 | In reply to: #264859

Caro confrade,

Eu tentaria não me fiar excessivamente nas opiniões manifestadas aqui sobre o referido fardamento.

Gostaria de ver fundamentação com base em documentos sobre fardamento.

E o mesmo quanto à minha, que neste caso não passa de mera impressão de um mero "Acho eu". Quanto à época posterior às guerras napoleónicas a minha opinião não é documentada.

Eu tentaria obter informação do Arquivo Histórico Militar, para já pedindo-lhes opinião sobre o uniforme.

Algumas notas que abro à contestação:

Não vejo qualquer indicação de posto. Diria tratar-se de um praça. Reduziria pois a idade para abaixo dos 25.

Parece-me que aquilo a que se chama espadim será antes uma baioneta (para usar nas espingardas).

As botas não me parecem ter esporas, que remeteriam para a cavalaria. Ignoro se este tipo de calçado terá sido usado - fora da cavalaria - nalgum plano de uniformes de finais de XIX, inícios do XX.

A generalização do acesso à fotografia indicaria que estamos mais perto do século XX do que do XIX.

Tentaria localizar o militar nos livros mestres das unidades identificadas com o número de ordem 5, desde cavalaria à infantaria passando pelos caçadores. Mas mesmo assim não é seguro.

Atentamente, nuno de m.

Reply

Direct link:

RE: Ajuda sobre uniforme militar

#264927 | aeiou2 | 07 nov. 2010 12:22 | In reply to: #264712

Julgo que é um soldado, pois não tem divisas nem nos punhos nem nos ombros.
Maria

Reply

Direct link:

Seu email

#265670 | jaboo | 21 nov. 2010 17:42 | In reply to: #264712

Meu caro Didier,

Respondi ao seu email mas a minha resposta voltou para trás, undelivered!
Anyway ... infelizmente o meu email apenas dizia que não o posso ajudar com as suas investigaçoes pois eu não investiguei Castelo Melhor ou Almendra. Do concelho de Foz Côa, apenas tenho alguns dados do Freixo de Numão. Mas mesmo assim, tomei nota das familias que lhe interessam e se um dia chocar com algumas delas dir-lhe-ei alguma coisa.

Abraços,
JOAO

Reply

Direct link:

RE: Seu email

#265703 | didbor | 22 nov. 2010 11:47 | In reply to: #265670

Caro João,
Desde já muito obrigado.
Não sei porque é que o mail não passou, este endereço sempre funcionou bem. Mas no entando, deixo-lo aqui de novo: d.borrego@free.fr (ou didbor@hotmail.fr).
Caso precise de algum registo de Castelo Melhor, é só pedir.
Abraços,
Didier

Reply

Direct link:

RE: Ajuda sobre uniforme militar

#267877 | didbor | 03 janv. 2011 10:16 | In reply to: #264921

Caros confrades,

Antes de tudo desejo-lhes um bom Ano Novo 2011 com muita saúde.

Peço desculpe pela demora da minha resposta, estive a verificar certos dados na minha família relativos a essa foto do meu antepassado, e realmente existe erros sobre as primeiras informações que dei.

Esta foto data de 1904 ou 1914...

Tenho dúvida sobre o nome dele:

Poderá ser meu bisavô José Augusto Ferreira (°05/03/1889 +27/07/1951) ou seu irmão Antonio Joaquim Ferreira (°10/06/1887 +07/11/1963), ambos naturais de Castelo Melhor, VN de Foz Côa.

Filhos de Bernardo Antonio Ferreira (°c.1860) e de Maria Joaquina Ferra (°22/02/1860), ambos naturais de Castelo Melhor, VN de Foz Côa.

No verso da foto está escrito:

"Anno de 19(0/1)4. Antonio Joaquim Ferreira farás entregue deste ao pai que o menos seme tiver amizade estimará me o meu retrato como o meu proprio corpo assim que delles sejas entregue mandarás resposta na volta do correio"

Existe a dúvida sobre o nome, por causa de estar "Antonio Joaquim Ferreira" em lettras mais espessas, não sei se é o título da foto ou o destinatário.

Muito obrigado pelas suas informações,
No entanto, vou também fazer pedido ao Arquivo Histórico Militar.

Didier Borrego

Reply

Direct link:

RE: Ajuda sobre uniforme militar

#269503 | didbor | 30 janv. 2011 13:17 | In reply to: #264712

Caros confrades,
Acabei de receber do Arquivo Geral do Exército a folha de matricula dele.
Nela apareçe o seguinte:

José Augusto Ferreira, nascido a 5 de março de 1889 em Castelo Melhor, VN de Foz Côa.
- Assentamento de praça em 30/08/1909 como recrutado para servir por 15 anos, pertencendo ao contingente de 1909,
- Presente no Regimento n°5 d'Infantaria do Imperador d'Austria Francisco José (Lisboa),
- Incorporado no 1° batalhão em 10/11/1909,
- Pronto da recruta em março de 1910,
- Continua no serviço das fileiras,
- Licenciado em 17/11/1911 e passou ao RI n°9, indo domiciliar a CasteloMelhor.
- Passou às tropas de reserva e ao RIR9 em 29/08/1919 (Lamego),
- Baixa por completar o serviço em 31/12/1924, ficando porém obrigado em tempo de guerra a concorrer até aos 45 anos,
- Baixa definitiva de todo serviço militar por ter completado os 45 anos de idade em 5/03/1934.

Conclusões:
- A data da foto parece ser de 1910 (Incorporação),
- O numero 5 é do Regimento n°5 d'Infantaria do Imperador d'Austria Francisco José (LISBOA, instalado no Quartel da GRAÇA),
- Não participou no CEP,
- Foi sempre soldado.

Muito obrigado pelas suas ajudas,
Cumprimentos,
Didier Borrego

Reply

Direct link:

RE: Ajuda sobre uniforme militar

#269509 | marco pereira | 30 janv. 2011 15:24 | In reply to: #269503

Ola
ora uma boa noticia o Arquivo Militar deu para tirar as duvidas que andavam emvoltas coma foto e os dados sobre o seu familiar.
Ab Marco Pereira

Reply

Direct link:

RE: Ajuda sobre uniforme militar

#269523 | aeiou2 | 30 janv. 2011 18:40 | In reply to: #269503

Ainda bem que conseguiu.Parabéns para si e para o AHE ou AGE que lhe respondeu
Cpmts
Maria

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 07 juil. 2024, 15:18

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen