Diogo Carlos de Mendonça

This topic is classified in rooms: Famílias

Diogo Carlos de Mendonça

#267033 | Gonçalo Frutuoso | 18 déc. 2010 17:14

Diogo Carlos de Mendonça, nascido em 1726 (Lisboa-Pena), filho de Francisco Xavier Themudo de Mendonça e de sua mulher Dona Teresa Teodora de São Payo, casou ,na freguesia de São Vicente de Fora da cidade de Lisboa, com Dona Ana Joaquina de Mendonça, nascida em 1736 (Santa Justa – Lisboa), filha de António José de Carvalho e de sua mulher Dona Inês Antónia de Mendonça, neta paterna de João Antunes de Carvalho (Runa – Torres Vedras) e de sua mulher Catarina Maria da Fonseca (Ventosa – Torres Vedras), e materna de Manuel Coutinho de Azevedo (Leiria) e de sua mulher Dona Francisca da Silva Manso (Proença a Nova – priorado do Crato).

Diogo Carlos de Mendonça foi porteiro da Câmara dos Infantes Dom Gaspar, Dom José e e Dom António, os denominados “meninos de Palhavã”.

Do casamento com Dona Ana Joaquina de Mendonça teve os seguintes filhos:
Dona Maria da Penha de França (1753 – São Sebastião da Pedreira);
Gaspar Félix de Mendonça (1754 – São Sebastião da Pedreira);
José de Mendonça (1756 - São Sebastião da Pedreira);
Dona Mariana Paula de Mendonça (1760 - São Sebastião da Pedreira);

Gaspar Félix de Mendonça casa em segundas núpcias com Com Dona Maria Gertrudes Bárbara Xavier da Franca e Horta, filha do Doutor Bernardo da Franca e Horta e de sua mulher Dona Maria Joaquina Xavier.

Deste casamento nascem:

Dona Catarina de Sena Themuda de Mendonça (1789 – Torres Vedras);
Dona Maria Leonor de Mendonça (1791 - Torres Vedras);
Diogo Carlos de Mendonça (1794 – Torres Vedras);

Procuro informações adicionais de forma a completar os dados que me faltam.

Com cumprimentos

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Reply

Direct link:

RE: Diogo Carlos de Mendonça

#267041 | vabopi | 18 déc. 2010 19:38 | In reply to: #267033

Caro Gonçalo Frutuoso de Almeida:

Provavelmente não o poderei ajudar, mas tenho alguns Mendonça em Torres Vedras contemporâneos dos que referiu e de quem também procuro mais informação:

Gonçalo José Nunes de Mendonça bp Lx (Anjos?) casou em T.V.(Sta Maria do Castelo) 10.09.1760 com Maria Vitória Teles Botelho de Lemos, era filho de Tomás Nunes da Costa bp Lx (Sé) 1709, e de Paula Mendonça e Silva de quem só tenho a informação que seria de Lx (São Nicolau) onde não há livros.

E aparentemente sem ligação com o anterior:

António Ferreira de Mendonça n. T.V. cerca de 1700, desembargador da Casa da Suplicação em 1748, e seus irmãos Pedro Ferreira de Mendonça bp T.V.(S.Tiago) 17.2.1700 e Antónia Maria de Mendonça bp no mesmo local 16.6.1703, todos filhos de Francisco Ferreira e de Feliciana Maria de Mendonça bp T.V. (Turcifal) 24.5.1663. Esta Feliciana era filha de João de Mendonça e Antónia Pinto de quem procuro mais informação.

Será que algum destes nomes consta das suas notas?

Com os meus cumprimentos,

Vasco Galvão

Reply

Direct link:

RE: Diogo Carlos de Mendonça

#267042 | Gonçalo Frutuoso | 18 déc. 2010 20:09 | In reply to: #267041

Caro Vasco Galvão

De facto os seus Mendonça não entroncam nestes meus parentes.

Estes Mendonça a que me refiro foram senhores da Quinta da Rocheira, freguesia de São Mamede da Ventosa, quinta essa que entrou na família Mendonça através dos Carvalho, dos quais eu descendo.

Gonçalo José Nunes de Mendonça e Dona Maria Vitória Teles Botelho de Lemos de facto constam na minha base de dados, já que um bisneto do referido casal, de seu nome António Soares de Mello, filho de António Tomás Nunes e de Iria Rosa da Conceição, neto paterno de Tomás António da Costa e Mendonça e de sua mulher Dona Leonarda Severa Perpétua da Nóbrega Altero de Buitrago, casou com Maria da Conceição, filha de José Ramos de Miranda e de Joana da Conceição, sendo essa senhora minha parente. Mas não tenho mais dados.

Em relação aos Ferreira de Mendonça nunca me deparei com os nomes que refere.

Infelizmente não o posso ajudar, mas caso encontre algum dado relevante durante as minhas pesquisas farei chegar essa informação.

Com os melhores cumprimentos

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Reply

Direct link:

RE: Diogo Carlos de Mendonça

#267046 | vabopi | 18 déc. 2010 21:41 | In reply to: #267042

Caro Gonçalo Frutuoso de Almeida:

Agradeço a sua resposta pronta. De facto descendo de Tomás António da Costa e Mendonça e de sua mulher Dona Leonarda Severa Perpétua da Nóbrega Altero de Buitrago, mas pelo filho de ambos Amâncio António Xavier de Buitrago, meu 5º avô.

Com os melhores cumprimentos,

Vasco Galvão

Reply

Direct link:

RE: Diogo Carlos de Mendonça

#268043 | Gonçalo Frutuoso | 05 janv. 2011 20:20 | In reply to: #267041

Caro Vasco Galvão

Depois de consultar as habilitações de genere da freguesia do Turcifal, encontrei um João de Mendonça. A dita habilitação data de 1688, e encontra-se na Câmara Eclesiástica - maço 229 - processo 2.

Talvez este João de Mendonça seja irmão da sua Feliciana Maria de Mendonça. Pelas datas em causa diria que é provável.

Espero que o ajude na sua pesquisa.

Com os meus cumprimentos,

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Reply

Direct link:

RE: Diogo Carlos de Mendonça

#268086 | Gonçalo Frutuoso | 06 janv. 2011 14:57 | In reply to: #267041

Caro Vasco Galvão

Seque aqui o que consta da habilitação de genere de João de Mendonça:

Pai: João de Mendonça (nascido em 1627 - Vila de Amêndoa);
Mãe: Antónia Pinto (nascida em 1638, Mouraria);

Avô paterno: Rafael de Mendonça - natural das Olaias, freguesia de Nossa Senhora da Conceição, Tomar;
Avó paterna: Isabel Gomes - natural de Proença a Nova, freguesia de Nossa Senhora da Assumpção, Priorado do Crato;

Avô materno: Adão Pinto - natural de Povoação, freguesia de São Salvador de...???, bispado do Porto;
Avó materna: Margarida de Seixas - natural do Turcifal;

Cumprimentos

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Reply

Direct link:

RE: Diogo Carlos de Mendonça

#268124 | vabopi | 06 janv. 2011 21:11 | In reply to: #268086

Caro Gonçalo Frutuoso de Almeida:

Excelente informação que me dá! Muito obrigado.

De facto o João de Mendonça da habilitação, é irmão inteiro da "minha" Feliciana de quem conhecia os pais mas não os avós.

Bom Ano de 2011,

Vasco Galvão

Reply

Direct link:

RE: Diogo Carlos de Mendonça

#268126 | Gonçalo Frutuoso | 06 janv. 2011 21:19 | In reply to: #268124

Caro confrade

Ainda bem que o consegui ajudar. O documento em causa está em bom estado e achei de fáçil leitura, tirando algumas partes mais complicadas. Salvo erro há um familiar do santo oficío do lado de Adão Pinto, creio que se chama Baltazar Pinto.

Peço-lhe que no caso de pesquisar a familía Seixas do Turcifal me transmita o resultado dessa pesquisa. Descendo de um Manuel de Seixas também natural do Turcifal.

Com os meus melhores cumprimentos,

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Reply

Direct link:

RE: Diogo Carlos de Mendonça

#268199 | vabopi | 07 janv. 2011 22:20 | In reply to: #268126

Caro Gonçalo Frutuoso de Almeida:

Seguindo a pista que deu, encontrei hoje as Habilitações ao S.O. de dois Baltazar Pinto sendo um deles irmão do Adão Pinto anteriormente referido. Esse parentesco está confirmado na habilitação de genere do João de Mendonça que também verifiquei. Como sugeriu, está aí referido que o avô materno do habilitando, Adão Pinto, era irmão de um familiar do S.O. de nome Baltazar Pinto.

Assim, o Adão Pinto (e o Baltazar Pinto que vivia na vila de Canavezes) tinha a seguinte ascendência:

Pais: António Fernandes e Cecília Gonçalves, lavradores e moradores no lugar da Povoação, freguesia de São Salvador de Tuias, actualmente concelho de Marco de Canavezes.
Avós paternos: João Fernandes e Ana Gonçalves da freguesia de Santa Maria do Freixo, no mesmo concelho.
Avós maternos: Pêro Gonçalves e Cecília Gonçalves, lavradores e moradores na freguesia de São Salvador de Tuias.

Adão Pinto era casado com Ana Lopes, que tinha a seguinte ascendência:

Pais: Fernão Álvares e Maria Pires da freguesia de Santo Isidoro de Riba Tâmega, no mesmo concelho.
Avós paternos: Fernão Gonçalves e Catarina Fernandes da freguesia de Vila Caiz, actualmente concelho de Amarante.
Avós maternos: Manuel Pires e Maria Pires de Santo Isidoro de Riba Tâmega.

Cumprimenta,

Vasco Galvão

Reply

Direct link:

RE: Diogo Carlos de Mendonça

#268200 | vabopi | 07 janv. 2011 22:41 | In reply to: #268199

errata:

Adão Pinto era casado com Margarida de Seixas.
Queria referir-me ao irmão, o habilitando Baltazar Pinto, esse sim, casado com Ana Lopes.

Reply

Direct link:

RE: Diogo Carlos de Mendonça

#268227 | Gonçalo Frutuoso | 08 janv. 2011 15:20 | In reply to: #268200

Caro confrade,

Fico contente por o ter ajudado nas suas pesquisas.

O meu próximo objectivo é estudar os Seixas do Turcifal. Já encontrei a habilitação de genere de um Gregório de Seixas, mas ainda não o consegui ligar ao meu Manuel de Seixas.

Cumprimentos,

Gonçalo F. de Almeida

Reply

Direct link:

RE: Diogo Carlos de Mendonça

#268229 | vabopi | 08 janv. 2011 15:25 | In reply to: #268200

Caro Gonçalo Frutuoso de Almeida:

Nos paroquiais do Turcifal não identifiquei o registo de baptismo da Margarida de Seixas. Até 1623 (ela foi mãe em 1638) nenhum dos pais das várias Margaridas aí baptizadas tem apelido Seixas, e não sabendo nós a sua filiação torna-se difícil ir mais longe. De facto no registo de baptismo da filha Feliciana - tal como nos demais - não são referidos os avós.

Cumprimentos,

Vasco Galvão

Reply

Direct link:

RE: Diogo Carlos de Mendonça

#268233 | Gonçalo Frutuoso | 08 janv. 2011 16:10 | In reply to: #268229

Caro Vasco Galvão:

Eu também tentei identificar o registo de baptismo de Manuel de Seixas, mas até agora sem sucesso. Vou insistir mais uma vez.

Cumprimentos,

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Reply

Direct link:

RE: Diogo Carlos de Mendonça

#268234 | Gonçalo Frutuoso | 08 janv. 2011 16:41 | In reply to: #268233

Caro confrade,

Encontrei o registo de baptismo da sua Margarida de Seixas.

"Aos 25 de Julho de 1613 baptizei nesta igreja Margarida, filha de Fernão Vieira e de Madalena de Sousa???..."

Confrontando os dados que tenho sobre o habilitando Gregório de Seixas concluo que o apelido desta Madalena é Seixas e não Sousa como parece resultar do dito assento de baptismo.

Gregório de Seixas - CE - Maço 199 - processo nº 7:
Pai: João de Seixas
Mãe: Maria Machado
Avós paternos: Fernão Vieira e Madalena de Seixas - Freixofeira;
Avós maternos: Constantino Fernandes e Maria Machado;

A sua Margarida é irmã deste João de Seixas.

Cumprimentos,

Gonçalo de Almeida

Reply

Direct link:

RE: Diogo Carlos de Mendonça

#268239 | Gonçalo Frutuoso | 08 janv. 2011 17:59 | In reply to: #268234

Caro Vasco Galvão,

Confirmo o que disse na minha mensagem anterior.

No assento de casamento de Adão Pinto e de Margarida de Seixas realizado no Turcifal em 5 de Outubro de 1636, diz-se que Margarida de Seixas é filha de Fernão Vieira da Freixofeira.

Cumprimentos,

Gonçalo F. de Almeida

Reply

Direct link:

RE: Diogo Carlos de Mendonça

#268241 | JMBM | 08 janv. 2011 19:00 | In reply to: #267033

Caros Gonçalo Frutuoso de Almeida e Vasco Galvão

li com atenção toda a vossa curiosa e interessante troca de mensagens. Não venho acrescentar nada à vossa busca. Apenas me despertou a atenção o seguinte : o pai do Diogo Carlos de Mendonça , que se chama pelos vistos Francisco Xavier THEMUDO de Mendonça.
Interessava-me saber donde vem este Themudo ? Até a sua neta se chama de Catarina de Sena THEMUDA de Mendonça!
Como devem saber há Themudos que vêm de inúmeros sítios , desde Cacia , Oliveira do Conde , Abrantes , Ourique , Portalegre , Óbidos , Porto , Lisboa , .... com ascendentes Caldeiras , Mendanhas , Soares , Galhardos , Delicados , Mansos , etc.. etc...
Terá a ver com o 1º visconde do Tramagal , que é Themudo e tem também Mendonça se não estou em erro no seu apelido , não tenho agora bem presente ?
os meus cumprimentos a ambos
José Manuel Bela Morais

Reply

Direct link:

RE: Diogo Carlos de Mendonça

#268243 | Gonçalo Frutuoso | 08 janv. 2011 19:39 | In reply to: #268241

Caro confrade José Morais,

Não sei a origem do Themudo de Francisco Xavier Themudo de Mendonça. De qualquer forma deixo aqui o que recentemente descobri sobre esta família com base na HSO de Diogo Carlos de Mendonça.

Diogo Carlos de Mendonça nasce na freguesia de Nossa Senhora da Pena em Lisboa no ano de 1726.

Pai: Francisco Xavier Themudo de Mendonça - nasce no ano de 1699 em Lisboa - Socorro;
Mãe: Dona Teresa Teodora Pereira de São Payo - nasce em 1705 em Lisboa - São Mamede;

Avô paterno: Manuel Coutinho de Azevedo - Leiria - freguesia de Nossa Senhora da Assumpção;
Avó paterna: Dona Francisca da Silva Manso - Proença-a-Nova;
Casam no ano de 1685;

Avô materno: Luís da Rocha Guerreiro - Coimbra (foi escrivão dos órfãos na vila de Monte-Mor);
Avó materna: Dona Francisca Josefa da Silva (e Melo) - nascida a 24/3/1659 em Évora;

Bisavós:

Manuel Coutinho de Azevedo é filho de Manuel Coutinho e de Jerónima de Azevedo;
Dona Francisca da Silva Manso é filha de João da Silva Ribeiro e de Catarina Manso;

Luís da Rocha Guerreiro é filho de Luís da Rocha Montenegro e de Natália Pereira de Sampaio;
Dona Francisca Josefa da Silva (e Melo) é filha de Pedro Soares (e Melo) e de Ana da Silva;

Estes últimos nomes que referi constam aqui na base, mas não correspondem aos dados que encontrei na HSO de Diogo Carlos de Mendonça. Na dita habilitação dão como mãe de Dona Francisca Josefa da Silva, Ana da Silva, e não a senhora que aparece aqui na base.

Pedro Soares (e Melo) - escrivão dos órfãos - é filho de Sebastião do Carvalhal Soares.

Diogo Carlos de Mendonça, além de Porteiro da Câmara dos Meninos de Palhavã, foi cavaleiro professo da ordem de cristo e inquiridor, cargo este que herdou do sogro António José de Carvalho, que por sua vez tinha herdado o cargo do seu sogro Manuel Coutinho de Azevedo.

Francisco Xavier Themudo de Mendonça, pai de Diogo Carlos de Mendonça, era irmão de Dona Inês Antónia de Mendonça, mãe de Dona Ana Joaquina de Mendonça, e assim sendo Diogo e Dona Ana Joaquina eram primos direitos.

Ainda não tive a oportunidade de relacionar os nomes supra mencionados com os Themudo, mas admito que exista alguma ligação.

Cumprimentos,

Gonçalo Frutuoso de Almeida

Reply

Direct link:

RE: Diogo Carlos de Mendonça

#268257 | vabopi | 09 janv. 2011 00:36 | In reply to: #268239

Caro Gonçalo Frutuoso de Almeida:

Excelente ajuda dando-me a conhecer a essa habilitação. Mais uma vez lhe fico grato.

Cumprimentos,

Vasco Galvão

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 29 avril 2024, 07:35

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen