Família Barata Salgueiro

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Títulos

Família Barata Salgueiro

#267711 | HenriqueSousaAzevedo | 31 déc. 2010 01:29

Caros participantes do fórum,

Estou a tentar fazer a ligação entre o meu bisavô João Rosa Barata Salgueiro (*Madeira 26.1.1894 + Tomar, 30.10.1966). Sei que pertencia à família Barata Salgueiro, com quem se desentendeu porque casou com uma senhora de nome Maria Serôdio de família monárquica (penso que prima do Conde de Sabrosa). Penso que era do ramo Antão Barata Salgueiro, embora não tenha a certeza absoluta.

João Rosa Barata Salgueiro: http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=499458

Desde já agradeço qualquer esclarecimento que me possam fornecer.

Atenciosamente,

Henrique Sousa de Azevedo

Reply

Direct link:

RE: Família Barata Salgueiro

#267757 | JCALD | 31 déc. 2010 19:01 | In reply to: #267711

Caro Henrique Sousa de Azevedo:

Como deve saber, foi publicado na revista «Raízes & Memórias» n.º 26 (2009) um artigo intitulado «Os Dias Barata Salgueiro da Madeirã».
Um dos autores desse artigo, Nuno Figueira, conhece as ligações da família até ao seu avô. Ele próprio é, aliás, seu parente relativamente próximo por várias vias.
Como se encontra a passar o fim-de-semana fora de casa, não pode intervir no Forum.
Pediu-me, por isso, para lhe enviar esta mensagem, informando que na próxima semana entrará em contacto consigo.

Cumprimentos,
José Caldeira

Reply

Direct link:

RE: Família Barata Salgueiro

#267994 | HenriqueSousaAzevedo | 04 janv. 2011 23:54 | In reply to: #267757

Caro José Caldeira,

Muito obrigado pelo aviso, aguardo as informações que o Dr. Nuno Figueira possa partilhar comigo. Já tinha ouvido falar desse artigo, contudo nunca tive acesso ao mesmo. Sabe dizer-me se o nome do meu bisavô figura nesse trabalho?

Com os melhores cumprimentos,

Henrique Sousa de Azevedo

Reply

Direct link:

RE: Família Barata Salgueiro

#267996 | FIGUEIRA | 05 janv. 2011 00:08 | In reply to: #267994

Caro parente Henrique Sousa de Azevedo,

O seu bisavô não figura no meu estudo, pois limito-me a traçar a ascendeência e não a descendência da família Dias Barata Salgueiro da Madeirã.
No meu estudo paro em Maria Barata Salgueiro e nos seus irmãos, nomeadamente o meu tetravô António Dias Barata Salgueiro.
Contudo a descendência de Maria Barata Salgueiro prossegue no livro "Vilar dos Condes - A Terra e a Sua Gente", da autoria da nossa prima Maria Alda Tavares Barata Salgueiro, que para precisamente no seu bisavô. Aliás vem lá uma fotografia do seu bisavô.
Tenho também a ascendência Rosa tratada, tal como outros ramos, pois Manuel Barata, marido de Maria Barata Salgueiro, é meu primo, pois descende também ele dos Figueiras, dos Barata de Lima, etc.

Cumprimentos,

Nuno Miguel Marques Barata-Figueira

Reply

Direct link:

RE: Família Barata Salgueiro

#267997 | FIGUEIRA | 05 janv. 2011 00:12 | In reply to: #267994

Caro Henrique,

Aqui a ascendência Rosa:

1. João Rosa
Nasceu no Vilar das Amoreiras, na freguesia da Portela do Fojo, no município da Pampilhosa da Serra, distrito de Coimbra, às 17 horas dos 18-XII-1868.

-PAIS
PAI:
2. João Rosa
Nasceu no Vilar das Amoreiras, na freguesia da Portela do Fojo, no termo da vila de Alvares, Bispado de Coimbra, aos 11-III-1824.
MÃE:
3. Maria Barata
Nasceu no Vilar das Amoreiras, na freguesia da Portela do Fojo, no termo da vila de Alvares, Bispado de Coimbra, aos 07-X-1843.

-AVÓS
PATERNOS:
4 (= 12). Manuel da Rosa Novo
Nasceu no Vilar das Amoreiras, na freguesia da Portela do Fojo, no termo da vila de Alvares, Bispado de Coimbra, aos 05-II-1797.
5 (= 13). Josefa Maria Teresa
Nasceu na Madeirã, na freguesia da Madeirã, no termo da vila de Álvaro, Grão-Priorado do Crato.
MATERNOS:
6. Manuel Rosa
Nasceu no Vilar das Amoreiras, na freguesia da Portela do Fojo, no termo da vila de Alvares, Bispado de Coimbra, aos 04-V-1814.
7. Ana Barata
Nasceu no Vilar das Amoreiras, na freguesia da Portela do Fojo, no termo da vila de Alvares, Bispado de Coimbra, aos 24-VII-1803.

-BISAVÓS
PELO LADO PATERNO
8 (= 24). Manuel da Rosa Velho
Nasceu no Vilar das Amoreiras, na freguesia da Madeirã, no termo da vila de Álvaro, Grão-Priorado do Crato.
9 (= 25). Maria dos Santos
Nasceu na Gaspalha, na freguesia de Álvaro, no termo da vila de Álvaro, Grão-Priorado do Crato.
10 (= 26). José Gaspar
Nasceu na Madeirã, na freguesia da Madeirã, no termo da vila de Álvaro, Grão-Priorado do Crato.
11 (= 27). Maria Teresa
Nasceu na Cava, na freguesia da Madeirã, no termo da vila de Álvaro, Grão-Priorado do Crato.
PELO LADO MATERNO:
12 (= 4). Manuel da Rosa Novo
Nasceu no Vilar das Amoreiras, na freguesia da Portela do Fojo, no termo da vila de Alvares, Bispado de Coimbra, aos 05-II-1797.
13 (= 5). Josefa Maria Teresa
Nasceu na Madeirã, na freguesia da Madeirã, no termo da vila de Álvaro, Grão-Priorado do Crato.
14. Manuel Mendes
Nasceu no Vilar das Amoreiras, na freguesia da Madeirã, no termo da vila de Álvaro, Grão-Priorado do Crato.
15. Juliana Barata
Nasceu na Madeirã, na freguesia da Madeirã, no termo da vila de Álvaro, Grão-Priorado do Crato.

-TRISAVÓS
PELO LADO PATERNO:
16 (= 40). João da Rosa
Nasceu no Vilar das Amoreiras, na freguesia da Madeirã, no termo da vila de Álvaro, Grão-Priorado do Crato.
17 (= 41). Isabel Nunes
Nasceu em Álvaro, na freguesia de Álvaro, no termo da vila de Álvaro, Grão-Priorado do Crato.
18 (= 42). António Martins
Nasceu na Gaspalha, na freguesia de Álvaro, no termo da vila de Álvaro, Grão-Priorado do Crato.
19 (= 43). Maria Josefa
Nasceu nas Felgueiras, na freguesia de Álvaro, no termo da vila de Álvaro, Grão-Priorado do Crato.
20 (= 44). N
?
21 (= 45). N
?
22 (= 46). N
?
23 (= 47). N
?
PELO LADO MATERNO:
24 (= 8). Manuel da Rosa Velho
Nasceu no Vilar das Amoreiras, na freguesia da Madeirã, no termo da vila de Álvaro, Grão-Priorado do Crato.
25 (= 9). Maria dos Santos
Nasceu na Gaspalha, na freguesia de Álvaro, no termo da vila de Álvaro, Grão-Priorado do Crato.
26 (= 10). José Gaspar
Nasceu na Madeirã, na freguesia da Madeirã, no termo da vila de Álvaro, Grão-Priorado do Crato.
27 (= 11). Maria Teresa
Nasceu na Cava, na freguesia da Madeirã, no termo da vila de Álvaro, Grão-Priorado do Crato.
28. Manuel Mendes
Nasceu no Beco, na freguesia de Álvaro, no termo da vila de Álvaro, Grão-Priorado do Crato.
29. Caetana Maria
Nasceu no Vilar das Amoreiras, na freguesia da Madeirã, no termo da vila de Álvaro, Grão-Priorado do Crato.
30. Manuel Mendes
Nasceu no Vilar das Amoreiras, na freguesia da Madeirã, no termo da vila de Álvaro, Grão-Priorado do Crato.
31. Maria Barata
Nasceu no Vilar dos Condes do Meio, na freguesia da Madeirã, no termo da vila de Álvaro, Grão-Priorado do Crato.

-TETRAVÓS
PELO LADO PATERNO:
32 (= 80). ?
?
33 (= 81). ?
?
34 (= 82). ?
?
35 (= 83). ?
?
36 (= 84). ?
?
37 (= 85). ?
?
38 (= 86). ?
?
39 (= 87). ?
?
PELO LADO MATERNO:
40 (= 16). João da Rosa
Nasceu no Vilar das Amoreiras, na freguesia da Madeirã, no termo da vila de Álvaro, Grão-Priorado do Crato.
41 (= 17). Isabel Nunes
Nasceu em Álvaro, na freguesia de Álvaro, no termo da vila de Álvaro, Grão-Priorado do Crato.
42 (= 18). António Martins
Nasceu na Gaspalha, na freguesia de Álvaro, no termo da vila de Álvaro, Grão-Priorado do Crato.
43 (= 19). Maria Josefa
Nasceu nas Felgueiras, na freguesia de Álvaro, no termo da vila de Álvaro, Grão-Priorado.
[...]

Cumprimentos;

Nuno M. Barata-Figueira

PS: aqui a Maria Barata Salgueiro http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=478757

Reply

Direct link:

RE: Família Barata Salgueiro

#268001 | HenriqueSousaAzevedo | 05 janv. 2011 00:55 | In reply to: #267996

Caro parente Nuno Barata-Figueira,

Fico-lhe muito grato pelos dados que partilha comigo, pois nunca soube muita coisa sobre este ramo dos meus ascendentes. Conheço bastante melhor o lado do meu Pai, pois vivo no Porto, tendo tido muito mais contacto com o lado "nortenho" da família. Os Barata Salgueiro são meus parentes pelo lado materno. O meu bisavô afastou-se desse lado da família após o casamento com uma senhora de família monárquica (Serôdio, penso que da família do Conde de Sabrosa) que aliás teve que fugir do país após o 5 de Outubro. Os Barata Salgueiro eram porventura republicanos?

Agradecia que me informasse de alguns dados que permitam contextualizar socialmente estes meus ascendentes (cargos, foros, cartas de brasão e afins). Tudo o que sei é que um membro desta família foi Monteiro-Mór da Vila de Oleiros por chancelaria régia, tendo casado com uma senhora de família nobre (se não estou em erro, Travassos-Valdez).

Irei certamente ler o seu artigo (agradecia se me dissesse em que nº da Raízes e Memórias foi publicado) e o livro da nossa prima.

Com os melhores cumprimentos,

Henrique Sousa de Azevedo

Reply

Direct link:

RE: Família Barata Salgueiro

#268002 | HenriqueSousaAzevedo | 05 janv. 2011 01:01 | In reply to: #268001

ADENDA:

Vi agora a sua segunda mensagem, com a ascendência Rosa. O João Rosa (última geração--o primeiro da listagem) é o avô materno do meu bisavô? É que a varonia do meu bisavô era Barata Salgueiro, sendo Rosa por parte da mãe. Este meu bisavô nasceu na Madeira, nunca soube porquê. Penso que não tinha lá ligações familiares.

Reply

Direct link:

Família Barata Salgueiro

#361288 | pedro790 | 10 sept. 2015 21:07 | In reply to: #267711

Boa noite, estou tentando estabelecer ligação com pessoas de minha família e com a minha bisavô, Genoveva Barata Salgueiro, cujo corpo está enterrado no cemitério de Pedrogão pequeno, onde tambem constam alguns nomes barata salgueiro..

Genoveva barata Salgueiro, não sei o nome completo da minha bisavô teve vários filhos e a filha veio a ter 10 filhos, todos nascidos em Pedrogão pequeno e meu pai visitava regularmente um dos tios que morava na Rua Castilho em Lisboa, de apelido Barata Salgueiro e infelismente não me lembro do primeiro nome dele

De facto no cemitério de Pedrogão pequeno na campa de Genoveva Barata Salgueiro, existem alguns nomes Barata Salgueiro, meus tios têm todos os nome de Salgueiro, mas não tenho conhecimento que algum tenha o nome de Barata Salgueiro, mas sempre se referiram a Genoveva Barata Salgueiro como Avô, e da Família Barata Salgueiro primos de meu pai.

Se tiverem mais +pormenores agradeço a ajuda.

Rui Salgueiro dos Santos

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 20 sept. 2024, 08:39

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen