assento de nascimento de cidadão português de família judaica
This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões
assento de nascimento de cidadão português de família judaica
Prezados(as),
No caso de um cidadão nascido em Lisboa em 1910, filho de pai judeu, não tendo sido batizado na Igreja Católica, qual seria o documento que comprova o nascimento junto às autoridades portuguesas?
Lembro que, em 1910, ainda não existiam os Registos Civis... Portanto, nada foi encontrado nas Conservatórias, nos Centrais e muito menos nos livros Paroquiais, como era de se esperar.
Onde pode ter sido registado o nascimento do cidadão judeu em causa? Nalguma Sinagoga próxima ao local do nascimento?
Existe alguma Certidão que possa ser passada e que seja considerada válida perante o Registo Civil português dos dias de hoje?
Desde já imensamente agradecido por qualquer luz sobre esta questão.
Melhores cumprimentos,
Kelson dos Santos Araujo
Braga - Portugal
Direct link:
RE: assento de nascimento de cidadão português de família judaica
Caro Kelson Araújo,
Nos tempos em que fui Advogado, cheguei a ter um caso semelhante ao seu. Lembro-me que na altura falei com um responsável pela Sinagoga do Porto e... se bem me lembro da conversa então tida... foi-me referido que as Sinagogas teriam registros dos nomes dos rapazes circuncidados na Sinagoga. Já quanto às raparigas, não existia modo de comprovar o seu nascimento, pois não havia para elas nenhuma cerimónia correspondente. De todo o modo, se o que está em causa, no seu caso, é o nascimento de um rapaz, tente o contacto de alguma Sinagoga na área de Lisboa. Pode ser que tenha sorte,
Com os meus cumprimentos,
Francisco Andrade
Direct link:
Caro confrade:
Se não estou em erro, antes de 1911 não existia a obrigatoriedade de proceder ao registo civil dos actos como o nascimento, mas havia um sistema civil preparado (teoricamente) para quem não professasse a religião católica. No site oficial do Instituto dos Registos e Notariado encontra-se o seguinte:
"O Decreto de 28 de Novembro de 1878 decidiu confiar aos administradores de concelho o registo dos actos respeitantes aos súbditos portugueses não católicos, continuando entregues aos párocos as funções do registo relativamente à maior parte da população".
Admito que em Lisboa essa tarefa tenha sido levada a cabo, mas não lhe sei dizer. Teoricamente, a haver algum arquivo conservado, deveria estar na Torre do Tombo.
Cumprimentos,
Marcos Guedes
Direct link:
Com cumprimentos, sugiro que consulte numa biblioteca "Genealogia Hebraica" (5 volumes), por José Maria Abecassis, Lisboa 1990, onde talvez encontre o que procura. A Sinagoga de Lisboa "Shaaré Tikvá" (Portas da Esperança), sita no nº 59 da Avenida Alexandre Herculano e inaugurada em 1904, possui registos de circuncisões.
ReplyDirect link:
Agradeço aos confrades Francisco Andrade, Marcos Guedes e MJNFVC pelas informações fornecidas. Direcionarei minhas buscas para os sentidos indicados e postarei aqui neste espaço o resultado, positivo ou negativo.
Um bom fim de semana a todos,
Kelson dos Santos Araujo
Braga - Portugal
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 14 nov. 2024, 01:51