Registro de nascimento/baptismo

This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões | Títulos

Registro de nascimento/baptismo

#270783 | Marcelo Silas | 16 févr. 2011 23:51

Sou brasileiro, natural de Tupã, estado de São Paulo, e necessito do registro de nascimento/baptismo de meu avô materno para reivindicar cidadania portuguesa. Seu nome: BENJAMIM THOMAZ TRAVESSO natural de Ançã 25/12/1898.
Quem puder me ajudar entre em contacto.

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#270784 | PAIVAMANSO | 17 févr. 2011 00:43 | In reply to: #270783

Caro Marcelo Silas diga se souber, os nomes dos pais desse seu bisavô. Espero não estar enganado porque este seu caso parece ser bastante fácil de resolver, inclusive, tenho um amigo que vive perto de Ançã e também se chama Travesso. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#270785 | PAIVAMANSO | 17 févr. 2011 00:47 | In reply to: #270784

Peço desculpa, diga os nomes dos pais desse seu Avô. Assim é que está certo. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#270832 | Marcelo Silas | 17 févr. 2011 20:37 | In reply to: #270785

Aqui segue os nomes dos pais de meu avô:

ANTONIO THOMAZ TRAVESSO

MARIA SANT"ANTONIO VAZ

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#270834 | PAIVAMANSO | 17 févr. 2011 21:39 | In reply to: #270832

Caro Marcelo Silas, já pedi por email a fotocópia do batismo do seu Avô. Terça ou Quarta Feira saberemos se encontraram o registo nos livros. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#270838 | Marcelo Silas | 17 févr. 2011 22:12 | In reply to: #270834

Muito, muito obrigadinho!
Ficarei aguardando ansioso e orando para que encontrem, pois se não for possível, não conseguirei a cidadania.

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#271193 | PAIVAMANSO | 22 févr. 2011 23:03 | In reply to: #270838

Caro Marcelo. A resposta do AUC é que não foi localizado o batismo do seu avô desde a data por si indicada 25-12-1898 até final de 1899 na freguesia de Ançã. Mantenha-se tranquilo,nada está perdido. irei procurar nos livros, mas mais profundamente, cinco anos para trás e cinco anos para a frente dessa data e acredito que irei encontrar. Entretanto diga onde se baseou para afirmar que o seu bisavô nasceu em 25-12-1898. Caso saiba, diga qual foi o ano em que o seu avô chegou ao Brasil vindo de Portugal, e se ia na companhia dos pais dele. Preciso saber com quem ele foi para o Brasil, que idade teria nessa data. Talvez você me consiga dar dados suficientes para eu o procurar nos livros dos passaportes, se vier a ser necessário. Diga se tem conhecimento do seu avô ter escrito cartas para algum familiar de Ançã. Isso pode vir a ser importante pois eu sei agora que existem poucos Travessos em Ançã e um deles pode ser seu parente o que ajudaria muito. O tal meu amigo Travesso que tem um primo com o mesmo apelido, nunca ouviu falar no nome do seu avô. MAS..... disse que conhece duas senhoras que também têm esse apelido e vivem na mesma freguesia. Caso saiba, diga-me nomes de irmãos do seu avô ou outros parentes dele, não importa se foram para o Brasil ou se ficaram em Portugal. Se eu tiver de ir a Ançã procurar familiares seus, precisarei de levar o máximo de informação possível. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#271200 | Marcelo Silas | 23 févr. 2011 02:42 | In reply to: #271193

Caro Jorge.Fiquei triste com a notícia, mas, ao mesmo tempo muito contente com a sua disposição em ajudar-me.
Bem, você pergunta onde teria me baseado para afirmar a data de nascimento. A certidão de casamento dele, que ocorreu em Rio Claro, interior do estado de São Paulo é quem traz a data, o casamento ocorreu em 29/10/1927, lá consta que ele nasceu em Ançã em 25/12/1898 e que teria, portanto, 29 anos ao se casar. Por estar muito claro isso me ocorreu que ele possa ter sido batizado e registrado em outra localidade...Cantanhede, Coimbra... não sei!
À respeito de sua vinda ao Brasil acredito que deva ter ocorrido no ano de 1920, pois tenho dois documentos que datam de 24/06 e 27/07/1920 de autoridades portuguesas e carimbadas pelo consulado brasileiro em Coimbra e consistem em atestado de que era à época agricultor, não era grevista nem vivia da mendicidade e estava apto ao trabalho e outro atestado de que nada constava sobre ele no livro de regsitro de antecedentes criminais.O que me levar a crer que já seriam, à altura, documentos necessários para que ele viesse para o Brasil e que logo depois que os conseguiu o fez e contaria, com 22 e 23 anos.
Os pais não vieram para cá, escreviam, mas não conseguimos nem uma só carta. Um irmão Antônio Thomaz, mesmo nome do pai, veio antes dele e foi testemunha de casamento e contava com 38 anos. Não sei se tinha mais irmãos, um familiar disse da possibilidade de ele ter uma irmã de nome Rosa, mas não tem certeza. Tive a informação de que na caderneta militar dele consta que seu último local de domicilio em Portugal foi a paróquia de Onça, conselho de Cantanhede.
Solicitei ao Departamento de registros da cidade de Rio Claro, mais informações que constam do processo de casamento, por exemplo, documentos exigidos para o casamento, disseram que o processo tem 11 folhas e me passarão por email, assim que chegar, se tiver mais algum detalhe importante, lhe envio.
Pensei também na possibildade, de investigar as igrejas daquela localidade, pois se ele se casou no religioso deverão ter exigido dele o batismo...
Em 1999 estive em Portugal com minha esposa e visitei vários sítios, meus avós paternos eram da beira-baixa, Soalheiras, Rosmaninhal e Monforte da Beira, encontrei e conheci familiares lá, recebo email de uma prima do departamento do trabalho em Lisboa, mas há algum tempo não consigo retornar, acredito que deva ter algum bloqueio do departamento. Em relação a esses avós tem divergência na grafia de meu avô. Ele tinha um nome e era conhecido por outro, porque se parecia com o avô dele. Adotou esse apelido retirou o sobrenome verdadeiro e pior, fez o mesmo com os filhos, que por sua vez fizeram conosco...Seu nome era Manoel Gardete Correia, era conhecido como Lucas, então simplesmente passou a assinar Manoel Lucas Correia, e o nome Gardete não existe mais na nossa família aqui no Brasil...Pode? Resultado: isso dificultaria o processo de cidadania que desejo, porisso, resolvi começar com meus avós maternos. Quando fui à Ança, minha esposa conversou com uma senhora que tinha um café, próximo a Igreja Matriz do Ó (Nossa Sra. do ó) umas duas quadras atrás, ela e a filha tomavam conta, ficaram preocupadas em saber o motivo de termos ido até lá...perguntaram se era à respeito de herança ou algo parecido, minha esposa disse que só queríamos conhecê-los, então ela conversou um pouco, mas nada que se pudesse confirmar se era ou não da família...temos até uma foto dela, se me não engano seu nome era Maria.
Pronto, escrevi muito, mas infelizmente desta vez ainda sem muito conteúdo, espero nas minhas investigações, no próximo contacto lhe trazer mais informações que possam colaborar no nosso objetivo.
Fique com Deus e grande abraço para sí!

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#271204 | PAIVAMANSO | 23 févr. 2011 09:59 | In reply to: #271200

Caro Marcelo Silas, não me fale de heranças. Esse é um assunto que me deixa revoltado. Não posso falar claro sobre esse tema, mas tenho de dizer que não raras vezes, as pessoas são tão egoístas que desprezam os familiares, só pensam no lucro próprio. Se não podem facturar, o assunto não lhes interessa. Estamos a falar com elas a dizer-lhes nomes de pessoas que elas reconhecem mentalmente como sendo seus familiares mas fingem nada conhecer. Esse é um dos lados deprimentes, mas há outros. Também há quem pesquise os ancestrais só para tentar encontrar um pedaço de terra, umas centenas de pinheiros que possam vender, uma casa velha, algo que dê lucro. Tudo no maior segredo possível. A árvore genealógica não lhes interessa para mais nada. Só procuram os eventuais “Frutos” que essa árvore lhes possa dar, e se descobrem algo, vendem á pressa e sem conhecimento dos restantes herdeiros . Podem até ter um idoso a viver nessa casa velha, mas arranjarão maneira de o tirar dali para não estorvar. Quanto ao seu assunto, registei as pistas que me deu. Se conseguir mais dados diga porque tudo poderá ajudar. Vamos fazer assim: Até ao dia 15 de Março irei tentar encontrar este assento de batismo do seu avô, mas se não conseguir, irei pedir ajuda ao Dr. Pedro França que é a meu ver uma das pessoas mais solidárias, competentes e eficazes deste Fórum. Ele é de muito longe quem conhece melhor “ por dentro e por fora” o AUC – Arquivo Distrital de Coimbra. Vou ver nos livros de batismos de Ançã e nos dos passaportes para o Brasil…Mas além desses livros estão lá outros que ele conhece de cor e salteado e sabe como mais ninguém, quando e porquê consultá-los. Basta dizer que ele já lá trabalhou, tem uma grande paixão pela genealogia desde os 14 anos de idade, é professor de História, e é no AUC que ele passa horas, dias, meses a fio a pesquisar, e desta forma, já ajudou generosamente, nos últimos 8 anos, várias centenas de confrades neste Fórum. Ele não precisa que um reles aprendiz como eu diga bem dele, mas não consigo deixar de o fazer. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#271562 | Marcelo Silas | 01 mars 2011 02:10 | In reply to: #271204

Caro Jorge, recebi por email os documentos do cartório de Rio Claro S/P, mas tenho pouco a acrescentar por enquanto.
Apenas que meu avô apresentou para casar-se uma caderneta militar que consegui localizar aqui com familiares. Nela consta a data em que foi alistado: 14 de Agosto de 1916, em 29 de Julho de 1917 tem regisrto de instrução de recruta passou para o R.T 23 afim de fazer parte das Companhias Independentes Expedicionárias de Angola. Embarcou de regresso à Metrópole em 15 de Janeiro de 1920, desembarcou em Lisboa dia 16 de Fevereiro licenciado e passou ao R.L nº 28 em 18 de Maio indo domicialiar-se na freguesia de Ançã, concelho de Cantanhede. Considerado ausente com licença nos Estados unidos do Brasil desde 02 de Agosto de 1920 (consta na página de licenças em 1920 nos termos do D.2865 - período de 90 dias). A filiação, ou seja, nome dos pais Antonio Thomaz Travesso, nascido em Portugal em 20 de Outubro de 1862, não menciona local de nascimento e Maria Sant antonio Vaz, também natural de Portugal, não diz de onde, com nascimento em 12 de Dezembro de 1867.
Continuo com minhas buscas...
Forte abraço!Marcelo

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#271567 | PAIVAMANSO | 01 mars 2011 11:25 | In reply to: #271562

Caro Marcelo, Nesses dois documentos datados de 24-06-1920 e 27-07-1920 onde se diz que o seu Avô era Agricultor, não grevista, apto para o trabalho..... e o outro do registo criminal, diga se consta ; Governo Civil de Coimbra, ou quais são as entidades Portuguesas que passaram esses documentos. Responda logo que puder. Quero resolver quanto antes este seu assunto, que repito, apesar das minhas dificuldades, me parece fácil de fechar com sucesso. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#271574 | roz | 01 mars 2011 15:29 | In reply to: #271204

Caro Jorge Santos

Os registos de Ançã ja estao digitalizados e podem ser consultados aqui:

http://etombo.com/paroquia/anca.html

Cumprimentos.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#271575 | roz | 01 mars 2011 15:30 | In reply to: #271562

Caro Marcelo

Ja' se pode pesquisar os registos de Ançã na internet. Aqui esta' o link:

http://etombo.com/paroquia/anca.html

Cumprimentos.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#271596 | MCNN | 01 mars 2011 19:49 | In reply to: #270783

Olá Marcelo

O seu avô nasceu exactamente dois anos antes.

Ele nasceu em 25/12/1896,

Foi baptizado em 06/01/1897 e o seu assento de baptismo é o nº 2 do livro de Baptismos de 1897 da paróquia de Ançã.

Boa sorte


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#271599 | apa50 | 01 mars 2011 20:11 | In reply to: #271574

Prezado Sr. Jorge Santos,

Primeiramente peço desculpas ao Marcelo Silas por esta intromissão no seu tópico. Acontece que aqui está sendo citado "os livros de passaportes" e isto interessou-me e se o caro Jorge Santos puder me ajudar fico muito agradecida.
Gostaria de saber:
-existe uma pesquisa online pública destes livros?
-tenho uma fotocópia antiga do passaporte de minha bisavó. Através dele consigo saber se o marido também teve este documento?
-consigo cópia destes documentos?
O documento (fotocópia) que eu tenho é do Governo Civil do Districto de Coimbra. É de número 131, Registrado no livro 40 (ou 110, não está legível), ás fls. 343, expedido em 12 (ou 10) de fevereiro de 1897 em nome de Conceição dos Santos, casada, filha de Manuel da Costa. Parece constar que ela é da Freguesia de Mira, Concelho de Cantanhede (não está legível) e com a idade de 25 anos, portanto, nascida em 1872.
Em sua Certidão de Registro de Estrangeiros consta ela ser natural de Mira-Portugal, nascida em 04/07/1862, filha de Maria dos Santos.
Buscando pela sua Certidão de Nascimento/Batismo, nos arquivos de Mira, não encontrei os referidos anos de 1862 e 1872.
Poderia o Sr. dar-me mais este esclarecimento/orientação?
Mais uma vez quero desculpar-me visto que, além de escrever/perguntar demais, avancei no tópico do Marcelo Silas quando deveria abrir um outro.
Abraços,
Sonia

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#271614 | PAIVAMANSO | 01 mars 2011 22:22 | In reply to: #271599

Cara Sónia, seja bem vinda a este tópico. Confesso que estou agitado por ver estas excelentes ajudas da nossa estimada Confreira Rosário e mais uma vez a informação completa, dada de mão beijada, pelo nosso Confrade Mário Navarro, que me vai permitir pedir a fotocópia deste assento de batismo,para enviar ao Marcelo Silas. Cara Sónia aguarde mantenha-se atenta. Talvez se consiga saber se os passaportes estão on-line, mas se não estiverem, um dia destes irei ao Arquivo Distrital de Coimbra, pois quase certo é lá que estão os que lhe interessam e talvez eu os encontre. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#271619 | PAIVAMANSO | 01 mars 2011 22:35 | In reply to: #271574

Cara Confreira, ainda nem fui dar uma vista de olhos ao link que fez o favor de nos enviar.de acesso aos paroquiais da Freguesia de Ançã, agora digitalizados. Para este tópico já não é necessário, graças á pesquisa mais uma vez eficaz do nosso Confrade Mário Navarro, mas vou guardar este link, que talvez no futuro seja a chave para tentar ajudar noutras pesquisas. Cumprimentos e Agradecimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#271622 | PAIVAMANSO | 01 mars 2011 22:55 | In reply to: #271596

Caro Amigo Mário Navarro, é um gosto ver estas suas ajudas. Ainda nem comecei a tentar apreender os seus excelentes ensinamentos, (o que certamente vai levar uns dias) e deparo com estas suas mensagens ouro sobre azul. Sei que não posso abusar, mas vou pedir-lhe que por favor tente ajudar a resolver “apenas” mais dois ou três casos, daqueles onde eu tenho sentido muitas dificuldades em avançar. Espero com a sua ajuda aprender o suficiente, para em breve deixar de o incomodar, embora se dependesse de mim, não mais dispensaria a sua competência e solidariedade. Cumprimentos e Agradecimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#271623 | PAIVAMANSO | 01 mars 2011 23:19 | In reply to: #271599

Cara Sónia, diz você que; - "Em sua Certidão de Registro de Estrangeiros consta ela ser natural de Mira-Portugal, nascida em 04/07/1862, filha de Maria dos Santos. Buscando pela sua Certidão de Nascimento/Batismo, nos arquivos de Mira, não encontrei os referidos anos de 1862 e 1872".
Como e onde você fez esta busca? Quais Arquivos de Mira? Esse assento de Batismo de 1862 tem de estar no Arquivo Distrital de Coimbra, a menos que esse livro se tenha perdido para sempre !? Com todos os dados que aqui nos deu, na pior das hipóteses, creio que será necessário ir ao AUC , folhear o livro certo, extrair qual a freguesia da naturalidade da pessoa em causa, cruzar com os seus dados e pedir a fotocópia desse Batismo. Isto é o que eu acredito ser possível, depois veremos se é ou não de facto. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#271632 | PAIVAMANSO | 02 mars 2011 02:21 | In reply to: #271623

Caro Marcelo Silas, veja aí em cima como o nosso Confrade Mário Navarro encontrou o batismo que procurávamos. Simplesmente excelente ! Agradeça-lhe e diga-me se tem impressora ligada ao seu computador. Assim que eu tiver em meu poder a fotocópia desse batismo, enviarei num anexo por email. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#271633 | Marcelo Silas | 02 mars 2011 02:38 | In reply to: #271622

Caro Jorge, não tenho como descrever a alegria que sinto pela ajuda. Estou muito grato a todos do Fórum pela solicitude.
Já pude visualizar o assento de baptismo de meu avô Benjamim graças à dica de nossa estimada Rosário. Confesso que já havia entrado nesta página, mas minhas buscas jamais seriam em 1897, pois todos os documentos eram claros quanto a data. E jamais imaginaria estar no Arquivo Distrital do Porto...Não é muito fácil de compreender a escrita corrida e desgastada pelos anos, mas com o apoio de interpretação do nobre amigo Mário Navarro ficou mais fácil.
Agora, creio que poderei continuar com o processo junto a Autoridade Consular em São Paulo.
Deus abençoe à todos os pesquisadores, colaboradores, estudiosos e também curiosos acerca desse tema que é, sem dúvida, para além de apaixonante.
Abraços e cumprimentos à todos!
Marcelo Silas

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#271634 | apa50 | 02 mars 2011 02:50 | In reply to: #271623

Prezado Jorge Santos

O arquivo de Mira a que eu me refiro encontrei o link no site etombo. Na coluna "Fundos disponíveis Online" quando surgem as referências de "Baptismos" não constam os anos de 1862 e 1872, somente até 1851.
Sei que estou sendo ousada demais em querer fazer tais pesquisas mas acreditei que seria capaz.
Na Certidão de Registro de Estrangeiros está bem legível "natural de Mira-Portugal" então deduzi que no passaporte a informação, que não está legível (nem a letra eu entendo direito) seja "da freguesia de Mira, concelho de Cantanhede".
Perdoe-me a ignorância sobre freguesias, concelhos e afins mas, acredite, estou tão fascinada com este assunto que eu já sei muito mais do que sabia
Quanto as datas é o seguinte: o passaporte foi emitido em 1897 (mesmo ano de chegada ao Brasil) e nele consta a idade de 25 anos, portanto nascida em 1872; na Certidão de Registro de Estrangeiros a data de nascimento é 04/07/1862, uma diferença de 10 anos.
Já tentei buscas nestas datas usando o link de Cantanhede, no mesmo site etombo, mas nada consegui.
Espero ter sido clara em minhas informações, agradeço imensamente o interesse no caso e não posso deixar de dizer que quem me apresentou o site etombo foi o bondoso Mário César Navarro que me presenteou com o link do assento de Baptismo da avó de meu marido.
Abraços,
Sonia

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#271638 | PAIVAMANSO | 02 mars 2011 11:28 | In reply to: #271633

Caro Marcelo, ATENÇÃO que o Batismo do seu Avô não está no Arquivo Distrital do Porto, mas sim no de Coimbra o AUC. Isto é muito importante, porque você precisa saber dizer aí no Consulado Português, qual o Arquivo onde está esse livro de Baptismos, visto que eles pedem oficialmente, internamente, a cópia desse documento, á entidade Portuguesa onde ele estiver guardado. Inclusive, não sendo indispensável, convém você apresentar a fotocópia desse documento e saber qual o número do livro, isto facilita tudo e acelera o processo de pedido de Nacionalidade Portuguesa. Por isso lhe perguntei se você tem impressora para imprimir esse documento, que me ofereço para lhe enviar num anexo de email. Se preferir posso enviar a fotocópia pelo correio. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#271641 | rgmatos | 02 mars 2011 12:19 | In reply to: #271638

Caro Jorge,
Peço uma gentileza. Não é para cidadania, gosto muito de Portugal, mas não é o caso.

Bom, eu tenho o nome, a data de nascimento, o nome dos pais do meu terceiro avô, tenho o ano em que o pai dele faleceu em Portugal, mas me falta justamente a freguesia. Eu só sei que foi no conselho do Minho.

Imagino que no assento de casamento encontraria a paróquia na qual ele foi batizado, mas também não tive acesso a ela. Ele se casou no Brasil. Na parte de sua esposa, que era brasileira, filha de açorianos, consegui avançar.

A paróquia, eu imagino qual seja, mas sou muito jovem para ter acesso aos documentos.

Enfim, qual seria o caminho a percorrer para se encontrar o registro pelo nome e/ou data de nascimento?

Abraços e boa sorte!

Ricardo.

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#271655 | PAIVAMANSO | 02 mars 2011 16:28 | In reply to: #271641

Caro Ricardo preciso saber se tem consigo algum assento de batismo ou casamento de algum seu avô, ou bisavô descendentes, (filho ou neto) , desse seu terceiro avô. Diga se tem consigo algum documento onde sejam indicados o nome a data de nascimento, o nome dos pais do seu terceiro avô. Estou a tentar "copiar, colar" frases da sua mensagem para explicar melhor o que pretendo. Resumindo; Diga o que sabe, que documentos tem, especifique os nomes, as datas, os lugares, o mais que puder. O Minho não é um Concelho, mas sim uma Província que engloba vários Concelhos e cada Concelho tem várias Freguesias. Nós precisamos saber quais as Freguesias onde nasceram e ou casaram os seus ascendentes, pois só assim poderemos encontrar os assentos respectivos. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#271673 | Marcelo Silas | 02 mars 2011 22:02 | In reply to: #271638

Caro Jorge, gostaria que me enviasse num anexo por email, pois tenho impressora, de modo que posso copiar e mandar para o Consulado agilizando o processo.
Meus cumprimentos.
Marcelo Silas

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#271676 | PAIVAMANSO | 03 mars 2011 00:01 | In reply to: #271673

Caro Marcelo Silas, vou pedir esse assento de batismo ao AUC. Terça feira já o devo ter em meu poder. Farei então o envio para si, por email, em forma de anexo. A diferença é que neste processo você imprime o documento e ele surge legível. A digitalização destes assentos on-line prejudica quase sempre a facilidade de leitura dos mesmos. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#272284 | eliane.barcellos | 11 mars 2011 03:41 | In reply to: #271676

Gostaria de pedir ajuda para encontrar a certidão de nascimento de meu pai, Antonio Duarte Reis, que, segundo registros de carteira de estrangeiro e certidão de casamento, aqui do Brasil, tem como data de nascimento 23-07-1915.
No entanto, ao enviar pedido via Consulado foi-me informado que a Conservatória não encontrou tal certidão.
Os únicos documentos que tenho são uma certidão de nascimento de um tio meu e um documento de Pública Forma onde constam todos os dados de quando a família de meus avós embarcaram para o Brasil!
Pois bem, conforme os dados deste documento o nome de meu avô é Francisco Duarte Reis, casado com Maria Justina, profissão jornaleiro, Natural de Valdujo, Conselho de Trancoso e residente no mesmo local. Filho de Antonio Maria Duarte e de Maria Verginia. Na época do embarque para o Brasil, dezembro de 1924, ele tinha 34 anos e meu pai 9 anos de idade.
Por esses dados e pela certidão de nascimento de meu tio(Fausto Duarte Reis -22/10/1924), concluo que meu pai nasceu na freguesia de Valdujo, Concelho de Trancoso, Distrito da Guarda. Sendo filho de Francisco Duarte Reis e de Maria Justina, tendo como avós paternos Antonio Duarte e Maria Verginia e como avós maternos Antonio Silva e Ana Maria.
Penso que possa haver divergência na data de nascimento ou mesmo até no nome de registro.
Agradecerei imensamente a quem possa me ajudar !

Boa noite. Eliane

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#272285 | PAIVAMANSO | 11 mars 2011 09:17 | In reply to: #272284

Caro Marcelo, peço desculpa mas só vou buscar a sua fotocópia esta terça feira dia 15 porque não pude ir antes. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#272286 | PAIVAMANSO | 11 mars 2011 09:21 | In reply to: #271634

Cara Sónia, terça feira vou procurar o registo do passaporte no tal livro e depois verificar se o livro de batismos correspondente á data de nascimento de Conceição dos Santos aparece ou não. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#272287 | PAIVAMANSO | 11 mars 2011 09:25 | In reply to: #272286

Caro Ricardo, quando puder responda ás perguntas que lhe fiz, para o tentar ajudar. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#272288 | roz | 11 mars 2011 09:25 | In reply to: #272284

Cara Eliana

Acabo de contactar a conservatoria para confirmar se tinham la' o registo e de facto nao encontraram nenhum Antonio filho daqueles pais no ano de 1915 mas disseram que 'as vezes os pais atrasavam-se a registar. Assim sugeriram que lhes enviem um mail com todos os dados e que iriam ver.
Conservatória Registo Civil Predial de Trancoso
Morada: Palácio Justiça, Trancoso
6420 Trancoso - Santa Maria
Telefone: +351 271 811 346
Email: crcpcom.trancoso@dgrn.mj.pt

Boa sorte e cumprimentos.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#272289 | PAIVAMANSO | 11 mars 2011 09:37 | In reply to: #271641

Caro Ricardo, quando puder responda ás perguntas que lhe fiz, para o tentar ajudar. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#272308 | eliane.barcellos | 11 mars 2011 15:01 | In reply to: #272288

Rosario

Agradeço muito sua ajuda e pela dica do email!

Tentarei por essa via.

Meus cumprimentos.

Eliane

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#272309 | Marcelo Silas | 11 mars 2011 15:08 | In reply to: #272285

Caro Jorge, não há problema algum, espero o tempo que for necessário.
Forte abraço!
Marcelo Silas

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#272314 | apa50 | 11 mars 2011 16:24 | In reply to: #272286

Prezado Jorge Santos

Agradeço muito a sua atenção e a boa vontade em prestar tal atendimento. Como não tenho a informação e nem os parentes sabem me dizer se Conceição dos Santos veio com marido (se é que o tinha), espero que, com a verificação do registo do passaporte dela descubra-se algum provável acompanhante.
Para esclarecimentos:
- No seu passaporte (fotocópia) do Governo Civil do Districto de Coimbra diz "levando seu filho João de dois anos" mas ninguém tem notícias desta criança e há quem arrisque a dizer que faleceu ao chegar no Brasil.
- Trata-se de minha bisavó paterna. Na Certidão de Óbito de minha avó paterna diz ela ser filha de Conceição dos Santos e Cezário dos Santos mas desconheço se tal Cezário é o marido que veio ou se ela se casou no Brasil.
Caro Jorge, se for possível localizar o Batismo, peço que me informe e em seguida solicito a Certidão. Há alguns dias solicitei uma certidão de Batismo da avó de meu marido junto ao ADVR. Fui muito bem atendida e já estou aguardando o recebimento.
Mais uma vez muito obrigada.
Abraços,
Sonia

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#272389 | rgmatos | 12 mars 2011 23:49 | In reply to: #272289

Caro Jorge,
Peço mil desculpas! Estava fora de casa e sem acesso à internet.
Pelo que você comentou, será impossível encontrar os assentos sem se saber a freguesia de nascimento do indivíduo.
Eu vou detalhar a situação.
O senhor Antonio de Lima Ruas, nasceu em agosto de 1877 na Província do Minho (obrigado pela correção). Era filho de José de Lima Ruas e Thereza Mendes.
No ano de 1903 veio, com seu irmão mais novo, José de Lima Ruas, e sua cunhada, Maria das Dores Leal, para o Rio de Janeiro. Casou-se civilmente, em setembro de 1905, com Elisa Candida Martins de Menezes.
No registro de seu primeiro filho (em julho de 1905), declarou que sua mãe era falecida. No registro de nascimento de seu quarto filho (em dezembro 1919), ele declarou que seu pai já era falecido, sendo que no nascimento de seu terceiro filho (em janeiro de 1915), ele declarou que o pai ainda era vivo.
Ou seja, no casamento civil não aparece o nome da Freguesia de origem. Só apareceria no casamento religioso, que deve ter sido uns nove meses antes de julho de 1905. Mas este, eu não encontrei.
Eu te agradeço muito, mas vou continuar garimpando para encontrar o assento do casamento religioso.
Abraços, boa sorte e obrigado novamente!
Ricardo.

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#272392 | PAIVAMANSO | 13 mars 2011 00:10 | In reply to: #272389

Caro Ricardo, Vou responder-lhe antes de pesquisar alguns pormenores importantes, porque acredito que vamos conseguir encontrar o assento de batismo do seu Avô, António de Lima Ruas. Você diz que ele chegou ao Brasil (Rio de Janeiro) em 1903, ora se encontrarmos o livro onde está registado o pedido do passaporte dele que deve estar num Arquivo Distrital na Província do Minho, lá estará anotado a freguesia de onde ele era natural. Sou-lhe sincero, vou mais uma vez pedir ajuda a quem percebe disto, muito mais do que eu. O nosso estimado Confrade Mário Navarro já resolveu 5 ou 6 tópicos onde eu não conseguia avançar e isso é que é importante, ele pesquisou e encontrou tudo o que era preciso encontrar. Nada estou a garantir, ainda é apenas uma esperança. Aguarde uns dias. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#272599 | PAIVAMANSO | 15 mars 2011 21:29 | In reply to: #272392

Caro Marcelo Silas, finalmente já tenho comigo a fotocópia do assento de batismo do seu Avô. Informe o seu endereço de email. Conforme lhe disse, enviarei num anexo de email, para você poder imprimir. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#272600 | PAIVAMANSO | 15 mars 2011 21:30 | In reply to: #272309

Caro Marcelo Silas, finalmente já tenho comigo a fotocópia do assento de batismo do seu Avô. Informe o seu endereço de email. Conforme lhe disse, enviarei num anexo de email, para você poder imprimir. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#272609 | PAIVAMANSO | 15 mars 2011 22:39 | In reply to: #272314

Cara Sónia, Estou preocupado com o seu caso, porque no Arquivo Distrital de Coimbra, não existem livros de batismos da Freguesia de Mira, após o ano de 1851. Amanhã irei telefonar para a Conservatória do Registo Civil de Mira, mas já estou a imaginar o pior dos cenários. Encontrei o livro do registo dos passaportes, mas isso não serve de nada, se não aparecer o livro de batismos que procuramos. Na folha nº 343 do livro de passaportes do ano de 1897, o registo nº 131 diz que ; “Em 12 de Fevereiro de 1897, foi concedido passaporte a Conceição dos Santos, de 25 anos de idade, filha de Manoel da Costa. Diz também que a freguesia da naturalidade dela é a de Mira no Concelho de Cantanhede. Viajou levando consigo o seu filho João de 2 anos. Cara Sónia, amanhã lhe darei mais notícias. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#272630 | PAIVAMANSO | 16 mars 2011 10:13 | In reply to: #272609

Cara Sónia, felizmente o pior dos cenários (eu já imaginava que em tempos tivessem ardido num incêndio todos os livros de Mira que faltam no Arquivo Distrital de Coimbra) não passou de um receio meu. Telefonei há poucos minutos para a Conservatória do Registo Civil de Mira e fiquei a saber que estão lá os tais livros todos (em princípio). Como resido longe de Mira, (Ida e volta seriam 2oo km), pedi a uma simpática funcionária para no intervalo de atendimento ao público, fazer o grande favor de ir procurando no livro de batismos de 1872 o assento de batismo da sua Bisavó Conceição dos Santos. Ela nada prometeu encontrar, mas mandou telefonar na Sexta - Feira. Trata-se de uma pesquisa demorada, condicionada por várias razões, e isto é tudo o que de momento lhe quero dizer. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#272635 | PAIVAMANSO | 16 mars 2011 10:55 | In reply to: #272630

Cara Sónia, enquanto esperamos dois dias, na esperança de na Conservatória de Mira ser encontrado o assento de batismo da sua Bisavó Conceição dos Santos, permita-me que arrisque uma despretensiosa especulação: Acredito que Conceição dos Santos tenha casado em Portugal com Cezário dos Santos cerca do ano 1869 e tenham gerado um menino mas entretanto, possivelmente sem saberem que ela estava grávida, ele teria ido para o Brasil. Dois anos e 7 ou 8 meses depois, a sua Bisavó foi ter com o marido ao Brasil, levando o filho deles, o João. Esta é uma das várias hipóteses do que pode ter acontecido, por favor perdoe a minha imaginação. Quando quase nada sabemos, tentamos deduzir e pesquisar na base dessas deduções. Tenho de me dedicar ás pesquisas sobre a minha família e por isso pouco mais poderei tentar ajudar, mas para validar esta minha ideia, seria necessário encontrar um assento de Casamento de Cezário dos Santos, com Conceição dos Santos cerca de finais de 1868 / inícios de 1869 e depois um Passaporte de um Cezário dos Santos para o Brasil cerca do ano 1869 / 1870. Peço desculpa por esta mensagem fantasiosa, mas sem qualquer má intenção. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#272636 | PAIVAMANSO | 16 mars 2011 11:12 | In reply to: #272308

Cara Eliane, desculpe a pergunta; Já conseguiu encontrar o assento de batismo do seu Pai ? Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#272673 | Marcelo Silas | 16 mars 2011 21:44 | In reply to: #272600

Caro Jorge, por favor envie neste email: marcelosilaslucascorreia@yahoo.com.br
Muitissimo obrigado!
Marcelo Silas

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#272683 | eliane.barcellos | 16 mars 2011 23:35 | In reply to: #272636

Jorge,

Enviei um email para a Conservatória de Trancoso, conforme orientação da Rosario, mas ainda não obtive resposta!

Obrigada pela atenção!

Eliane.

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#272720 | apa50 | 17 mars 2011 17:41 | In reply to: #272635

Caro Jorge Santos,

Estou de pleno acordo com a sua "despretensiosa especulação" e acredito nesta dedução como base de pesquisa. Agradeço imensamente a sua colaboração e tenho uma notícia a respeito, que é a seguinte: localizei a Certidão de Batismo de uma das filhas que Conceição dos Santos teve aqui no Brasil onde consta "Cesário Felipe" e não "Cezário dos Santos" como revela a Certidão de Óbito de minha avó (também sua filha).
A referida Certidão é de Maria da Encarnação nascida em 12/10/1914, filha de Cesário Felipe e Conceição dos Santos.
Este "Felipe" deve ser verdadeiro pois encontrei outras pessoas com este apelido que foram padrinhos em diversos batismos da época, inclusive o casal Cezário Felipe/Conceição dos Santos também consta como padrinho em outro batismo, provavelmente de pessoas próximas e amigas.
Apesar da ignorância sobre este assunto estou caminhando e bastante feliz com as descobertas.
Abraços,
Sonia

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#272724 | PAIVAMANSO | 17 mars 2011 18:23 | In reply to: #272683

Caro Marcelo Silas, diga por favor se recebeu e imprimiu o assento de Batismo, perfeitamente legível, ou se será necessário enviar por correio. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#272725 | PAIVAMANSO | 17 mars 2011 18:27 | In reply to: #272683

Cara Eliane, se na próxima 4ª feira ainda não tiver recebido resposta da Conservatória de Trancoso, diga que eu telefonarei na tentativa de saber o que for possível. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#272729 | PAIVAMANSO | 17 mars 2011 18:52 | In reply to: #272720

Cara Sónia, vamos ver se temos a sorte de aparecer o batismo de Conceição dos Santos. Tenho sempre receio de pensar errado e dizer asneira, mas não excluo a hipótese do apelido Santos no nome de Conceição ter vindo da parte do marido e nesse caso ele seria Cezário Filipe dos Santos. Vamos aguardar até amanhã. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#272771 | eliane.barcellos | 18 mars 2011 02:39 | In reply to: #272725

Caro Jorge, agradeço muito seu oferecimento de ajuda. Com certeza lhe informarei sobre a resposta , ou não, da Conservatória.

Boa noite. Eliane

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#272798 | PAIVAMANSO | 18 mars 2011 17:12 | In reply to: #272729

Cara Sónia, telefonei agora da parte da tarde para o Arquivo de Mira mas a Senhora que se comprometeu fazer o favor de procurar para nós aquele assento de nascimento de Conceição dos Santos, só volta segunda feira. Vamos então aguardar até lá e esperar que a sorte nos traga uma boa notícia. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#272822 | Marcelo Silas | 18 mars 2011 21:48 | In reply to: #272724

Caro Jorge Santos, já recebi o assento de Batismo de meu avô. Está perfeitamente legível e, creio estar de conformidade com o que exige o Consulado Português em São Paulo. Copiei e o remeti na tarde desta sexta-feira.
Gostaria de registrar aqui os meus agradecimentos à sua colaboração e também aos companherios Mário César Navarro e a Rosário.
À todos os que procuram informações neste fórum, desejo sucesso.
Continuarei acompanhando este trabalho, pois o assunto me encanta. Se necessitarem de algo de minha região (Tupã - estado de São Paulo - Brasil), podem me contactar.
Forte abraço!

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#272904 | apa50 | 20 mars 2011 02:38 | In reply to: #272798

Prezado Jorge Santos

Sobre o assento de nascimento de Conceição dos Santos.
Diante de tanto trabalho eu só tenho a agradecer e espero o tempo que for preciso. Se for possível, neste momento, solicitar a Certidão de Baptismo, peço que me oriente que eu o farei. Obrigada.
Abraços,
Sonia

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#272911 | PAIVAMANSO | 20 mars 2011 09:18 | In reply to: #272822

Caro Marcelo Silas, agradeço as suas simpáticas palavras, mas sabemos que foi o nosso estimado Mário Navarro quem encontrou para nós esse assento de batismo do seu Avô. Além disso estou em falta para com a nossa Confreira Rosário, pois quando Ela me enviou aquele link dos paroquiais da freguesia de Ançã, eu respondi atrasado e errado, a dizer que já não era necessário, pois o batismo já tinha sido encontrado. Fui injusto por burrice minha, porque só algumas horas depois o amigo Mário Navarro nos deu a notícia do achamento. Por isso aqui deixo o meu pedido de desculpas á nossa estimada Confreira Rosário. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#273287 | apa50 | 24 mars 2011 18:36 | In reply to: #272798

Prezado Jorge Santos

Ainda espero por uma boa notícia mas como a ansiedade é demais pergunto se seria conveniente eu solicitar uma Certidão de Baptismo diretamente ao Arquivo de Mira. Se for possível peço que me oriente e eu o farei e, então, não abusarei de sua paciência.
Acompanhei este tópico e li que o nosso amigo Marcelo Silas teve o seu caso resolvido e fiquei muito feliz por ele e pelo senhor Jorge Santos que tanto se empenhou para que o resultado fosse este. Diante disto, gostaria de saber se devo abrir um tópico específico ao meu caso Conceição dos Santos, Arquivo de Mira.
Com os meus sinceros agradecimentos.
Abraços,
Sonia

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#273290 | PAIVAMANSO | 24 mars 2011 19:51 | In reply to: #273287

Cara Sónia, desculpe mas esqueci-me de si. Ainda não tenho boas notícias para si porque na data que me deu só apareceu uma Ana da Conceição filha de uma Ana dos Santos e de um Manuel da Costa. Quero falar consigo sobre este seu assunto, mas tenho de ir reler as suas mensagens e encontrar uma pequena pasta que tenho aqui algures com os apontamentos do que descobri lá no registo de passaportes. Não desanime. Acredito que talvez se consiga encontrar esse assento de batismo. Mantenha-se atenta porque vamos ter de investigar melhor e vou precisar de respostas suas . Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#273292 | PAIVAMANSO | 24 mars 2011 20:38 | In reply to: #273290

Cara Sónia preciso explicar em privado, via email, um pormenor que pode talvez em breve vir a revelar-se importante. Se puder, diga-me um endereço de email para esse fim. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#273293 | apa50 | 24 mars 2011 22:45 | In reply to: #273292

Prezado Jorge Santos,

Conforme solicitado segue: soniacostarrobaglobopontocom (atente para a letra tê muda).
Agradeço,
Sonia

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#273330 | eliane.barcellos | 25 mars 2011 23:48 | In reply to: #272725

Caro Jorge, infelizmente não obtive nenhuma resposta da Coservatória. Mas neste fim de semana irei visitar uma tia minha para tentar saber de mais detalhes sobre a vinda de meus avós, pai e tios para o Brasil e verificar se há algum documento mais revelador!

Após isso entrarei em contato com o senhor novamente, quem sabe com melhores informações!

Agradeço, desde de já!


Saudações, Eliane.

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#273444 | eliane.barcellos | 28 mars 2011 01:05 | In reply to: #273330

Caro Jorge, obtive algumas informações conflitantes. Vi os passaportes de meus avós, quando da vinda deles para o Brasil. Lá constam o ano de embarque (1924) e o nome dos filhos( somente o primeiro nome). Meu pai era o mais velho e contava com 9 anos de idade.
Esta minha tia nasceu aqui no Brasil, mas ela me disse algo que deixou-me intrigada: segundo ela ouvia dizer dos mais velhos, meu pai nasceu em A dos Ferreiros. Porém ela afirma que todos os seus irmãos, que nasceram em Portugal, foram registrados em Trancoso.

Um irmão meu, relatou-me que em 2000, a pedido desta mesma tia e para resolver problemas de aposentadoria de um irmão dela (que na época da vinda para o Brasil contava com apenas 2 meses de vida) solicitou a certidão de nascimento deste meu tio e aproveitou para pedir a de meu pai. Ele teve ajuda de uma amiga que morava na Suíça, se não me engano. Ele me disse que meu pai foi registrado como "Antonio do Nascimento" e chegaram a essa conclusão por comparação com os nomes dos pais e avós. Meu irmão não encontrou mais essa certidão de meu pai, quando lhe pedi para ver. Só tenho a xérox da certidão do meu tio, pois a mesma se encontrava com minha tia.
Conversando com ela sobre isso achou estranho, pois todos têm sobrenome Duarte e/ou Duarte Reis. No entanto ela disse que antigamente eram os padrinhos que escolhiam o nome das crianças e levantou a possibilidade de um padrinho ter dado este nome.
Bem, com essas informações fiquei meio confusa... pensei que talvez o meu pai possa ter sido registrado em outra Conservatória, por ter nascido em A dos Ferreiros ( se é esta informação é real). No entanto, pelos documentos que vi até agora todos são naturais da freguesia Valdujo.
Finalmente pelos dados da certidão de nascimento de meu tio(Fausto Duarte Reis, nascido em 22/10/1924), concluo que meu pai nasceu na freguesia de Valdujo, Concelho de Trancoso, Distrito da Guarda. Sendo filho de “Francisco Duarte Reis” e de “Maria Justina”, tendo como avós paternos “Antonio Duarte” e “Maria Verginia” e como avós maternos “Antonio Silva” e “Ana Maria”.
No passaporte de meu avô o nome de seu pai consta como “Antonio Maria Duarte” e no registro de nascimento de meu tio como “Antonio Duarte”.
Pelos documentos brasileiros de meu pai, seu nome é “Antonio Duarte Reis” e nasceu em 23/07/1915, natural de Trancoso.
Se eu puder contar com sua ajuda para desvendar esse mistério, ficarei muito grata!
Com meus melhores cumprimentos, Eliane.

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#273449 | PAIVAMANSO | 28 mars 2011 09:30 | In reply to: #273444

Cara Eliane, é importante esperar para ver qual a resposta que a Conservatória de Trancoso lhe vai dar, mas caso eles não encontrem o assento de batismo de seu pai é importante saber quais foram os dados que a Eliane lhes deu ao fazer esse pedido. Sugiro que aguarde mais uns dias pele resposta para depois decidir o que fazer a seguir. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

Registro de nascimento/baptismo

#273827 | Etianne | 01 avril 2011 22:13 | In reply to: #270783

Prezados, boa tarde!!

Sou brasileira, natural do Rio de Janeiro - RJ, e necessito do registro de nascimento/baptismo da minha avó paterna para poder reivindicar cidadania portuguesa.

O nome de minha avó de solteira é: Maria dos Prazeres Bairral de Simões
Nascida em 06/05/1917 na Freguesia de Pereira.
Filiação: Avelino de Simões e Christina Gonçalves Bairral.

Não sei se essa informação é relevante, mas após ela se casar no Brasil com meu avô paterno, brasileiro, ela passou a se chamar Maria dos Prazeres Machado.

Desde já agradeço à ajuda.

Saudações, Etianne Carvalho Machado

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#273836 | PAIVAMANSO | 01 avril 2011 23:50 | In reply to: #273827

Cara Etianne, só falta você dizer qual é o Concelho a que pertence essa Freguesia da Pereira. Consulte os documentos em seu poder, ou pergunte aos seus parentes que lhe deram esses dados, tente saber esse "pormenor" importante. Em todo o caso, se a data e os nomes estiverem certos, mesmo não sabendo a freguesia podemos tentar encontrar e talvez seja possível ter sucesso. Mas seria muito mais seguro se a Etianne dissesse qual o Concelho, qual a cidade mais próxima desse lugar da Pereira. é que existem em Portugal várias freguesias da Pereira. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#273837 | PAIVAMANSO | 02 avril 2011 00:02 | In reply to: #273444

Cara Eliane, recebi um email do meu amigo Mário Navarro, que me deu umas dicas no sentido de tentarmos encontrar o assento de nascimento do seu pai. Não podemos garantir encontrar, mas a partir de segunda feira já poderei telefonar. Em todo o caso recordo que precisava que a Eliane me dissesse qual a resposta que recebeu da Conservatória e caso não tenham encontrado o batismo, qual foi a freguesia em que pediu para eles procurarem. É que não convém nada duplicarmos pedidos rigorosamente iguais. Fico a aguardar a sua resposta. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#273859 | rgmatos | 02 avril 2011 14:06 | In reply to: #272392

Caro Jorge,
Muito obrigado novamente. Eu me esqueci de comentar algo que pode ser útil ao nosso estimado Confrade Mário Navarro. Há uns meses eu consegui fazer uma pequena pesquisa no CEPESE, na área de passaportes. Pois bem, encontrei um António de Lima Ruas, ID: 69059. Mandei um email e já ia depositar os 10 euros. Respondeu-me o Senhor Bruno Rodrigues com outra filiação: Domingos de Lima Ruas e Maria de Jesus. E a data de emissão era 1928. Acabei desistindo, mas acho que fiz mal.
Bem, era isso. Os Mórmons conseguiram carregar muitos registros de Braga. É um bom sinal...
Qualquer novidade entra em contato!
Vou agradecer a ajuda ao Confrade Mário Navarro.
Obrigado, Jorge!
Abraços,
Ricardo.

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#273861 | MCNN | 02 avril 2011 15:12 | In reply to: #273859

Caro Ricardo

Disse que encontrou um António Lima Ruas no CEPESE, com o ID 69059. É mesmo esse o ID, não se enganou ?

O registo que encontrei com esse ID no CEPESE pertence a um Jacinto Tomás de Carvalho Botelho.

Eu pessoalmente não consegui encontrar nenhum António Lima Ruas. O nome mais parecido que encontrei foi um António de Lima Rua (ID 13992), filho de Domingos de Lima Rua e de Maria de Jesus.

O Ricardo está à procura de um "Ruas" e este é "Rua". Claro está que, quando introduziram o nome na base de dados do CEPESE, podem ter colocado Rua quando era Ruas.


Boa sorte

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#273863 | eliane.barcellos | 02 avril 2011 15:45 | In reply to: #273837

Caro Jorge,

Até o momento não recebi nenhuma resposta da Conservatória de Trancoso. Quando enviei o email para lá, informei os seguintes dados:

Nome do meu pai: ANTONIO DUARTE REIS
data de nasc. : 23/07/1915
freguesia: VALDUJO
filiação: FRANCISCO DUARTE REIS e MARIA JUSTINA
avós paternos: ANTONIO DUARTE e MARIA VERGINIA
avós maternos: ANTONIO SILVA e ANA MARIA

Mais uma vez agradeço o interesse pela ajuda e espero que tenha melhor sucesso!

Cumprimentos, Eliane Reis de Barcellos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#273866 | rgmatos | 02 avril 2011 16:57 | In reply to: #273861

Caro Mário Navarro,

Vamos do início da procura. Em novembro passado, pesquisei por nome do titular Ruas e Rua. Encontrei este nosso António de Lima Rua, "Rua", de fato, da freguesia de Alheira. O CEPESE enviou-me a mesma filiação: Domingos de Lima Rua e de Maria de Jesus; e a data de emissão do passaporte: 1928.

O ID que tenho aqui no email enviado pro CEPESE é o 69059. Mas, pelo jeito, é 13992. Obrigado pela correção, Mário.

Sobre "Ruas" ou "Rua" vou confessar-lhe que é randômico. Ele se declarava Ruas, assinava Rua e todos os filhos eram Ruas.

Pelo jeito, ele não solicitou o passaporte perto de casa.

Este ID 13992 é de Alheira mesmo?

Muito obrigado pela pesquisa!

Boa sorte,

Ricardo Gonzaga de Matos.

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#273881 | MCNN | 02 avril 2011 21:25 | In reply to: #273866

Olá Ricardo

Em primeiro lugar, gostaria de lhe fazer uma pergunta: Esse passaporte, emitido em 1928, foi emitido onde ? De que Arquivo é que o CEPESE retirou essa informação ? Essa informação costuma constar no documento enviado pelo CEPESE,

Agora, no que diz respeito a António de Lima Rua, sabe quando e onde ele faleceu ? Já encontrou a sua certidão de óbito ?

Finalmente, e relativamente a esse irmão de António de Lima Rua que veio com ele para o Brasil, de nome José de Lima Rua, sabe se ele teve filhos ? Talvez os assentos de nascimento dos filhos contenham a informação de onde era natural José de Lima Rua.

E sabe quando e onde esse José de Lima Rua faleceu ?

Um abraço

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#273892 | rgmatos | 02 avril 2011 23:25 | In reply to: #273881

Querido amigo Mário,

Tudo resolvido! Encontrei o assento de baptismo!

https://www.familysearch.org/search/image/show#uri=https%3A//api.familysearch.org/records/pal%3A/MM9.1.i/dgs%3A004670012.004670012_00934

Na verdade o CEPESE não me enviou nenhum documento. Apenas um email com informações do ID 13992, apesar de eu ter solicitado erradamente o ID 69059. Constavam filiação e data de emissão. Quando eu encontrei o tal António de Lima Ruas apareceu do lado Alheira.

Pois bem, hoje, ao escrever para você Alheira, eu fui dar uma olhada se Alheira estaria nos arquivos dos Mórmons. Estava. Procurei um pouco e encontrei o António que me interessava.

Provavelmente, os Antónios eram primos. O meu António faleceu no Rio de Janeiro em 1938, não encontrei a certidão de óbito. O irmão, José, faleu no Rio no início da década de 1960. O José teve dois vários filhos, ambos falecidos. Os netos estão procurando comigo.

Estou passando por um momento difícil. Mas agora é festa! Graças a mensagem que lhe enviei de manhã, consegui a serenidade para concluir que duas pessoas com o mesmo apelido devem morar no mesmo lugar.

Mário, eu te agradeço muito mesmo. Que Deus ilumine seu caminho. É o que está me faltanto: um pouco de luz.

Abraços e boa sorte!

Ricardo.

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#273897 | MCNN | 03 avril 2011 00:05 | In reply to: #273892

Caro Ricardo

Fico feliz por ter encontrado o assento que procurava.

Para lhe dizer a verdade, eu hoje já tinha dado uma vista de olhos por esses paroquiais, mas como estava com pouco tempo, limitei-me a ver o ano de 1877 (que havia sido o ano que o Ricardo indicara).

Mas como é muito normal as pessoas terem nascido num ano diferente daquele que os seus descendentes pensam, tinha intenções de ainda hoje voltar a esses livros e procurar com mais calma.

Ainda bem que tive pouco tempo da primeira vez, pois acho que é muito melhor serem os próprios familiares a encontrar os assentos dos seus ascendentes.

Um grande abraço e boa sorte

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#274469 | PAIVAMANSO | 13 avril 2011 00:46 | In reply to: #273293

Cara Sónia, hoje tive algumas surpresas muito agradáveis. Fui ao AUC pesquisar vários assuntos e tenho boas notícias para si. Devido ao adiantado da hora só amanhã lhe darei essas alegrias. É claro que se já trocámos vários emails eu podia dar-lhe as novidades por essa via que não esta, mas assumo que sinto necessidade e prazer em revelar aqui as minhas pequenas ajudas. Especialmente aquelas que me fazem sorrir, que me fazem vibrar de emoção e de alegria. Você sabe que quem diz a verdade não merece castigo e eu até me rio de mim próprio porque não escondo as minhas várias limitações e fraquezas, e assim, sendo o principal critico de mim mesmo, poupo imenso trabalho aos meus "inimigos" de estimação. Pois é, gosto de ajudar e mostrar que afinal (de quando em vez) ainda tenho alguma utilidade. Durma bem esta noite, porque amanhã, lhe garanto, vai ter algumas (embora pequenas) alegrias ! Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#274480 | PAIVAMANSO | 13 avril 2011 13:02 | In reply to: #274469

Cara Sónia, só ontem no AUC, fiquei a saber que não é possível fotocopiar os livros dos passaportes, só digitalizar e isso fica mais caro. Acresce que esta semana não há digitalizações para ninguém. Fiz então um desenho/ cópia do passaporte da sua Bisavó e depois procurei se existiam documentos dos processos correspondentes a cada registo incluso nos livros dos passaportes. Fiquei a saber, que apesar do incêndio que em tempos destruiu documentação no Governo Civil de Coimbra, os oito documentos referentes ao processo do pedido de passaporte da sua Bisavó, salvaram-se, e com base neles aqui lhe dou boas notícias. Não fotocopiei, porque me tinham acabado os euros e porque não sabia quando lá poderia voltar, decidi fazer uma cópia manuscrita, transcrever o essencial que aqui lhe ofereço: DOCUMENTO 1 : Processo de Conceição dos Santos, casada com Cesário dos Santos Alcaide, filha de Manuel da Costa e de Maria dos Santos, natural e residente no lugar do Seixo, da Freguesia de Mira, que pretende solicitar passaporte para se ausentar para o Brasil, levando seu filho João de dois anos de idade e oferece para testemunhas abonatórias da sua identidade os seguintes indivíduos: Manuel Gomes Barreto, casado proprietário, e o signatário da presente petição, casado, proprietário, aquele da Lentisqueira e este da Villa e ambos da freguesia de Mira. Advogado João Maria Ribeiro Calisto em 8-2-1897. DOCUMENTO 2 : Recibo nº 21 no valor de 31500 réis. Recebi de Conceição dos Santos, filha de Manuel da Costa e de Maria dos Santos, natural do Seixo, freguesia de Mira, concelho de Cantanhede, a quantia de Trinta mil e quinhentos réis, importância de sua passagem em 3ª classe para o porto de Santos, no Vapor MATAPAN da Companhia Messageries Maritims que sahirá de Lisboa em 28 de Fevereiro de 1897, levando em sua companhia seu filho João de dois annos. Coimbra 28 de Janeiro de 1897. O correspondente da companhia António Fernandes, assinou sobre um selo cor de rosa com valor de 20 réis. DOCUMENTO 3 : António Carlos Resende e Silva, coadjuctor de Freguesia de Mira, certifico que nos livros parochiais do registo parochial desta freguesia, estão os termos seguintes: Aos dezanove dias do mês de Julho do anno de mil oitocentos e noventa e três nesta Igreja Parochial de Mira concelho de Mira diocese de Coimbra, na minha presença, compareceram os nubentes Cesário dos Santos Alcaide e Conceição dos Santos os quais sei serem os próprios com os papéis de estilo correntes e sem impedimento algum canónico ou civil para o casamento. Elle de idade de vinte e dois annos, solteiro, de profissão seareiro, natural do lugar do Seixo, onde mora, desta freguesia, em que foi batptisado e de que é parochiano, filho legítimo de Felipe dos Santos Alcaide e de Maria Guedes naturais desta freguesia e Ella de idade de vinte e dois annos, solteira, de profissão seareira, natural do lugar do Seixo, onde mora, desta freguesia em que foi baptisada e de que é parochiana, filha legítima de Manuel da Costa e de Maria dos Santos naturais desta freguesia; os quais nubentes se receberam por marido e mulher e os uni em matrimónio, procedendo em todo este acto conforme o rito da Santa Madre Igreja Cathólica Apostólica Romana. Foram testemunhas presentes e que sei serem os próprios, Manuel dos Santos Alcaide e Manuel Gonçalves ambos de profissão seareiros, moradores no lugar do Seixo desta freguesia e para constar lavrei em duplicado…… DOCUMENTO 4 : Aos dezasseis dias do mês de Julho do anno de mil oitocentos e setenta e um, nesta parochial Igreja de São Tomé da Villa, freguesia e concelho de Mira, baptisei solenemente um individuo do sexo feminino a que dei o nome de Conceição, que nasceu no lugar do Seixo, desta freguesia, ás três horas da tarde do dia seis do dito mês e anno, filha legítima de Manuel da Costa e de Maria dos Santos, seareiros, naturais e parochianos desta freguesia, nella recebidos e moradores no lugar do Seixo: Neta paterna de Manuel da Costa e de Joanna de Jesus e materna de Bento Domingues e de Anna dos Santos. Foram padrinhos António Marques Lourenço, casado, seareiro, e Maria de Jesus, solteira, seareira, do dito lugar do Seixo, os quais todos sei serem os próprios. E para constar mandei lavrar em duplicado…… DOCUMENTO 5 : Aos vinte e quatro dias do mês de Junho do anno de mil oitocentos e noventa e quatro nesta Igreja Parochial de Mira, concelho de Mira, Diocese de Coimbra, baptisei solenemente um individuo do sexo masculino a que dei o nome de João que nasceu no lugar do Seixo desta freguesia ás quatro horas da manhã do dia dez do dito mês e anno, filho legítimo de Cesário dos Santos Alcaide e de Conceição dos Santos, de profissão seareiros, naturais do dito lugar do Seixo onde moram, desta freguesia em que foram recebidos e de que são parochianos. Neto paterno de Felipe doa Santos Alcaide e de Maria Guedes e materno de Manuel da Costa e de Maria dos Santos. Foram padrinhos Martinho dos Santos de profissão pescador e Anna Domingues os quais sei serem os próprios e para constar mandei lavrar…….. Cara Sónia, por falta de tempo no AUC, não pude transcrever o documento onde está bem declarado, sem qualquer margem para dúvidas, que Conceição dos Santos vai juntar-se ao marido que a espera no Brasil. Quando li tudo isto, as lágrimas quase lavaram os meus olhos, sabendo que a Sónia queria muito saber notícias deles e eis que aqui as tem cara amiga. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#274495 | apa50 | 13 avril 2011 14:40 | In reply to: #274480

Prezado Jorge Santos,

"Alegria e satisfação somadas à eterna gratidão a este amigo que nunca mede esforços e nem se esmorece ante aos obstáculos". Teria muito mais a dizer se a emoção, neste momento, não fosse tão grande!
Muito obrigada caro amigo. Muito obrigada mesmo.

Voltando à realidade, quero muito todas estas informações em documentos, ou certidões, e preciso, mais uma vez, das orientações do Jorge.

Solicito ao Arquivo Distrital de Coimbra? E como?

Espero que o amigo Mário César Navarro esteja atento a esta mensagem para que possa juntar-se a nós e, igualmente, sentir-se feliz. E tenho certeza que isto acontecerá porque é o meu desejo.

Abraços, Sonia

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#274499 | rgmatos | 13 avril 2011 16:32 | In reply to: #274480

Jorge,

Você conseguiria decifrar uma notinha feita à margem de um assento, por gentilezaa?

https://www.familysearch.org/search/image/show#uri=https%3A//api.familysearch.org/records/pal%3A/MM9.1.i/dgs%3A004668930.004668930_00212

Canto esquerdo.

"...duas certidões deste assento... receber com José Luiz... um dote que deixou.... António Gonçalvez... Julho 31, 1771."

A senhora em questão é Anna Dominguez Vieira, que se casou com José Luiz em 1771. Mas ela não teria pai. Seria este António Gonçalvez pai dela?

Eu já avancei bastante depois da ajuda sua e do Mário.

Boa sorte e obrigado!

Ricardo.

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#274505 | PAIVAMANSO | 13 avril 2011 17:03 | In reply to: #274499

Caro Ricardo, quero pedir desculpa porque só agora vi 5 ou 6 mensagens do dia 2 e 3 deste mês entre você e o Mário Navarro e até uma sua para mim que não respondi pois a desconhecia. Tenho de tentar resolver este problema de nunca ter recebido notificações das mensagens que me são enviadas. Por favor aguarde umas horas para eu tentar responder a esta sua mensagem, que confesso ainda não li com a devida atenção. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#274506 | PAIVAMANSO | 13 avril 2011 17:20 | In reply to: #274505

Caro Ricardo, aguarde umas horas? melhor dizendo uns minutos. Infelizmente abri aquele link e percebi...que não percebo nada do que lá está, excepto o que o Ricardo já decifrou. Se o nosso amigo Mário Navarro não souber decifrar, sugiro que abra um tópico específico só para pedir ajuda nessa leitura. Já vi vários tópicos desse género e aí por ser fácil para quem sabe, as respostas competentes não se fazem esperar, pois vários confrades e confreiras sabem paleografia. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#274508 | PAIVAMANSO | 13 avril 2011 17:33 | In reply to: #273897

Caro Mário Navarro, só há minutos vi estas mensagens, do dia 2 e 3 mas também nem seria preciso, pois onde o amigo entra a ajudar, o resultado é invariavelmente o sucesso e desta vez até o Ricardo, com a sua ajuda, conseguiu brilhar. Só quero pedir desculpa aos dois, por ter chegado atrasado. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#274509 | PAIVAMANSO | 13 avril 2011 17:47 | In reply to: #274495

Cara Sónia, na verdade, devemos ao confrade Mário Navarro, a solução deste seu caso, pois quando ele há 11 dias atrás, me enviou a digitalização de 3 passaportes com fotos inclusas de membros da família Cubo, além de ficar feliz por ele ter mais uma vez resolvido um tópico, fiquei logo a pensar porque razão nas centenas de passaportes que eu já tinha consultado em Coimbra, nunca tinha deparado com uma única fotografia e portanto me surgiu uma pergunta: Existiriam no Arquivo Distrital de Coimbra alguns documentos prévios relativos a cada um dos pedidos de passaporte concedidos e registados nos livros respectivos ? A resposta é sim ! Estes processos, contêm quase tudo o que precisamos, para saber o essencial de cada titular de passaporte. Digo isto a avaliar pelo até agora único processo que li atentamente, o da sua Bisavó e só lá falta a fotografia porque, creio ,naquela data ainda não haver essas modernices. Agora você decide os próximos passos a dar: Pode pedir as fotocópias destes 8 documentos que eu descobri no AUC . Pode pedir a digitalização da folha do livro onde está o registo do passaporte da sua Bisavó (esta é a tal que não pode ser fotocopiada). Pode, e na minha opinião deve, pedir directamente á Conservatória do Registo Civil de Mira, o batismo da sua Bisavó, o casamento dela, e o batismo do filho deles, o João, porque agora você sabe tudo, nomes datas e lugares, inclusive até tem os textos desses documentos transcritos com rigor, só lhe falta uma fotocópia de cada um deles. Pode optar por uma fotocópia simples, que custa 1 euro por cada folha A4, ou uma fotocópia certificada que tem o nome de Certidão e custa 20 euros cada, ou uma Certidão Transcrita. Esta última é a mais cara, mas a solução ideal nos casos em que os originais, nos livros, são para a grande maioria comuns dos leitores nos quais me incluo, quase ilegíveis ,devido ás difíceis grafias ! Vou dizer-lhe por email como fazer esses pedidos. Agradeço as suas simpáticas palavras, conte comigo sempre, quando precisar envie uma mensagem ou email. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#274664 | PAIVAMANSO | 15 avril 2011 21:35 | In reply to: #273863

Cara Eliane, peço desculpa, mas só agora regresso ao seu assunto e graças ao nosso amigo Mário Navarro que me enviou um importante email de alerta e mais que isso com uma sugestão de pesquisa numa freguesia concreta e diferente. Não me admirarei nada se ele estiver com o palpite / dedução correcta. Segunda feira vou telefonar para a Conservatória do Registo Civil de Trancoso e em breve teremos uma resposta que esperamos seja positiva. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#274712 | eliane.barcellos | 17 avril 2011 00:01 | In reply to: #274664

Olá Jorge, aguardarei ansiosa a resposta e também com fé que seja positiva!

Mais uma vez agradeço a ajuda, vossa e a de Mário Navarro!!


Meus melhores cumprimentos, Eliane.

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#274772 | PAIVAMANSO | 18 avril 2011 15:24 | In reply to: #274712

Cara Eliane, são neste momento, 15 horas aqui em Portugal, telefonei há poucos minutos para a Conservatória do Registo Civil de Viseu (conforme o nosso amigo Mário Navarro me sugeriu) e pedi para pesquisarem o assento de nascimento de António Duarte Reis, e23-07-1915 na freguesia de Cótimos. Não encontraram e por isso eu disse que não havia a certeza de qual a freguesia, talvez Valdujo e António Duarte Reis talvez estivesse afinal, registado como António do Nascimento. Presumo que a Eliane quer este assento do seu pai para poder pedir a sua nacionalidade portuguesa. Estou certo ? Diga por favor, já tem consigo o assento de batismo deste seu avô ? Pode dizer o que diz o passaporte dele ? Qual o número desse passaporte, a data, em que Governo Civil foi passado ? Se não estou errado (espero não estar...) o seu pai nasceu em Portugal e foi com o pai dele para o Brasil..... Se tiver sido assim, em principio será possivel saber quase tudo sobre eles desde que apareçam nos arquivos, o livro dos passaportes onde o do seu Avô está concedido e registado e MUITO IMPORTANTE o processo do pedido desse passaporte, onde estarão quase certo as transcrições dos batismos deles e do casamento do seu Avô ! Tudo isto carece de confirmação. Só estou a deduzir baseado no caso da Sónia, neste mesmo tópico, pois no AUC, descobri o processo de pedido do passaporte da Bisavò dela e o resultado foi excelente, como se pode confirmar lendo as mensagens algures acima desta. Diga algo, fico á sua espera. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#274774 | PAIVAMANSO | 18 avril 2011 15:51 | In reply to: #273836

Cara Etianne, vejo que não disse mais nada e já lá vão 17 dias. Para tentar ajudar queria saber o que você sabe e possa ainda não ter dito aqui. Não desista se nenhum dos seus parentes souber qual era o Concelho a que pertenceria essa Freguesia de Pereira. Diga pelo menos que está atenta aqui ao tópico e ainda espera ser ajudada. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#274780 | PAIVAMANSO | 18 avril 2011 16:52 | In reply to: #274772

Cara Eliane Já Apareceu o Assento de Nascimento do seu Pai ! ! Graças ao nosso amigo Mário Navarro e a uma super simpática e competente funcionária da Conservatória de Trancoso, agora mesmo quando voltei a ligar (como ela tinha sugerido) tive a excelente resposta de que se trata do registo Número 433 e seu pai está registado como António do Nascimento que nasceu de facto em 23-07-1915 (não nas freguesias de Valdujo nem Cótimos ) mas sim na Freguesia de CÓGULA ! e o pai dele consta como Francisco Reis e a mãe Maria Justina. Desculpe mas agora tenho de sair de casa e só mais logo voltarei a vir aqui ao tópico para "falar" consigo. Não se esqueça que devemos ao confrade Mário Navarro a maior parte da solução deste seu caso. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#274783 | PAIVAMANSO | 18 avril 2011 17:00 | In reply to: #274780

Caro Mário Navarro, graças a si, já conseguimos concretizar mais uma ajuda com sucesso. Em boa hora o amigo me sugeriu que eu telefonasse para a Conservatória e felizmente a Senhora que me atendeu foi excepcional e incansável. Porque é que pessoas assim, esforçadas doces e solidárias são caso raro ? Poderíamos todos viver num mundo melhor.... Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#274794 | MCNN | 18 avril 2011 21:53 | In reply to: #274780

Amigo Jorge Santos

Vai-me desculpar, mas o meu mérito aqui foi reduzido.

Para mim tornou-se óbvio que a pessoa em questão não tinha sido baptizada em Valdujo. Era, ao que tudo indicava, mais um daqueles casos em que, vá-se lá saber porquê, um dado elemento da família teria sido baptizado numa paróquia diferente daquela onde os demais irmãos foram baptizados. E, quase sempre, nem o próprio baptizado se apercebia em vida que tinha sido baptizado noutro lado.

A pista que eu avancei de se procurar em Cótimos foi devida ao facto da amiga Eliane ter referido que alguém da família tinha afirmado que o pai dela tinha nascido em Á dos Ferreiros. Como Á dos Ferreiros fica na freguesia de Cótimos, era uma boa pista para procurar. Mas, mesmo não se encontrando em Cótimos, acabaria por ter de se encontrar numa das paróquias vizinhas. Para tal bastou o esforço do amigo Jorge Santos e a prestimosa colaboração da senhora da Conservatória.

Tudo está bem quando acaba bem.

Bem haja pela sua dedicação

Um abraço


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#274798 | PAIVAMANSO | 18 avril 2011 22:15 | In reply to: #274794

Caro amigo Mário Navarro se não fosse o Senhor eu não teria telefonado a falar de Cótimos e a sua dedução era bem fundamentada......eu nada mais fiz.....a funcionária é que foi exemplar e pediu-me uma hora e procurou mais e mais ! Não me esqueço da nossa Confreira Rosário que aparece sempre para ajudar. Estas pequenas alegrias também são dela. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#274810 | eliane.barcellos | 19 avril 2011 01:07 | In reply to: #274772

Caro Jorge, peço-lhe desculpas por estar dando-lhe tanto trabalho no intuíto de ajudar-me. Pensei que seria menos complicado encontrar a certidão de batismo de meu pai.

Mas vou lhe passar os dados que me pediu. Em primeiro lugar quero dizer que , sim , gostaria de requerer minha nacionalidade portuguesa. Mas também quero conhecer melhor a história da família de meu pai.

Quanto aos dados do meu avô, tenho apenas as informações contidas em seu passaporte que são:

Passaporte nº 1.617, pertencente à Francisco Duarte Reis, expedido em 08 de dezembro de 1924, pelo Governo Civil do Distrito da Guarda, Regitrado no livro nº 59, às fls 185.
Estado civil- casado ; Profissão - jornaleiro ; Natural de Valdujo, Concelho de Trancoso; residente:idem ; Filho de Antonio Maria Duarte e de Maria Verginia.

Leva sua mulher, pág. 1618 e seus filhos ANTONIO- 9 anos; IRENE-6 anos, ZULMIRA-4 anos, BERNARDO-1 ano e FAUSTO de 1mês de idade.

Deve sair do país no prazo de trinta dias. Abonado por A. Flor, de Trancoso. Agente de emigração que interveio na obtenção do passaporte, Henrique Paiva , de Trancoso.

O portador embarca no paquete Flandria para o Brasil. Lisboa,15 de dez-1924.

Espero ter sucesso com estes dados.


Gostaria de dar um palpite: será que meu pai não teria sido registrado como Antonio do Nascimneto , na Consevatória de Trancoso. Sinceramente, é uma hipótese que preferiria não ser verdadeira, mas se for, o que se há de fazer?

Mais uma vez agradeço. Meus sinceros cumprimentos, Eliane

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#274814 | eliane.barcellos | 19 avril 2011 03:48 | In reply to: #274810

Caro, Jorge, gostaria de fazer uma correção e uma complementação nas informações.

Neste trecho "Leva sua mulher, pág. 1618 " penso ter me enganado e o correto não seria "pág". e sim o nº do passaporte de minha avó, nº 1618. Seu nome era Maria Justina, natural de Valdujo, filha de Antonio Silva e Ana Maria.

Na época do embarque para o Brasil meu avô tinha 34 anos de idade.



Até mais, Eliane

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#274820 | PAIVAMANSO | 19 avril 2011 10:45 | In reply to: #274810

Cara Eliane, não precisa pedir desculpas, pois faço isto porque gosto. Tento sempre mostrar como o Confrade Mário Navarro é fundamental nestes sucessos, por duas razões; Não é fácil encontrar alguém como ele, alguém que me ajude a ajudar os outros. Por isso não quero fingir que o competente sou eu, porque na verdade é ele. Mudando de assunto; Parece que a Eliane não leu a minha mensagem do dia 18-04 ás 16:52 Horas onde a informava que O ASSENTO DE BATISMO DO SEU PAI JÁ APARECEU. É o registo número 433 da Freguesia de CÓGULA do ano de 1915. Então repare que ele foi registado como ANTÓNIO DO NASCIMENTO nascido em 23-07-1915 na Freguesia de Cógula, Concelho de Trancoso, filho de Francisco Reis e de Maria Justina. Isto do nome dele (se percebi bem) divergir nalguns documentos em vosso poder, deverá ter solução..... ainda não sei como a poderei tentar ajudar nesse sentido, mas não estaremos sozinhos. Primeiro, confirme por favor, que já sabe que apareceu o assento de batismo do seu pai. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#274866 | eliane.barcellos | 20 avril 2011 01:14 | In reply to: #274820

Caro Jorge, agora li as mensagens completas e fiquei feliz em saber da certidão de batismo de meu pai. Por outro lado fiquei um pouco triste pois como poderei provar que ele é meu pai, já que em sua carteira de estrangeiro, sua certidão de casamento e também de óbito,todos aqui do Brasil, constam como sendo ANTONIO DUARTE REIS. E logicamente em meus documentos de identidade.
Para obter minha nacionalidade portuguesa devo, primeiramente, via Consulado Português, entrar com pedido de transcrição de casamento e óbito na certidão de nascimento de meu pai, que imagino, deva ser feita aí na Conservatória de Trancoso. Como isso seria possível com esta divergência de nomes?

Devo dizer que o trabalho que você e Mário Navarro (assim como outros que participam desse fórum) realizam é encantador. E agradeço de todo coração a ajuda.

Continuarei ligada ao tópico para , quem sabe, encontrar alguma solução!

Muito obrigada!
Cumprimentos, Eliane.

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#274877 | PAIVAMANSO | 20 avril 2011 12:48 | In reply to: #274866

Cara Eliane, não lhe quero dar esperanças infundadas, mas sugiro que comece a fazer um “dossier” da sua família, onde possa compilar os documentos em seu poder e aqueles que poderá a adquirir. Quem sabe isso venha a ser útil para dar consistência ao seu pedido de nacionalidade portuguesa !? O nome do seu Bisavô Paterno é António Maria Duarte e o filho dele é Francisco Duarte Reis, e embora o filho deste (o seu pai) tenha sido registado com o nome António do Nascimento, a verdade é que um irmão dele foi registado com o nome de Fausto Duarte Reis. Preciso saber se você tem os assentos de batismo, casamento e óbito de Irene, Zulmira, Bernardo e Fausto. Sei o que você está a pensar......mas o que é que adianta ter esses assentos de batismos e casamentos dos irmãos do meu pai ? A minha resposta (e peço desculpa pois poderei estar a dizer asneira) é que em todos esses assentos, os pais e avós dos batizandos são os mesmos que terão de constar no assento de batismo número 433 de António do Nascimento e juntando todos esses documentos talvez seja possível provar que são irmãos do seu..... António Duarte Reis. Repare que estou á espera que o assento de casamento e o do óbito do seu pai (e outros documentos dele aí feitos na Brasil) também afirmem que António Duarte Reis (o nome Brasileiro do seu pai) é filho e neto dos mesmos pais e avós que o António do Nascimento e seus irmãos Irene. Zulmira, Bernardo e Fausto. Não é só os nomes, são as datas e as freguesias das naturalidades, é o passaporte e os documentos anexos do processo do pedido desse passaporte, que também prova que o filho mais velho, ANTÓNIO com 9 anos de idade vai com os pais para o Brasil ! E não vão dois filhos António, vai só um e pasme-se nasceram os dois no mesmo dia mês e ano e na mesma freguesia e têm os mesmos pais, e avós......!? Isto não será prova suficiente de que se trata de uma duplicação de nome ? Já só falta (será que é preciso?) verificar se o padrinho de batismo do seu pai acaso se chamaria Nascimento. Tenho esperança que, se for possível reconstruir este puzzle, se possa demonstrar que o António do Nascimento e o António Duarte Reis são a mesma pessoa ! Repito, tenho receio de estar a dizer asneira, de nada disto ter lógica, mas vou voltar a pedir a ajuda do nosso amigo Mário Navarro e também quero a sua opinião. Se isto fizer sentido, então prepare-se para uma longa pesquisa atrás de assentos de batismos, de casamentos e de óbitos. Termino como comecei; Não lhe quero dar esperanças infundadas...mas se a vida é uma luta, não devemos desistir de viver. Gosto de lutas pacíficas, caso queira conte comigo. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#274892 | roz | 20 avril 2011 17:52 | In reply to: #274877

Caro Jorge

Nao posso deixar de admirar a sua generosidade e disponabilidade em ajudar toda a gente! Mas nao vou elogia'-lo mais pois sei que lhe 'e dificil aceitar cumprimentos! Vim para fazer um comentario sobre a questao do nome do senhor Antonio do Nascimento.

Se 'e que compreendi bem nas suas mensagens anteriores, Antonio do Nascimento 'e o nome que vem no assento de baptismo. Se assim 'e, nao ha divergencia de nomes porque assentos de baptismo nunca mostram apelidos mas so' os nomes proprios com que a crianca foi baptisada. "Nascimento" nao 'e necessariamente um apelido, 'e como "da Conceicao", "da Ascencao", etc. So' nos assentos de casamento ou obito 'e que ja vem os apelidos que a pessoa adoptou. Contudo se o assento a que se refere 'e assento de nascimento feito na conservatoria e nao na igreja, entao podera' ser diferente (ou nao). Depende tambem se diz "... a quem foi dado o nome completo de ........" ou se diz so' "o nome de ....". Se se puder esclarecer estes pontos a Eliane nao deve ter tanta dificuldade em provar de que os nomes sao da mesma pessoa.

Uma boa Pascoa para si e os seus.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#274894 | PAIVAMANSO | 20 avril 2011 18:43 | In reply to: #274892

Cara Rosário, agradeço por vir ajudar. Peço desculpa, a culpa é minha, eu por vezes esqueço-me de distinguir batismo ou nascimento e com esses erros grosseiros feitos por distracção, baralho os dados inadvertidamente. Realmente António do Nascimento tem assim o nome registado aquando do seu nascimento em 1915, por isso o livro está na Conservatória de Trancoso e após ler a sua mensagem decidi pedir uma fotocópia simples para ter acesso ao texto integral pois precisamos saber se lá diz;….a quem foi dado o nome completo de….ou a quem foi dado o nome de….Desconhecia esse “pormenor” importante, que ao que vejo poderá esclarecer e ser decisivo. Acresce que a sua mensagem veio lembrar que quase certo haverá um assento de baptismo na paróquia de Cógula, (ou valdujo, ou Cótimos,) o batismo deste António, e será muito interessante saber qual o nome exacto que foi dado ao batizando, além dos nomes dos padrinhos e dos avós. Temos então que vou seguir as duas pistas que aqui nos deixou e assim sendo irei também procurar este assento de baptismo. pois seria excelente se o nome do batizando fosse António Duarte Reis. Para terminar quero dizer que a minha suposta generosidade não é maior que a sua, simplesmente eu já estou reformado e por isso tenho “todo tempo do mundo” para poder dedicar-me a esta paixão que eu desconhecia ter dentro de mim. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#274918 | eliane.barcellos | 21 avril 2011 02:27 | In reply to: #274877

Caro Jorge, penso que o teu raciocínio foi totalmente lógico e acho que vale a pena montar esse "quebra-cabeça".
Mas vamos supor que eu consiga todos esses documentos, a quem devo encaminhá-los. Na próxima semana, após os feriados da Páscoa, entrarei em contato com o Consulado Português para tirar esta dúvida.

Para conseguir os documentos aqui do Brasil (certidões de casamento e/ou óbitos) não terei muitas dificuldades, a não ser o tempo. Já os assentos de nascimento e batismo, terei que contar com a preciosa ajuda de vocês. Segundo minha tia(que nasceu aqui no Brasil) todos os seus irmãos portugueses foram registrados em Trancoso.Isto já seria uma facilidade. De qualquer modo, mesmo que haja uma impossibilidade de eu adquirir a nacionalidade portuguesa, valerá pela pesquisa e reconstrução da história de minha família paterna!...Também sou adepta das lutas pacíficas! Obrigada pela demonstração de solidariedade!

Lí a mensagem da Rosário, mas não a compreendi muito bem...

Uma Feliz Páscoa, a todos que frequentam este tópico!

Eliane.

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#274926 | roz | 21 avril 2011 11:10 | In reply to: #274894

Caro Jorge
Nao ha nada a desculpar pois todos no's equivocamo-nos neste particular. Somente quiz chamar a atencao no caso de poder poupar o trabalho de pedir todos os outros registos dos irmaos so' para confirmar a identidade de Antonio.

Bom raciocinio o seu sobre tentar contactar a paroquia, eu nao me tinha lembrado disso. E se por acaso nao o encontrar, talvez a Eliane consiga pedir a copia que deve estar no processo de casamento dele no Brasil, se 'e que casou pela igreja, pois normalmente pede-se prova de que se 'e baptisado.

Os meus cumprimentos.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#274943 | PAIVAMANSO | 21 avril 2011 14:54 | In reply to: #274926

Cara Rosário, essa ideia de que a cópia do assento de batismo poderá estar anexo ao processo do casamento pela Igreja, é mais uma pista importante, caso não se encontre o batismo na paróquia. Quando sugeri tentar compilar o máximo de documentos possíveis, foi com a ideia de que nestes casos em que os nomes divergem em vários documentos, os Consulados e não só, ficam cépticos e talvez seja melhor apresentar um bloco de provas de tal forma claras e inequívocas que nem os que costumam duvidar (por exigência do dever da sua profissão) tenham base para o fazer. Vamos iniciar uma pesquisa organizada nesse sentido e a começar pelas suas importantes ajudas. Vou procurar qual terá sido a paróquia, e também pedir o assento do nascimento na Conservatória. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#274945 | PAIVAMANSO | 21 avril 2011 15:27 | In reply to: #274918

Cara Eliane, continua a ser o Consulado Português a entidade a quem você terá de provar que o seu pai usava no Brasil os documentos Brasileiros como António Duarte Reis mas era a mesma pessoa que consta no Registo Civil Português como António do Nascimento. Mantenha-se atenta aqui ao tópico. Se puder, pelo menos uma vez por dia venha ver se há novidades e responda ao que lhe formos perguntando. Diga por favor, em que data faleceram os pais do seu pai, (os seus avós paternos). Diga também quais os documentos que já tem em seu poder, creio que disse ter o assento de casamento e o do óbito do seu pai e talvez o do nascimento ou do batismo do seu tio Fausto….. Se for o do batismo, procuraremos o batismo do seu pai, na mesma paróquia/freguesia. Vá juntando todos os documentos que puder. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#274947 | eliane.barcellos | 21 avril 2011 15:42 | In reply to: #274945

Amigo Jorge, li atentamente as mensagens, suas e da Rosário, sobre as diferenças entre assento de batismo e assento de nascimento e nova esperança surgiu dentro de mim.

Tenho em meu poder as certidões de casamento e óbito de meu pai e uma cópia da certidão de nascimento do meu tio Fausto e também uma transcrição do passaporte do meu avô ( o original está com minha tia). Outras informações e , talvez, mais documentos terei que ver com ela. Mas com certeza irei atrás do que for possível.

Minha sinceras saudações, Eliane.

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#274953 | PAIVAMANSO | 21 avril 2011 16:59 | In reply to: #274945

Cara Rosário e Cara Eliane, já telefonei para a Casa Paroquial. Teremos a resposta da pesquisa na 5ª ou sexta feira, pois estes dias de Páscoa são prioritários. Pedi para procurarem na freguesia de Cótimos e Cogula e pelos dois nomes António do Nascimento e ou António Duarte Reis nascido em 23-07-1915 e filho dos pais que já sabemos serem os certos. Também só poderei pedir o assento do nascimento a partir de segunda feira pois esta tarde e amanhã as Conservatórias estão encerradas exactamente para respeitar o feriado da Páscoa. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#275014 | rgmatos | 22 avril 2011 19:05 | In reply to: #274794

Querido Mário,

Peço novamente sua ajuda. Há algumas semanas nem você nem o amigo Jorge Santos me respondeu porque não é mais possível fazer pesquisas no CEPESE. Antigamente eu conseguia.
Enfim, meu pedido é uma nova consulta ao CEPESE, se for o caso. Procuro a freguesia de um cidadão de nome João Ribeiro da Silva, de Vila Nova de Gaia.
Tomara que o CEPESE tenha registros do Porto também. Se não tiver, manda alguma sugestão que eu sigo.

Graças às ajudas suas e do amigo Jorge Santos avancei muito na minha pesquisa. Estou em 1661. E devo avançar até 1600.

Abraços, boa Páscoa e boa sorte!

Ricardo.

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#275028 | eliane.barcellos | 23 avril 2011 04:11 | In reply to: #274945

Caro Jorge, consegui pegar com minha tia os passaportes originais de meus avós e todas as datas de nascimento dos meus tios portugueses. Também consegui a localização dos cartórios e números de registros de casamento e óbito de alguns, já que nem todos se casaram e alguns ainda estão vivos. Revirando seus guardados, minha tia encontrou documentos de meus avós, de pai e de uma de minhas tias onde consta que eles foram vacinados e não tinham nenhuma doença que os impedisse de viajar para cá e para minha surpresa no documento de meu pai consta o nome Antonio do Nascimento e o de minha tia Irene como Irene da Conceição Reis. Também vi as carteiras de estrangeiros de todos, tiradas aqui no Brasil, e todos eles adotaram o sobrenome "Duarte Reis", que é o mesmo que consta no passaporte de meu avô, Francisco "Duarte Reis". Não sei com que sobrenomes foram registrados meus tios Bernardino e Zulmira. Somente tenho certeza que meu tio Fausto leva no registro de nascimento o sobrenome "Duarte Reis".
Pelo jeito, antigamente não havia uma regra certa a ser seguida para se registrar os filhos! E não sei se o consulado vai aceitar tanta divergência de nomes. Mas mesmo assim tentarei montar um histórico familiar e enviá-la ao consulado, comprovando minha filiação.

Quanto a data de falecimento de meus avós: meus avô faleceu em 20/05/1957 e minha avó em 05/01/1983.
Tenho a s certidões de casamento e óbito de pai e uma xérox da certidão de nascimento de meu tio Fausto.

Agradeço seu empenho pela pesquisa realizada e se precisar de alguma ajuda me avise.

Meus melhores cumprimentos, Eliane.

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#275031 | PAIVAMANSO | 23 avril 2011 10:42 | In reply to: #275014

Caro Ricardo não voltei a responder ás suas mensagens porque o Mário Navarro sabe pesquisar no Cepese e nos Mórmons mas eu não sei e por isso ele certamente o ajudará sempre melhor. Ele já se ofereceu para me explicar, mas eu é que não consigo parar para me dedicar a essas aulas que tanto me fazem falta. Desta vez venho lembrar que descobri no AUC Arquivo da Universidade de Coimbra, que cada passaporte tem um processo correspondente. Isto é muito importante porque esses processos dizem muito mais de qual era a freguesia que o titular desse passaporte era natural. Vou ter de consultar vários desses processos de pedido de passaporte para confirmar se o nível de informação é o mesmo em todos. Por falta de tempo ainda só consultei um desses processos e estava lá tudo o que queríamos saber e isso foi excelente. Para ter uma ideia exacta veja a minha mensagem para a Sónia no dia 13-o4-2011 ás 13:02. Só espero que em todos os processos deste tipo (pedido de passaporte) estejam sempre as transcrições dos batismos e casamentos. A minha dúvida é que neste único caso que até agora consultei a titular Conceição dos Santos vai ter com o marido ao Brasil..... será que quando vai o homem solteiro, ou casado mas sozinho, ou acompanhado por mulher e filhos, também esses assentos ficavam copiados nos processos ? Não estou a ser machista, mas naquele tempo, ás mulheres, eram exigidas mais burocracias, e feitas mais limitações. A confirmar-se que as regras eram iguais para toda a gente, essa seria uma muito boa notícia e em breve irei tirar essa dúvida e aqui lhe darei notícia. Resumindo; Sempre que localizarmos um passaporte no livro dos registos ou soubermos o numero do passaporte e o Concelho onde foi passado, teremos acesso a um nível de informação superior. Vou fazer um email ao nosso amigo Mário Navarro para ele vir ler a sua mensagem e continuar a ajudar como só ele sabe. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#275035 | MCNN | 23 avril 2011 12:17 | In reply to: #275014

Amigo Ricardo


Desculpe só agora lhe responder, mas acontece que estou a gozar alguns dias de ferias no Algarve e não tenho dado a atenção habitual a este forum.

Diz que não consegue fazer pesquisas no Cepese ? Não terá sido uma indisponibilidade momentânea do site ? Eu acabei de aceder ao site do Cepese e as pesquisas de passaporte estavam a funcionar.

Sabe o nome dos pais desse João Ribeiro da Silva ?

Um abraço e boa Páscoa

Mario César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#275042 | PAIVAMANSO | 23 avril 2011 16:12 | In reply to: #275031

Caro Ricardo, esqueci-me de acrescentar que embora ainda só tenha lido um processo que é de 1897 e talvez por ser tão antigo não tenha anexo a fotografia do titular do passaporte, na verdade á procura do passaporte do meu avô paterno, que por acaso ainda não apareceu, passaram-me pelas mãos muitas dezenas de processos dos anos 1922 e 1932 e muitos deles eu diria quase todos têm fotografias dos maridos das mulheres e dos filhos que vão embarcar para o Brasil e isto é outra boa notícia. Como não pode deixar de ser tenho de ser justo e dizer que foi o Confrade Mário Navarro quem pela 1ª vez me mostrou passaportes com fotos, coladas no livro de registos. Quando não estão nos livros de registos poderão estar nos processos correspondentes. Confesso que escrevo isto não só para si mas também para outros confrades e confreiras que poderão ler esta mensagem e aprender algo mais. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#275045 | PAIVAMANSO | 23 avril 2011 17:17 | In reply to: #275028

Cara Eliane, na minha modesta opinião, o Consulado terá de aceitar os factos que você conseguir provar (através das certidões de batismo, casamento e óbito), mesmo que lhes pareçam um pouco estranhos, porque felizmente irão ser vários esses documentos, que interligados entre si, construirão um puzzle perfeito e inequívoco. Contra factos não há argumentos e se todos esses documentos aparecerem nos arquivos onde os vamos procurar, você ganhará novos motivos para sorrir, porque estes casos de nomes divergentes, não costumam ser assim tão fáceis de resolver com sucesso. É claro que ainda é muito cedo para cantar vitória, vamos com calma, isto vai dar algum “trabalho” e demorar algum tempo e só no final veremos se tudo correu bem como esperamos. Estamos no caminho certo, continue a obter e guardar todos os documentos que puder. Diga as datas completas de nascimento de : Irene, Zulmira e Bernardo, e se souber, quais as freguesias em que nasceram. Confirme por favor qual a freguesia em que consta ter nascido o Fausto, que se percebi bem foi Valdujo. Esclareça qual o nome correcto, Bernardo ou Bernardino. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#275046 | rgmatos | 23 avril 2011 18:17 | In reply to: #275042

Amigo Jorge,

Peço desculpas, não me expliquei direito. O que não foi respondido é o porquê de o site do CEPESE bloquear consultas de fora de Portugal. O site não é este? http://www.cepese.pt/portal/investigacao/bases-de-dados/emigracao/res_pesq_titulares
Desde que atualizaram o site, há meses, nunca mais consegui pesquisar nada. A tela de resposta fica branca. Sem nomes ou mensagem de erro.

As outras mensagens foram respodendidas formidavelmente. Eu só tenho que te agradecer.

Agora os passaportes. Vamos por partes:

1) Existem documentos que o cidadão apresentou e deixou com a administração para retirar o passaporte; o livro de passaportes; e o bendito passaporte, que fica com o titular, naturalmente.

2) Onde e quando terminam os arquivos do CEPESE e o da UC?

3) O CEPESE não estaria a fazer um trabalho que o AUC já fez, ou vice-versa? Não haveria sobreposição?

4) Aproveitemos para exercer o restinho de machismo que nos resta. Daqui a pouco, seremos proibidos.

5) Boa Páscoa e moderação no chocolate!

Cumprimentos,

Ricardo.

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#275051 | MCNN | 23 avril 2011 19:46 | In reply to: #275046

Ricardo

O endereço mudou, experimente este

http://www.cepese.pt/portal/investigacao/bases-de-dados/emigracao/res_pesq_titulares

Desculpe não responder melhor, mas estou apenas com o telemóvel.

Um abraço

Mario César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#275052 | PAIVAMANSO | 23 avril 2011 19:59 | In reply to: #275046

Caro Ricardo, terei explicado mal mas vou tentar esclarecer; No AUC em Coimbra não existe nada relativamente ao passaporte de António Lima Ruas porque ele terá pedido o passaporte no Governo Civil de Braga e se assim tiver sido é no Arquivo Distrital de Braga que deve ser procurado o livro de registo dos passaportes e os documentos do respectivo processo. O que eu quis dizer é que no Arquivo onde estiver o Livro dos Passaportes há-de estar também o tal processo que nos diz muito mais e poderá até ter a foto dele. Reli as suas mensagens. Vejo que já descobriu o assento de batismo dele mas não o passaporte. Procure o passaporte, mas o assento de batismo já lá tem várias novas pistas interessantes. Como lhe digo, do Cepese e dos Mórmons terá de ser o amigo Mário Navarro a ajudar, pois disso nada percebo. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#275053 | rgmatos | 23 avril 2011 20:17 | In reply to: #275052

Jorge,

Pelo amor de Deus, não se preocupa com António Lima Ruas! Não se fala mais em passaporte! Vamos falar mal do FMI! Tirando os juros, o resto está tudo bem!

Eu estava brigando com o site do CEPESE, porque eles estavam me boicotando! O endereço que o amigo Mário acabou de me enviar é o mesmo que eu tinha aqui. Contudo, como num passe de mágica, o site começou a me dar informações!

O síto: http://www.cepese.pt/portal/investigacao/bases-de-dados/emigracao/res_pesq_titulares

Enfim, em 2012 eu prometo fazer uma visita ao Arquivo Distrital de Braga, pago tudo que devo e completo o que falta.

Vamos dar uma olhadinha no jogo e ver o baile que o Benfica vai dar.

Bom final de sábado e bom domingo!

Ricardo.

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#275056 | rgmatos | 23 avril 2011 20:28 | In reply to: #275051

Mario,

Contando, ninguém acredita... Eu estava nesse mesmo endereço: http://www.cepese.pt/portal/investigacao/bases-de-dados/emigracao/res_pesq_titulares

Mas utilizando seu link começou a funcionar! É mágica! Você me dá muita sorte! Está tudo resolvido, mais um vez graças a sua ajuda!

Que Deus te ilumine, realmente, você é um homem que traz a sorte!

Abraços, bom descanso e ótima Páscoa!

Ricardo.

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#275149 | eliane.barcellos | 26 avril 2011 00:16 | In reply to: #275045

Caro Jorge, esqueci-me de citar um outro documento que encontrei. Trata-se de uma "carta de chamada", onde um cunhado de meu avô autoriza a vinda deste , com a família, para sua companhia. Nesta carta ele cita o nome dos filhos que virão e afirma que todos são naturais de Valdujo, Trancoso. E segundo minha tia, todos foram registrados em Trancoso.

As datas de nascimento são as seguintes:
Irene da Conceição Reis - 20/01/1918 (casada e já falecida)
Zulmira ...... - 01/08/1920 ( casada e está viva)
Bernardino ....- 24/10/1922 ( solteiro e já falecido)
Fausto Duarte Reis - 22/10/1924 ( solteiro e está vivo) dele tenho a xeróx da certidão de nascimento, onde consta que nasceu em Valdujo.

Minha avó, Maria Justina nasceu em 20/01/1888.
Meu avô , Francisco Duarte Reis nasceu em 11/12/1889.

Meus cumprimentos, Eliane.

Reply

Direct link:

Registro de nascimento/baptismo

#275271 | rollo1976 | 27 avril 2011 15:56 | In reply to: #271599

Boa tarde,

gostaria da vossa ajuda para descobrir mais informações sobre o meu bisavô, que nasceu em Seixo de Mira, em 05-06-1855. Como posso obter a sua certidão de nascimento?

O nome dele é Manoel de Almeida Rolo (Rollo)

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#275324 | apa50 | 28 avril 2011 03:49 | In reply to: #275271

Caro rollo1976,

Informo que esta sua mensagem foi direcionada à minha caixa de e-mail e como eu não me sinto em condições de ajudá-lo espero que alguém possa fazê-lo.

Atualmente estou fazendo pesquisas, com a ajuda de pessoas deste forum, sobre minha bisavó paterna e sua família que também nasceu em Seixo, freguesia de Mira. Espero que você tenha sucesso em suas buscas.

Sugiro que você abra um novo tópico para tratar do assunto de seu bisavô visto que este, aberto pelo Marcelo Silas, já tem tantos assuntos diversos que as suas mensagens poderão ficar perdidas, sem respostas e você não terá as devidas orientações.

Abraços,
Sonia

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#277184 | eliane.barcellos | 28 mai 2011 00:02 | In reply to: #275045

Caro Jorge, após muito tempo de hesitação resolvi pedir a sua ajuda para conseguir as certidões de nascimento de meu pai e tios, aí na Concervatória de Trancoso. Sei que isso envolve custos e óbviamente me reponsabilizarei pelos mesmos.Só não sei como viabilizar isso. Se puder me dar uma dica...

Fora isso, fiquei um pouco preocupada com andamento deste tópico, pois já faz um mês que ninguém posta nada aqui.
Espero que todos estejam bem!!!

Boa Noite! Eliane.

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#277260 | PAIVAMANSO | 29 mai 2011 12:25 | In reply to: #277184

Cara Eliane, por várias razões, parei com as minhas tentativas de ajudas aqui no fórum. Muito me custa ter deixado a meio vários assuntos, deixado sem resposta algumas pessoas e por isso perdi mais uma mão cheia de amigos/as. Espero que outros confrades, mais competentes do que eu, me ajudem e resolvam o que eu não soube fazer. Infelizmente a alegria a ilusão e a esperança não duram toda a vida. O futuro é uma mentira inventada pelas companhias de seguros. Talvez volte um dia destes, para continuar a aprender com todos. Não creio que faça falta seja a quem for, mas em todo o caso deixo aqui o meu endereço de email, em jeito de agradecimento e pedido de desculpas, especialmente a quem não consegui ajudar coisa que se visse. Cumprimentos. Jorge Santos. paivamansoebelisariopimenta@gmail.com

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#277486 | eliane.barcellos | 02 juin 2011 00:53 | In reply to: #277260

Caro Jorge , enviei uma mensagem para teu email , mas somente hoje descobri que houve um erro ao enviá-lo. Por isso o transcrevo aqui e, sinceramente, espero que estjas bem!

Caro Jorge,

Me desculpa a ousadia em te escrever , mas senti uma certa tristeza e amargura nas suas palavras.
Penso que você tem sido de grande ajuda a muitos naquele forum. Não te julgues tão sem importância assim.
Independente disso, gostaria de te enviar uma mensagem de solidariedade. Apesar de não nos conhecermos pessoalmente, habitamos todos o mesmo mundo e partilhamos a mesma natureza, por isso somos capazer de entender uns aos outros ( ou, pelo menos, deveria ser deste modo...) !
Não sei se estás passando por alguma dificuldade, seja de que natureza for, mas espero que voltes a ter ilusões e esperanças e também muitas alegrias!

Uma boa semana!

Eliane.

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#277492 | MCNN | 02 juin 2011 01:25 | In reply to: #277184

Cara Eliane

Em face da indisponibilidade temporária do amigo Jorge Santos, caso esteja interessada em que eu peça os assentos de baptismo do seu pai e tios, contacte-me por favor para

marioc.navarro@gmail.com

Cumprimentos


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#285571 | PAIVAMANSO | 25 août 2011 00:37 | In reply to: #277492

Caro Mário Navarro, quando em Março tive de "abandonar" o fórum infelizmente deixei algumas pessoas á espera........... Vejo agora que a Eliane foi uma delas e só espero que via email ela lhe tenha pedido ajuda. Quero pedir desculpa á Eliane e gostaria de saber se o caso dela teve um final feliz ou continua em fase de pesquisa. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#285585 | MCNN | 25 août 2011 07:12 | In reply to: #285571

Amigo Jorge Santos

O caso da amiga Eliane Barcellos teve um final feliz.

Um abraço


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#285593 | PAIVAMANSO | 25 août 2011 10:36 | In reply to: #285585

Caro Amigo Mário Navarro, já nem sei o que dizer para lhe agradecer. Receba um grande abraço deste seu humilde aluno. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#288142 | PAIVAMANSO | 29 sept. 2011 03:11 | In reply to: #275149

Cara Eliane, creio que 2 ou 3 dias depois desta sua última mensagem, por várias razões tive de abandonar durante várias semanas este fórum e vejo agora que o seu assunto foi um daqueles que ficou por resolver. Não sei se a Eliane já conseguiu a solução. Também não sei se, caso ainda precise da minha ajuda, eu consiga ser totalmente eficaz. Embora seja assustador o número de tópicos que por uma razão ou por outra ainda não desisti de tentar ajudar, e por isso preciso reduzir ao máximo tanto assunto e tanta preocupação, peço-lhe que me informe se ainda acredita que eu lhe possa ser útil. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#288323 | eliane.barcellos | 01 oct. 2011 18:27 | In reply to: #288142

Olá Jorge,
Agradeço sua preocupação. Por um lado, tive sucesso na solução do meu problema. Graças a ajuda do Mário que enviou-me , por email, todas as certidões de que precisava. Mas para dar entrada ao pedido de nacionalidade portuguesa teria que fazer várias retificações, pois há divergências de nomes, tanto de meu pai como do meu avô. Ainda tenho dúvidas se quero fazer isso, pois são muitos documentos a srem retificados.
Mas aconteceu um outro fato que me fez recorrer ao generoso Mário. Meu tio Fausto faleceu em junho passado e minha tia ,irmã dele, iniciou um processo para ser beneficiária de sua aposentadoria , já que ele deixou expressa esta vontade ainda em vida , quando se aposentou. Os dois nunca se casaram e não possuem descendentes diretos. Um dos documentos exigidos para dar entrada ao processo é uma certidão de nascimento original do meu tio com a averbação do óbito. Já pedi tal averbação pelo Consulado de Portugal em São Paulo, mas para que a certidão tenha validade aqui no Brasil esta tem que ser reconhecida pelo Consulado Brasileiro aí em Portugal. Como não tenho parentes( pelo menos que eu saiba) ou outros contatos em Portugal, decidi pedir ajuda ao Mário. Talvez você também possa me ajudar. Andei pesquisando no Consulado do Brasil em Lisboa e existe um modo da cobrança deste serviço ser feita aqui.
Confesso que fico preocupada com a questão dos custos , pois fico constrangida de pedir este favor sabendo que envolve custos e gostaria muito que , se for possível me ajudar, me informasse um modo de ressarcí-los.
Caro Jorge, podendo ou não auxiliar-me, fico bastante grata pela solidariedade, tanto a vc como ao Mário e confesso que admira-me muito pessoas como vocês: dispostas a judar pessoas desconhecidas ! Fatos assim reavivam em nós a esperança na humanidade!
Muito obrigada ,Eliane.

Reply

Direct link:

RE: Registro de nascimento/baptismo

#288346 | PAIVAMANSO | 02 oct. 2011 00:49 | In reply to: #288323

Cara Eliane, o confrade Mário Navarro é de facto uma das pessoas que mais admiro aqui no fórum. Além das ajudas que ele já deu a muita gente, foi graças a ele que em vários tópicos onde eu tentei ajudar, lhe pedi ajuda e ele encontrou a solução. O facto de ele lhe ter enviado por email todas as certidões que a Eliane precisava demonstra bem que não estou a exagerar. Quanto á segunda parte da sua mensagem; A certidão que tem de ser validada pelo Consulado Brasileiro em Portugal, duvido que o Mário Navarro precise da minha colaboração, mas vou fazer um email para ele, oferecendo ajuda caso ele queira. Confesso que nunca tratei um assunto desses. Cumprimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 18 juin 2024, 22:47

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen