Ajua ADVC - Brig. José Fernandes Pinto Alpoim

This topic is classified in rooms: Pessoas

Ajua ADVC - Brig. José Fernandes Pinto Alpoim

#273206 | João Mamed | 23 mars 2011 10:12

Solicito a ajuda para o seguinte:

José Fernandes Pinto Alpoim filho de Vasco Fernandes de Lima e ? nasceu em Viana em 14/7/1700,
não sei se foi em Santa Mª. Maior ou em Monserrate, gostava de saber como se chamava a mãe, sendo certo que ele era neto do Sargento-mór Eng. Manuel Pinto de Vila lobos, que inclusivé foi seu padrinho de baptismo.

Obrigado pela V. atenção

Meus cumprimentos

joão mamede

Reply

Direct link:

RE: Ajua ADVC - Brig. José Fernandes Pinto Alpoim

#276681 | Arthur Martins | 19 mai 2011 13:59 | In reply to: #273206

Prezado Joao Mamed,
Aqui no Brasil temos que a mãe do Brigadeiro Alpoim se chamava Revocata Pinto Alpoim e mais:
Alpoim casou-se com Maria Maior de Brito Cordeiro ou Cordeiro de Brito (filha de Antonio Fernandes, natural de Vila Mau, e de Maria de Brito, natural de Viana do Castelo), que faleceu em 02.07.1747, em Viana do Castelo, e da qual se separou quando de sua vinda para o Brasil, em 1739. Morreu em 07.01.1765 como “Brigadeiro dos Exércitos de Sua Majestade” e está enterrado na Igreja de N. S. do Desterro, na Lapa, RJ. Teve pelo menos dois filhos e duas filhas, entre os quais: Vasco Fernandes Pinto Alpoim, natural de Viana do Castelo (segundo fé de ofícios datada de 10 de março de 1755), que morreu tenente-coronel no naufrágio de uma embarcação em viagem da Colônia do Sacramento para o Rio de Janeiro; e José Fernandes Pinto Alpoim [Filho], militar como o pai.
Meus cumprimentos,
Marcos Martins

Reply

Direct link:

RE: Ajua ADVC - Brig. José Fernandes Pinto Alpoim

#276745 | João Mamed | 20 mai 2011 13:22 | In reply to: #276681

Caro Marcos Martins

Muito obrigado pela sua resposta.
A sua informação vai-me ser muito util.

Cpts.
joão mamede

Reply

Direct link:

RE: Ajua ADVC - Brig. José Fernandes Pinto Alpoim

#276750 | aguerreiro | 20 mai 2011 13:42 | In reply to: #276745

Caros Confrades
Penso que o brigadeiro era natural da Quinta de Nossa Senhora da Estrela em Santa Marta de Portuzelo, alguém puderá confirmar? Obrigado
Aguerreiro

Reply

Direct link:

RE: Ajua ADVC - Brig. José Fernandes Pinto Alpoim

#278010 | f4b2 | 08 juin 2011 16:28 | In reply to: #273206

Caro João Mamede

Deixo-lhe este nome:

- JOÃO ANTÓNIO PINTO d' ALPOIM - Tenente do Regimento de Infantaria N.16 em 8 de Março de 1822,teve uma licença de 120 dias para convalescer de moléstia em ares Patrios.

Os melhores cumprimentos

João Barroca

Reply

Direct link:

RE: Ajua ADVC - Brig. José Fernandes Pinto Alpoim

#278050 | João Mamed | 08 juin 2011 20:37 | In reply to: #278010

Obrigado João Barroca

Cpts.
joão mamede

Reply

Direct link:

RE: Ajua ADVC - Brig. José Fernandes Pinto Alpoim

#278466 | Casimiro | 13 juin 2011 19:15 | In reply to: #278050

Caro João Mamede,
Não sei se ainda vai a tempo, mas aqui fica:
Joseph, filho de Vasco Fernandes, Ajudante de Artilharia e de Revocata Pinto, moradores na Rua das Rosas, freguesia de Monserrate, Viana, nasceu a 14 de Julho de 1700 e foi baptizado a 19. Padrinhos: Manuel Pinto Villa Lobos, Sargento-maior de Artilharia e s/ mulher D. Maria Sanches, desta paróquia.
Cumprimentos,
Casimiro Puga

Reply

Direct link:

RE: Ajua ADVC - Brig. José Fernandes Pinto Alpoim

#278473 | João Mamed | 13 juin 2011 20:13 | In reply to: #278466

Caro Casimiro Puga

Vem muito a tempo obrigado. Se por acaso tropeçar no casamento do casal Vasco / Revocata avise.

Um abraço
joão mamede

Reply

Direct link:

RE: Ajua ADVC - Brig. José Fernandes Pinto Alpoim

#283901 | Arthur Martins | 04 août 2011 23:05 | In reply to: #278473

Caros Confrades,
Gostava de saber como o Brigadeiro "herdou" o sobrenome Alpoim. Não me parece que a origem seja materna. Por outro lado, os antepassados de Vasco Fernandes de Lima são por mim desconhecidos.
No título Alpuins do Nobiliário de Familias de Portugal. de Filgueiras Gaio, se relaciona o casamento de Leonardo de Alpoim com Ines Caminha da Fonseca cuja filha, Catarina de Alpoim, se casou em 05.11.1601 na Matriz de Viana do Castelo com D. Francisco de Lima. Do citado consórcio nasceu D. Alvaro de Lima, que foi baptizado em 22.08.1602. Poderia haver algum vínculo com o nosso Vasco?
Meus cumprimentos,
Arthur Haenel

Reply

Direct link:

RE: Ajua ADVC - Brig. José Fernandes Pinto Alpoim

#288147 | João Mamed | 29 sept. 2011 07:46 | In reply to: #278466

Caro Casimiro Puga
Mais uma vez peço-lhe a sua ajuda.

Em 21/9/1704 em Monserrate uma filha de Manuel Pinto de Vilalobos e de sua mulher D. Maria Sanches da Costa casou com o Cap. Manuel Soares de Castro filho de Domingos Lopes Moreira e de Águeda de Aguiar.

Gostava de saber o nome dessa filha.

Obrigado pela sua atenção.

Cpts.
joão mamede

Reply

Direct link:

RE: Ajua ADVC - Brig. José Fernandes Pinto Alpoim

#288259 | Casimiro | 30 sept. 2011 18:16 | In reply to: #288147

Caro João Mamede,
O nome que está no assento é "Catarina Maria de Villas Boas". À margem, os dois nomes são: Manuel Soares da Cruz (e não Castro e no assento também está Cruz) e Catarina Maria de Villa Lobos, filha do Tenente-General Manuel Pinto Villa Lobos e de D. Maria Sanches da Costa.
Espero ter ajudado, disponha,
Casimiro Puga

Reply

Direct link:

RE: Ajua ADVC - Brig. José Fernandes Pinto Alpoim

#288268 | João Mamed | 30 sept. 2011 19:57 | In reply to: #288259

Caro Casimiro Puga

Ajudou e de que maneira.

Mais uma vez, muito obrigado.

1ab
joão mamede

Reply

Direct link:

Ajua ADVC - Brig. José Fernandes Pinto Alpoim

#434678 | Giomesquita | 25 juin 2021 21:43 | In reply to: #276681

Caros, estou escrevendo sobre eventos ocorridos no período da abdicação de D. Pedro I no Brasil em 1831. Nesse episódio encontro dois Alpoim. O primeiro é o chefe da Guarda de Polícia chamado Major Francisco José dos Reis Alpoim. O segundo, pelo qual tenho mais interesse, é José Luis dos Reis Alpoim. Tenho informação que esse, segundo, seria filho ou neto de José Fernandes Pinto Alpoim. Gostaria de saber qual é o grau de parentesco dos dois e qualquer informação possível sobre o segundo. saudações

Reply

Direct link:

Ajua ADVC - Brig. José Fernandes Pinto Alpoim

#434680 | Giomesquita | 25 juin 2021 21:50 | In reply to: #276681

Caro,
um desses filhos não seria Luis José dos Reis Alpoim?

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 21 juin 2024, 11:57

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen