Santa Senhorinha de Basto

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Regiões

Santa Senhorinha de Basto

#275382 | seabraemilia | 28 avril 2011 21:39

Caros Confrades e Ilustres Professores.

Já descobri quem eram os pais e os avós do meu tetravô,nascido em Braga e que foi abade da Refontoura , Manuel de Barros da Costa (1650-1720). O que preciso saber agora é as suas datas de nascimento e óbito. O pai Simão de Barros era filho de António Lopes e Senhorinha de Barros e viviam em Sta Senhorinha de Basto. A mãe era Faustina da Costa.

Mais uma vez peço a vossa ajuda e ensinamentos para encontrar estas pessoas. Todas as achegas são bem-vindas.
Muito Obrigada a todos, desde já

Maria Emília Seabra

Reply

Direct link:

RE: Santa Senhorinha de Basto

#275417 | ruifaria3 | 29 avril 2011 15:28 | In reply to: #275382

Cara Maria Emília Seabra

Vejo que conseguiu descobrir a ascendência do abade Manuel Barros da Costa. Seria possível indicar-me em que documento? Sempre foram as cartas de FSO da TT que lhe indiquei, ou outra documentação? Poderia partilhar os dados que obteve? Lembro apenas que, para traçar a ascendência, além da freguesia, os lugares ou fazendas de nascimento são um dado muito importante. O meu e-mail: arcucio@clix.pt
Antecipadamente agradecido,
Rui Faria

Reply

Direct link:

RE: Santa Senhorinha de Basto

#275576 | seabraemilia | 02 mai 2011 17:56 | In reply to: #275417

Caros Confrades

Volto a renovar o pedido de ajuda em Cabeceiras de Basto para encontrar Simão de Barros que era filho de António Lopes e Senhorinha de Barros e viviam em Sta Senhorinha de Basto. . Simão de Barros era casado com Faustina da Costa e eram pais de Manuel de Barros da Costa (1650-1720), abade de S. Cipriano da Refontoura, Felgueiras e nascido em S. João do Souto, Braga.
Agradeço todas as informações que me possam facultar.
Atentamente

Maria Emília Seabra

Ps: Espero que o Sr Rui Faria tenha visto a resposta que lhe enviei directamente para o seu email, mas volto a agradecer-lhe todo o cuidado e ensinamentos preciosos.

Reply

Direct link:

RE: Santa Senhorinha de Basto

#275589 | NISGM | 02 mai 2011 21:22 | In reply to: #275576

Cara Maria Emília Seabra,

Já visitou o link
https://www.familysearch.org/search/collection/show#uri=http://hr-search-api:8080/searchapi/search/collection/1850164

onde está a maioria significativa dos livros de assentos do distrito de Braga?

Atentamente, nuno de m.

Reply

Direct link:

RE: Santa Senhorinha de Basto

#275641 | ruifaria3 | 03 mai 2011 21:56 | In reply to: #275576

Cara Sr.a Maria Emília Seabra,

É com agrado que a auxílio na busca da sua ascendência. Infelizmente a resposta que diz ter-me enviado, ainda mão chegou ao meu e-mail, provavelmente um daqueles problemas informáticos que nem os técnicos sabem precisar, mas acontece...
É sempre complicado arrogarmo-nos “donos” de uma dedução genealógica. Certamente muitas centenas a partilham consigo e na esperança de um desses descendentes ouvir o seu pedido, seguem mais algumas achegas.
Sem ter conhecimento dos locais de origem destes seus últimos ascendentes, parti para uma pesquisa na diagonal dos paroquiais consultáveis na página aqui deixada por NISGM. Mantendo algumas reservas em virtude da ausência de outros documentos que confirmem ou desmintam as referências dos paroquiais, deixo-lhe as conclusões preliminares dessa minha pesquisa.
Em São João do Souto (Misto 9, Paroquial n.º 127, fl. 52 v, n.º 1) a 25-Out-1648 encontramos o casamento de Simão de Barros, alfaiate, morador no Campo da Vinha, natural de Santa Senhorinha de Basto filho de António Lopes e de Senhorinha de Barros da Devesa, já defuntos, com Faustina da Costa, filha de André António, defunto, e de sua mulher Joana da Costa, viúva moradora na Rua de Januas (?) da freguesia de São João do Souto.
Partimos então para a análise dos paroquiais de Santa Senhorinha. Dois dados foram fundamentais para orientar a nossa pesquisa, por um lado os nomes e apelidos, por outro, o lugar da Devesa. Porém, um outro dado chamou a nossa atenção neste registo de casamento. António Lopes e Senhorinha de Barros não são nomeados como marido e mulher o que poderá subentender que Simão seja fruto de uma relação espúria.
A pesquisa dos casamentos e baptizados em Santa Senhorinha parece vir reforçar esta hipótese, uma vez que não encontramos nenhum casamento ou baptismo com a conjugação de nomes António Lopes e Senhorinha de Barros. Posto isto, centramos a atenção nos ilegítimos e assim, à fl. 52, n.º 3, encontramos o seguinte baptismo: A 11 de Outubro de 1627, baptizei Simão, filho de Senhorinha, solteira, filha de João Gonçalves da Devesa, foram padrinhos Simão Dias Ribeiro d’Ocela (?). Por este período residiam em Santa Senhorinha pelo menos dois indivíduos com o nome de António Lopes, porém apenas um deles residia no lugar da Devesa.
A 18-Jan-1626 casou António Lopes, filho de António Lopes da freguesia de Rio do Douro, e de Isabel dastoucada (?) com Ana de Barros filha legítima de João Gonçalves da Devesa de Goim e de sua mulher Catarina Martins. Esta última irmã de Senhorinha de Baros.
Eis o cenário familiar que se compõe perante os dados: António Lopes manteve uma relação carnal com sua cunhada Senhorinha de Barros da qual nasceu Simão de Barros alfaiate, pai do abade Manuel da Costa de Barros e do padre António Lopes da Costa.
Ressalvo uma vez mais a possibilidade deste cenário poder ter outros contornos uma vez que a minha pesquisa não foi exaustiva.
Um abraço
Rui Faria

Reply

Direct link:

RE: Santa Senhorinha de Basto

#275669 | JAVSO | 04 mai 2011 04:44 | In reply to: #275641

Caro Rui Faria

Em vez de d' Ocela não será d´Olela?

Um abraço sempre reconhecido

José Alfredo

Reply

Direct link:

RE: Santa Senhorinha de Basto

#275675 | ruifaria3 | 04 mai 2011 10:15 | In reply to: #275669

Caro José Alfredo,
Tomo por certa a sua achega, que muito agradeço.
Um abraço sempre reconhecido.
Rui Faria

Reply

Direct link:

RE: Santa Senhorinha de Basto

#275686 | seabraemilia | 04 mai 2011 14:49 | In reply to: #275669

Caro Confrade Sr José Alfredo

Obrigada pela sua achega. O que o levou a pensar em Olela em vez de Ocela? É algum nome de família ou de lugar conhecidos?
Com os meus cumprimentos

Maria Emília Seabra

Reply

Direct link:

RE: Santa Senhorinha de Basto

#275689 | seabraemilia | 04 mai 2011 14:59 | In reply to: #275641

Caro Confrade, Sr Rui Faria

Uma vez que não recebeu o meu email vou responder-lhe mesmo aqui no forum.
Realmente encontrei os pais do Abade seguindo as suas instruções. Pedi à torre do tombo o documento de habilitação para familiar do Sto ofício e nele constavam os nomes dos pais e avós maternos e paternos.
Fiquei convencida de que seria ele porque já tinha encontrado a certidão de baptismo em Braga> São João do Souto> São João imagem 111, a 2ª da página da esquerda - Baptismos 1566-1677 e os pais coincidiam.

Sobre esta sua última pesquisa nem sei como lhe agradecer. Tem sido um amigo e óptimo professor! Muito e muito obrigada. Vou procurar todas essas certidões.
Os meus melhores cumprimentos

Maria Emília Seabra

Reply

Direct link:

RE: Santa Senhorinha de Basto

#275697 | JAVSO | 04 mai 2011 16:40 | In reply to: #275689

Cara Maria Emília Seabra

Tenho ascendência em Santa Senhorinha e ontem, por mero acaso, tinha estado a ver uns paroquias dessa freguesia, aparecendo, com certa frequência o lugar de Olela. O outro não conheço.

Peço desculpa ao Rui Faria pela correcção, pois que nem aos calcanhares dele chego nestas andanças. É um genealogista nato, a quem muito devo. Admiro a sua permanente vontade de ajudar, transmitindo tudo o que vai apurando. Além de ser um homem cuidadoso, metódico e sério, o que nos dá sempre a garantia da veracidade do que nos transmite.

Fico feliz por ir encontrando bastante genealogistas como ele.

Melhores cumprimentos,

José Alfredo

Reply

Direct link:

RE: Santa Senhorinha de Basto

#275701 | seabraemilia | 04 mai 2011 17:15 | In reply to: #275697

Caro Confrade, Sr José Alfredo:

Obrigada por me esclarecer sobre o lugar de Olela. Como consegue aceder aos paroquiais de Santa Senhorinha?
Eu entro em https://www.familysearch.org/search/image/show#uri=https%3A//api.familysearch.org/records/collection/1850164/waypoints , escolho braga--> Celorico de Basto---> Basto e fico sempre indecisa entre Sta Tecla e São Clemente.

Há outro modo de chegar lá?
Quanto aos elogios que faz ao Sr Rui Faria, eu subscrevo-os integralmente. Tenho aprendido imenso com ele e recebido muito da sua pesquisa perseverante.
Os meus melhores cumprimentos

Maria Emília Seabra

Reply

Direct link:

RE: Santa Senhorinha de Basto

#275702 | valboa | 04 mai 2011 17:23 | In reply to: #275701

Caro José Alfredo
Olela é um lugar que fica entre entre Santa Senhorinha e Cabeceiras, junto á estrada.
Só para localização exacta.
Um abraço para ti.
Jorge Albuqerque da Quinta

Reply

Direct link:

RE: Santa Senhorinha de Basto

#275728 | JAVSO | 04 mai 2011 21:22 | In reply to: #275702

Olá Jorge

Muito obrigado.

Um grande abraço,

José Alfredo

Reply

Direct link:

RE: Santa Senhorinha de Basto

#275729 | JAVSO | 04 mai 2011 21:24 | In reply to: #275701

Cara Maria Emília Seabra

Deverá escolher Braga, Cabeceiras de Basto, Basto e, finalmente, Santa Senhorinha.

Melhores cumprimentos,

José Alfredo

Reply

Direct link:

RE: Santa Senhorinha de Basto

#275758 | ruifaria3 | 05 mai 2011 00:27 | In reply to: #275697

Caro confrade e amigo José Alfredo,

Não tem que se desculpar. Estou aqui para ser corrigido. O trabalho de pesquisa que tem realizado em torno da sua ascendência nas terras de Basto é deveras admirável e habilitam-no a isso e a muito mais! Falo com conhecimento de causa, pois já usufrui de interessantes dados que gentilmente partilhou comigo. Tenho certeza absoluta que todos ganhamos com a sua participação.
Um abraço reconhecido,
Rui Faria

Reply

Direct link:

RE: Santa Senhorinha de Basto

#275787 | seabraemilia | 05 mai 2011 15:19 | In reply to: #275729

Obrigada, Caro Confrade josé Alfredo. O problema é que no familysearch não está Sta Senhorinha. Será que posso entrar em Cabeceiras de Basto pelo etombo?

Os meus mais sinceros agradecimentos
Maria Emília Seabra

Reply

Direct link:

RE: Santa Senhorinha de Basto

#275790 | seabraemilia | 05 mai 2011 15:48 | In reply to: #275589

Caro Confrade Nuno de M:

Muito obrigada por este link que já me permitiu encontrar alguns familiares em Braga. Não consigo através dele aceder a Santa Senhorinha de Basto. Entro em Cabeceiras de Basto-->Basto---> e como freguesias só aparece Sta Tecla e São clemente. Não sei como poderei chegar a Sta senhorinha.
Se souber, agradeço muito que me informe.
Atentamente,
Maria emília seabra

Reply

Direct link:

RE: Santa Senhorinha de Basto

#275795 | NISGM | 05 mai 2011 16:33 | In reply to: #275790

O que se passa é que procurou em Celorico e não em Cabeceiras. Se Clicar em Basto de Cabeceiras dá com Santa Senhorinha.

https://www.familysearch.org/search/image/show#uri=https%3A//api.familysearch.org/records/waypoint/8110645

Atentamente, nuno de m.

Reply

Direct link:

RE: Santa Senhorinha de Basto

#275806 | JAVSO | 05 mai 2011 17:31 | In reply to: #275787

Cara Maria Emília Seabra

Os passos a dar são:
1º - Braga; 2º Cabeceiras de Basto; 3º Basto; 4º Santa Senhorinha.

Cumprimentos,

José Alfredo

Reply

Direct link:

RE: Santa Senhorinha de Basto

#275846 | seabraemilia | 06 mai 2011 10:21 | In reply to: #275795

Caro Confrade Nuno de M

Foi isso mesmo! Estava convencida que era Celorico. Vou já ver em Cabeceiras. Muitíssimo obrigada.
Com os meus melhores cumprimentos,

Maria Emília seabra

Reply

Direct link:

RE: Santa Senhorinha de Basto

#275848 | seabraemilia | 06 mai 2011 10:26 | In reply to: #275806

Caro Confrade, José Alfredo:

Muito obrigada. Eu entrava em Celorico e não em Cabeceiras e nunca encontrava, como é óbvio!
Os meus melhores cumprimentos
Maria Emília Seabra

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 25 juin 2024, 02:24

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen