Ascendentes de Domingos Gago Nobre (Capitao)

This topic is classified in rooms: Pessoas

Ascendentes de Domingos Gago Nobre (Capitao)

#277377 | mfigueira | 31 mai 2011 16:55

Boa tarde,
Gostaria saber se alguem me pode ajudar a obter informaçao dos ascendentes de Domingos Gago Nobre (Capitao), filho de Pedro Pacheco Pires (Major) e de Maria Joaquina.
Foi Batisado na Parrochia Igreja de Moncarapaxo, no Algarve, e teve pelo menos um filho, chamado Francisco Gago Nobre Pacheco Pires nascido em 1822.
Cumprimentos. Miguel Pacheco Figueira

Reply

Direct link:

RE: Ascendentes de Domingos Gago Nobre (Capitao)

#278143 | mfigueira | 10 juin 2011 12:31 | In reply to: #277377

Boa tarde,
Gostaria saber se alguem me pode ajudar a obter informaçao dos ascendentes de Domingos Gago Nobre (Capitao), filho de Pedro Pacheco Pires (Major) e de Maria Joaquina.
Foi Batisado na Parrochia Igreja de Moncarapaxo, no Algarve, e teve pelo menos um filho, chamado Francisco Gago Nobre Pacheco Pires nascido em 1822.
Cumprimentos. Miguel Pacheco Figueira

Reply

Direct link:

RE: Ascendentes de Domingos Gago Nobre (Capitao)

#278301 | josécyr | 11 juin 2011 17:56 | In reply to: #278143

Caro Mfigueira,
Pedro Pacheco Pires de Mendonça, casou em Moncarapacho, a 26.04.1779, com Maria Joaquina Rosa da Conceição. Ele filho de Pedro Pacheco Pires e de Maria de Oliveira, neto paterno de Pedro Pacheco Pires de Mendonça e de Margarida lopes e neto materno de António de Oliveira Nobre e de Simoa Soares Nobre.
Ela, Maria Joaquina, era filha de Domingos Gago Nobre e de Catarina Maria de São José, neta paterna de Domingos Gago Nobre e de Catarina Dias, da Freguesia de São Brás de Alportel e neta materna de Bartolomeu Afonso Simões e de Joana Nobre do Alvido, estes todos de Moncarapacho, sem X.
O casal acima referido foram pais de facto de Domingos Gago Nobre, no entanto faço notar que Pedro Pacheco Pires de Mendonça, casou pela 2.ª vez, em 17.12.1814, em Moncarapacho, com uma Joaquina Teresa de Jesus, filha de de António Álvares e de Maria de Jesus, ele de Moncarapacho e ela de Estoi.
Desconhecia esse filho a que chama Francisco Gago Nobre Pacheco Pires e não tenho na minha base de dados o casamento do Domingos Gago Nobre, que julgo ter casado com Maria das Dores, de Santo Estevão de Tavira(?) após 1812.
Desta gente tenho muito mais ascendentes uma vez que temos vários antepassados em comúm.
Cumprimentos,
José C. Cabecinha

Reply

Direct link:

RE: Ascendentes de Domingos Gago Nobre (Capitao)

#278429 | mfigueira | 13 juin 2011 13:12 | In reply to: #278301

Caro José Cabecinha,

Agradeço muitíssimo a sua informação, pois foi de grande ajuda para dar mais um passo na construção deste grande “puzzle”.

Os dados que me enviou correspondem com a informação que tenho em meu poder, no entanto andava algo perdido dado que meu avô deixou-me nos seus apontamentos o nome de Pedro Pacheco Pires (sem mencionar “de Mendonça”) e a falta do nome completo criou-me muitas duvidas.

Os avós paternos de Maria Joaquina, Domingos Gago Nobre e de Catarina Dias, são ambos da Freguesia de São Brás de Alportel?

Os avós maternos de Maria Joaquina, Bartolomeu Afonso Simões e Joana Nobre do Alvido, são ambos de Moncarapacho?

Posso enviar-lhe uma copia da Certidão de Batismo de Francisco Gago Nobre Pacheco Pires, onde constam detalhes interessantes. Por exemplo, que assistiu ao Batizado o capitão Leonardo Palermo de Faria, que participou ativamente na luta contra os Franceses em 1808.
O documento confirma que Domingos Gago Nobre casou com Maria das Dores. No entanto não sei em que ano se casou nem onde se casou.

Não sei se Francisco Gago Nobre Pacheco Pires teve irmãos ou irmãs. Nem sei com quem se casou.

Sei que teve uma filha chamada Maria das Dores Pacheco de Souza que casou com José Crispim de Souza (comZ). Viveram em Faro perto da Sé. Tiveram uma filha chamada Ludovina Cândida Pacheco de Souza Figueira que se casou com Joaquim da Silva Figueira. Também eles viveram em Faro perto da Sé.
Estes tiveram um filho y uma filha: José de Souza Figueira, que também assinava como José Pacheco de Souza Figueira e Maria Graciette Figueira Sancho.

Se tiver interesse no certificado diga-me para que direçao de e-mail o devo enviar dado que nao creio que seja possievl a través desta página.

Eu estou interessado em ampliar tanto a arvore da família assim como também em obter informação de valor histórico ou acontecimentos curiosos relacionados com esta rama da família. Ficaria pois muito agradecido se poder facilitar informação de interesse em linha com o anterior.

Eu não tenho inconveniente em pôr a sua disposição a informação de que disponho até a data, que embora não seja muita espero que lhe seja útil.

Gostaria de ampliar esta troca de informação mas quero desde já agradecer-lhe o seu tempo e interesse.

Cumprimentos,

Miguel Pacheco Figueira

Reply

Direct link:

RE: Ascendentes de Domingos Gago Nobre (Capitao)

#278437 | josécyr | 13 juin 2011 15:32 | In reply to: #278429

Caro Miguel Figueira,
Terei muito gosto em partilhar consigo a informação que detenho. Se desejar mandar-me o seu e-mail, aqui vai o meu: jcabec@hotmail.com.
Quando tiver o seu e-mail mandarei o que tenho sobre esta gente, que tem ascendentes comuns comigo. De qualquer modo, o que lhe mandar e se lhe for possível, vá confirmando pelos documentos da época, pois podem haver erros meus.
Cumprimentos,
José C. Cabecinha

Reply

Direct link:

RE: Ascendentes de Domingos Gago Nobre (Capitao)

#278455 | mfigueira | 13 juin 2011 17:25 | In reply to: #278437

Caro José Cabecinha,

O meu e-mail é migfigueira@gmail.com

Em breve envio-lhe por e-mail a certidao que lhe comentei esta manha porque poderá ser do seu interesse.

Em qualquer caso espero que leia a dita certidao para depois poder fazer-me alguma pregunta mais em concreto em relaçao com os nossos ascendentes comuns.

Melhores cumprimentos,

Miguel Pacheco Figueira

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 25 juin 2024, 19:28

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen