Família Ribeiro

This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Regiões

Família Ribeiro

#278046 | Gennison | 08 juin 2011 20:17

Boa Tarde caros amigos (as) genealogistas.

Gostaria primeiramente dizer meu imenso prazer em poder entrar em contato com pessoas que desfrutem do mesmo hobby que adquiri nos últimos meses, desde que iniciei uma pesquisa para encontrar o assento de nascimento de meu bisavô Manuel Ribeiro no lugar de Fermentões,freguesia de paços, concelho de sabrosa, distrito de Vila Real, para entrada do processo de cidadania portuguesa, uma vez que sua filha (minha avó), ainda é viva com vigorosos 86 anos de idade.
O mais fantástico de tudo é que encontrei sozinho o assento, simplesmente procurando com as informações que tinha, foi difícil no início, pois encontrei dificuldades, uma vez que a informação que tinha era de fermentões em Tras-os-Montes, e acabei me desviando, pois não há freguesias em Tras-os-Montes, com o nome de fermentões, há freguesia de fermentões em Guimarães, então apanhei até descobrir que havia o lugar de fermentões em tras-os-montes.
Resumindo, fiquei apaixonado por genealogia, e também estou montando uma árvore genealógica, que conta com indivíduos de diversos países da europa.
Bem, estou querendo fazer agora uma ligação com dados que encontrei até o momento na lihnagem de Manuel Ribeiro, que se referem na seguinte ordem:

Primeira geração:

Manoel Ribeiro
Nascimento: 27/10/1901
Lugar: Fermentões
Freguesia: Paços
Concelho: Sabrosa
Distrito: Vila Real
Pai: José Ribeiro
Mãe: Helena De Jesus
Avó Paterna: Maria de Jesus
Avó Materna: Maria do Carmo

Na Segunda Geração é que começa a busca, pois através de Maria de Jesus e Maria do Carmo, consegui via FamilySearch, encontrar um registro da seguinte forma:

Jozé Ribeiro
Nascimento: 20/04/1868 e batismo em 28/04/1868
Lugar: Povolide, São Pedro
Concelho: Viseu
Distrito: Viseu
Pai: Manoel Ribeiro
Mãe: Maria de Jesus

Sua esposa tem o seguinte arquivo:

Ellena de Carmo
Nascimento: 19/03/1869 e batismo em 26/03/1869
Locais informados: Nossa Senhora da Anunciação, Torredeit, Viseu. (Esta informação pode dar talvez uma pista, pois uma de suas filhas, irmã de Manuel, chama-se Benedicta Anunciação Ribeiro)
Pai:Não Consta
Mãe: Maria Do Carmo

Pesquisa sobre os pais de José Ribeiro, revelaram:

Manoel Ribeiro
Nascimento: 1824
Pai: Antonio Ribeiro de Abrio
Mãe: Maria Dias

Casamento com:

Maria de Jesus
Nascimento: 1839
Pai: Francisco Borges
Mãe: Anna de Jezus

Data do casamento: 09/05/1866
Locais informados: São João Batista, São João de Areias, Viseu

Possíveis filhos além de José Ribeiro, são:

Maria da Conceição Ribeiro
Nascimento:23/03/1875 e batismo em 12/04/1875
Local de batismo: São João de Areias, Viseu
Local de nascimento: Sernada
Pai: Manoel Ribeiro (consta que ele é de Castellejo)
Mãe: Maria de Jezus (consta também de Castellejo)

Maria Ribeiro
Nascimento: 16/04/1872 e batismo em 25/04/1872
Local de batismo: São João de Areias, Viseu
Local de Nascimento: Camada
Pai: Manoel Ribeiro (consta que ele é de Camada)
Mãe: Maria de Jezus (consta também de Camada)


Ufa!

Agora, gostaria de obter ajuda quanto ao ligar estas pessoas fidedignamente, contudo há algumas dúvidas em relação ao sobrenome do Sr. Antonio Ribeiro de Abrio, ou seria Abreu, ou Abaio.

Também não consegui avançar nas pesquisas de casamento para tais indivíduos, então comecei a tentar ver os arquivos digitalizados do Arquivo Distrital de Viseu, porém não consegui vê-los, e estou em dúvida se há tais arquivos como pude encontrar no Arquivo Distrital de Vila Real.
Quanto aos lugares, infelizmente minha geografia não tem ajudado muito, pois não sei dizer se pode haver uma ligação real, uma vez que não tenho idéia se os lugares em Viseu ficam próximos ou não dos de Vila Real.
Também gostaria de saber como posso fazer tais buscas.
Se houver alguém que possa me ajudar a continuar as buscas, ficarei imensamente grato.

Antecipo meus agradecimentos àqueles que irei me comunicar em breve.

Abraços,

Wellington Gennison - Brazil

Reply

Direct link:

RE: Família Ribeiro

#278078 | golfinho7 | 09 juin 2011 08:48 | In reply to: #278046

Bom dia,

Caro Wellington Gennison, também partilho o mesmo hobby que o senhor, também tenho nos meus antepassados pessoas com o nome de Ribeiro também no concelho de Vila Real, propriamente na freguesia de Torgueda.

Se o seu antepassado é do distrito de Vila real o senhor deve procurar no ADVRL de Vila Real. Tem que começar por Vila Real.

Nao pode procurar pelo Family search porque ha muitas pessoas com o mesmo nome.

Se você for ver numa carta de Portugal Vila Real e Viseu nao estao perto uma de a outra, tem que começar pelo o que o senhor tem a sua base que é esta:


Manoel Ribeiro
Nascimento: 27/10/1901
Lugar: Fermentões
Freguesia: Paços
Concelho: Sabrosa
Distrito: Vila Real
Pai: José Ribeiro
Mãe: Helena De Jesus
Avó Paterna: Maria de Jesus
Avó Materna: Maria do Carmo

Conseguio encontrar o assento deste Manoel Ribeiro ????

Abraços

Maria do Céu Fernandes Queiros

Reply

Direct link:

RE: Família Ribeiro

#278081 | f4b2 | 09 juin 2011 12:07 | In reply to: #278046

Caro Wellington

Tenho alguns nomes que eventualmente esão relacionados com o seu pedido,todas estas referências são dos anos de1908 e 1909.

- MANUEL RODRIGUES RIBEIRO - Pároco em S.Martinho da Anta (Viseu)

- ALBINO RIBEIRO - Pharmácia em Cavernães (Viseu)

- JOÃO RIBEIRO - Proprietário em Cepões (Viseu)

- FRANCISCO RIBEIRO - Proprietário em Cepões (Viseu)

- LUIS ANTÓNIO RIBEIRO - Negociante de Vinhos em Sabrosa (Viseu)

- MANUEL LOPES RIBEIRO - Escrivão no Juiz de Paz em France (Viseu)

Deixo-lhe por agora estes nomes que espero possam ajudar na sua pesquisa.

Os melhores cumprimentos

João Barroca

- MARIA EMILIA RIBEIRO BOTELHO - Professora em Sabrosa (Viseu)

-

Reply

Direct link:

RE: Família Ribeiro

#278083 | Gennison | 09 juin 2011 12:10 | In reply to: #278078

Bom dia Cara Sra. Maria do Céu Fernandes Queiros


Primeiramente gostaria de agradecer sua gentileza e atenção.

Sra. Maria, o assento do Sr Manuel Ribeiro já foi encontrado sim e inclusive consegui uma cópia (xerox) do original, que muito prontamente o Consulado Geral de Portugal em São Paulo me forneceu. O livro contendo tal assento também pode ser visto no link que se segue e encontra-se na página número 93, sob o número de ordem 41, segue o link:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-001-038#

Para que pudesse encontrar, tive que confirmar de onde eles realmente eram, uma vez que relatos de minha avó, diz que eles comentavam muito sobre Tras-os-Montes, Fermentões e Ilha da Madeira, então de pronta mão tentei localizar a freguesia de fermentões, que situa-se em Guimarães e que não continham em seus registros (solicitados junto à Conservatória), do assento do Sr. Manoel desde 1901 até 1902.
Quase desisti, mas ocorreu-me uma idéia na época, mas fiz uma pesquisa para saber se havia mais algum lugar com nome de Fermentões em Portugal, e felizmente encontrei mais lugares, dentre eles, no Distrito de Vila Real, na Região Trás-os-Montes e então decidi, baseado que minha avó disse que meu bisavô Manuel havia vindo para o Brasil com 10 anos de idade, procurar pelo registro de passaporte do Sr. José Ribeiro mais ou menos no ano de 1912, e encontrei nos Arquivos do Distrito de Vila Real, eis o código e dados contidos:

Entidade detentora
Arquivo Distrital de Vila Real
Código de referência
PT/ADVRL/AC/GCVR/H-D/010/1645/931
Cota original
485
Título
Registo de passaporte
Datas
Vila Real, 05/02/1912
Nível de descrição
Documento Simples
Dimensão e suporte
160x210 mm.; Papel
Âmbito e conteúdo
Requerente: José Ribeiro
Idade: 34 anos
Lugar: Fermentões
Freguesia: Paços
Concelho: Sabrosa
Distrito: Vila Real
Acompanhantes: Helena de Jesus (esposa, 36 anos), Manuel (filho, 10 anos) e Benedicta
Anunciação (filha, 4 anos)
Destino: Brasil
Localização
F. 233v
Idioma/Escrita
Português
página

Este é sem dúvida o registro de passaporte deles, pois outro fato é a Benedicta Anunciação, que é tia de minha avó, além de que durante a viagem, nasceu no navio outra criança, pois Helena estava gravida durante a viagem, esta última foi registrada no Brasil.
A partir dai, pude contactar o Arquivo Distrital de Vila Real, que confirmou ter o registro do assento, então entrei no site do Arquivo Distrital de Vila Real e consegui visualizar o registro. Quando o visualizei, encontrei uma discrepância que me deixou em dúvida, pois no registro menciona " primeiro filho deste nome e segundo na ordem de filiação de José Ribeiro", isto me deixou em dúvida se este seria o nosso Manuel, pois no registro de passaporte consta Benedicta com 4 anos e ele com 10 anos, então não poderia ser o segundo na ordem, sem contar que a data de nascimento 27/10/1901, é diferente da celebrada no Brasil que era de 18/09/1902.
Quando vi essas discrepâncias, falei com minha avó e perguntei sobre a idade de Benedicta e ela me disse que ela era a mais velha com cerca de 4 anos de diferença, então pude ver que no registro do passaporte, eles erraram ao colocar "4" ao invés de "14" anos. Na sequência, pedi ao Arquivo Distrital que pesquisassem novamente nos anos de 1901 e 1902 para que tivessem certeza de que não havia nenhum outro Manuel, e a resposta obtida foi de que não havi nenhum outro Manuel que não o nascido dia 27/10/1901 com a mesma filiação no anos de 1901 a 1902.
Confesso que chequei também os arquivos digitalizados e nada encontrei.
Sendo assim, creio ter esgotado todas as buscas, e como no assento do Sr. Manuel não consta nem casamento, nem óbito, aceitei como nosso Manuel.
Estamos em fase de levantamento da documentação para transcrição de seu casamento e óbito, junto ao Consulado, para processo de cidadania.
Ainda não tive muito tempo para checar o assento de Nascimento de Benedicta Anunciação, pois tenho tido muito trabalho e estou sem internet em casa, então checo no tempo vago no serviço, mas vou tentar, pois quero começar a levantar os dados e montar a árvore com precisão.
Agradeço sua inestimável contribuição e alerta e conto com vossa ajuda para poder aprender mais como dirigir a pesquisa e ainda na esperança de que possamos estar conectados através dos Ribeiros de nossa família.


Espero que estas informações ajudem a avaliar se estou no caminho certo e que possam ajudar a auxiliar-me em minha pesquisa.

Sem ter como agradecer sua pronta atenção.

Atenciosamente,

Wellington Gennison

Reply

Direct link:

RE: Família Ribeiro

#278084 | Gennison | 09 juin 2011 12:20 | In reply to: #278081

Bom dia Caro Sr. João Barroca.

Venho agradecer suas informações e as guardarei para checar, pois na realidade, neste período, meu bisavô ja se encontrava no Brasil e vou ver se consigo confirmar que seu pai, José Ribeiro, é realmente de Viseu, caso o seje, checarei seu dados prontamente.

Agradeço sua atenção e gentileza por agora


Atenciosamente,

Wellington Gennison

Reply

Direct link:

RE: Família Ribeiro

#278086 | NISGM | 09 juin 2011 13:12 | In reply to: #278046

Caro Wellington,

Sabrosa é colado ao distrito de Viseu como pode confirmar pela carta que se anexa no seguinte link:

http://www.anmp.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=67&Itemid=197 , um site precioso para pesquisas geográficas.

Seria útil que navegasse um bocado nele para perceber a organização administrativa de Portugal, que está dividido em distritos, estes em concelhos e estes em freguesias, dentro das quais ainda pode haver lugares.


No entanto, deixe-me só pôr uma questão. No assento de nascimento de Manuel Ribeiro não são feitas referências às naturalidades dos pais ou dos avós? É que não percebo que motivos o terão levado a si a saltar para a pesquisa no distrito de Viseu, tirando o family search.

Atentamente, nuno de m.

Reply

Direct link:

RE: Família Ribeiro

#278087 | Gennison | 09 juin 2011 13:51 | In reply to: #278086

Bom dia Caro Sr. Nuno

Agradeço sua atenção ao meu caso.

No link abaixo na página 93 sob número de registro 41, encontrará as informações do assento do Sr. Manuel Ribeiro, o qual poderá ver que não tem procedência do nascimento do mesmo. Segue o Link:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-001-038#

Talvez, se eu conseguisse encontrar o assento de sua irmã mais velha Benedicta Anunciação, talvez possa haver algo, contudo tudo o que sei é que ela era cerca de 4 anos mais velha do que ele.

Confesso que não tenho tido muito tempo para pesquisar os arquivos, contudo se checar as informaçãoes que envie para o forum, respondendo à Sra. Maria, verá novas informações.


Grato por hora,

Wellington Gennison

Reply

Direct link:

RE: Família Ribeiro

#278090 | Gennison | 09 juin 2011 14:08 | In reply to: #278086

Caro amigo Nuno.

Quero Agradecer mais uma vez pelo link enviado, tenho certeza de que será de grande valia.

Assim que tiver um pouco mais de tempo, vou pesquisar o site com mais profundidade.

Grato,

Wellington Gennison

Reply

Direct link:

RE: Família Ribeiro

#278092 | Gennison | 09 juin 2011 14:14 | In reply to: #278090

Caro Nuno


Desculpe-me, pois na primeira resposta coloquei que no assento de nascimento de Manuel não havia referencia sobre a origem do mesmo, mas na verdade quis dizer não haver referencia sobre o nascimento de seus pais neste assento.


Grato,

Wellington Gennison

Reply

Direct link:

RE: Família Ribeiro

#278093 | NISGM | 09 juin 2011 14:28 | In reply to: #278092

Caro Wellington,

Mas no assento indica-se a naturalidade dos pais de Manuel. Não se indica é das avós.

Só com este assento, eu teria dificuldade em concordar com a ligação que propõe entre o seu bisavô Manuel Ribeiro e os Ribeiros de Viseu.

Parece-me que seria melhor investir em localizar o baptismo da referida Benedita, que aparentemente também deve estar no mesmo livro de registos. E de outros irmãos também.

Tentaria também localizar o assento de casamento dos pais de Manuel e de Benedita. No assento de baptismo de Manuel indica-se que são naturais de Fermentões o que aconselharia a que tentasse esgotar a leitura desses paroquiais. Se Manuel é o segundo filho do casal e Benedita terá cerca de quatro anos mais, talvez uma boa previsão para a data de casamento seja a que tire entre um a três anos à data de nascimento de Benedita, a primeira filha. Não dou com esse livro como consultável, mas foi apenas uma vista de olhos rápida.

Pela documentação que aqui evidencia ter consultado, eu diria que, possivelmente, as semelhanças de nomes dos Ribeiros de Fermentões com os Ribeiros de Viseu não passam de mera coincidência. Não perderia tempo com eles antes de esgotar os paroquiais de Fermentões. O que até é uma boa notícia e talvez lhe facilite a pesquisa, pois os paroquiais de Vila Real, tirando fases em que há dificuldades informáticas de acesso, estão colocados online na totalidade.

Atentamente, nuno de m.

Reply

Direct link:

RE: Família Ribeiro

#278094 | Gennison | 09 juin 2011 14:45 | In reply to: #278093

Caro Nuno.

Agradeço as dicas e as seguirei em totalidade, afim de poder localizar o assento de Benedicta Anunciação e o casamento de José Ribeiro e Helena de Jesus.
Caso possa orientar-me de onde acesso os registros de casamento, ficarei muito grato.


Lhe darei novas informações assim que as obtiver.

Mais uma vez, antecipo meus agradecimentos,

Wellington Gennison

Reply

Direct link:

RE: Família Ribeiro

#278096 | NISGM | 09 juin 2011 15:00 | In reply to: #278094

Caro Wellington, Já estive a tentar dar com eles no site do Arquivo Distrital de Vila Real, mas receio que estejam numa daquelas fases em que não consigo aceder aos livros online. Há constantes actualizações do sistema deles que me deixam sem acesso aos paroquais. Neste momento, só consigo ver o livro que me enviou. atentamente, nuno de m.

Reply

Direct link:

RE: Família Ribeiro

#278098 | Gennison | 09 juin 2011 15:31 | In reply to: #278096

Caro Nuno.

Estou também verificando no momento o mesmo livro, para ver se consigo achar Benedicta Anunciação, mas até o presente momento nada, já verifiquei os anos 1897,1898, e estou em 1899


Grato,

Wellington

Reply

Direct link:

RE: Família Ribeiro

#278099 | NISGM | 09 juin 2011 15:47 | In reply to: #278098

Bem entre a página 30 e 48 também existe uma Maria da Anunciação mas nada tem a ver.

Reply

Direct link:

RE: Família Ribeiro

#278103 | f4b2 | 09 juin 2011 17:06 | In reply to: #278098

Caro Wellington

Vou deixar mais estas notas:

VILLA REAL 1908 /1909

- JOSÉ MANUEL JOAQUIM RIBEIRO - Adjunto á Inspecção do Serviço de Artilharia do Quartel General da 6ª Divisão Militar

- CELESTINA CÂNDIDA RIBEIRO COSTA - Professora

- FAUSTO RODRIGUES dos SANTOS RIBEIRO - Padre do Hospital da Divina Providência

- AMÉRICO RIBEIRO RODRIGUES - Mercearia

- MARIA DA SOLEDADE RIBEIRO D´ARAÚJO - Professora em Abbaças-(Villa Real)

- JOSÉ MARTINS RIBEIRO - Regedor de Campeã-(Villa Real)

- AMADEU RIBEIRO QUADRADO - Professor em Folhadela-(Villa Real)

- MANUEL LOURENÇO RIBEIRO - Professor em Lordello-(Villa Real)

- ANTÓNIO BARTHOLO RIBEIRO CATALÃO - Juiz de Paz em Mondrões-(Villa Real)


DE GUIMARÃES

- ANTÓNIO FREITAS RIBEIRO - Capitalista

- FRANCISCO JOSÉ RIBEIRO - Alfaiate

- SIMÃO RIBEIRO - Sollas e Cabedais

- SIMÕES RIBEIRO - Sapataria

- JOSÉ ANTÓNIO MENDES RIBEIRO - Cortumes

- MANUEL MENDES RIBEIRO - Cortumes

- JOSÉ MARIA VALÉRIO RIBEIRO - Professor Escola Particular

- ANTÓNIO da SILVA RIBEIRO - Cónego

- JOÃO ANTÓNIO da SILVA RIBEIRO - Padre

- JOÃO RIBEIRO GUIMARÃES - Mercearia

- JOÃO RIBEIRO LEAL - Miúdezas

- JOSÉ ALVES RIBEIRO - Pároco em Infias-(Guimarães)

- MANUEL de FREITAS RIBEIRO - Prazins-(Guimarães)

- JOAQUIM MARIA RIBEIRO - Fábrica de Tecidos - Sande-(Guimarães)

- JOÃO MENDES RIBEIRO - Fábrica de Tecidos - Selho-(Guimarães)

- MANUEL RIBEIRO CARDOSO - Pároco em Silvares-(Guimarães)

Os melhores cumprimentos

João Barroca

Reply

Direct link:

RE: Família Ribeiro

#278106 | NISGM | 09 juin 2011 17:30 | In reply to: #278087

Caro Wellington,

No mesmo livro, página 64 da versão online, tem Ernesto Augusto, irmão mais velho de Manuel Ribeiro, nascido em 1899 e falecido em 1900.

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-001-038&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-001-038/PRTC0808D_ADVRL-PSBR07-001-Lv038_M_00064.jpg#

Indica-se ser o primeiro deste nome e na ordem de filiação. Ou seja, não terá ainda irmãos, o que de alguma forma parece invalidar a dita Benedita, como irmão mais velha.

A avó paterna vem indicada como Carlota de Jesus, e não Maria de Jesus, mas a consistência nunca foi exactamente o forte da feitura dos paroquiais.

Diz ainda que Helena de Jesus e José Ribeiro terão casado (ou seja "foram recebidos") na referida freguesia de Paços, Lugar de Fermentões.

Atentamente, nuno de m.

Reply

Direct link:

RE: Família Ribeiro

#278108 | NISGM | 09 juin 2011 17:45 | In reply to: #278106

Caro Wellignton,

Verificará que José Ribeiro e Helena de Jesus casaram em 3 de Novembro de 1898,

conforme se fixa em http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-002-119&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-002-119/PRTC0808D_ADVRL-PSBR07-001-Lv119_M_00020.jpg#

Eram ambos filhos naturais, como parecia decorrer da leitura dos assentos de baptismo, tendo ele nascido cerca de 1867, também em Fermentões, e ela cerca de 1875, no mesmo lugar. As avós paterna (maria de jesus) e materna (maria do carmo) vêm também indicadas como sendo da dita freguesia.

Assim, melhor será que tente localizar documentalmente (e esquecendo o family search) o nascimento de José e de Helena, nos livros paroquiais de Fermentões, Paço.

Apenas fica com a questão da referida Benedita solta. Tem a certeza da existência dessa irmã sendo mais velha? Não terá corrido o risco de que este Manuel esteja errado e não seja o seu?

Atentamente, nuno de m.

Reply

Direct link:

RE: Família Ribeiro

#278109 | Gennison | 09 juin 2011 18:00 | In reply to: #278106

Caro Nuno.

Estou maravilhado.

Tenho quase certeza de que este é o Primeiro filho deles, e estou abismado de não ter visto este assento.

Como estou ainda na busca de Benedicta, creio então que a mesma devia realmente ter 4 anos quando veio ao Brasil, sendo assim vou checar no arquivo dos anos de 1907 e 1908, uma vez que segundo o pedido de passaporte de José Ribeiro, consta Manuel de 10 anos e Benedicta Anunciação de 4 anos.

Mais uma vez, não tenho palavras para espressar meu agradecimento.

Wellington Gennison

Reply

Direct link:

RE: Família Ribeiro

#278110 | Gennison | 09 juin 2011 18:12 | In reply to: #278108

Caro Nuno.


Em meu início de pesquisa, perguntei a minha avó, filha de Manuel Ribeiro, se ela sabia de olnde tinham vindo, e ela mencionou que tanto sua avó Helena de Jesus, quanto seu avô José Ribeiro, falavam muito sobre Formentões, Tras-os-Montes e Ilha da Madeira.
Ela disse que Manuel havia vindo ao Brasil com 10 anos de idade, então quando descobri que havia um Lugar de Fermentões em Vila Real, procurei os arquivos de pedido de Passaporte onde obtive os dados abaixo:


Entidade detentora
Arquivo Distrital de Vila Real
Código de referência
PT/ADVRL/AC/GCVR/H-D/010/1645/931
Cota original
485
Título
Registo de passaporte
Datas
Vila Real, 05/02/1912
Nível de descrição
Documento Simples
Dimensão e suporte
160x210 mm.; Papel
Âmbito e conteúdo
Requerente: José Ribeiro
Idade: 34 anos
Lugar: Fermentões
Freguesia: Paços
Concelho: Sabrosa
Distrito: Vila Real
Acompanhantes: Helena de Jesus (esposa, 36 anos), Manuel (filho, 10 anos) e Benedicta
Anunciação (filha, 4 anos)
Destino: Brasil
Localização
F. 233v
Idioma/Escrita
Português
página


Baseado nestes dados, consegui chegar ao assento de Manuel, contudo ele consta como segundo filho, então chequei com minha avó e ela disse que Benedicta era mais velha, mas agora creio que não seja.

Vou checar os arquivos de 1907, 1908 e 1909, para ver se a encontro e finalizar o mistério.
Também estou tentanto entrar em contato com uma de suas filhas ainda viva aqui no Brasil, contudo, tivemos uma forte chuva ontem em São Paulo, o que afetou o sistema de telefonia, mas enquanto isso, vou checar os arquivos destes anos.

Qualquer outra dúvida, entre em contato.

Grato,

Wellington Gennison

Reply

Direct link:

RE: Família Ribeiro

#278111 | NISGM | 09 juin 2011 18:35 | In reply to: #278109

Caro Wellington,


Helena surge como nascida a 6 de Maio de 1875 e baptizada a 11 de Maio de 1875. Vem dada como filha de Maria do Carmo, filha de Francisco da Rocha e de Ana Ribeiro.

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-001-023&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-001-023/PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-001-023_m0073.jpg

Infelizmente, não dou com José Ribeiro, em redor de 1867.


Com os dados que indica para o passaporte será, de facto, este o casal certo. O problema era a indicação da idade da sua tia-bisavó Benedita.

Se achar mais algum parente seu, direi. Mas cuidado com deduções excessivamente rápidas. Quem está fora de Portugal há tanto tempo acaba por perder a sensibilidade para os usos dos nomes e apelidos e até para as distâncias entre sítios.

O apelido Ribeiro é bastante frequente assim como o nome Maria de Jesus o que torna fácil achar casais onde onde os nomes se combinem em motores como o family search.
Atentamente, nuno de m.

Reply

Direct link:

RE: Família Ribeiro

#278112 | Gennison | 09 juin 2011 19:13 | In reply to: #278111

Caro Nuno.

Mais uma vez grato por sua atenção e gentileza.

Estou tentando checar os arquivos de batismo de sabrosa nos anos 1907,1908 e 1909 para ver se encontro o assento de Benedicta Anunciação, uma vez que não há mais registros de batismo na paróquia de paços no arquivo de vila real depois de 1903.

Qualquer novidade lhe informo também.


Grato,


Wellington Gennison

Reply

Direct link:

RE: Família Ribeiro

#278119 | MCNN | 09 juin 2011 20:56 | In reply to: #278094

Caro Wellington

O casamento dos pais do seu bisavô está aqui:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-002-069&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-002-069/PRTC0808D_ADVRL-PSBR07-002-Lv069_M_00072.jpg


Esqueça os assentos de Viseu. Trata-se apenas de uma coincidência de nomes.


Boa sorte


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Família Ribeiro

#278123 | NISGM | 09 juin 2011 21:25 | In reply to: #278119

Caro Mário César Navarro,

Não sei se entretanto voltará a olhar para os paroquiais, por isso agrego a informação suportada documentalmente que já coligira hoje e já aqui vertera durante a nossa tarde.

http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=278106#lista
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=278108#lista
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=278111#lista



Em falta imediata estaria só o nascimento de José Ribeiro com que não consegui dar. Será despiste meu, ou ele deveria ter nascido cerca de 1867? É que não dou com ninguém nessas condições no referido livro.

Atentamente, nuno de m.

Reply

Direct link:

RE: Família Ribeiro

#278131 | MCNN | 09 juin 2011 23:42 | In reply to: #278123

Caro Nuno


Não me tinha apercebido que já tinha encontrado o assento de casamento ...

Quanto ao nascimento de José Ribeiro, não o encontrou porque de facto ele não terá nascido em 1867 mas sim em 1877.

E creio que será este assento:

(Registo número 17)

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-002-069&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-002-069/PRTC0808D_ADVRL-PSBR07-002-Lv069_M_00072.jpg


Um abraço

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Família Ribeiro

#278138 | NISGM | 10 juin 2011 08:08 | In reply to: #278131

Caro Mário,


Como o assento que usou era um outro. e diferente, embora para o mesmo evento, ainda admiti que houvesse também duplicação de assentos de nascimento e que o José tivesse ficado esquecido no translado.


Mas não, burrice minha. Vinte e um. Relendo outra vez o assento de casamento que usei entra pelos olhos dentro que tinha 21 anos, como me entrou logo que a noiva tinha 23.

Um abraço, nuno de m.

Reply

Direct link:

RE: Família Ribeiro

#278141 | Gennison | 10 juin 2011 11:32 | In reply to: #278119

Caro Sr. Mario Cesar Navarro.

Gostaria de primeiramente agradecer sua gentileza e atenção.

Também gostaria de mostrar-lhe outro arquivo que parece uma duplicidade do assento de casamento de José e Helena, conforme segue abaixo, e gostaria de saber se isto é comum, caso o Sr. o saiba.

Segue o arquivo duplicado:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-002-119&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-002-119/PRTC0808D_ADVRL-PSBR07-001-Lv119_M_00020.jpg#

diferente do local onde se encontra o vosso, porém em mesmo arquivo:

http://www.advrl.org.pt/documentacao/digi/iViewer.php?w=PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-002-069&imgfile=galleries/PT-ADVRL-PRQ-PSBR07-002-069/PRTC0808D_ADVRL-PSBR07-002-Lv069_M_00072.jpg

Também notei, que em muitos arquivos diz-se que são jornaleiros, porém não me parece ser relacionado a uma profissão, o Sr. saberia responder-me esta questão?


Mais uma vez Grato,


Wellington Gennison

Reply

Direct link:

RE: Família Ribeiro

#278331 | MCNN | 11 juin 2011 22:49 | In reply to: #278141

Caro Wellington


A palavra jornaleiro vem da palavra jorna.

A jorna era o trabalho realizado durante um dia por um trabalhador, neste caso rural.

Daí também vem a expressão "receber a jorna", ou seja, receber o salário do dia de trabalho.

O jornaleiro era pois um trabalhador rural que era empregue na jorna. Trabalhava (e ganhava) quando lhe davam trabalho.

Espero ter esclarecido a sua dúvida.

Cumprimentos


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Família Ribeiro

#278425 | Gennison | 13 juin 2011 11:23 | In reply to: #278331

Caro Mário César Navarro.

Agradeço por demais seu esclarecimento e sua atenção.

É muito empolgante conhecer a história não só da ancestralidade, mas também da cultura e linguagem.

Muito grato mais uma vez.


Wellington Gennison

Reply

Direct link:

RE: Família Ribeiro

#278426 | Gennison | 13 juin 2011 12:27 | In reply to: #278099

Caro Nuno

Tenha uma ótima semana em primeiro lugar.

Mais uma vez fico imensamente grato por todas e tantas informações que tanto o Sr. quanto o Sr. Navarro me têm apresentado.
Gostaria de saber se pode me informar, caso não for incômodo, se há alguma forma de procurar por arquivos digitalizados ou não da paróquia de Santa Maria de Paços para nascimentos e/ou batismos entre os anos de 1907 e 1909, onde creio ser possível encontrar o assento de Benedicta Anunciação, irmã do referido Manuel Ribeiro.
Outra informação que talvez possa ajurdar-me a esclarecer, é que pelo que vimos, tanto o Sr. José Ribeiro, quanto a Sra Helena de Jesus, foram concebidos fora do casamento, e para tanto, creio que seus pais não os devem talvez tê-los aceitado, então pensei na possível teoria que gostaria que me ajudassem (com vossa experiência), a elucidar:
Como não consta nem os nomes dos pais, nem hé Ribeiro na ascendência da mãe do Sr. José Ribeiro, seria possível afirmar, que seu pai possivelmente era um Ribeiro. Será que mesmo sem saber (mas se procurar a partir do nascimento de José Ribeiro), seria possível encontrar irmãos para José Ribeiro e constatar um pai para os demais e que poderia ser o referido pai Ribeiro? O srs acreditam no mesmo para a Sra Helena de Jesus? Ou realmente, se não há um pai, elas possivelmente não casavam mais?
Tenho estas dúvidas apesar de saber que pode ser uma busca demorada e um tanto frustrante.

Grato novamente por sua gentileze,

Atenciosamente,

Wellington Gennison

Reply

Direct link:

Família Ribeiro

#385760 | sergiodemiranda | 24 oct. 2017 13:33 | In reply to: #278046

A pesquisa não evoluiu para registro na Ilha da Madeira? Pergunto pois segundo o texto de uma monografioa que copio, poderá auxiliar, ou não, na busca desses familiares

"A vila de São Raimundo Nonato, Piaui, Brasil, desde o início foi povoada por famílias tradicionais de prestígios políticos no estado. Logo, o processo de colonização procedeu-se com os Dias sob o comandante Coronel Dias Soares e com os Ribeiros nas bandeiras de Manuel Ribeiro Soares que se instalou nas proximidades.

Manoel Bonfim Dias Ribeiro, (1996) ao descrever a história da família Ribeiro, disserta que da Ilha de Madeira muitos portugueses emigraram para o Brasil, inclusive da família Ribeiro, sempre pela rota marítima, único meio de comunicação da época.

Para Manuel Ribeiro (1996) os Ribeiros constituíam uma família imensa que desde os primeiros anos de colonização, ajudou a povoar o Brasil. Segundo o Manuel Ribeiro (1996 p.107). “Um pequeno ramo se adentrou nas terras do Piauí, pelo delta do rio Parnaíba, único meio de penetração no Brasil colônia provavelmente na segunda metade do século XVIII.”

Conforme Manuel Ribeiro (1996) por via de fontes orais, três irmãos da família Ribeiros resolveram emigrar para o sul do estado nos primórdios do século XIX. Nesta migração fizeram longa cavalhada até São Raimundo Nonato, distante 85 léguas do Alto Longá. A rota deve ter sido via Regeneração onde vivia outros parentes a quem sabe incorporando alguns deles na viagem.

[...] Os irmão Ribeiro vieram para o Sul do Piauí em busca de terras boas para criação de gado, atividade predominantemente em todo o Estado. Fixaram-se em lugares diferentes, mas relativamente próximos. Queimadas perto da divisa de São Lourenço. Queimadas pertencem hoje, ao município de Dirceu Arco Verde, Antigo Bom Jardim. Jurema, nas nascentes do rio



Piauí, próximo a Caracol, hoje cidade com mesmo nome. Macacos, lugarejo próximo a São Raimundo Nonato. (RIBEIRO, 1996, p.108). "

Abraços








A família Ribeiro foi um caso aparte, pois de origem fidalga tiveram êxito em historicisar o seu povoamento nesta região.
Outro grupo familiar a ter escrito sobre sua história foi os Dias Soares que chega às vezes a confundir com a história local. Todavia, temos outras famílias com bastante relevância na região como os Macedos, Negreiros e os Ferreiras entre outros, contudo estes nomes vão figurar no cenário político local (OLIVEIRA, 2009).
Fonte: Acervo FUMDHAM. São Raimundo Nonato-PI. Inventários. Cartório do 1º Ofício ano1894-1898.


RIBEIRO, Manoel Bonfim Dias. Néfirmo, uma vida: o homem no seu tempo. Salvador: Ed. do Autor, 1996.

Reply

Direct link:

Família Ribeiro

#404247 | Fcrfaria | 17 juin 2018 12:16 | In reply to: #278046

Olá,
Como muitos aqui nossas famílias não possuem muita informação desde que nossos avós ou bisavós vieram de Portugal.
Tentei encontrar informações nos arquivo em Portugal mas até agora não encontrei, possivelmente as informações não estão completas.

Meu avô Aníbal Ribeiro já nasceu em São Paulos, seu pai Agostinho Ribeiro nasceu em Baião- Porto- em 1885 (filho de Manoel Ribeiro e Rita do Carmo Ribeiro). Agostinho foi casado com Maria Francisca (filha de Joaquim Fonseca Leitão e Carolina Francisca Leitão)

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 13 juin 2024, 18:27

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen