Paróquia de Avô (O.H.) - Matias Tavares e Maria de Caceres, séc. XVII

This topic is classified in rooms: Arquivos | Bibliografia | Cargos | Famílias | Pessoas

Paróquia de Avô (O.H.) - Matias Tavares e Maria de Caceres, séc. XVII

#279375 | mpra | 23 juin 2011 20:36

Caros Confrades:

Matias Tavares e Maria de Cáceres casaram a 21 de Janeiro de 1676 (fólio 59v dos casamentos na paróquia de Avô, Oliveira do Hospital). O nome dos pais não é referido e a caligrafia é péssima. Será que há alguma relação com outros Tavares já estudados? Destes Cáceres nada sei. Tiveram descendência na freguesia de Covas (Tábua). O assento refere-se-lhes como "desta vila", o que também poderá não ser um indicador da sua naturalidade. Não consigo igualmente compreender o nome das testemunhas, mas aparentemente um deles é Capitão... Há efectivamente um "tesoureiro" Matias Tavares a viver em Avô naquele tempo, testemunha em muitíssimos assentos. Sei igualmente que os óbitos ocorreram antes de 1708. Agradeço desde já qualquer informação adicional.

Com os melhores cumprimentos,
Manuel R.A.

Reply

Direct link:

RE: Paróquia de Avô (O.H.) - Matias Tavares e Maria de Caceres, séc. XVII

#279395 | JCALD | 24 juin 2011 02:58 | In reply to: #279375

Caro Manuel R. A.:

A ascendência e a descendência de Matias Tavares Fragoso e de sua mulher Maria de Cáceres vêm profundamente tratadas no livro de Eduardo Osório Gonçalves «Raízes da Beira», no título de «Queixadas Fragosos, de Bobadela» e respectivas remissões.

Cumprimentos,
José Caldeira

Reply

Direct link:

RE: Paróquia de Avô (O.H.) - Matias Tavares e Maria de Caceres, séc. XVII

#279410 | mpra | 24 juin 2011 14:33 | In reply to: #279395

Caro José Caldeira:

Agradeço-lhe imenso. Ainda não pude consultar o livro, mas já me apercebi que muitos costados meus vêm lá tratados.

Cumprimentos,
Manuel Rico Apóstolo

Reply

Direct link:

RE: Paróquia de Avô (O.H.) - Matias Tavares e Maria de Caceres, séc. XVII

#279769 | mpra | 29 juin 2011 17:25 | In reply to: #279395

Caro José Caldeira:

Poder-me-ia indicar umas poucas linhas da ascendência paterna e materna de Matias Tavares Fragoso e Maria de Cáceres ou referir se já estão aqui na base alguns ascendentes? Tentei requisitar o segundo volume da obra, mas não o encontrei nas bibliotecas públicas e, o livro está esgotado.

Com os melhores cumprimentos,
Manuel R.A.

Reply

Direct link:

RE: Paróquia de Avô (O.H.) - Matias Tavares e Maria de Caceres, séc. XVII

#279905 | JCALD | 01 juil. 2011 01:49 | In reply to: #279769

Caro Manuel Rico Apóstolo:

O livro está realmente esgotado. Se precisar de o consultar, sei que alguns arquivos, nomeadamente o da Universidade de Coimbra, o possuem à consulta pública na sala de leitura.
Para já, transcrevo o que me pediu, esquematicamente:

Queixadas Fragosos, de Bobadela (II volume, pág. 119)
1 MANUEL QUEIXADA, n. cerca de 1520, cavaleiro-fidalgo, é referido no assento do seu primeiro casamento como criado do sr. João Freire, aqui referido no ttº Freires, pelo que deverá ter sido este a trazê-lo consigo para a Bobadela onde foi proprietário do ofício de tabelião do público e judicial. Aí casou duas vezes, a primeira vez em 1545 com ANA PAIS RIBEIRO (1), daí natural, filha de Paio Ribeiro e de sua mulher Catarina Dias de Figueiredo, referidos no ttº Ribeiros, da Bobadela, § 1, nº 2. Casou segunda vez a 05-04-1564 com ANA FRANCISCA (2), aí b. a 09-09-1533 – irmã do Padre Francisco Cardoso, ordenado em 1561 – ambos filhos de Francisco Anes da porta da igreja e de sua mulher Engrácia Pires Cardoso. Viveram na Bobadela e tiveram:
2 ANA FRAGOSO, filha de Manuel Queixada e de sua primeira mulher Ana Pais Ribeiro (nº 1 do § 1), b. na Bobadela a 08-01-1553, aí casou a 19-09-1574 com ALEIXO DIAS, n. de Vila Pouca, onde viveram, embora quase todos os filhos tenham sido baptizados em Lourosa. Tiveram:
3 MANUEL FRAGOSO, b. a 08-12-1580, casou com MÉCIA NUNES, f. em Vila Pouca a 07-02-1671. Aí viveram e tiveram:
4 MANUEL NUNES FRAGOSO, f. a 17-02-1689, casou em Vila Pouca a 20-01-1648 com CATARINA NUNES DE ABREU, aí f. a 18-07-1696, certamente da mesma família dos Abreus e Tavares aí residente mas cuja filiação se desconhece. Viveram em Vila Pouca e tiveram:
5 MATIAS TAVARES FRAGOSO, b. a 04-03-1654, foi tesoureiro da igreja de Avô, vila onde f. a 24-01-1699. Aí casou a 21-01-1676 com MARIA DE CÁCERES, aí n. em Abril de 1655 e f. a 05-03-1713 com testamento, registando-se neste que deixou a seus filhos Maria, Manuel e Matias o seu chão e horta que está junto do rio, e todos os mais seus bens a todos os seus filhos. Era filha de Pedro Tomás de Cáceres e de sua mulher Águeda Fernandes, referidos no ttº Ferrões, de Avô, § 6, nº 4. Viveram em Avô.

Título de Ferrões, de Avô (I volume, página 188)
1 N FERRÃO, n. cerca de 1540, não se sabe como se chamava nem com quem casou, mas teve pelo menos três filhos:
2 MATEUS DIAS FERRÃO, dele se refere que serviu muitas vezes de juiz ordinário e de outros ofícios honrosos da governança da terra, assim no eclesiástico como no secular. Casou com ISABEL FERNANDES e viveram em Avô onde eram pessoas nobres e principais, dos melhores e mais honrados. Tiveram:
3 MIGUEL NUNES DE MATOS, filho de Mateus Dias Ferrão e de sua mulher Isabel Fernandes (nº 2 do § 1), b. em Avô a 08-06-1605 onde foi juiz ordinário, aí casou a 08-02-1629 com MARIA DE CÁCERES – já viúva de Francisco Cardoso, da Bobadela – n. de Sandomil e f. em Avô a 22-09-1669, filha de Pedro ou Jerónimo Tomás, muitos anos ouvidor do conde de Redondo – donatário de várias povoações na Serra da Estrela – e de sua mulher Maria de Cáceres. Viveram em Avô onde eram todos gente muito honrada e principal e tiveram:
4 PEDRO DE CÁCERES, b. a 26-01-1631, tomou ordens menores em 1648 com o nome de Pedro Tomás, tendo f. em Avô a 27-01-1660. Casou com ÁGUEDA FERNANDES, aí f. a 12-06-1663, e viveram em Avô onde tiveram:
5 Maria de Cáceres, n. em Abril de 1655, casou Matias Tavares Fragoso, n. de Vila Pouca, com geração que segue no ttº Queixadas Fragosos, § 2, nº 5.

Com os melhores cumprimentos,
José Caldeira

Reply

Direct link:

RE: Paróquia de Avô (O.H.) - Matias Tavares e Maria de Caceres, séc. XVII

#280439 | mpra | 02 juil. 2011 23:34 | In reply to: #279905

Caro José Caldeira:

Muitíssimo obrigado pela sua mensagem. Agora já tenho algum material adicional para recomeçar as pesquisas. Sem querer tomar-lhe muito mais tempo, conhece em Lisboa alguma biblioteca pública onde o livro esteja à consulta? As bibliotecas camarárias apenas possuem o primeiro volume (que já requisitei).

Com os melhores cumprimentos,
Manuel Apóstolo

Reply

Direct link:

RE: Paróquia de Avô (O.H.) - Matias Tavares e Maria de Caceres, séc. XVII

#280446 | JCALD | 03 juil. 2011 01:05 | In reply to: #280439

Caro Manuel Apóstolo:

Embora sem certeza absoluta, suponho que existe na Torre do Tombo, nas estantes da Sala de Referência, onde pode ser consultado sem ser necessário requisição prévia.

Cumprimentos,
José Caldeira

Reply

Direct link:

RE: Paróquia de Avô (O.H.) - Matias Tavares Fragoso e Maria de Cáceres, séc. XVII

#285890 | mpra | 28 août 2011 20:01 | In reply to: #280446

Caro José Caldeira:

Não me tenho podido dirigir à torre do Tombo, será que me podia dizer o que é que consta do filho António Tavares, casado com Caetana Nunes, do neto José Tavares casado com Maria Pereira e possivelmente ainda do bisneto José Pereira Tavares casado com Teresa Correia Ribeiro?

Antecipadamente agradecido e com os melhores cumprimentos,
Manuel

Reply

Direct link:

RE: Paróquia de Avô (O.H.) - Matias Tavares Fragoso e Maria de Caceres, Raízes da Beira

#286756 | mpra | 07 sept. 2011 22:37 | In reply to: #280446

Caro José Caldeira:

Tentei na Torre do Tombo e depois na recentemente reaberta B.N..
Na torre do Tombo não o têm e, na B.N. ainda não têm todos os fundos disponíveis (ainda demorará alguns meses até que volte a estar em pleno funcionamento). Pedia-lhe o favor de consultar e me enviar algumas informações referentes aos descendentes de Matias Tavares Fragoso que refiro na minha anterior resposta para o fórum. Peço-lhe igualmente desculpa pelo incómodo.

Com os melhores cumprimentos,
Manuel Apóstolo

Reply

Direct link:

RE: Paróquia de Avô (O.H.) - Matias Tavares Fragoso e Maria de Caceres, Raízes da Beira

#286823 | mpra | 08 sept. 2011 14:51 | In reply to: #286756

Renovo o tópico.
Cumprimentos,

Reply

Direct link:

RE: Paróquia de Avô (O.H.) - Matias Tavares Fragoso e Maria de Caceres, Raízes da Beira

#286845 | MariaDavid | 08 sept. 2011 20:32 | In reply to: #286823

Caro confrade

Estou fora da minha casa aonde só voltarei em Outubro. Se puder esperar esse tempo, tenho todo o gosto em lhe pesquisar os dados que pretende, pois tenho os dois volumes da obra a que se refere.

Cumprimentos
Maria

Reply

Direct link:

RE: Paróquia de Avô (O.H.) - Matias Tavares Fragoso e Maria de Caceres, Raízes da Beira

#286870 | JCALD | 09 sept. 2011 01:07 | In reply to: #286756

Caro Manuel Apóstolo:

Se não se importar, preferia que continuássemos em privado.
Pedia-lhe o favor de me contactar para: jcald arroba vizzavi ponto pt

Cumprimentos,
José Caldeira

Reply

Direct link:

RE: Paróquia de Avô (O.H.) - Matias Tavares Fragoso e Maria de Caceres, Raízes da Beira

#286872 | mpra | 09 sept. 2011 01:13 | In reply to: #286870

Caro José Caldeira:

Enviei-lhe agora mesmo um email.

Cumprimentos,
Manuel

Reply

Direct link:

RE: Paróquia de Avô (O.H.) - Matias Tavares Fragoso e Maria de Caceres, Raízes da Beira

#286873 | mpra | 09 sept. 2011 01:16 | In reply to: #286845

Cara Confreira:

Agradeço-lhe imenso a disponibilidade, mas penso que o confrade João Caldeira poder-me-á entretanto ajudar com o livro.

Agradecido e com os meus melhores cumprimentos,
Manuel

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 01 juil. 2024, 01:00

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen