Ajuda na leitura de assento de baptismo
This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas
Ajuda na leitura de assento de baptismo
Boa tarde. Agradeço a alguém que me ajude a interpretar o que me falta do assento de baptismo de Angélica, as partes com (...), que se encontra em:
Janeiro de Baixo - Pampilhosa da Serra, Livro de Baptismos de 1766-1779, Folha 37 verso
http://193.137.201.198/pesquisa/ImageFullScreen.aspx?DOId=2606&FileID=216906
Angélica filha legitima do primeiro Matrimonio ex utraque parte do Cap(...) Manoel Gaspar, natural deste logar de Janeiro de baixo Freguesia de Sam Domingos e de sua mulher Innocencia Maria natural de Rybeyra de Eyras, Freguesia de Sam Sebastiam do logar de Almaceda termo da vila das Sarzedas do (...) da cidade de Castello Branco; nepta paterna do alferes Antonio Gaspar natural deste mesmo logar de Janeiro de Baixo e de sua mulher Maria (...) natural de Caneiros, Freguesia de S. Joam Baptista de Cambas; Materna de Domingos Martins natural e morador que foi no mesmo logar de Rybeyra de Eyras, e de sua mulher Eufemia Gonçalves natural do (...) Freguesia do Castelejo do (...) Fundão (...) e Bispado da cidade da Guarda; nasceu aos sete dias do mes de dezembro do anno de mil setecentos e setenta e dous e foi baptizada solemnemente aos quatorze do dito mes, por mi Vigario desta Igreja (...). Foram Padrinhos Domingos solteiro e Maria solteira ambos filhos de Domingos Martins (...) mulher Innocencia Maria de (...) Rybeyra de Eyras deque foi (...) termo que assigney com o alferes (...) Gaspar (...) dia (...) ut supra.
Obrigado pela ajuda que possam facultar.
Direct link:
RE: Ajuda na leitura de assento de baptismo
Caro Confrade hmartins,
O meu contributo amador:
... matrimónio "ab utraque parte" ( de uma parte e da outra...) ... do (Capitão) Manoel Gaspar, ...
de sua mulher Maria (Domingues) natural ..
... Eufemia Gonçalves natural do (Açor) Freguesia do Castelejo do (...)
...desta Igreja (Joam Dias Pereyra). Foram Padrinhos Domingos solteiro e Maria solteira ambos filhos de Domingos Martins (e de sua) mulher Innocencia Maria de ... "de que fiz este" termo que assigney com o alferes (José) Gaspar e (...António Manuel) ... para que conste em todo o tempo dia...
Cumprimentos,
José Fernandes Rodriguez
Direct link:
RE: Ajuda na leitura de assento de baptismo
Leio o seguinte:
«Angélica filha legitima do primeiro matrimónio ex utraque parte do Capitão Manuel Gaspar, natural deste lugar de Janeiro de Baixo freguesia de São Domingos e de sua mulher Inocência Maria natural de Ribeiro de Eiras, freguesia de São Sebastião do lugar de Almaceda termo da vila das Sarzedas distrito da cidade de Castelo Branco; neta paterna do alferes António Gaspar natural deste mesmo lugar de Janeiro de Baixo e de sua mulher Maria Domingues natural dos Caneiros, freguesia de São João Baptista de Cambas; Materna de Domingos Martins natural e morador que foi no mesmo lugar de Ribeiro de Eiras, e de sua mulher Eufémia Gonçalves natural do Açor freguesia do Castelejo (...) distrito do Fundão comarca e bispado da cidade da Guarda; nasceu aos sete dias do mês de Dezembro do ano de mil setecentos e setenta e dois e foi baptizada solenemente aos catorze do dito mês, por mim o Vigário desta Igreja João Dias Pereira. Foram padrinhos Domingos solteiro e Maria solteira ambos filhos de Domingos Martins e de sua mulher Inocência Maria do mesmo Ribeiro de Eiras de que fiz este termo que assinei com o alferes José Gaspar e tenente António Manuel para que conste em todo o tempo, dia era mês ut supra».
Cumprimentos,
Helena Pinto
Direct link:
RE: Ajuda na leitura de assento de baptismo
"Angélica filha legitima do primeiro matrimónio ex utaque parte do Capitão Manoel Gaspar natural deste lugar de Janeiro de Baixo Freguesia de São Domingos e de sua mulher Inocência Maria natural de Ribeiro das Eiras Freguesia de São Sebastião do lugar de Almacede termo da Vila das Sarzedas distrito da cidade de Castelo Branco; neta Paterna do Alferes António Gaspar natural deste mesmo lugar de Janeiro de Baixo e de sua mulher Maria Domingues natural dos Caneiros, Freguesia de São João Baptista de Cambas; Materna de Domingos Martins natural e morador que foi no mesmo lugar do Ribeiro de Eiras, e de sua mulher Eufémia Gonçalves natural de Açor Freguesia de Castelejo todos do distrito do Fundão Comarca e Bispado da Cidade da Guarda: nasceu aos sete dias do mês de Dezembro da era de 1772 e foi baptizada solenemente aos 4 do dito mês por mim o Vigário desta Igreja João Dias Pereira; foram padrinhos Domingos, solteiro e Maria solteira ambos filhos de Domingos Martins e de sua mulher Inocência Maria do mesmo Ribeiro de Eiras de que fiz este termo que assinei com o alferes José Gaspar e tenente António Manuel para que conste em todo o tempo dia era mês ut supra"
Atenciosamente
Maria Matos
Direct link:
RE: Ajuda na leitura de assento de baptismo
Muito obrigado cara Maria pelos complementos que fez à leitura do assento!
Deixo apenas uma nota: escreveu "baptizada solenemente aos 4 do dito mês", mas nunca poderá ser "4" pois a Angélica nasceu a 7. Daí a minha interpretação de quatorze (14).
Com os melhores cumprimentos,
Direct link:
RE: Ajuda na leitura de assento de baptismo
Boa tarde hmartins
Revi o assento e tem razão a data é efectivamente 14. O lapso deve-se a não ter reparado nas letras que estão sob a palavra "quator". Como tem aqui outros assentos a pedir ajuda na leitura vou tentar ajudar
Cordiais cumprimentos
Maria Matos
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 27 déc. 2024, 20:42