Centenário falecimento rainha D. Maria Pia

This topic is classified in rooms: Eventos | Pessoas

Centenário falecimento rainha D. Maria Pia

#280590 | Monigo | 04 juil. 2011 14:08

Missa In Memoriam pela Rainha D.ª Maria Pia, no centenário da sua morte


A missa será celebrada às 19:00 na igreja de S. Vicente de Fora, em Lisboa, pelo bispo titular de Belali e auxiliar de Lisboa, Dom Carlos Azevedo, com a participação dos coros D. Luís, criado há 22 anos pelo palácio, Corelis (da Relação de Lisboa), Coral Stella Vitae, Cantus Certus (do Tribunal de Contas), dirigidos por Vítor Amaro Roque, e do organista João Vaz.
Entre outras personalidades, assiste à missa S.A.R. o Duque de Bragança D. Duarte de Bragança, chefe da Casa Real portuguesa e a mulher, D.ª Isabel Herédia de Bragança.

Em declarações à Lusa, a directora do PNA, Isabel Silveira Godinho, lamentou “não ser possível fazer uma grande exposição como foi feita sobre D. Luís [marido da Rainha], em 1989”. “Se os tempos não fossem tão difíceis, faríamos uma grande exposição como a ‘D. Luís em 1989/1991’", disse a responsável, acrescentando que os monarcas eram, até então, “um casal praticamente desconhecido, estavam no limbo, e hoje fala-se da D.ª Maria Pia como se fosse prima, com um à vontade extraordinário”.
Atentas e perspicazes estas declarações de Isabel S. Godinho, que tem dedicado uma carreira ao casal D. Luís e D.ª Maria Pia que estudo com critério e grande validade científica, e tem sabido dirigir exemplarmente várias equipas.

O programa de iniciativas, que em Dezembro Isabel Silveira Godinho adiantou à Lusa, inclui um concerto, uma exposição e a edição de um álbum de fotografias inéditas. Referindo-se ao álbum, a responsável adiantou que “será a história de Maria Pia desde pequenina até adulta, e o curioso é que todas estas fotografia, ou a grande maioria, foram tiradas por membros da família, e há cenas absolutamente familiares”. A coordenação é de Carmo Rebelo de Andrade com a colaboração de toda a equipa do PNA, referiu.

"Certamente o dia do seu aniversário [16 de Outubro] será festejado com grande pompa e circunstância, e haverá ainda a exposição ’25 anos de aquisições, 25 anos de doações’, que também é uma homenagem a ela, pois foi uma senhora que comprou muito”.
“Maria Pia sabia o que comprava e a ela devemos as ricas coleções que hoje temos. Ela procurava o que de mais moderno havia, o seu gosto ia sempre para o ultramoderno, para os artistas mais arrojados”, disse.
A directora do PNA afirmou que “o palácio foi feito à imagem e semelhança da Rainha, que contratou arquitetos e decoradores”.
“Logo em 1865 [três anos depois de se casar] já o arquiteto Possidónio da Silva estava a trabalhar para tornar o Palácio mais acolhedor, ela queria um ambiente de família e educar de perto os filhos, perdendo o paço aquele aspeto de casa fria e distante”, disse.
O Paço da Ajuda foi a sua residência oficial durante os 48 anos que S.M. a rainha D.ª Maria Pia viveu em Portugal.

Silveira Godinho reafirmou o desejo de trasladar o corpo de Maria Pia para Portugal, “e [que] seja sepultado junto da sua família, o marido e os filhos”.

“Maria Pia é a única Rainha que está sepultada no estrangeiro. Ela era uma grande patriota, uma grande portuguesa por isso é que a quero trazer para Portugal”, disse a responsável que já em 2005 encetou contactos para a trasladação.

S.M. a Rainha D.ª Maria Pia, falecida a 05 de Julho de 1911 em Stupinigi (arredores de Turim), encontra-se sepultada no Panteão Real dos Sabóia na Basílica de Superga, em Itália.
S.M. D.ª Maria Pia de Sabóia chegou a Portugal com 14 anos, “vinda de uma corte onde se vivia a glória da vitória, pois o seu pai [Victor Manuel II] foi o unificador da Itália”.

http://hardmusica.pt/noticia_detalhe.php?cd_noticia=9154

Reply

Direct link:

RE: Centenário falecimento rainha D. Maria Pia

#282402 | Bernardo-Luis | 21 juil. 2011 00:02 | In reply to: #280590

Caro Monigo

Um bem-hajapor ter recordado o 100º do falecimento da Rainha D.Maria Pia.

Fico a a guardar com ansiedade a publicação do livro sobre a mesma.

Quanto à trasladação da Rainha para Portugal, é cada vez mais pertinente a observação que a lenda lhe atribui:
"Querem Rainhas ? Paguem-nas !"

Um abraço

Bernardo aka Yussuf

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 26 janv. 2025, 10:20

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen