Pedido de info s/ asc. e desc. de António Martins Afonso (Comendador da Ordem da Instrução Pública)
This topic is classified in rooms: Cargos | Famílias | Pessoas | Regiões | Títulos
Pedido de info s/ asc. e desc. de António Martins Afonso (Comendador da Ordem da Instrução Pública)
Agradeço a quem possa partilhar informação "adiantada" sobre a ascendência e descendência de António Martins Afonso, sobre o qual possuo a informação que a seguir transcrevo, constante de um jornal regional:
“Ainda no dia 13 de Dezembro de 1902, nasceu no Juncal do Campo, António Martins Afonso, professor, advogado e distinto escritor. Frequentou a Escola do Ensino Primário Elementar de Salgueiro do Campo, para onde se deslocava diariamente, a pé. De seguida frequentou o Liceu Nacional de Castelo Branco, licenciando-se em Ciências Históricas e Geográficas, em 1927, na Faculdade de Letras de Lisboa e em Direito, pela Faculdade de Direito de Lisboa, em 1929. Em 1930 diplomou-se em Ciências Pedagógicas, pela Escola Normal Superior de Lisboa. Foi professor nos liceus de Castelo Branco, Faro, Funchal e Camões, em Lisboa. Foi reitor em 1940/41, no Liceu Nacional de Castelo Branco. Posteriormente desempenhou as funções de Inspector Superior do Ensino Liceal. Deixou uma vasta obra publicada. Pelos valiosos serviços prestados à comunidade, foi-lhe conferido o grau de Comendador da Ordem da Instrução Pública, cujo título recebeu com humildade, conservando-o no seio da sua família, sem nunca ter feito alarde desta importante distinção”.
(in jornal "Reconquista", de 7 de Dezembro 2006)
Obrigado,
Direct link:
Renovo o pedido.
Obrigado.
Direct link:
Boa tarde.
Venho renovar este meu pedido.
Com os melhores cumprimentos,
Direct link:
Renovo mais uma vez o pedido, acrescentando que é o autor do livro:
Princípios fundamentais de organização política e administrativa da Nação.
Compêndio para o 3º ciclo dos liceus. Em apêndice as principais disposições dos seguintes diplomas: Constituição Política, Estatuto do Trabalho Nacional, Código Administrativo.
Publicado pela Papelaria Fernandes em 1964.
Obrigado.
Direct link:
Renovo o meu pedido,
informando ainda que encontrei comprovativo de que António Martins Afonso recebeu de facto o título de Comendador da Ordem de Mérito da Instrução Pública, a 15 Abr 1974 (fonte: site da Presidência da República).
Qualquer informação relacionada com a sua descendência e/ou ascendência (nomeadamente do ramo Martins) é benvinda.
Direct link:
Boa noite caríssimos.
Renovo mais uma vez este meu pedido.
Muito grato,
hmartins
Direct link:
Renovo este meu pedido.
Direct link:
Renovo este meu pedido.
Direct link:
Caro Confrade Hmartins
Não sei se já viu este blog mas aqui encontra um antigo aluno do Dr. António Martins Afonso, falando sobre ele e inclusivé com foto do mesmo.
http://memoriarecenteeantiga.blogspot.pt/2006/12/o-dr-antnio-martins-afonso.html
http://memoriarecenteeantiga.blogspot.pt/2010/04/beira-baixa-1961-fevereiro.html
Direct link:
Caríssimo hmrb,
Sim já conhecia, aliás foi a minha primeira fonte de informação relativa a este meu familiar afastado (o ponto em comum entre mim e o Dr. António Martins Afonso é que ele é neto de um trisavô meu). Porém com os assentos nada consegui que ajudásse a identificar descendentes, daí insistir aqui no Geneall, na esperança de alguém poder ter essa tipo de informação.
Muito obrigado,
HM
Direct link:
Caro hmartins
Estive a ver em vários Anuários de Portugal e não vi nenhuma referencia a António Martins Afonso,mas vou continuar a procurar nos vários documentos e jornais da época que tenho de Castelo Branco.
Entretanto deixo estes nomes,cito Anuário de Portugal de 1909:
- ANTÓNIO AFFONSO d'ALMEIDA - Lavrador ou Agricultor no Juncal do Campo(Castello Branco) em 1909
- MANOEL LUIS AFFONSO - Solicitador e Escrivão do Juizo das Execuções Fiscais em Castello Branco,1909
Cumprimentos
João Barroca
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 10 nov. 2024, 06:30