Pedido de info s/ asc. e desc. de António Martins Afonso (Comendador da Ordem da Instrução Pública)

This topic is classified in rooms: Cargos | Famílias | Pessoas | Regiões | Títulos

Pedido de info s/ asc. e desc. de António Martins Afonso (Comendador da Ordem da Instrução Pública)

#281440 | hmartins | 12 juil. 2011 17:25

Agradeço a quem possa partilhar informação "adiantada" sobre a ascendência e descendência de António Martins Afonso, sobre o qual possuo a informação que a seguir transcrevo, constante de um jornal regional:

“Ainda no dia 13 de Dezembro de 1902, nasceu no Juncal do Campo, António Martins Afonso, professor, advogado e distinto escritor. Frequentou a Escola do Ensino Primário Elementar de Salgueiro do Campo, para onde se deslocava diariamente, a pé. De seguida frequentou o Liceu Nacional de Castelo Branco, licenciando-se em Ciências Históricas e Geográficas, em 1927, na Faculdade de Letras de Lisboa e em Direito, pela Faculdade de Direito de Lisboa, em 1929. Em 1930 diplomou-se em Ciências Pedagógicas, pela Escola Normal Superior de Lisboa. Foi professor nos liceus de Castelo Branco, Faro, Funchal e Camões, em Lisboa. Foi reitor em 1940/41, no Liceu Nacional de Castelo Branco. Posteriormente desempenhou as funções de Inspector Superior do Ensino Liceal. Deixou uma vasta obra publicada. Pelos valiosos serviços prestados à comunidade, foi-lhe conferido o grau de Comendador da Ordem da Instrução Pública, cujo título recebeu com humildade, conservando-o no seio da sua família, sem nunca ter feito alarde desta importante distinção”.

(in jornal "Reconquista", de 7 de Dezembro 2006)

Obrigado,

Reply

Direct link:

Pedido de info s/ asc. e desc. de António Martins Afonso (Comendador da Ordem da Instrução Pública)

#283389 | hmartins | 31 juil. 2011 10:30 | In reply to: #281440

Renovo o pedido.
Obrigado.

Reply

Direct link:

Pedido de info s/ asc. e desc. de António Martins Afonso (Comendador da Ordem da Instrução Pública)

#287898 | hmartins | 24 sept. 2011 18:02 | In reply to: #283389

Boa tarde.
Venho renovar este meu pedido.

Com os melhores cumprimentos,

Reply

Direct link:

Pedido de info s/ asc. e desc. de António Martins Afonso (Comendador da Ordem da Instrução Pública)

#291990 | hmartins | 28 nov. 2011 17:56 | In reply to: #287898

Renovo mais uma vez o pedido, acrescentando que é o autor do livro:

Princípios fundamentais de organização política e administrativa da Nação.
Compêndio para o 3º ciclo dos liceus. Em apêndice as principais disposições dos seguintes diplomas: Constituição Política, Estatuto do Trabalho Nacional, Código Administrativo.
Publicado pela Papelaria Fernandes em 1964.

Obrigado.

Reply

Direct link:

Pedido de info s/ asc. e desc. de António Martins Afonso (Comendador da Ordem da Instrução Pública)

#294166 | hmartins | 07 janv. 2012 13:17 | In reply to: #281440

Renovo o meu pedido,

informando ainda que encontrei comprovativo de que António Martins Afonso recebeu de facto o título de Comendador da Ordem de Mérito da Instrução Pública, a 15 Abr 1974 (fonte: site da Presidência da República).

Qualquer informação relacionada com a sua descendência e/ou ascendência (nomeadamente do ramo Martins) é benvinda.

Com os melhores cumprimentos,

Reply

Direct link:

Pedido de info s/ asc. e desc. de António Martins Afonso (Comendador da Ordem da Instrução Pública)

#295501 | hmartins | 23 janv. 2012 23:05 | In reply to: #294166

Boa noite caríssimos.
Renovo mais uma vez este meu pedido.
Muito grato,
hmartins

Reply

Direct link:

Pedido de info s/ asc. e desc. de António Martins Afonso (Comendador da Ordem da Instrução Pública)

#298568 | hmartins | 29 févr. 2012 18:31 | In reply to: #295501

Renovo este meu pedido.
Com os melhores cumprimentos,

Reply

Direct link:

Pedido de info s/ asc. e desc. de António Martins Afonso (Comendador da Ordem da Instrução Pública)

#313999 | hmartins | 20 sept. 2012 16:39 | In reply to: #298568

Renovo este meu pedido.
Com os melhores cumprimentos,

Reply

Direct link:

Pedido de info s/ asc. e desc. de António Martins Afonso (Comendador da Ordem da Instrução Pública)

#314063 | hmrb | 22 sept. 2012 10:55 | In reply to: #313999

Caro Confrade Hmartins

Não sei se já viu este blog mas aqui encontra um antigo aluno do Dr. António Martins Afonso, falando sobre ele e inclusivé com foto do mesmo.


http://memoriarecenteeantiga.blogspot.pt/2006/12/o-dr-antnio-martins-afonso.html
http://memoriarecenteeantiga.blogspot.pt/2010/04/beira-baixa-1961-fevereiro.html

Reply

Direct link:

Pedido de info s/ asc. e desc. de António Martins Afonso (Comendador da Ordem da Instrução Pública)

#314131 | hmartins | 23 sept. 2012 16:25 | In reply to: #314063

Caríssimo hmrb,

Sim já conhecia, aliás foi a minha primeira fonte de informação relativa a este meu familiar afastado (o ponto em comum entre mim e o Dr. António Martins Afonso é que ele é neto de um trisavô meu). Porém com os assentos nada consegui que ajudásse a identificar descendentes, daí insistir aqui no Geneall, na esperança de alguém poder ter essa tipo de informação.

Muito obrigado,
HM

Reply

Direct link:

Pedido de info s/ asc. e desc. de António Martins Afonso (Comendador da Ordem da Instrução Pública)

#314150 | f4b2 | 23 sept. 2012 20:37 | In reply to: #314131

Caro hmartins

Estive a ver em vários Anuários de Portugal e não vi nenhuma referencia a António Martins Afonso,mas vou continuar a procurar nos vários documentos e jornais da época que tenho de Castelo Branco.
Entretanto deixo estes nomes,cito Anuário de Portugal de 1909:

- ANTÓNIO AFFONSO d'ALMEIDA - Lavrador ou Agricultor no Juncal do Campo(Castello Branco) em 1909

- MANOEL LUIS AFFONSO - Solicitador e Escrivão do Juizo das Execuções Fiscais em Castello Branco,1909

Cumprimentos

João Barroca

Reply

Direct link:

Pedido de info s/ asc. e desc. de António Martins Afonso (Comendador da Ordem da Instrução Pública)

#314232 | hmartins | 25 sept. 2012 09:07 | In reply to: #314150

Caríssimo João Barroca

muito obrigado pela sua ajuda e disponibilidade.

HM

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 13 juin 2024, 16:55

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen