Genealogia Paulistana

This topic is classified in rooms: Arquivos

Genealogia Paulistana

#283226 | Lourval | 29 juil. 2011 05:05

Caros colegas,

Bento Pereira de Araújo é citado na Genealogia Paulistana, título Godoys. Casou-se em Santana de Parnaíba em 25-07-1741 com Maria da Silva Leme. Ele natural de Ponte da Barca, Santo Adrião de Oleiros, filho de Bento Malheiro Pereira de Araújo e Catarina de Cerqueira. Ela natural de Santana de Parnaíba, filha de João de Oliveira da Silva (de Mogi das Cruzes) e de Francisca Fernandes, de Santana de Parnaíba.

Este casamento está "on line" no Family Search.

Gostaria de saber se alguém conhece a filiação de Bento Malheiro Pereira de Araújo e de sua mulher Catarina de Cerqueira. Eles devem ter se casado em Oleiros, Ponte da Barca, cerca de....1705.

Agradeço desde já
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Genealogia Paulistana

#283508 | Casimiro | 01 août 2011 19:18 | In reply to: #283226

Caro Lourval,
Pesquisados os casamentos da freguesia de Santo Adrião de Oleiros, Ponte da Barca, desde 1687 a 1723, não foi encontrado nenhum com aqueles nomes.
Pesquisados os baptizados, desde 1683 a 1725, não aparece nenhum "Bento", filho daquele casal.
Indique-me por favor outra freguesia, será?
Cumprimentos,
Casimiro Puga

Reply

Direct link:

Genealogia Paulistana

#283516 | Lourval | 01 août 2011 20:20 | In reply to: #283508

Caro Casimiro Puga,

Muito obrigado!!!!

Olhe, o batismo está bem claro. O Bento diz ser natural de Santo Adrião de Oleiros, Barca. Aparentemente houve um censo, que declarando sua idade, leva-o a ter nascido em 1717. Terá sido Bento filho natural daquele casal, então batizado como filho natural de Catarina de Cerqueira, o nome do pai sendo omitido?

Você teria percebido alguma Catarina de Cerqueira em Santo Adrião de Oleiros, mesmo não estando ligada a Bento Malheiro?

Estive dando uma olhada aqui no Geneall e percebi que há João de Araújo e Antas, pai de Ana Pereira de Araújo, esta casada com João Malheiro Pereira. João de Araújo e Antas é Senhor da Quinta de Calvos na Freguesia de Oleiros.

Abraços
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Genealogia Paulistana

#283525 | Casimiro | 01 août 2011 21:14 | In reply to: #283516

Caro Lourval,
Amanhã pesquisarei melhor.
Cumprimentos,
Casimiro Puga

Reply

Direct link:

RE: Genealogia Paulistana

#283622 | Casimiro | 02 août 2011 19:46 | In reply to: #283516

Caro Lourval,
Continuamos na mesma, estou em crer que a freguesia será outra.
Desde 1700 a 1730 não aparece nenhuma "Catarina Cerqueira", como mãe, seja de Bento ou de outro qualquer.
Aparece um óbito em 01-12-1760 de Catarina Cerqueira, solteira, do lugar da Costa, Oleiros, filha de Domingos Francisco Veloso e de Isabel Rodrigues Cerqueira. Não creio que seja esta. O Padre Domingos Cerqueira, falecido em 26-10-1761 em Oleiros, Procº nº 33165, era irmão desta Catarina. Aparece um óbito de Bento Malheiro Pereira de Araújo Ferraz, em 08-03-1756, casado que tinha sido com D. Mariana Antónia de Sá Sottomayor, falecida em 13-08-1744.
Mande-me outros palpites, para eu procurar.
Cumprimentos,
Casimiro Puga

Reply

Direct link:

Genealogia Paulistana

#283663 | Lourval | 03 août 2011 04:36 | In reply to: #283622

Caro Casimiro,

Antes de mais nada: muito obrigado pelo seu interesse e colaboração.

Mas voltei ao paroquial com mais atenção e está lá escrito que Bento é filho "natural" de Bento Malheiro Pereira de Araújo e de Catarina Cerqueira.

Algo me diz que Bento é filho natural deste Bento Malheiro Pereira de Araújo Ferraz falecido em 08.03.1756 e desta Catarina Cerqueira falecida em 01.12.1760. O paroquial também diz que são ambos moradores em Santo Adrião de Oleiros.

Sendo filho natural, poderá ter sido batizado em outra paróquia. Dê uma olhada no registro:

https://www.familysearch.org/search/image/show#uri=https%3A//api.familysearch.org/records/pal%3A/MM9.3.1/TH-1-14863-93806-32%3Fcc%3D1719212%26wc%3D11185342

Abraços
Lourval

Reply

Direct link:

Genealogia Paulistana

#283668 | Lourval | 03 août 2011 06:54 | In reply to: #283622

Casimiro,

Novas informações. Localizei o casamento de um dos filhos dele e neste casamento confirma que Bento é filho natural de Bento Malheiro Pereira de Araújo e Catarina Cerqueira (declarada solteira). Mas a informação nova é de que ele, o Bento, nascido cerca de 1717, é da Freguesia de Lavradas.

Quem sabe agora localizamos o batismo de Bento!!!

Abraços
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Genealogia Paulistana

#283719 | Casimiro | 03 août 2011 17:14 | In reply to: #283668

Caro Lourval,
A freguesia de S. Miguel de Lavradas já me tinha passado pela cabeça, pois um Reverendo João Malheiro Pereira lá paroquiava. Só amanhã tornarei ao Arquivo, pelo que aguarde notícias.
Cumprimentos,
Casimiro Puga

Reply

Direct link:

RE: Genealogia Paulistana

#283871 | Casimiro | 04 août 2011 19:26 | In reply to: #283668

Caro Lourval,
Achei finalmente em S. Miguel de Lavradas o assento de baptismo de "Bento", que embora eu acredito que seja o que lhe interessa, é inconclusivo. Diz: "Bento, enjeitado, que puseram em São Mamede (lugar da freguesia) à porta de Caetano Gomes, do mesmo lugar, foi baptizado por mim o Reitor João Malheiro Pereira aos dezanove dias do mês de Julho do ano de mil e setecentos e dezassete anos, por não trazer sinal algum de ser baptizado. Foram padrinhos João Pereira da Costa e sua filha Maria, solteira, foram testemunhas o Reverendo Manuel de Araújo e o Reverendo Padre João Gomes, que todos comigo assinaram, dia e era ut supra. O Reitor João Malheiro Pereira"
Pesquisei os anos de 1710 a 1725 a ver se aparecia mais alguém filho de Catarina Cerqueira e nada. Se precisar de alguma fotocópia de qualquer assento, diga, que eu enviarei.
Cumprimentos,
Casimiro Puga

Reply

Direct link:

Genealogia Paulistana

#283881 | Lourval | 04 août 2011 21:13 | In reply to: #283871

Caro Casimiro!

Muitíssimo obrigado. O assento é inconclusivo, é verdade. Mas Bento Pereira de Araújo sabia bem quem eram seus pais. Em alguns assentos de batismo de filhos deles, ele é dito natural de Santo Adrião de Oleiros. Minha intuição é de que ele é filho daqueles que você me passou os óbitos.

Catarina Cerqueira faleceu solteira! Bento Pereira de Araújo declarou que é filho de Catarina Cerqueira, solteira! Filho de Bento Malheiro Pereira de Araújo!

O Reitor João Malheiro Pereira sabia muito bem de quem era filho, Bento, deixado à porta de Caetano Gomes.

Será que o pai de Bento já era casado em 1717? Quem sugeriu o nome Bento à criança enjeitada? Porque Bento usava aqui no Brasil o apelido Pereira de Araújo? Teria sido ele confirmado mais tarde pelo pai? São perguntas que faço a mim mesmo.

Sabe-se quem foram os pais de Domingos Francisco Veloso e de Isabel Rodrigues Cerqueira, pais de Catarina Cerqueira?

Caro Casimiro. Eu gostaria muito de saber em que dia nasceu Catarina Cerqueira. Esta informação seria muito relevante. Posso lhe pedir mais este favor?

Muito obrigado.
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Genealogia Paulistana

#283895 | Casimiro | 04 août 2011 22:10 | In reply to: #283881

OK, Lourval,
Amanhã darei mais uma vista de olhos.
Sei bem como a gente se sente, pois todos os dias lido com isto.
Cumprimentos,
Casimiro Puga

Reply

Direct link:

RE: Genealogia Paulistana

#283986 | Casimiro | 05 août 2011 19:32 | In reply to: #283881

Caro Lourval,
Mais algumas pistas, mas nada de muito conclusivo.
Não consegui ainda descobrir o casamento de Domingos Francisco Veloso com Isabel Rodrigues Cerqueira. Entretanto este casal teve os seguintes filhos:
Domingas, N-23-03-1664
Maria, N-12-06-1666
Catarina, N-24-09-1668
Domingos, N-29-01-1671
Catarina, N-27-09-1685 e O-01-12-1760.
todos nascidos no lugar da Sesta, Oleiros.
Isabel Rodrigues Cerqueira faleceu em 27-12-1705 e Domingos Francisco Veloso faleceu em 11-04-1717, no lugar da Sesta. Deviam ser muito ricos, pois deixaram muitos legados, muitas missas e muitas esmolas às Confrarias. Pesquisei o livro de casamentos de Oleiros desde 1599 a 1670 e não aparece o casamento. Ou o padre se esqueceu de registar ou casaram noutra freguesia. Procurei ainda na vila da Barca e em Ruivos (pois uns padrinhos de um dos filhos eram de lá) e nada.
Também não descobri ainda o casamento de Bento Malheiro Pereira com Mariana Antónia de Sá Sottomayor. Os pais do Bento Malheiro Pereira, João Malheiro Pereira e Ana Pereira de Araújo, casaram em 22-02-1774 em Oleiros. João faleceu em 24-03-1733 na sua Quinta da Gemieira, Ponte de Lima e Ana faleceu em 26-02-1729 na vila da Barca, onde ambos foram sepultados, ele na Capela-mór da Misericórdia da Barca e ela na Igreja Matriz da Barca. O Padre João Velho de Araújo era cunhado do João Malheiro Pereira, portanto irmão da Ana.
O Bento Malheiro Pereira, casado com a Mariana, nasceu em 21-03-1681 e faleceu em 08-03-1756, em Oleiros. A Mariana Antónia faleceu em 13-08-1744.
Por ora é tudo, qualquer fotocópia que necessite ou outro esclarecimento, não hesite.
Cumprimentos,
Casimiro Puga

Reply

Direct link:

Genealogia Paulistana

#284028 | Lourval | 06 août 2011 07:49 | In reply to: #283986

Caro Casimiro,

Estou cada vez mais convencido de que os pais de Bento Pereira de Araújo, nascido em 1717 em Santo Adrião de Oleiros, é filho de Bento Malheiro Pereira de Araújo (que foi casado com Maria Luísa de Melo e com Maria Antónia de Sá Pacheco) com Catarina de Cerqueira, filha de Domingos Francisco Veloso e de Isabel Rodrigues de Cerqueira.

Sendo assim, quando Bento nasceu em 1717, seu pai já era casado e sua mãe era solteira. Logo Bento seria filho expúrio. Preferiram enjeitá-lo aos olhos da comunidade mas ele teria sido amparado pela família. Tanto que adota o apelido composto da família e os filhos de Bento também o adota: Pereira de Araújo.

Bento Pereira de Araújo, com 24 anos, estava se casando aqui no Brasil, na cidade de Bragança Paulista, em 25.07.1741. Teve inúmeros filhos e muitos tinham suas próprias terras.

Acho que para avançar mais facilmente em relação aos costados de Catarina de Cerqueira, teríamos de analisar o processo do irmão dela.

Muito obrigado Casimiro por todas as informações.

Abraços
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Genealogia Paulistana

#284233 | Casimiro | 08 août 2011 18:27 | In reply to: #284028

Caro Lourval,
Como hoje consegui dar uma fugida a Braga, pesquisei mais o seguinte:
Processo de Inquirição de Genere nº 33165: Domingos Cerqueira, natural do lugar do Monte, Santo Adrião de Oleiros, filho de Domingos Francisco Veloso, natural de S. Martinho de Castro, Ponte da Barca e de Isabel Rodrigues Cerqueira, natural de S. Salvador de Bravães, Ponte da Barca, moradores no lugar do Monte, Oleiros. Neto paterno de António Francisco e de Maria Francisca, do lugar da Trapa, S. Martinho de Castro e neto materno de Domingos Rodrigues Cerqueira e de Catarina Cerqueira, freguesia de Bravães.
Quando tiver mais um pouco de disponibilidade no Arquivo de Viana, verei o resto, se é que há.
Cumprimentos,
Casimiro Puga

Reply

Direct link:

Genealogia Paulistana

#284299 | Lourval | 09 août 2011 00:20 | In reply to: #284233

Caro Casimiro,

Muito obrigado por mais estas informações. Estudando o banco de dados do Geneall, tenho a impressão que esta família está ligada à família de Bento Malheiro Pereira de Araújo proximamente, sendo portanto uma família diferenciada. Talvez mais uma geração recuada e já o Geneall permitirá entroncá-las.

Abraços
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Genealogia Paulistana

#284416 | Casimiro | 10 août 2011 19:32 | In reply to: #284299

Caro Lourval,
Mais alguns apontamentos.
Domingos Francisco Veloso e Isabel Roiz Cerqueira casaram em Bravães em 08-06-1663. Isabel Roiz Cerqueira Cerqueira foi baptizada em 07-07-1640 pelo Padre Sebastião Fernandes e foram padrinhos Manuel Fernandes e Maria Gonçalves, do lugar da Porta, Bravães. Isabel teve os seguintes irmãos: Domingos, baptizado em 01-08-1638, António, bat. 28-10-1642 e falecido em 04-10-1661, Maria, bat. 10-03-1645, João, bat. 08-07-1647 e Catarina, bat. 15-01-1650. O pai de Isabel Roiz Cerqueira, no nascimento dos filhos é sempre mencionado Domingos Roiz do Campo e faleceu em 30-08-1667 no lugar do Souto do Campo, Bravães. "... recebeu os santos sacramentos, está sepultado dentro do Mosteiro de Bravães, onde é freguês, fez testamento por escrito, ficou por seus cumpridores seu genro Domingos Francisco, morador em Oleiros e seu filho Domingos Roiz ...". A mãe de Isabel, Catarina Cerqueira, faleceu em 29-03-1689 no lugar de Souto do Campo, Bravães. "... com todos os sacramentos que a Igreja manda, fez testamento por escrito em que mandou fazer três ofícios, presente, mês e ano, de cada vinte padres e deixou às Confrarias, a saber: à do Senhor 200 reis, à da Senhora 200 reis, à do Nome de Deus 200 reis, à de S. Sebastião 100 reis, à de S. Brás 100 reis; está sepultada neste Mosteiro, junto à caixa de Nossa Senhora ..."
Há falta de registo de casamentos em Bravães, dos anos de 1613 a 1640, pelo que não consegui apurar os pais de Domingos Roiz do Campo e de Catarina Cerqueira. Os nascimentos e casamentos de S. Martinho de Crasto, Ponte da Barca, começam no ano de 1660, pelo que não pude apurar a filiação de António Francisco e de Maria Francisca, pais de Domingos Francisco Veloso, nem o baptizado deste último.
Por ora é tudo, alguma dúvida não hesite.
Muitos cumprimentos,
Casimiro Puga

Reply

Direct link:

Genealogia Paulistana

#285028 | Lourval | 18 août 2011 21:54 | In reply to: #284416

Caro Casimiro Puga.

Muito obrigado mais uma vez. Anotei tudo. Pelo que você me diz, acredito que para avançar agora, somente com muita sorte. Andei estudando o banco de dados aqui do Geneall e tudo indica que os bisavós de Catarina Cerqueira, pelo menos alguns deles, já estejam lá. Difícil será fazer a ligação sem os paroquiais.

Quem sabe uma inquirição de génere ajude. Já estive dando uma olhada e até agora nada encontrei. Vou continuar tentando.

Abraços
Lourval

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 23 sept. 2024, 17:36

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen