Procuro batismo

This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Pessoas | Regiões

Procuro batismo

#284313 | nelsoncarpin | 09 août 2011 09:59

Caro Sr/Sra.
Pedido de ajuda.

Minha historia com a genealogia começa a seis passados, quando decidi obter a nacionalidade portuguesa para meu avô, este filho legítimo de portugueses, nascido no Brasil.
Recolhi toda documentação que pude para tal, faltando apenas dos bisavôs, pedi as certidões e recibi apenas a do meu bisavô de batismo, pois já tinha a de óbito e casamento do mesmo, faltava então, da minha bisavó de batismo, pois a de óbito também já a tinha em mãos.
Foi então que resolvi contratar uma advogada cá em Portugal, para facilitar o andamento do processo, pois eu estava a estudar no Brasil. Tempos e tempos se passaram e a angustia sempre aumentar, porém sempre a confiar no trabalho da mesma. Foi então em 2010 que resolvi vir a Portugal verificar porque de tanta demora, ao chegar tive de esperar cerca de dois meses por uma consulta; confiante e esperançoso foi então que perdi o chão, quando a mesma me disse que havia perdido a documentação. Conclusão nunca começou com processo algum mesmo tendo recebido alta quantia para isso.
Cá estou, resolvi eu mesmo iniciar a busca, porém ainda não encontrei a certidão de batismo da minha bisavó, motivo a qual peço opiniões, uma luz de todos.
Tenho em mão as certidões de batismo e de casamento dos meus TRIAVÓS (pais da minha bisavó), nascidos e casados na paróquia de Santa Catarina da Barreira, na Barreira, freguesia do conselho de Meda; e tenho a de batismo da irmã (1905), na mesma paróquia e local.
Também tenho o registro de saída do passaporte que declara a saída do casal, TRIAVÓS em (1911) para o Brasil, com duas menores (a irmã e minha bisavó).
Não consigo encontrar o batismo da minha bisavó, de acordo com a certidão de casamento, nasceu na data: 15/06/1909, (4 anos de diferença). Já olhei nos livros da Barreira de 1902 até 1911 e não a encontrei. A certidão de casamento da igreja no Brasil está escrito que a mesma nasceu na paróquia de Santa Catarina, porém não consta a certidão de batismo da mesma.
Não sei, mas por onde pesquisar... sei que uma grande chance de desvendar o mistério seria olhar nos requerimentos de passaportes de 1911, más infelizmente não está no Governo Civil e nem no arquivo da Guarda, e não consegui informação de onde encontrar.

Bisavó: CLEMENTINA DE JESUS
Pais: Francisco Antonio e Salvina dos Anjos

Agradeço a colaboração

Reply

Direct link:

RE: Procuro batismo

#284339 | mpra | 09 août 2011 17:28 | In reply to: #284313

Caro Confrade:

Eu tenho bisavós que foram baptizadas com nomes diferentes daqueles que em vida usaram, nomeadamente uma que deixou cair o Maria, seu primeiro nome. Tentou perceber se havia alguma rapariga, por exemplo, chamada Maria Clementina? Tenho um outro caso em que nunca encontrei o baptismo onde devia existir mas, por um tio soube que essa bisavó fora baptizada em Lisboa, onde os meus trisavós também tinham casa. Outro caso com que me deparei é o de um bisavô que nasceu em casa de parentes numa paróquia e foi baptizado noutra. Os seus trisavós eram de Santa Catarina? Tente ver se o baptismo foi feito na paróquia de baptismo dos seus trisavós ou noutra qualquer perto de Santa Catarina.

Quanto a passaportes não lhe posso ser de grande utilidade. Só me ocorre o governo civil.

Com os melhores cumprimentos,
Manuel

Reply

Direct link:

Geneologia de Firmino Falcão- Vimioso -Bragança

#284586 | s.m.falcao@gmail.com | 12 août 2011 23:30 | In reply to: #284313

Como não encontro, na Torre do Tombo, cópia dos Rgistos paroquiais desta Diocese, ao contrário das outras, e como não tenho grande disponibilidade de lá ir. agardecia ajuda.
Meus pais são :Firminio Augusto Falcão 1894 - 1892 e Clemência de Jesus Martins 1898-1997.
Grato, Serafim Falcão

Reply

Direct link:

RE: Geneologia de Firmino Falcão- Vimioso -Bragança

#296512 | fredm25 | 05 févr. 2012 21:27 | In reply to: #284586

Hello,

My grandfather's name was Eduardo DE JESUS MARTINS. He was born in Vimioso in 24th September 1902. Do you have any information ?

Regards,

Frederic MARTINS
Luxembourg

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 01 juil. 2024, 00:40

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen