Certidão de Nascimento - Beira Alta

This topic is classified in rooms: Arquivos | Pessoas

Certidão de Nascimento - Beira Alta

#286638 | FernandaCarvalho | 06 sept. 2011 20:22

Boa tarde,

Gostaria de saber se alguem poderia me ajudar a localizar a certidão de nascimento de minha bisavó.
Ela nasceu no dia 09/12/1902 em Beira Alta, o nome dela era Elvira Ferreira, filha de Antonio Ferreira e Virginia Augusta.
A única informação que eu tenho, sobre o local que ela nasceu, é Beira Alta mesmo.

Obrigada desde já,

Fernanda.

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento - Beira Alta

#286642 | valboa | 06 sept. 2011 21:26 | In reply to: #286638

Cara Fernanda

Dizer Beira Alta é falar de uma Provincia.
É como o Estado de São Paulo.
Dentro da Beira Alta tem os distritos da Guarda e Viseu, e em cada um deles muitos Concelhos que por sua vez se dividem em muitas freguesias.
Sem mais detalhes, ninguém vai conseguir ajudá-la, a não ser por milagre.
Procure alguma coisa mais precisa.
cumprimentos
Jorge Albuquerque da Quinta

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento - Beira Alta

#286645 | cardosodoamaral | 06 sept. 2011 22:38 | In reply to: #286638

Cara Fernanda
O Confrade Jorge Albuquerque da Quinta tem toda a razão. Eu acrescentaria um pormenor interessante também, que se prende com a data, que possivelmente ainda está numa Conservatória e não em arquivos Distritais ou mesmo Municipais, que torna mais complicado a sua pesquisa. Realmente falta mais informação. Infelizmente ainda tenho uma pior notícia, é que o Arquivo Distrital de Viseu só tem cerca de 17.ooo registos on-line e essencialmente registos de passportes. Será que ela foi para o estrangeiro? Tentei pesquisar em passaportes e nada.
Espero ter ajudado no esclarecimento
Disponha
Saudações cordiais
Adelino Cardoso do Amaral

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento - Beira Alta

#286651 | FernandaCarvalho | 06 sept. 2011 23:12 | In reply to: #286645

Jorge e Adelino,

Obrigada pelas explicações, são sempre de grande ajuda.

Adelino, ela veio para o Brasil, mas os documentos que tenho dela são o de casamento e de óbito (ambos ocorridos no Brasil), e somente consta Beira Alta como local de nascimento.

O que vocês me aconselham a fazer?
Eu tenho que buscar por arquivos em Viseu, correto?
Seria melhor eu ir até Viseu procurar pessoalmente nas Conservatórias e Arquivos Distritais?

Por mais difícil e complicado que possa ser, eu realmente estou disposta a fazer o que for preciso para conseguir esses documentos. É de grande importância.

Obrigada novamente pela ajuda, vocês são muito gentis.

Fernanda de Paiva Carvalho.

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento - Beira Alta

#286653 | CNT | 06 sept. 2011 23:26 | In reply to: #286651

Comece por aqui:

http://www.advrl.org.pt/contactos.html

Cumprimentos / CNT

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento - Beira Alta

#286654 | FernandaCarvalho | 06 sept. 2011 23:30 | In reply to: #286645

Adelino, olhei alguns documentos aqui, e me deparei com uma anotação de que a Freguesia dela seria São Pedro de France, Concelho de Viseu, Distrito de Viseu. Mas é apenas uma anotação, e essa também é a localidade do nascimento de meu bisavô (esse eu tenho a certidão de nascimento).

Isso ajudaria?

Obrigada novamente,

Fernanda de Paiva Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento - Beira Alta

#286655 | CNT | 06 sept. 2011 23:38 | In reply to: #286654

Tomando em consideração a sua mensagem, rectifico o endereço:

http://www.ad-viseu.com/

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento - Beira Alta

#286657 | JCC | 06 sept. 2011 23:46 | In reply to: #286654

Cara Fernanda de Paiva Carvalho

Realmente existe no concelho de Viseu essa freguesia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Pedro_de_France

O contacto com o AD de Viseu poderá ser a chave.

Cumprimentos

João Cordovil Cardoso

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento - Beira Alta

#286659 | JCC | 06 sept. 2011 23:50 | In reply to: #286654

Como curiosidade, mais um link:

http://www.jf-saopedrofrance.pt/

JCC

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento - Beira Alta

#286660 | cardosodoamaral | 07 sept. 2011 00:00 | In reply to: #286654

Cara Fernanda
O melhor então é começar pelo Arquivo Distrital de Viseu. Eles são céleres na resposta.Peça uma pesquisa e o mais tarde em dois dias tem a resposta. A Sra. Diretora do ADVIS Dra. Maria das Dores Almeida Henriques é eficiente e não empata. Ela lhe dará uma resposta concisa.
Se nada conseguir escreve para a Conservatória e depois no dia seguinte liga a confirmar o seu pedido e diz que é urgente.
É tudo gente boa. Já necessitei deste serviços.
Solicita dizendo os dados que tem em sua posse.
Boa sorte
Saudações cordiais
Adelino Cardoso do Amaral

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento - Beira Alta

#286662 | FernandaCarvalho | 07 sept. 2011 00:36 | In reply to: #286660

Caros amigos, agradeço à todos por todas as informações, vocês estão sendo de imensa ajuda!

Adelino, mandei um e-mail para a Dra. Maria das Dores, e estou esperançosa de que ela vai ser a resposta para a minha busca.

Muito obrigada,

Fernanda de Paiva Carvalho.

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento - Beira Alta

#286683 | NISGM | 07 sept. 2011 11:55 | In reply to: #286654

As anotações são relevantes, os documentos sofrem anotações. Aos assentos de nascimento anotam-se à margem actos como o casamento, divórcio, viuvez, óbito. O documento é um todo, e a sua leitura não se pode limitar ao que vem dentro da parte impressa. São papéis oficiais, constituem provas e tudo que lhes é acrescentado tem uma motivação oficial forte. Nada entra lá que não esteja previsto por lei entrar.

E se o marido é de determinada freguesia, parece intuitivo que a mulher seja pelo menos das proximidades. Invista nessa freguesia de Viseu.

Atentamente, nuno de m.

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento - Beira Alta

#287269 | FernandaCarvalho | 14 sept. 2011 15:44 | In reply to: #286683

Mandei email para a Sra. Dra. Maria das Dores, que por sua vez, me indicou a Conservátoria de Viseu. Mas acabei de receber um retorno deles, e infelizmente nada consta na freguesia de São Pedro de France.

Então volto a ter somente a informação de Beira Alta em documentos oficiais (certidão de casamento e óbito), sendo que ambos aconteceram no Brasil.

Saudações cordiais,

Fernanda de Paiva Carvalho.

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento - Beira Alta

#287272 | f4b2 | 14 sept. 2011 17:21 | In reply to: #287269

Cara FernandaCarvalho

Estive a ver os nomes do Concelho de Vizeu dos anos de 1908/1909 e cito:

- VIRGINIA AUGUSTA MARTINS - Professora em Couto de Baixo(Vizeu)

- ANTÓNIO FRANCISCO FERREIRA - Proprietário em Louroza(Vizeu)

Tenho ainda mais estes nomes:

- JOSÉ FERREIRA - Pároco em Mundão(Vizeu)

- MANOEL FERREIRA - Mercearia em Passos-Silgueiros(Vizeu)

- JOÃO ALVES FERREIRA - Proprietário em Ranhados(Vizeu)

Cumprimentos

João Barroca

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento - Beira Alta

#287282 | roz | 14 sept. 2011 19:21 | In reply to: #287269

Cara Fernanda

Se lhe for possivel fale com a igreja ou conservatoria onde foi efectuado o casamento ai' no Brasil e pessa para ver o processo de casamento que eles tiveram de apresentar antes do acto. Quando alguem se casa necessita apresentar certos documentos sendo um deles o registo de nascimento ou baptismo e que depois ficam arquivados. As certidoes que depois passam sao feitas a partir do livro de registos que nao tera' a informacao toda. Nao lhe posso garantir que la' esteja mas vale a pena tentar.

Cumprimentos.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento - Beira Alta

#288041 | FernandaCarvalho | 27 sept. 2011 19:10 | In reply to: #287282

Rosario, não tenho palavras pra te agradecer!

Fui até o cartório em que meus bisavós se casaram e eles tinham o Bilhete de Identidade deles!

Agora sei que as informações que estavam com a minha familia estavam erradas. Ela não nasceu em Beira Alta, ela nasceu em Sequeiros, Aguiar da Beira.
Entrei em contato com a Conservatória de lá e me confirmaram que o registro se encontra lá, nº 5/1903 da freguesia de Sequeiros.

Vou pedir para que me enviem uma cópia dessa certidão.

Obrigada a todos por toda a ajuda! Vocês me ajudaram muito!

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento - Beira Alta

#288046 | roz | 27 sept. 2011 20:52 | In reply to: #288041

Ora muito me alegro! Ainda bem que encontrou "o fio 'a meada". Desejos de boas pesquisas.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento - Beira Alta

#288065 | PAIVAMANSO | 28 sept. 2011 02:15 | In reply to: #288046

Caros amigos, é este tipo de tópicos, com final feliz, que me ajudam a tentar lutar contra a falta de alegria. Um pedido de ajuda, 17 mensagens em 21 dias, o problema resolvido, um perfume de amizade e solidariedade que nos enche a alma. Cara Rosário, permita-me que a felicite por essa ajuda feliz, no complemento de todas as outras. Bem Hajam, nada vos ajudei, mas sei que não levam a mal que eu partilhe destes sucessos. Cumprimentos e agradecimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento - Beira Alta

#288069 | roz | 28 sept. 2011 09:16 | In reply to: #288065

Estimado Jorge

Como as "felicitacoes" veem de si eu aceito mas tera' de concordar que foi uma questao de sorte la' haver os documentos, podia nao haver nada e teriamos ficado na mesma! Por isso a unica coisa que fiz foi passar um pouco da minha experiencia em como procurar, sorte e a Fernanda fizeram o resto. O Jorge sim, que ajuda "fisicamente" as pesquisas dos outros. Eu vivo no estrangeiro e nao me 'e possivel, mas infelizmente tambem nao tenho a sua generosidade! Que Deus o recompense.
Os meus desejos de boa saude para si.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento - Beira Alta

#288077 | PAIVAMANSO | 28 sept. 2011 12:52 | In reply to: #288069

Cara Rosário, não foi sorte, foi saber. Por isso copiei colei e guardei, pois irá ser útil quando me surgir um problema passível de ser resolvido com este simples mas genial tipo de solução. Sorte é ter amizades como a sua, que pelas suas palavras de tão exageradamente generosas, me ajudam a sorrir e a viver. Desejo-lhe muita saúde e muitas alegrias. Cumprimentos e Agradecimentos. Jorge Santos

Reply

Direct link:

Certidão de Nascimento - Beira Alta

#362652 | feulo | 21 oct. 2015 02:02 | In reply to: #286638

Olá,

Desculpem-me por "ressucitar" este tópico, porém passo pelo mesmo problema:

estou a procura do assento de nascimento do meu bisavô Antonio do Espirito Santo, ele também se casou e teve óbito aqui no brasil e nesses documentos, assim como no RG dele consta que sua Naturalidade é Beira Alta - Portugal.

Entrei com o pedido pelo Consulado Português de São Paulo, que pediu busca no AD de Viseu porém a certidão não foi encontrada. Gostaria de saber se existem mais lugares onde eu possa buscar essa informação, pois falta somente esta certidão para que o processo de cidadania posso ser concluído.

Os dados do Meu bisavô são:

Antonio do Espirito Santo
nascimento: 28/07/1896
Pai: José do Espirito Santo Junior
Mãe: Thereza de Jesus

Já realizei buscas:
- No cartório do casamento
- No Cartório do Óbito
- No Consulado Português de SP (que não possui registro nenhum de meu bisavô)
- No Museu do Imigrante

Estou realizando buscas:
- No cartório de Nascimento dos Filhos dele
- No Cartório de Imóveis onde onde esta o registro do imóvel que ele possuía
- Na Igreja do Casamento Religioso
- Na seção de Estrangeiro do Arquivo Nacional
- No Instituto de Identificação da Policia de SP

Desde já agradeço qualquer ajuda,
Guilherme

Reply

Direct link:

Certidão de Nascimento - Beira Alta

#362658 | mila1001 | 21 oct. 2015 14:57 | In reply to: #362652

Guilherme,

não ressuscite o tópico,mas,crie um tópico seu.Nele coloque todos os dados que possui:casamento,óbito ,filhos do Antonio,locais de nascimento,para que os confrades possam auxiliá-lo.
Apenas com o que colocou,está dificil..
Mila

Reply

Direct link:

Certidão de Nascimento - Beira Alta

#362662 | f4b2 | 21 oct. 2015 16:09 | In reply to: #362652

Boa tarde

No Anuário de Portugal de 1909 em PINHEL (Beira Alta) vem este nome que mesmo não sendo o seu Bisavô pode ter a ver com a terra de origem.
- António do Espírito Santo - Fiscal de Impostos em Pinhel, 1909
Pode começar por aqui e pelo Arquivo Distrital da Guarda.

Cumprimentos
João Barroca

Reply

Direct link:

Certidão de Nascimento - Beira Alta

#362699 | lilifield | 22 oct. 2015 23:23 | In reply to: #286638

olá! meu bisavô nasceu NA provincia de Beira alta, freguesia bODIOSA CONCELHO VISEU! ME AJUDEM POR FAVOR A LOCALIZAR SUA CERTDÃO DE NASCIMENTO. nÃO TENHO a data exata de nascimento por volta de 1870? pois seu irmão albino alexandre de saouza lima nasceu em 1856 e foi para rio de janeiro em 1870 ....Meu bisavô é Seraphim alexandre de lima, também veio para rio de janeiro ( cidade de piraí) casou-se aqui com jOSEPHA mARIA DA aSSUMPÇÃO. ....eles são filhos de Manoel alexandre de lima e cassiana candida de pinho...
sERÁ QUE CONSIGO ALGUMA INFORMAÇÃO AÍ? POR FAVOR ALGUEM PODE ME AJUDAR??

Reply

Direct link:

Certidão de Nascimento - Beira Alta

#362701 | feulo | 23 oct. 2015 02:43 | In reply to: #362662

Olá João,

Muito obrigado pela informação! acho que não se trata do meu bisavô pois em 1909 ele tinha apenas 13 anos. Com relação a pesquisa no distrito de guarda, você poderia me explicar como proceder? consigo fazer uma solicitação por email?

Abraço
Guilherme

Reply

Direct link:

Certidão de Nascimento - Beira Alta

#362703 | feulo | 23 oct. 2015 02:52 | In reply to: #362658

Olá Mila,

Segui sua recomendação e criei um novo tópico para o meu caso, esta aqui o link

http://geneall.net/pt/forum/169229/assento-de-nacimento-batismo-regiao-de-beira-alta/#a362702

obrigado!
Guilherme

Reply

Direct link:

Certidão de Nascimento - Beira Alta

#362708 | mila1001 | 23 oct. 2015 10:51 | In reply to: #362699

Lili,

os livros da freguesia Bodiosa/Concelho Viseu/Distrito Viseu estão digitalizados para consulta:

http://tombo.pt

poderá consultar batismo,casamento,óbito

http://tombo.pt/f/vis04


Sugestão;crie um tópico ,e,coloque os dados de quem procura,para melhor ajuda.

Mila

Reply

Direct link:

Certidão de Nascimento - Beira Alta

#362713 | lilifield | 23 oct. 2015 17:32 | In reply to: #362708

Mila!!!
muito obrigada!
achei o passaporte do irmão dele, que foi uma pessoa muito importante aqui no Brasil império por sinal!
Mas NÃO encontrei entre o período 1860-1886 que procurei o do meu bisavô infelizmente. Não sei se adianta, pois não tem como abrir o documento e ver o seu conteúdo.
Será que ele tem algum outro local perto dessa freguesia que ele pudesse ter o registro do passaporte?
como consigo as certidões de nascimento? algum cartório que tenha isso digitalizado....Será que terei de ir pessoalmente lá ver isso a partir do passaporte do irmão dele?
Obrigada pela sugestão...vou criar o novo tópico também!!!

Reply

Direct link:

Certidão de Nascimento - Beira Alta

#396459 | soraya | 20 mai 2018 18:01 | In reply to: #286638

boa tarde a todos

gostaria de obter informaoes sobre meus bisavos nascidos no portugal em provincia de beira alta e imigrados para o brasil nos anos de 1900

O PAI da minha avo se chamava MANOEL RODRIGUES GUERRA
e sua esposa MARIA DA CONCEICAO GUERRA

minha avo veio a obito em m- brasil , no dia 15 ou 16 de novembro de 1916 15 dias apos ter dado a luz a minha avo a qual levou seu mesmo nome.ela morreu a uma consequencia de septicemia puerperal

consegui recuperar a sua certidao de inteiro teor de obito no qual tinha tambem essa informacoes. e tambem tinhaa o nome trisavos ( pais do meu bisavo, e da minha bisavo)

manuel rodrigues guerra
e dona henriqueta mendes guerra

os pais da minha bisavo

antonio da costa ratto

e maximina do amaral

pela data de obito da minha avo cheguei a concluir que ela nasceu no ano de 1878 E MORREU EM 1916 aos 38 anos e meu avo nasceu em 1874; depois da morte da minha bisa ele ainda ainda viveu em manaus ate 1929 ou 1930 e voltou para o portugal sem minha avo que se apaixonou por um brasileiro na epoca e fuigiu com o mesmo. e assim que ele chegou no portugal pediu a irma da minha avo que viesse al brasil para cuidar dela.. gostaria de saber mais coisas ainda sobre por exemplo como faco pra encontrar doculmentos do meu bisavo como a certidao de nascimento ou obitoou ate mesmo de casamento. tive tambem outras informacoes que ele se casou outra vez no portugal e teve um casal de filhos onde o filho se suicidou no quartel onde servia o militar e uma filha de nome ZELIA que seria a irma paterna da minha avo. se tiverem mais alguem de manaus que procurem tambem doculmentos de decendentes poderiamos nos juntar nessas buscas. eu creio que tenhouma vantagem ja em viver na europa ha mais de 20 anos. poderia viajar tranquilamente ate o portugal para ter mais informaoes se for preciso. agradeco desde ja pela ajuda de alguem que possa me dar alguma informacao meu email é sorayalandemberglopes@gmail.com meu whatssap é 0039 3396448698 ITALIA

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 07 mai 2024, 06:57

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen