Arquivo Distrital de Viana do Castelo

This topic is classified in rooms: Famílias | Genética | Pessoas | Regiões

Arquivo Distrital de Viana do Castelo

#289598 | motalopes | 20 oct. 2011 10:45

Prezado confrade Casimiro Puga
Os meus cumprimentos.
Para concluir o meu processo de pesquisa relativamente à minha costela valenciana,depois que contei com a sua
preciosa ajuda para descobrir o assento paroquial do dr.MATEUS JOSÉ DE ALMEIDA,que era uma das figuras chave
dessa investigação, venho solicitar-lhe mais um favor, isto se,além da sua bondade,tiver tempo e a oportunidade
para tal:
São os assentos de batismo de 3 senhoras,das quais (infelizmente) tenho apenas as filiações:
Nasceram todas na mesma freguesia,SANTA MARIA DOS ANJOS,VALENÇA DO MINHO

MARIA DA CONCEIÇÃO FRAGOSO, filha de António José Fragoso e de Rosa Delfina de Almeida. Desconheço o ano
em que nasceu. A mãe nasceu em 1817 (1 de Setembro),e uma irmã dela (Ana Carolina de Almeida Fragoso) em
20 de Outubro de 1851. Calculo, pois, que a MARIA DA CONCEIÇÃO FRAGOSO,que seria a mais velha dos filhos da
Delfina,terá nascido antes de 1851.A informação de que a Ana Carolina de Almeida Fragoso e a Maria da Conceição
Fragoso, eram irmãs,foi-me gentilmente prestada pelo senhor major Pereira de Castro. Acontece que a ser assim,e
penso que esteja correta a informação,como a Ana Carolina nasceu no ano de 1851,a sua irmã Maria da Conceição
Fragoso teria de ser mais velha uns anitos, pois foi a mãe da Maria Joaquina de Azevedo e Almeida,a não ser que
o ano de 1851 não seja,afinal,o do nascimento da irmã Ana Carolina!....Com base nessa mesma informação do Sr.
major Alberto Pereira de Castro, deduzo que ela casou com um tio,pois o pai da Maria Joaquina era irmão da Rosa
Delfina de Almeida,e esta a mãe da Maria da Conceição Fragoso!


MARIA JOAQUINA DE AZEVEDO E ALMEIDA, filha de António Joaquim de Almeida e de Maria da Conceição Fragoso.
Esta senhora era irmã de ANTONIO JOAQUIM DE AZEVEDO E ALMEIDA.Desconheço o ano exato em que nasceu.Só
tenho as datas dos óbitos de ambos. Ela faleceu a 14 de Novembro de 1887,mas não sei com que idade.O irmão
faleceu em 16 de Agosto de 1917, com 78 anos. Terá nascido,por isso em 1839. Desconheço qual dos dois seria
mais velho,por isso pode ter nascido uns anos antes ou depoise de 1839.

MARIA MICAELA DA COSTA LOBO,era filha de Manuel da Costa lobo ( de Viseu ) e Francisca dos Santos,de Valença.
Terá nascido depois de 1757,ano em que nasceu o conjuge, António Pereira de Azevedo,natural de Baião e falecido
em Valença.

Reiterando os meus cumprimentos,coloco-me ao seu inteiro dispor para lhe prestar todo o apoio que necessitar no
Arquivo Distrital de Braga.
Abraço
Francisco da Mota Lopes

Reply

Direct link:

RE: Arquivo Distrital de Viana do Castelo

#289635 | Casimiro | 20 oct. 2011 19:24 | In reply to: #289598

Caro Francisco,
Quando cheguei agora a casa, deparei com este tópico, mas por acaso já trazia qualquer coisa na bagagem. Assim:

Em 01-09-1830 em Santa Maria dos Anjos, Valença, nasce MATEUS, filho do advogado Mateu José de Almeida e de D. Ana Joaquina Pereira de Azevedo, neto paterno de Manuel Bento de Almeida e de Maria Rosa e materno do Capitão António Pereira de Azevedo e de D. Maria Micaela. Cota: 3.18.1.3, fs. 20, Nasc. nº 5, 1827 a 1844, Santa Maria dos Anjos, Valença.

ANTÓNIO JOAQUIM, nasce em Santa Maria dos Anjos em 03-05-1808, filho do Doutor Mateus José de Almeida e de D. Ana Joaquina Pereira de Azevedo. Cota: 3.17.6.31, fs. 131 v., Nasc. nº 3, 1793 a 1824, Stª Mª Anjos, Valença.

ANTÓNIO JOAQUIM DE ALMEIDA, solteiro, faleceu em Santa Maria dos Anjos em 10-12-1811. Cota: 3.17.6.32, fs. 215 e 215 v., Misto nº 5, 1811 a 1843, Stª Mª Anjos, Valença. Não sei se este indivíduo tem alguma coisa a ver com os seus familiares ou se é pura coincidência.

Entretanto, não encontrei os nascimentos do António Joaquim de Azevedo e Almeida (c/1839) e da irmã Maria Joaquina, nem o casamento dos pais, na freguesia de Santa Maria dos Anjos. Possivelmente foi noutra freguesia. Como amanhã à tarde terei mais um pouco de tempo disponível, verei outra vez e também sobre a D. Maria Micaela e outros.

Melhores cumprimentos,
Casimiro Puga

Reply

Direct link:

RE: Arquivo Distrital de Viana do Castelo

#289655 | motalopes | 21 oct. 2011 10:32 | In reply to: #289635

Caro Casimiro
Cumprimentos.
Grato lhe estou pela dedicação que tem tido para me ajudar a desvendar as minhas raizes valencianas.
Quanto à mensagem que ontem teve a bondade de me enviar:

Do ANTONIO JOAQUIM,que nasceu em Stª Maria dos Anjos em 03-05-1808,filho do dr. Mateus José de Almeida
e de D, Ana Joaquina de Azevedo,Cota 3.17.6.31,fs 131 vº,livro 3,datas extremas 1793 a 1824,eu tenho uma
fotocópia do seu assento de batismo. Constato nele que os padrinhos de batismo foram dois tios paternos,um
o ANTONIO JOAQUIM DE ALMEIDA (tinha o nome do afilhado),e a madrinha foi a MARIANA. Ambos eram irmãos
do pai. Esse ANTONIO JOAQUIM DE ALMEIDA nasceu a 25 de Setembro de 1780. Uma coisa curiosa,no entanto,
que me chamou a atenção nesse assento de batismo,é o facto do pároco que o redigiu dizer a certo ponto:
..." o qual baptizei solenemente, e não pus os Santos Óleos por não terem chegado.." Entretanto,à margem do
assento,pode ler-se " Pus-lhe os Santos Óleos", rubricado " Pereira ". Por baixo desta anotação está escrita a
palavra morto (sublinhada),mas que posteriormente(possivelmente) foi riscada. Creio,por isso,amigo Casimiro,
que este ANTÓNIO JOAQUIM tenha falecido ainda bébé,provávelmente até antes de 10 de Dezembro de 1811,
por uma simples razão. É que o dr. MATEUS JOSÉ DE ALMEIDA e a D. ANA JOAQUINA DE AZEVEDO.foram pais de
outro filho,a quem deram o mesmo nome,ANTONIO JOAQUIM DE ALMEIDA. Isto 1 ano e 4 meses depois de ter
nascido o anterior. Sinceramente não faço ideia se o Antonio Joaquim de Almeida,que faleceu solteiro em 1811,
cfm o assento relativo à cota 3.17.6.32,fs 215 e 215 vº,misto nº5,1811 a 1843,não dirá respeito ao ANTONIO
JOAQUIM DE ALMEIDA,mas talvez (não sei) o irmão do MATEUS JOSÉ DE ALMEIDA, e não nenhum dos seua dois
filhos,que acabaram por ter o mesmo nome porque o primeiro ( julgo eu,pelo que li no assento ) terá falecido
com apenas dias de vida.

Quanto aos irmãos, MARIA JOAQUINA DE AZEVEDO E ALMEIDA (minha bisavó) e ANTONIO JOAQUIM DE AZEVEDO
E ALMEIDA,o tio avô general,como se lhe refere o meu pai nuns parcos apontamentos que nos deixou,acho que
comungo da sua opinião. São valencianos de pura gêma,tenho a certeza,mas na verdade não devem ter nascido
na freguesia de Santa Maria dos Anjos.Recordo-me que uma das vezes,no verão passado,que tive oportunidade
de me deslocar ao AD de VIANA,fui com o propósito de pesquisar os assentos de ambos,porque tinha a indicação
quase segura de que teria nascido em 1839,pois conheço a sua data de óbito,16/8/1917 e que faleceu com 78
anos de idade.O certo é que fiquei desiludido,porque não fui capaz de encontrar nenhum desses assentos,apesar
de ter consciência de ter passado o livro a pente fino. Não sei. Talvez Santo Estevão?... O capitão António Pereira
de Azevedo,natural de Baião,da linhagem dos Azevedos,que era casado com a MARIA MICAELA DA COSTA LOBO,
natural de Valença,e pai da ANA JOAQUINA PEREIRA AZEVEDO,mulher do MATEUS JOSÉ DE ALMEIDA,faleceu no dia
23 de Abril de 1834, em Santo Estevão,Valença do Minho.
Confesso que não sei quantas eram (nessa altura) as freguesias urbanas de Valença.Sempre estive convencido
que era apenas a de Santa Maria dos Anjos. De qualquer modo sei tambem que esses meus antepassados foram
poderosos proprietários,sobretudo no concelho de Valença.
Curiosamente estou a aguardar que o Arquivo Histórico militar envie a documentação que pedi do general Almeida,
que já paguei há mais de 3 semanas. Possivelmente até pode chegar hoje. Se isso acontecer dou-lhe nota disso,
pois certamente no seu registo biografico tem de constar datas.

Quanto ao MATEUS,nascido em 01 de Setembro de 1830,filho do MATEUS JOSÉ DE ALMEIDA e D.ANA JOAQUINA DE
AZEVEDO, e cuja cota do assento me fez o favor de enviar, confesso que o desconhecia,mas é uma agradavel
surpresa sabê-lo.Sabia que eram seus filhos : os dois ANTÓNIOS JOAQUIM DE ALMEIDA,o que nasceu a 3/5/1808
e a 6/9/1809; o JOSÉ FRANCISCO DE ALMEIDA,nascido a 16 de Janeiro de 1811. Desconheço se foi casado e teve
geração,apenas sei que foi um médico notável; e a ROSA DELFINA DE ALMEIDA,nascida a 1 de Setembro de 1817,
que casou em 1852 com ÁNTONIO JOSÉ FRAGOSO,sub-diretor da alfandega de Valença. Descendentes deste enlace
foram MARIA DA CONCEIÇÃO FRAGOSO,que viria a casar com o ANTONIO JOAQUIM DE ALMEIDA (nascido em 1809),
filho de Mateus josé de Almeida. Era por isso a Maria da Conceiçao Fragoso sobrinha do cônjuge,pois era filha da
irmã do António Joaquim,a Rosa Delfina.Deste casamento é que nasceram aqueles dois irmãos dos quais nem eu
nem o amigo Casimiro conseguimos descobrir os assentos. São a MARIA JOAQUINA DE AZEVEDO E ALMEIDA,minha
bisavó,e o meu tio bisavô general ANTONIO JOAQUIM DE AZEVEDO E ALMEIDA. Não sei se houve mais filhos,estes
são os únicos que figuram nos apontamentos do meu pai.
Como curiosidade,e voltando ao filho MATEUS,do dr. MATEUS JOSÉ DE ALMEIDA e da ANA JOAQUINA DE AZEVEDO,a
diferença de anos para a ROSA DELFINA é de 13 anos. Pensei que era ela a mais nova. Não sei se haverá ainda
mais irmãos,atendendo à diferença de anos entre ela e o Mateus!...
Confesso que estou ansioso por desvendar tudo isto,que não seria possivel sem a sua preciosa ajuda.
Votos de um bom fim de semana para si e familia.
Umabraço do amigo sempre ao dispor
Francisco Mota Lopoes


e

Reply

Direct link:

RE: Arquivo Distrital de Viana do Castelo

#290122 | motalopes | 29 oct. 2011 10:51 | In reply to: #289635

Caro Casimiro
Os meus cumprimentos.
Fiz um compasso de espera porque (não me recordo se já lhe tinha dito ),estava a aguardar que o Arquivo
Histórico militar me enviasse as fotocópias mais relevantes do processo do general Almeida. Já chegaram!.
Neste espaço de tempo aproveitei tambem para "conhecer" melhor a antiga Vila de Valença. Sinceramente
desconhecia que em tão pequeno burgo havia duas paróquias,a de Santa Maria dos Anjos e Santo Estevão.
Sempre estive convencido que (urbana) era só a primeira,mas,afinal não era assim. Acredito que com este
esclarecimento,e o facto de saber, agora, a data exata em que ele nasceu, seja possivel, ao meu prezado
amigo,mais fácilmente, fazer as pesquisas, a que gentilmente se propôs,e eu lhe agradeço:


Portanto,NA PAROQUIA DE SANTO ESTEVÃO,Valença do Minho,nasceram:

ANTÓNIO JOAQUIM (DE AZEVEDO E ALMEIDA),02 de Fevereiro de 1839, filho de António Joaquim de Almeida
e de Maria da Conceição Fragoso.


MARIA JOAQUINA (DE AZEVEDO E ALMEIDA),irmã do anterior.Desconheço a sua data de nascimento. Não sei
se terá nascido antes ou depois do irmão.


MARIA MICAELA (DA COSTA LOBO)filha de Manuel da Costa Lobo(Viseu) e de Francisca dos Santos(Valença).
Desconheço a data em que nasceu. Segundo a ficha da geneall.net casou com António Pereira de Azevedo
aos 12 de Julho de 1787, em Santa Maria dos Anjos. O marido nasceu em 25 de Março de 1757 ( Baião ) e
faleceu em SANTO ESTEVÃO,Valença a 23 de Abril de 1834. Ela seria mais nova que o marido (era a regra),
por isso terá nascido alguns anos depois dele. (À data do casamento ele tinha 30 anos de idade...)
NOTA: Na ficha da "geneall.net" só tem a indicação que nasceu em Valença,bem como a mãe. Sabe-se que
casou na Matriz de Santa Maria dos Anjos,e que o cônjuge faleceu em SANTO ESTEVÃO. Acabo por não saber
em qual delas nasceu (?)...

SUGESTÃO:

ANA JOAQUINA PEREIRA DE AZEVEDO,nasceu em VALENÇA( não sei de Santa Maria dos Anjos ou Stº Estevão)
a 26 de Maio de 1788. Era filha dos anteriores,António Pereira de Azevedo e Maria Micaela da Costa Lobo,e
casou em Valença (Santa Maria dos Anjos) com o dr. MATEUS JOSÉ DE ALMEIDA,de quem o meu bom amigo
ja me enviou uma preciosa informação.
A consulta deste assento seria importante para mim, pois revelar-me-ia os avós da MARIA MICAELA. Do pai
dela não tenho tanto interesse, porque esses dados constam do geneall.net.

Fico com a esperança que com mais estes pormenores possa chegar mais fácilmente a bom porto. Gostava
de ter o seu contacto telefónico ou email. O meu é: Francisco_mota lopes@hotmail.com

Abraço e votos de bom fim de semana para si e familia

Francisco Mota Lopes

Reply

Direct link:

RE: Arquivo Distrital de Viana do Castelo

#290154 | Casimiro | 29 oct. 2011 19:53 | In reply to: #290122

Caro Francisco,
O seu caso não está esquecido, simplesmente o que eu pensava que era uma gripezinha, o médico diagnosticou-me uma infecção pulmonar. Já estou há uns dias de cama e ficarei mais cerca de uma semana, depois o contactarei. Entretanto fica aqui com o meu email para futuros contactos: casimiropuga@sapo.pt.
Abraços para si e família,
Casimiro Puga

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 21 sept. 2024, 05:33

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen