Como descobrir irmãos?

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas

Como descobrir irmãos?

#290224 | Batunas | 31 oct. 2011 10:41

Olá a todos,

Es tou a pesquisar o lado paterno da minha família e segundo informações orais o meu pai terá tido irmãos mas que nunca conheceu nem como os seus pais, poi foi criado por tios.
Assim através das conservatórias e arquivos distritais tenho conseguido subir na ascendência mas não sei como confirmar ou verificar a existência dos outros filhos/irmãos.

Alguns confrades podem elucidar acerca desta situação, como poderei eventualmente resolver este embróglio?
Terei de ir aos registos paroquiais?

Muito obrigado pela vossa atenção.

Carlos de Sousa

Reply

Direct link:

RE: Como descobrir irmãos?

#290226 | aeiou2 | 31 oct. 2011 10:44 | In reply to: #290224

Bom dia,

Se seus Pais viveram sempre na mesma freguesia e´procurar datas antes e depois do nascimento de seu Pai.

Saudações genealógicas
Maria

Reply

Direct link:

RE: Como descobrir irmãos?

#290229 | MariaDavid | 31 oct. 2011 11:28 | In reply to: #290224

Bom dia, Carlos de Sousa


Eu começaria pela sua própria certidão de baptismo.Analise o que lá está escrito, quem foram seus pais e de onde foram naturais, quem foram os avós e de onde foram naturais.
Na posse desses dados, que penso já terá em seu poder, tentaria confirmar o casamento, quer do seu pai quer dos seus avós e respectivos locais.
Depois destas iniciativas elementares, então consultaria os registos de baptismo a partir da data de casamento dos seus avós e na mesma freguesia onde casaram e/ou onde seu pai foi baptizado. Faria uma "varredura" completa, tentando apanhar outros baptismos, neste caso dos ditos pseudo seus tios.
Em caso de nada ter encontrado, tentaria perceber se nos assentos de óbito dos seus avós está anexada qualquer informação quanto a mudança de residência e confirmaria o próprio local de óbito, pois pode ter-se dado o caso de eles terem mudado de localidade desde muito cedo e seus pseudo tios tenham nascido em local diferente do seu pai.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos
Maria

Reply

Direct link:

RE: Como descobrir irmãos?

#290232 | Batunas | 31 oct. 2011 11:48 | In reply to: #290229

Bom dia a todos.

Obrigado pelas respostas tão rápidas e úteis.

De facto apenas possuo algumas certidões de nascimento e óbito, de baptismo não tenho nenhuma em meu poder, o que me leva á próxima pergunta; a certidão de baptismo encontrarei onde? Nos registos paroquiais? É que na certidão de nascimento do meu pai aparece o casamento dele com a minha mãe mas pouco mais refere.
No acento de óbito de minha avó paterna diz que era solteira, (nasceu em Ovoa, S. Comba Dão e faleceu em Lisboa), o que não me admira pois dada a disparidade geográfica não teria familiares perto dela quando faleceu para fornecer dados concretos.
Quanto ao meu avô paterno não existe assento de óbito, o que me dificulta a pesquisa, pois como ele nasceu em 1904 dificilmente estaria vivo hoje.
Mas não vou desanimar pois este é um projecto para continuar será um legado para o meu filho e sobrinhos.

Obrigado por tudo.

Carlos de Sousa

Reply

Direct link:

RE: Como descobrir irmãos?

#290234 | roz | 31 oct. 2011 12:11 | In reply to: #290232

Caro Carlos de Sousa

Se sabe em que freguesia nasceu seu avo paterno peça uma copia do nascimento/baptismo porque 'a margem costuma vir averbado o obito (a freguesia onde faleciam comunicava 'a de nascimento para ser averbado). Como diz que ele nasceu em 1904 ha a possibilidade de os livros ja nao estarem na conservatoria mas sim no Arquivo Distrital. Se ele nasceu tambem em Ovoa tera' de contactar o Arquivo Distrital de Viseu mail@advis.dgarq.gov.pt

Boas pesquisas.
Rosario

Reply

Direct link:

colaterais

#290246 | silvestre | 31 oct. 2011 14:49 | In reply to: #290224

Parece-me que o seu objectivo é encontrar parentes vivos, algures em Óvoa. Em caso afirmativo, poderá procurar registos de baptismo de irmãos dos seus avós, cujos descendentes ainda devem ser vivos e residir no concelho de SCD. Nesses registos constarão os casamentos dos próprios e poderá partir para a pesquisa no terreno junto de pessoas mais idosas que costuma dar frutos, pelo menos no meu caso. Poderá também, na posse de nomes e apelidos, procurar através deste forum e chegar às pessoas que pretende.

Vera Videira

Reply

Direct link:

RE: colaterais

#290369 | Batunas | 02 nov. 2011 22:04 | In reply to: #290246

Olá a todos e boas noites de Outono...

Em resposta ao confrade Silvestre o meu propósito neste momento não é tanto o encontrar família viva, mas sim deslindar um cenário concreto do nascimento de meu pai.

Só hoje consegui ter em meu poder a certidão de nascimento do meu avô, mas francamente a imagem está muito confusa, é dificil decifrar o que lá está escrito.

Agradeço ás Sras da conservatória de Peniche por terem enviado vários tipos de fotocópias ( umas mais claras e outras mais escuras) mas mesmo assim vou tentar.

O que mais me melindra é o facto de que a minha avó paterna é de Óvoa SCD e faleceu em Lisboa no hospital Curry Cabral e o meu avô ser de Atouguia da Baleia e não existe óbito dele.

Pela certidão de nascimento do meu pai, sei que meus avós moravam em Lisboa em 1940, data do seu nascimento.

Agora pode-se ter dado o caso de ele ter falecido e ninguém saber quem ele era.

Encontro também discrepâncias nas certidões da minha avó, tais como: na de nascimento diz que é filha de pai incógnito e na de óbito já aparece o nome do pai.

O que acham destas discrepâncias? Normais para a época?

Abraços.

Carlos de Sousa

Reply

Direct link:

RE: colaterais

#290400 | silvestre | 03 nov. 2011 10:52 | In reply to: #290369

A sua avó, pode ter sido reconhecida pelo pai posteriormente, caso muito habitual e nada discrepante.

Reply

Direct link:

RE: colaterais

#290592 | APereira67 | 07 nov. 2011 09:26 | In reply to: #290369

Bom dia,

Descobri esta sua mensagem por acaso.

Faço parte de um grupo no facebook (https://www.facebook.com/#!/groups/182644855123927/), Peniche Online, com mais de 1000 membros, onde muitos são da Atouguia da Baleia.

Será que podemos conhecer a sua história para tentar ajudar?

Com os melhores cumprimentos,

António Albuquerque

Reply

Direct link:

RE: colaterais

#290615 | Batunas | 07 nov. 2011 14:21 | In reply to: #290592

Claro que sim.
Terei todo o gosto em partilhar a minha história e quem sabe o que poderei descobrir?

Assim que o tempo me permita entrarei em contacto convosco!

Obrigado.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 01 juil. 2024, 13:47

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen