Comendador Manuel Joaquim de Faria
This topic is classified in rooms: Pessoas
Comendador Manuel Joaquim de Faria
Caro primo Vasco, caro Alberto Oliveira e outros confrades, a quem possa interessar.
Na sequência da informação já disponibilizada sobre o Comendador no tópico "Onde fica São Miguel de Soutelo???", acrescento o seguinte:
Consegui identificar e obter cópia de alguns assentos paroquiais das freguesias de Prado, Moure e Atiães, no concelho de Vila Verde que me permitiram construir a linha de ascendentes com o apelido Faria do Comendador, desde o seu pai José de Faria até à 6ª avó Antónia de Faria de Magalhães, casada com António Dias.
Nesta linha, a trisavó do Comendador é Josefa de Faria, casada com Domingos Gonçalves, em Atiães, que Felgueiras Gaio (FG) refere no NFP, no § 494 do título Araujos.
FG diz que Josefa é filha de Branca de Faria e de Bento Fernandes, o que é verdade, e que Branca é filha de Antónia de Faria de Magalhães, o que não é. De facto, os assentos provam que a Branca acima referida é filha de outra Branca de Faria e de Domingos Ferreira, e que esta última é que é filha de Antónia.
FG indica que Antónia de Faria de Magalhães é filha de Gonçalo Pires de Araújo e da sua 2ª mulher Branca Faria de Magalhães, neta de Rui Fernandes de Araújo e bisneta de Paio Rodrigues de Araújo, o Cavaleiro, e de Leonor Pareira Barbudo. Afinal encontra-se o Cavaleiro como antepassado do Comendador, não pela via dos seus Araújos mais próximos, mas sim pelos seus Farias. Será como segue:
Paio Rodrigues de Araújo, o Cavaleiro, que casou com Leonor Pereira Barbudo, e tiveram:
Rui Fernandes de Araújo, que teve com ?:
Gonçalo Pires de Araújo, Senhor da Casa da Câmara do Couto de Moure, que teve em 2º casamento com Branca Faria de Magalhães:
Antónia Faria de Magalhães, de Moure, que casou com António Dias, de Atiães, e tiveram:
Branca de Faria de Magalhães, de Atiães, que casou em Moure em 29-6-1643 com Domingos Ferreira, de S.João de Semelhe, e tiveram:
Branca de Faria de Magalhães, nascida em Atiães em 10-12-1658, que casou em Atiães em 23-8-1686 com Bento Fernandes, que tiveram:
Josefa de Faria, que casou em Atiães em 13-4-1718 com Domingos Gonçalves, e tiveram:
António Gonçalves de Faria, nascido em Moure em 3-10-1719, que casou em Moure em 11-11-1748 com Maria de Almeida (ou Gomes), e tiveram:
Domingos José de Faria, nascido em Moure em 16-6-1763, que casou em Prado em 27-8-1787 com Teresa Maria Domingues, nascida em 19-9-1817, e tiveram:
José de Faria, nascido em Prado em 27-7-1789, que casou em Turiz 4-9-1811 com Maria Teresa Carneira (ou de Araújo), que foram os pais do Comendador.
Entre Paio Rodrigues de Araújo e José de Faria medeiam quase 400 anos e apenas 9 gerações, o que parece pouco. A menos que FG tenha omitido ainda mais alguém nesta linhagem, terá certamente havido casamentos e/ou nascimentos muito tardios. Por exemplo, que idade teria Gonçalo Pires de Araújo quando foi pai de Antónia?
Cumprimentos
ARufino
Direct link:
RE: Comendador Manuel Joaquim de Faria
Caro Primo António Rufino,
Sobre este assunto já lhe respondi para o seu mail-box . Foi óptimo ter avançado nas suas investigações e por isso está de parabéns.
Pelo meu lado estou a pesquisar as descendências de Cândida Rosa e Caetana das Mercês, que são numerosas e de encontrei mais fotos. Quanto ao retrato do Comendador ainda ainda não pude visitar Soutelo em horário adequado para visitar a Junta e por outro lado ainda não consegui fotos do interior da casa onde esteve a tela oval posteriormente destruída. Todavia ainda não perdi a esperança de encontrar alguma.
Um descendente de Custódio José Barbosa já colocou dados aqui na BD e eu acrescentei as fotos dele e da mulher. Mas existe ainda outros Faria Barbosa no Brasil de que já recebi dados
Um abraço
Vasco
Direct link:
Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 24 nov. 2024, 02:36