Famílias de Favaios: dúvidas

This topic is classified in rooms: Famílias | Regiões

Famílias de Favaios: dúvidas

#294485 | Filipe Prista | 11 janv. 2012 18:29

Boa tarde,

Nas minhas investigações em Favaios, cheguei a um impasse no que respeita a dois ramos de que descendo:

a) BEÇA E SILVA

Manuel de Beça e Isabel da Silva eram moradores na Quinta do Mondego e, tendo-se casado em cerca de 1645, foram pais, entre outros, de Bárbara de Beça e Silva, baptizada a 20 de Abril de 1668 na Igreja de São Domingos de Favaios, mais tarde casada com Francisco Correia de Pimentel (ver alínea b) abaixo).

No que respeita a Manuel de Beça, será de supor que o mesmo seja aparentado à família Barros e Beça, já discutida neste fórum, podendo até ser o mesmo Manuel que é baptizado na Igreja de São Domingos de Favaios, a 31 de Março de 1614, filho de António de Sequeira e de Isabel de Barros.

No que respeita a Isabel da Silva, presumo que a mesma seja aparentada com outros dois Silvas, também residentes no Mondego:

1) Francisco da Silva, que, num registo de baptismo de 23 de Fevereiro de 1625 é referido como sobrinho de “Dona Isabel” (que presumo ser Isabel de Barros, mulher de António Sequeira), que, entre 1628 e 1636, tem vários filhos na Quinta do Mondego, com Isabel, solteira e que, em cerca de 1637, acaba por casar com Joana de Carvalho, com quem tem descendência;

2) Brás da Silva, casado em 1643 com Mariana Pereira Tavares, sendo ele filho de Francisco da Silva e de Catarina Moutinho, da “villa de maria”, e ela filha de Gregório Tavares da Silva e de Águeda de Soalhais, de Marzãgão, concelho de Carrazeda de Ansiães.

Em ambos os casos, porém, a análise dos registos paroquiais que me foi possível empreender não me fez chegar a nenhuma conclusão definitiva.

b) CORREIA PIMENTEL

Francisco Correia Pimentel foi baptizado na Igreja de São Domingos de Favaios, a 26 de Agosto de 1663, filho de Martim Correia de Pimentel, solteiro, e de uma sua criada, Catarina Ribeiro, por seu turno filha de Domingos António e de Catarina Ribeiro. Para além de Francisco, Martim Correia de Pimentel teve vários outros filhos de Catarina Ribeiro. Apesar de supor que o mesmo pertencerá à família Borges Pimentel, então também residente em Favaios, não consegui, porém, chegar a qualquer conclusão com base na análise dos registos paroquiais.

Terá alguém deste fórum alguma informação que me ajude a entroncar estes dois ramos?

Desde já agradecido pela atenção,

Filipe Prista Lucas

Reply

Direct link:

RE: Famílias de Favaios: dúvidas

#294518 | mtavares | 12 janv. 2012 00:15 | In reply to: #294485

Filipe
Interessante este seu tópico...Mondego fica muito próximo de Sanfins também.Viu os livros desta freguesia?
cumprimentos
luis

Reply

Direct link:

RE: Famílias de Favaios: dúvidas

#294535 | Filipe Prista | 12 janv. 2012 11:19 | In reply to: #294518

Caro Luís,

Obrigado pela sua mensagem.

Infelizmente, os registos paroquiais de Sanfins têm um hiato que atravessa grande parte do século XVII, incluindo as décadas que seriam relevantes para as questões que aqui apresentei...

Cumprimentos,

Filipe

Reply

Direct link:

RE: Famílias de Favaios: dúvidas

#294544 | mtavares | 12 janv. 2012 13:22 | In reply to: #294535

É verdade Filipe.Ouvi dizer que ainda há livros que estão na paróquia e não no arquivo distrital,mas não pude apurar nada...
cumprimentos
luis

Reply

Direct link:

RE: Famílias de Favaios: dúvidas

#296875 | Filipe Prista | 10 févr. 2012 16:55 | In reply to: #294544

Renovo o meu pedido.

Obrigado,

Filipe Prista Lucas

Reply

Direct link:

RE: Famílias de Favaios: dúvidas

#296905 | tmacedo | 10 févr. 2012 21:22 | In reply to: #294485

Caro Filipe Prista Lucas,

Martim Correia Pimentel pertencerá certamente à família Borges Pimentel. Nos Borges Pimentel do século XVI e XVII são comuns os nomes Luis, Francisco, João e António. Não conheço nenhum Martim.

Só tenho uma pista. Uma filha de Martim Alvares Rebelo, de Vila Real mas com bens em Celeirós, casou com António Pimentel Borges. Foram seus filhos Manuel Borges Pimentel e Francisco Borges Pimentel que viveram em Celeirós. Será Martim um 3.º filho desse casamento que terá ido viver para Favaios, onde os Borges Pimentel de Celeirós tinham bens ?

Tem mais alguns dados desse Martim Correia?

Cumprimentos,
António Taveira

Reply

Direct link:

RE: Famílias de Favaios: dúvidas

#309732 | MceuBarros | 06 juil. 2012 18:04 | In reply to: #294485

Caro Filipe Prista Lucas,

Interesso-me também por estes Silvas e, embora não tenha conseguido relacionar Isabel da Silva com Francisco e Brás, sei que era aparentada com Luís da Silva.

Isabel da Silva e Manuel de Beça tiveram, entre outros filhos, Manuel de Beça (n. 1665) que casou com Catarina de Mesquita. Estes foram pais de Maria de Beça que casou com Manuel da Silva no 3º e 4º grau de consanguinidade (Livro Casamentos 36, imagem 37).

Manuel da Silva (n. 1701 Livro 3, imagem 78) era filho de Francisco da Silva e de Maria Álvares e neto paterno de Luís da Silva e Isabel (ou Catarina) Gonçalves. No baptismo do seu irmão Domingos, o padre registou os avós (livro 3, imagem 109).

Por aqui deduzo que Isabel da Silva seria irmã de Luís da Silva.

Sobre Brás e Francisco:

1) Brás da Silva era irmão de Pelónia da Silva. Ambos foram padrinhos de Simão em cujo assento de baptismo o padre mencionou o parentesco. (Livro 2, imagem 41)

2) Pelónia Sampaio e Francisco de Sequeira, moradores em São Dinis, Vila Real, foram pais de Maurício que casou com a sua prima Maria, filha de Francisco da Silva e Joana de Carvalho (Livro de Casamentos 89, Imagem 62). Falta saber quem era irmão de quem.

Como Francisco da Silva também era Sampaio, Pelónia poderia ser sua irmã. Se esta é a mesma Pelónia da Silva mencionada atrás, então Pelónia, Brás e Francisco eram irmãos, filhos de Francisco da Silva e de Catarina Moutinho.

Até à data foi tudo o que consegui apurar/deduzir.

Cumprimentos
Maria do Céu Barros

P.S: os livros mencionados são todos de Favaios.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 01 juil. 2024, 16:49

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen