Pontes/Medeiros

This topic is classified in rooms: Arquivos | Famílias | Genética | Pessoas | Regiões

Pontes/Medeiros

#297759 | j_medeiros | 20 févr. 2012 19:25

Boa tarde a todos.

Procuro dados sobre meus bisavós.
Eram eles José Antonio de Medeiros e Ricarda Roza de Jesus, moradores de Ponta Delgada.
Consta nos livros de passaportes dos Açores Ponta Delgada os seguintes registros:
Sairam de Portugal no mes 10/1906
Em outro site de genealogia encontrei que viajaram no navio Suveric SS com destino ao Hawai, onde chegaram em 01/12/1906, e foram morar em Kalopa, trabalhando em uma Companhia de Açucar Hamakua.
Consta um registro no cemiterio de Kalopas - que Ricarda R. de Jesus faleceu em novembro de 1938.
José Antonio de Medeiros, filho de Manuel Antonio e Thereza Maria, aos 57a, vindos de Achadinha.
Ricarda Roza de Jesus, filha de João Fabricio de Medeiros e Ignacia Jacintha, aos 54a, vinda de Achadinha.
Levaram 4 filhos a saber:
Maria, 20a
Ernesto, 12a
Manoel, 10a
Guiomar de Jesus, 24a casada com José da Ponte, vindos de Achada
Tiveram em Portugal 2 filhas
Maria nascida a 04/10/1904
Capitalina nascida a 02/04/1906
.
Meu avó era José de Medeiros, que segundo os registros

Caso alguém do forum tenha informação favor contatar.

Agradeço antecipadamente.

Jociane

Reply

Direct link:

RE: Pontes/Medeiros

#297760 | j_medeiros | 20 févr. 2012 19:28 | In reply to: #297759

desculpem... seguindo o tópico.

Meu avô não consta viajando com pais e irmãos.
No registro de casamento de 17/09/1921 em São Paulo/Brasil (informação encontrada graças ao Sr. Mario Navarro) consta como nascimento Ilha Ferreira - Ponta Delgada
Grata,

Jociane

Reply

Direct link:

RE: Pontes/Medeiros

#297812 | MCNN | 20 févr. 2012 23:36 | In reply to: #297760

Boa noite Jociane

Ao ver esta sua mensagem, lembrei-me imediatamente que me tinha esquecido de lhe dizer algo no outro tópico que abriu há uns tempos atrás. Peço-lhe pois desculpa pelo meu esquecimento.

Relembrando o assento de casamento em São Paulo:

https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-14260-70683-78?cc=1719212&wc=11600092

Assim, se vir o assento de casamento em São Paulo, verá que o seu avô era natural da paróquia de Ponta Delgada, diocese da Ilha Terceira. O que vem referenciado não é a ilha Ferreira (que não existe), mas sim a ilha Terceira.

Mas, naquele tempo, nos Açores só existia uma diocese, que era a da ilha Terceira. Era a diocese para todas as ilhas.

Atendendo a que o assento de casamento diz que o seu avô era de Ponta Delgada, e uma vez que os seus bisavós eram da Achadinha (que é uma freguesia do concelho de Nordeste), tudo aponta para que o seu avô seja natural da ilha de São Miguel.

Quando o site do Centro de Conhecimento dos Açores estiver novamente operacional, eventualmente poderá tentar-se encontrar os assentos dos seus antepassados.

Um abraço

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Pontes/Medeiros

#297871 | j_medeiros | 21 févr. 2012 18:42 | In reply to: #297812

Boa tarde! sr. Navarro.

Agradecida por responder.
Eu pensava em diocese de São Vicente Ferreira, que também fica em Ponta Delgada. Terei que procurar nas duas paróquias quando o site estiver em funcionamento.
Escrevi também para o arquivo digital do Centro de Conhecimento dos Açores e terei em breve a resposta de quando serão digitalizados os assentos de São Vicente Ferreira.

Através das vossas informações achei o caminho para procurar informações do meu lado paterno, também, e tem sido bastante interessante.

Agradeço imensamente as informações que me tem prestado.

Um abraço

Jociane

Reply

Direct link:

RE: Pontes/Medeiros

#297880 | f4b2 | 21 févr. 2012 20:09 | In reply to: #297871

Cara Jociane

Não sei se terá algum interesse para si,mas vi estes nomes no Anuário do ano de 1908,cito:

- JOÃO JOSÉ de MEDEIROS - Lavrador ou Agricultor na Achadinha(Nordeste),1908

- JOÃO ANTÓNIO de MEDEIROS - Chefe da Estação Semaphórica da Achada(Nordeste),1908

Cumprimentos

João Barroca

Reply

Direct link:

RE: Pontes/Medeiros

#297939 | j_medeiros | 22 févr. 2012 04:26 | In reply to: #297880

Boa noite Sr. João

Qualquer informação é benvinda, no hospital onde ele morreu em São Paulo/Brasil houve um incendio em 2005 e todos os documentos foram perdidos. Não tenho inclusive data do falecimento. Minha mãe contava que ele faleceu dia 19/05 quando ela tinha 12a, calculo então ano de 1938, mas ela se confundia muito com datas.

Grata,

Jociane

Reply

Direct link:

RE: Pontes/Medeiros

#311903 | joao2pinto | 14 août 2012 18:03 | In reply to: #297871

Atenção Ponta Delgada fica na ILha de São miguel embora religiosamente a sede da diocese ficasse na outra ilha, a Terceira. O importante é fazer suas buscas na ilha de são Miguel.
Já estão disponiveis em fomato digital os documentos que procura, no site do centro do conhecimento
http://www.culturacores.azores.gov.pt/ig/registos/Default.aspx
deverá insistir para que disponibilizem online os registos que são consultados em terminais de PC na BPARPD que disponibilizam os arquivos paroquiais das duas ilhas, a de são Miguel e a de Santa Maria
http://www.bparpd.azores.gov.pt/
deverá contactar o diretor, para o efeito ou até o director da cultura pois muitos emigrantes asseiam por essa informação.
João Pinto

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 15 juin 2024, 19:28

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen