Cruz aposta nos assentos x Ordem de Cristo

This topic is classified in rooms: Pessoas | Títulos

Cruz aposta nos assentos x Ordem de Cristo

#297829 | grm | 21 févr. 2012 04:10

Prezados confrades,

Deduz-se dos paroquiais que as assinaturas sobre as quais inseria-se uma CRUZ ao centro, eram as assinaturas das pessoas analfabetas. O clérigo assinava pela pessoa (compara-se a letra), e certamente o próprio apunha apenas a cruz sobre a escrita do padre. Se eu estiver errado, queiram me corrigir, pois afinal é por dúvidas referentes a isso que venho lhes consultar.

No entanto, verifica-se dois tipos de cruz: as comuns e a cruz típica dos templários, e que foi usada mais adiante pela Ordem de Cristo, sendo aquela que marcava também as caravelas das descobertas, e os marcos sobre as terras conquistadas.

Agora eu pergunto: terá alguma correlação da cruz templária aposta naqueles assentos com membros/comendadores da Ordem Militar de Cristo? Seriam eles os detentores do direito de uso daquela cruz templária?

Ou, afinal, qual seria o motivo do uso de crezes diferentes nos assentos?

Por outra, fica também a dúvida: Se a cruz templária nos assentos estava relacionada a Ordem de Cristo, porque só haveria de ser usada pelos analfabetos? Para aqueles que assinavam de próprio punho os assentos, por não serem analfabetos, não haveria uma diferenciação?

grato a quem puder me responder,

GRM

Reply

Direct link:

RE: Cruz aposta nos assentos x Ordem de Cristo

#333986 | sgsoares | 18 août 2013 13:43 | In reply to: #297829

Boa tarde,

reparei na sua mensagem e tenho a mesma dúvida. Mais concretamente, ao ver os registos paroquiais ligados à minha família (Benquerença, Penamacor, Castelo Branco) descobri - nos microfilmes da TT, de assentos de circa 1750 - um nome que poderá eventualmente estar relacionado com a minha família (Gonçalves leitão) e em cuja assinatura separava o primeiro nome "André", seguido da cruz de Cristo, tipo templária (?) e depois o apelido "Gonçalves Leitão".

Chegou a conseguir obter resposta à sua questão? Se sim, poderá partilhar?

Muito obrigada!

--- Susana Gil Soares

Reply

Direct link:

RE: Cruz aposta nos assentos x Ordem de Cristo

#333988 | HRC1947 | 18 août 2013 14:56 | In reply to: #333986

-
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=306974
HRC

Reply

Direct link:

RE: Cruz aposta nos assentos x Ordem de Cristo

#333989 | HRC1947 | 18 août 2013 15:10 | In reply to: #333988

-
http://pt.wikipedia.org/wiki/Afonso_Sardinha
[ Analfabeto como quase todos, assinava o nome com uma cruz com três hastes. Em seu Testamento, de 13 de novembro de 1592,]
--
HRC

Reply

Direct link:

RE: Cruz aposta nos assentos x Ordem de Cristo

#333992 | HRC1947 | 18 août 2013 15:17 | In reply to: #333989

-
http://vitoriavem.blogspot.pt/2012/06/assinar-de-cruz.html
-

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 19 juin 2024, 02:17

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen