Charles-Philippe d'Orléans

This topic is classified in rooms: Famílias | Pessoas | Títulos

Charles-Philippe d'Orléans

#297867 | Bernardo-Luis | 21 févr. 2012 17:27

Tem direito a usar o título de Duque de Cadaval ?

Ou apenas Duque-Consorte ?

Na imprensa internacional, Diana A.P.Mello é geralmente referida como Duquesa de Anjou...

Reply

Direct link:

RE: Charles-Philippe d'Orléans

#297893 | Hirão | 21 févr. 2012 20:55 | In reply to: #297867

Não. Não que eu saiba. Será apenas duque-consorte; e olhe lá! Mas em Espanha, por exemplo, por conta da aplicação consuetudinária do "jure uxoris" não haveria problemas e seria plenamente aceitável e normal o uso.

Reply

Direct link:

RE: Charles-Philippe d'Orléans

#297916 | francandrade | 21 févr. 2012 23:12 | In reply to: #297893

Porque razão há-de usar o título de Duque de Cadaval se é Príncipe de França...? A própria Duquesa de Cadaval, em rigor, deveria passar a ser designada como Princesa de França, não?
Cumprimentos
Francisco Andrade

Reply

Direct link:

RE: Charles-Philippe d'Orléans

#297922 | JC | 21 févr. 2012 23:43 | In reply to: #297867

Citando "Privilégios da Nobreza e Fidalguia de Portugal" (1806) de Luiz da Silva Pereira Oliveira:

"...As Rainhas, Infantas, Duquesas,..., não só nobilitam os seus maridos, mas comunicam-lhes o seu mesmo título, dignidade, e proeminência...", pelo que Charles-Philippe d'Orléans será também Duque de Cadaval à luz do Direito Nobiliárquico português, que se encontrava em vigor até 1910. No entanto, como estrangeiro e príncipe de França poderá haver outras condicionantes que desconheço.

Claro que, em minha opinião, a duquesa de Cadaval deverá ser designada com os títulos do marido, mas como Senhora de Casa pode e deve continuar a usar o seu título.

cumprimentos,

José de Castro Canelas

Reply

Direct link:

Nasceu a herdeira!

#297992 | Hirão | 22 févr. 2012 21:01 | In reply to: #297922

Nota emitida, há pouco, pela secretaria de Charles-Philippe:

Mercredi 22 février après-midi, est née à Lisbonne Son Altesse Royale la princesse Isabelle d’Orléans, premier enfant du Prince Charles-Philippe d’Orléans, duc d’Anjou, et de la Princesse Diana d’Orléans, duchesse d’Anjou et duchesse de Cadaval.

Le prénom a été choisi en hommage à son arrière grand-mère, Isabelle, Comtesse de Paris, née princesse d’Orléans Bragance.

De plus, le 22 février est le jour de Sainte Isabelle de France (1225 - 1270), fille du roi de France Louis VIII le Lion et de Blanche de Castille, sœur cadette du Roi Louis IX, Saint Louis et fondatrice du monastère des Clarisses de Longchamp, près de Paris.

La famille va habiter entre Estoril et Évora, au Portugal.

La princesse Isabelle d’Orléans est membre de la famille royale de France. Elle est descendante de plusieurs rois de France, dont le dernier, le roi Louis-Philippe, de la famille impériale du Brésil et des ducs de Bragance, famille royale du Portugal. Elle est apparentée à presque toutes les familles royales européennes.

Reply

Direct link:

RE: Nasceu a herdeira!

#298040 | francandrade | 23 févr. 2012 12:35 | In reply to: #297992

Finalmente nasceu a Herdeira ! A Princesa Isabel de Orleães, nascida em Portugal, é descendente de dois irmãos da Rainha D. Maria II, a saber a Princesa D. Francisca de Bragança e do Imperador do Brasil D. Pedro II. E não só descende de Santa Isabel de França, como também da Princesa Isabel, a Redentora, Princesa Imperial do Brasil cuja Causa de Beatificação está já a decorrer.

Francisco Andrade

Reply

Direct link:

RE: Nasceu a herdeira!

#298499 | Bernardo-Luis | 28 févr. 2012 19:36 | In reply to: #298040

Já agora, é também descendente da Rainha Sta Isabel bem como de Sta Isabel da Hungria

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date
L' heure présentée corrrespond au GMT. Heure actuelle: 23 juin 2024, 08:20

Envoyer un nouveau message

Login warning message

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen